quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dias Medievais em Castro Marim - Uma viagem na máquina do tempo

Quem disse que as viagens apenas se podiam fazer no espaço? De 25 a 28 de Agosto viaje até à Idade Média, à descoberta da mais longa e fascinante época histórica da humanidade. Deixe o telemóvel, o computador e o stress da vida contemporânea em casa e entre na máquina do tempo, em direcção a Castro Marim.

A história deste concelho, um dos mais antigos do Algarve, perde-se nas brumas do tempo e remonta à época em que romanos, celtas e árabes a ocuparam, tendo construído fortalezas e castelos para defender a terra. Lugar de indescritíveis encantos, beleza e histórias, o concelho de Castro Marim foi há muito eleito reino encantado.

O castelo de Castro Marim, guardião da paisagem, foi cenário de actos heróicos e trágicos. Erguido pela vontade de um rei, as suas pedras mudas resistiram ao olhar do tempo e as paredes silenciosas ainda guardam o eco de batalhas sangrentas.

Classificado como monumento nacional, situa-se num ponto cimeiro da vila e todos os anos, na última semana de Agosto, é palco dos Dias Medievais, o­nde os mais de 50 mil visitantes podem conhecer a vida quotidiana de então, recriada com todo o rigor mas muita imaginação.

Neste evento, já na sua 14ª edição, o variado programa cultural, lúdico e gastronómico promete divertir miúdos e graúdos. Durante quatro dias e noites plenos de mistério e magia, o passado medieval da vila de Castro Marim vai ganhar vida e forma dentro e fora das paredes ancestrais do castelo.

Temíveis guerreiros com armaduras reluzentes, misteriosos engolidores de fogo e encantadores de serpentes, bobos bem humorados, altivos reis e rainhas, belas princesas e poderosos nobres, inspirados trovadores e enigmáticos malabaristas vão desfilar por este sonho com tempo e lugar marcados.

Nesta verdadeira aula de História ao vivo, os emotivos torneios a cavalo e as provas de falcoaria vão deixar todos com os olhos abertos de espanto. A exibição dos instrumentos de punição e tortura no paiol do castelo vai provocar em todos um arrepio e uma sensação de conforto por se viver numa época civilizada. A animação de rua com almocreves, trovadores, cuspidores de fogo, espadachins e contorcionistas promete momentos de magia e os irresistíveis e longos banquetes servidos com iguarias da época, ao som de música, farão esquecer o fast food num instante.Na feira e mercado medievais, dezenas de artesãos vão recriar ao vivo os ofícios e profissões da época, como o de padeiro, farmacêutico, boticário, tosador, barbeiro, ferreiro, peleiro e tecedeira.
Nesta fascinante viagem pela Idade Média, também conhecida como uma longa noite de mil anos, é de olhos bem abertos que se começa a sonhar. No último dia, todos os participantes despedem-se da Idade Média, para regressarem, com alguma pena, ao século XXI e à realidade.