terça-feira, 11 de outubro de 2011

AHRESP adverte: "AUMENTO DO IVA PROVOCARÁ 120 MIL DESEMPREGADOS"

Teve hoje lugar um importante e oportuno debate promovido pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) tendo como tema único o aumento da taxa intermédia do IVA de 13 para 23% com efeitos imediatos nos sectores da restauração e da hotelaria. Segundo declarações do representante da ARHESP, "o aumento do IVA para 23% pode originar, até ao final de 2013, a perda de 1,45 mil milhões de euros de receitas para o Estado e de 1,8 mil milhões de euros para as empresas, bem como o eventual encerramento de mais de 54 mil empresas, na sua maioria PME, facto que resultará na extinção de cerca de 120 mil postos de trabalho directos, a nível nacional", lês-se em nota de imprensa, que transcrevemos:.
"Estes números são preocupantes quando temos presente que a restauração e a hotelaria têm um peso muito substancial na economia nacional e regional, sendo que o Algarve será fortemente penalizado uma vez que a oferta turística inclui, inevitavelmente, a restauração onde se tem vindo a investir fortemente ao nível da qualificação das infra-estruturas e da formação dos recursos humanos, para que o serviço prestado seja ainda melhor. A confirmar-se esta medida do Governo, e as consequências daí resultantes conforme enunciado pela AHRESP, o Turismo do Algarve prevê graves implicações a nível da procura e da receita, assim como no grau de competitividade que se baseia, também, no indiscutível binómio do preço/qualidade, que obviamente estará posto em causa.
Quando nos é solicitada mais criatividade e inovação, razão pela qual estamos a tentar estimular ao máximo a procura da gastronomia e vinhos algarvios como mais uma motivação e um factor de diferenciação deste destino, face à concorrência de outros mercados receptores, o aumento do IVA na restauração e na hotelaria, e também no vinho, torna quase impossível de obter resultados positivos nos nichos de mercado de Turismo Gastronómico e Enoturismo. A confirmar-se o aumento da taxa intermédia do IVA, o Turismo do Algarve prevê uma substancial quebra dos proveitos na restauração ao nível hoteleiro, podendo alcançar um expressivo decréscimo de dois dígitos, acompanhado da restauração e similares na sua globalidade. Este facto não abona a imagem do destino, nem a sustentabilidade da oferta e da procura. Compromete por isso o desempenho das empresas e da sua capacidade empregadora, com inevitável reflexo negativo não só para a economia regional, como também para a economia nacional, tendo em conta a receita gerada na região algarvia e o seu precioso contributo para o PIB.", conclui o documento assinado por António Pina, Presidente da Direcção da Entidade Regional de Turismo do Algarve.

AEC’S EM FARO VÃO ARRANCAR

"A Câmara Municipal de Faro encontra-se num processo de reequilíbrio financeiro, precisando da autorização expressa do Governo para poder contratar os docentes para leccionar as AEC’S - Actividades de Enriquecimento Curricular", recorda a autarquia farense, através de comunicado que transcrevemos:
"Desta forma a Câmara Municipal, antes do inicio do ano lectivo, solicitou autorização ao Governo para contratar os docentes necessários para leccionar as AEC’S, em todo o concelho. Lamentamos o atraso e todo o transtorno causado as famílias, no entanto o sucedido em nada se deve ao Município, tendo sido um processo exterior a Câmara e alheio a nossa vontade. Sendo que na próxima segunda feira dia 17 de Outubro, será reposta a normalidade no funcionamento das escolas com o inicio das AEC’S", conclui o documento..

EMPATE COM SABOR A POUCO

FUTEBOL – Distrital da 1ª. Divisão SANTALUZIENSE, 1 – IMORTAL DE ALBUFEURA, 1
Uma primeira parte com domínio quase total da equipa visitante, sem que fossem criadas situações de golo, pelo que, o empate a zero ao intervalo, se justificava.
Na segunda parte, foi o Santaluziense, uma equipa nervosa, a dominar e criar situações de golo. Aos 65 minutos, num lançamento da linha lateral, bola para a área e contra a corrente do jogo, Cláudio Coelho, a fazer o golo. Os locais acusaram o golo.
Apesar disso, foram à procura do empate o que conseguiram, por intermédio de João Afonso, iam decorridos 82 minutos de jogo. Continuaram a dominar e a criar situações de golo, mas não conseguiram alterar o marcador. No final do encontro, o Professor, Edgar Costa, treinador do Santaluziense, disse-nos que a equipa tem jogadores muito novos (18/19 anos) que acusaram o nervosismo, natural, do primeiro jogo em casa. “Temos uma qualidade muito superior à que exibimos hoje” OS PROTOCOLOS SÃO FEITOS COM O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES
No tocante às condições de trabalho: “É uma tristeza dizer isto. O concelho de Tavira é o único que não tem um campo relvado. Estamos a representar, em termos de futebol, o concelho de Tavira e somos a única equipa da 1ª. Divisão que não tem um campo relvado. Ainda mais. Tendo um campo relvado, o único no nosso concelho, não se compreende porque é que nós não podemos jogar lá e nem sequer podemos tocar nele. É uma coisa supostamente vergonhosa, no mínimo, porque as entidades não conseguem, não têm competência para resolver, não sei como hei-de chamar a isso. Se é um problema se uma incompetência por parte das pessoas. Os protocolos são feitos com o dinheiro dos contribuintes que são penalizados. Os contribuintes de Santa Luzia não podem usufruir de um campo que tem um protocolo feito com a Câmara, pelo menos para ser usufruído pelas pessoas do concelho, que também fazem protocolos com outros clubes. Mas o Santaluziense só tem direito quando o Ginásio entende e que é a partir das dez/onze horas da noite e como é óbvios, não são horas para pessoas que trabalham e que gostam de jogar futebol. Ficamos tristes por isso, porque sempre que jogamos fora é sempre em campos relvados o que não existe em Santa Luzia, porque não tem possibilidades económicas para o fazer. Temos de fazer das tripas coração. Como já disse, os nossos jogadores, são muitos jovens. Outros querem defender as cores do Santaluziense mas, infelizmente, também não deixam o que é uma coisa que não consigo compreender. É a realidade do nosso concelho. É por isso que em Tavira o futebol é o que é. O desporto em Tavira é o que é. Só se apoia aqueles que são nossos amigos. Infelizmente, o Santaluziense parece que não é amigo de ninguém. Continua a viver como à trinta anos atrás. É uma tristeza mas é a realidade que vivemos. O próximo jogo é em Vila real e dentro das nossas limitações vamos procurar aquilo que é a nossa identidade e ganhar o jogo o que é o mais importante”. Uma pergunta semi-ingénua: Será muito difícil, para os delegados dos clubes afixarem do jogo, em vez de andarmos a perguntar quem a tem? FICHA DO JOGO Campo: Santaluziense Árbitros: Carlos Cabecinha Auxiliares: Diogo Poeira e Pedro Oliveira SANTALUZIENSE: David, Nuno Regueira, Viriato, Gustavo, Rui Nunes, Vitinha, Bruno Madeira (Licas, 70m), Tiago Simão, João Jesus, João Afonso e Tony Ribeiro Treinador: Professor, Edgar Costa IMORTAL: Pedro Bernardo, Nuno Mendes (Mauro Alberto, 76m), Pedro Rodrigues, João Guerreiro, Luís Cabral, Cláudio Coelho, Sandro Cabral, Décio Pimentel, Zeim Pires, João Ruaca e Ricardo Vicente (Rui Sacramento, 55m) Treinador: Carlos Guerreiro Ao intervalo: 0 – 0 Marcadores: Cláudio Coelho (65m), João Afonso (82m) Disciplina – amarelos: Décio Pimentel (40m), Sandro Cabral (60m), Vitinha (85m) Geraldo de Jesus

Mendes Bota pede rapidez ao Governo na ratificação da convenção no combate à violência sobre as mulheres

Mendes Bota gostaria que Portugal fosse o primeiro Estado membro do Conselho da Europa a ratificar a Convenção para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica, aberta à assinatura no dia 11 de Maio deste ano, em Istambul.
Neste sentido, solicitou ao Governo informação sobre a situação actual do processo, e se está disposto a fazer um “esforço extra” no acelerar do percurso de formalidades que este tipo de instrumentos jurídicos internacionais percorre até chegar ao momento da ratificação pela Assembleia da República.

“Tráfico de Mulheres – Romper Silêncios”

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM), por ocasião do Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos, organiza uma Conferência de Imprensa no dia 14 de Outubro (sexta-feira), pelas 11,30 horas, na Sede do MDM-Núcleo de Faro, para apresentar o Projecto “Tráfico de Mulheres – Romper Silêncios”, que tem como objectivo aprofundar o conhecimento do público em geral e das mulheres em particular sobre a problemática do tráfico de mulheres centrado na Região do Algarve,, com especial incidência na zona de Faro e Lagos.
A organização pretende difundir factos e dados sobre o tráfico de mulheres, contribuindo para a informação e prevenção do fenómeno, promover o debate com especialistas e organizações nacionais e internacionais, com o objectivo de intercâmbio de boas práticas e experiências nesta área. Valorizar a difusão mediática desta temática por via da comunicação social, especialmente na regional e local. Neste mesmo dia, pelas 19,30 horas, será feita a apresentação prévia à população do Projecto “Tráfico de Mulheres –Romper Silêncios”, e seus objectivos, no Pavilhão do MDM, na Feira de Santa Iria, no espaço destinado às Organizações e Entidades Oficiais.

"Fado Maior" em SB Alportel

Espectáculo encerra comemorações do Dia Mundial da Música em São Brás de Alportel No próximo dia 15, tem lugar no Cine-Teatro São Brás, pelas 21h30, o espectáculo “Fado Maior”, uma homenagem ao fado e às vozes, de ontem e de hoje, que perpetuam esta forma de sentir cantada.
O grupo Fado Maior, com Afonso Dias e Ana Marques nas vozes principais, empresta o nome ao espectáculo em que o fado é o protagonista. Nos instrumentos de cordas estarão Vítor do Carmo (guitarra portuguesa), José Santana (viola de fado) e Tó Correia (contrabaixo) para prestar homenagem ao “representante maior da cultura urbana portuguesa”: o Fado. Este espectáculo de 2 horas, leva a palco interpretações de fados tradicionais de grandes nomes da música portuguesa e de poemas de alguns dos poetas mais expressivos da cultura portuguesa, entre os quais Camões, Eugénio de Andrade, O’Neill, Natália Correia, Florbela Espanca, António Gedeão e David Mourão-Ferreira. O grupo Fado Maior apresenta ainda vários temas originais, muitos deles compostos pelo director artístico do concerto, Afonso Dias.

PCP encontra-se com representantes trabalhadores E.Leclerc e CESP

Uma delegação do Partido Comunista Português, integrando o deputado eleito pelo Algarve, Paulo Sá, reuniu-se hoje, em Portimão, com representantes dos trabalhadores da empresa E. Leclerc e do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços – CESP para se inteirar da situação dos trabalhadores perante o iminente encerramento da empresa.
Paulo Sá Durante o mês de Setembro, os cerca de 75 trabalhadores da E. Leclerc de Portimão receberam cartas da Administração anunciando o encerramento da empresa. Segundo os representantes dos trabalhadores, a Administração informou que, devido a quebras de facturação, a E. Leclerc de Portimão irá encerrar no dia 31 de Outubro de 2011 e que todos os seus trabalhadores serão despedidos. O PCP, através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, afirma que já "questionou o Ministério da Economia e do Emprego, no passado dia 23 de Setembro, sobre as medidas que o Governo pretende tomar para salvaguardar os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores da E. Leclerc de Portimão". "A luta dos trabalhadores da E. Leclerc, apoiada pelo seu sindicato de classe, é o caminho a seguir para a defesa dos seus direitos e interesses", sublinha a delegação do PCP, que "manifestou a sua solidariedade e apoio aos trabalhadores", garantindo que "continuará a acompanhar atentamente a situação".

APEXA REALIZA CONCURSO NACIONAL ‘REABILITAR ATRAVÉS DA ARTE’

Entrega de trabalhos até dia 4 de novembro Com o intuito de integrar a pessoa com deficiência e/ou necessidades especiais na sociedade, bem como dar-lhe a oportunidade de revelar as suas aptidões para a arte, a APEXA realiza o 4º Concurso Nacional de Pintura, Escultura e Fotografia integrado no projeto “Reabilitar através da Arte”. O Município de Albufeira é um dos parceiros da iniciativa.
A Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA) vai organizar o 4.º Concurso Nacional de Pintura, Escultura e Fotografia, integrado no projeto “Reabilitar através da Arte”. A APEXA receberá as obras até ao dia 4 de novembro e no dia 11 do mesmo mês os resultados serão divulgados na sede e site da associação. No dia 3 de dezembro será inaugurada a exposição dos trabalhos na Galeria Municipal de Albufeira, onde serão entregues os prémios aos vencedores. A mostra estará patente ao público até ao dia 31 de dezembro. O Concurso, cuja primeira edição se realizou em 2008, conta com o apoio de vários parceiros, entre eles o Município de Albufeira. Para mais informações sobre o projeto, consultar o endereço eletrónico www.apexa.org

CICLOPEREGRINOS ALGARVIOS MOVIDOS PELA FÉ ATÉ FÁTIMA

Cerca de 200 participantes partiram de Albufeira rumo à Cova da Iria
Albufeira voltou a ver partir um grupo de cicloperegrinos rumo a Fátima. O Município tem-se associado desde o início à iniciativa, única no país, figurando como local de partida.
Foram cerca de 200, os cicloperegrinos que partiram, no passado dia 9 de outubro, dos Paços do Concelho de Albufeira, com destino a Fátima. A cerimónia oficial desta 9ª Cicloperegrinação contou com a presença do presidente da autarquia Desidério Silva, do Cónego Rosa Simão, do presidente da Junta de Freguesia de Albufeira Hélder Sousa, do vice-presidente da Associação de Ciclismo do Algarve Bernardino Caliço, entre outras individualidades.
A autarquia voltou a apoiar, pelo nono ano consecutivo, esta ação organizada pela Associação de Ciclismo do Algarve. “Cá estamos uma vez mais reunidos para levar avante esta missão de fé, que traduz o empenho dos cerca de 200 participantes em percorrer mais de 400 quilómetros. A todos, desejo uma boa viagem e que regressem desta longa caminhada mais fortes física e espiritualmente”, referiu Desidério Silva.
Antes do início da prova, o Cónego Rosa Simão abençoou os cicloperegrinos que, de 9 e 13 de outubro, se encontram a percorrer as estradas do país. De Albufeira, os atletas rumaram a Aljustrel, perfazendo 130 quilómetros. Seguiu-se o percurso Aljustrel– Montemor–O-Novo, no dia 10 (em 139 Km). Daí, os peregrinos viajam, a 11, para Alpiarça (85 km). Por fim, esta Cicloperegrinação termina no dia 12, com a etapa Alpiarça -Fátima (70 km).

TAVIRA/PRIO EM ALTA NO RANKING APCP

André Cardoso, ciclista profissional da equipa Tavira/Prio ocupou o segundo lugar da tabela correspondente à categoria “Ciclista do Ano” relativa ao ranking final da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais).
André Cardoso O ranking chegou ao fim com o Festival de Pista Liberty Seguros, a última prova pontuável para a classificação. Ricardo Mestre chegou à quarta posição e a Samuel Caldeira pertenceu a quinta posição.
Ricardo Mestre
Samuel Caldeira Na categoria de “Equipier do Ano” Tomas Metcalfe, também da Tavira/Prio, arrecadou o primeiro lugar da tabela. Na categoria “Equipa do Ano”, a Tavira/Prio conquistou o segundo posto.

MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA REALIZA MARCHA PELO COMBATE À POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL

Inscrições no Gabinete da Família, de 19 a 21 de outubro O GAF- Gabinete da Família do Município de Albufeira vai realizar uma marcha pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Os participantes são convidados a doar um bem alimentar para ajudar os munícipes mais necessitados.
No âmbito da campanha de Combate à Pobreza e à Exclusão Social – “Não Fiques Indiferente, participa!”-, o GAF encontra-se a organizar uma Marcha Noturna, no dia 22 de outubro, pelas 20h30, com concentração em frente ao edifício da Câmara Municipal. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a erradicação da pobreza e da exclusão social através do contributo de todos. No ato da inscrição, cada participante deverá doar um género alimentar, que será distribuído pelos bancos alimentares do concelho. A organização sugere que os participantes se apresentem vestidos de branco e na posse de uma vela, para que se crie um ambiente de harmonia, traduzindo o espírito de solidariedade para com a causa. As inscrições vão decorrer entre os dias 19 e 21 de outubro, no Gabinete da Família, ou no próprio local, uma hora antes do início previsto para a Marcha. Para mais informações contatar os números 289 599 537 ou 289 598 809.

ÂNCORA - Dedica mês de Outubro a “Uma melhor Idade”

A Associação Âncora, iniciou no dia 1 de Outubro – Dia do Idoso – um vasto programa que começou com um passeio pedestre e no Jardim Publico de Tavira, uma acção da responsabilidade da neuropsicóloga, Marta Camacho Gonçalves “Âncora – Rastreios Cognitivos” que contou com o apoio da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga, com as Enfermeiras Fernando Faleiro e Cristina Peres,
No dia 3 de Outubro, com a Colaboração da Câmara Municipal de Tavira, houve alegria e bailarico, no Mercado da Ribeira. Cerca de sessenta idosos de Instituições de Moncarapacho, Misericórdia de Tavira, Lar de Santa Maria, Cachopo, Luz de Tavira, Fuzeta e Âncora. Nestas festas ninguém escapa como se pode ver nas fotos.
Para além das acções já realizadas, a Âncora tem agendadas outras que “pelo interesse que poderão ter cuidadores formais e informais e comunidade em geral envoltos com a população sénior, são de salientar as seguintes acções de sensibilização:
Dia 13 das 18h às 20h –“Os nossos Avós Aprendem?”na Biblioteca Álvaro de Campos, com a assistente o professor Universitário Joaquim do Arco.
Dia 20 das 18h às 20h - “Demências: como ser um bom cuidador?”na Associação Âncora com a neuropsicóloga Marta Camacho.
Dia 27 das 18h às 20h –“Os perigos da auto-medicação no idoso?”na Associação Âncora com a enfermeira, Fernanda Faleiro”.
A Associação informa que para quaisquer esclarecimentos, os interessados podem contactar através dos nºs 281381978, 917626608 ou do e-mail ancora.senior@gmail.com.
Geraldo de Jesus