segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Visitantes alados. Observando as aves da ria Formosa

ermina em Outubro a 5ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, com o percurso: Visitantes alados. Observando as aves da ria Formosa, com o ornitólogo Filipe Moniz, dia 8 Outubro. Ponto de encontro: 9.30 em Cacela Velha O fenómeno da migração das aves despertou desde sempre a atenção dos naturalistas, tendo mesmo sido fonte de inspiração para grandes viajantes. Todos os anos, pelo mundo fora, biliões de aves abandonam os seus territórios de reprodução em busca de locais de alimentação e condições ambientais mais favoráveis.
A maioria destes migradores viajam apenas algumas centenas de quilómetros, mas outros percorrem distâncias equivalentes à da circunferência da terra. Aves como a andorinha-do-mar-Ártica são conhecidas por fazerem a mais longa migração regular, percorrendo todos os anos cerca de 19000 Km desde os seus territórios de reprodução no Árctico até às águas da Antártida. Em Portugal um dos locais mais importantes de invernada para as aves migradoras é a ria Formosa albergando milhares de aves limícolas. Venha connosco conhecer alguns destes visitantes alados num passeio pela ria junto a Cacela Velha.
Passos Contados... porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta quinta edição iremos descobrir as plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação; desenhar as ruas, casas, pessoas, monumentos e paisagens de Cacela Velha; ouvir contos sobre bichos do nosso imaginário colectivo; saber mais sobre a arte da empreita em palma e experimentar novos teceres com trapos; observar o céu durante a noite e conhecer antigas mitologias e tradições populares ligadas aos astros; entender melhor dois dos elementos mais característicos da arquitectura no Algarve: a chaminé e a platibanda; e terminaremos na ria Formosa observando aves.
Os percursos realizam-se aos sábados, entre Abril e Outubro. Pontos de encontro às 9.30, às 15.00 ou às 21.00, na cisterna de Cacela Velha ou no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, consoante o percurso. Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar, bem como binóculos para os passeios de natureza. Para o percurso nocturno deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna. A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas. Inscrições e informações: Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, Antiga Escola Primária de Santa Rita Tel./ Fax: 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | www.ciip-cacela.blogspot.com Organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António - Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Portimão: O III Algarve Historic Festival (AHF)

O III Algarve Historic Festival (AHF), um dos quatro maiores na Europa continental, traz a Portugal pela primeira vez os carros Grupo C dos anos 80 que competiram em Le Mans, e as Fórmulas 2 e 3 clássicas que correram pela última vez entre nós há mais de 30 anos. Algarve Historic Festival – 20 a 23 de Outubro A par do Mundial de Formula 1 Históricos estas serão as corridas mais significativas do evento.
Outra grande atracão será o encontro anual do Clube dos Ex-Pilotos de Fórmula 1 que permitirá ao público e aos demais pilotos conviver com grandes estrelas do automobilismo mundial, como a italiana Maria Teresa de Filippis, primeira mulher na Formula 1 e Mário de Araújo Cabral que vai reencontrar o carro com que correu em Monza, em 1964, um ATS de grande história para o automobilismo. (fotos em anexo) Estes são uns dos maiores pontos de interesse deste megaevento que terá carros das décadas de 1920 a 1990, em 13 grelhas de partida para 21 corridas. Será um museu vivo e dinâmico de 20 categorias de carros. O AHF mostra a história do automóvel com a beleza das grandes máquinas do passado distante ou próximo, desde um Bentley 3 litre Blower de 1923 ou um JAP Morgan de 1929 de três rodas movido por um motor circular, Jaguar ou Aston Martin dos anos 1950, até aos carros das 24 Horas de Le Mans, como os imbatíveis Mercedes C11, Jaguar XJR11, Lancia LC2 ou Porsche .
Inscrições encerram na sexta-feira, 7 de outubro Já com mais de 260 inscritos, os organizadores visam ultrapassar os 300 carros já que faltam alguns poucos dias para as inscrições encerrarem a 7 de Outubro. O Historic Festival de quatro dias terá mais de 500 pilotos de mais de 23 nacionalidades. O programa oficial contempla quinta-feira, dia 20 para treinos livres, treinos cronometrados no dia seguinte e no fim-de-semana, 22 e 23, as corridas e os desfiles beneficentes a favor do Banco Alimentar, com destaque para o desfile de domingo das lendas da Fórmula 1. Dezenas de fotógrafos, operadores de câmara e jornalistas estrangeiros estão já credenciados, num evento que terá impacto a nível Europeu e que levará o nome de Portugal, e do Algarve, a milhares de espectadores. Em suma: um festival com inúmeros atractivos que marcam a maior prova de automobilismo histórico da Península Ibérica www.ahfportimao.com. Bilhetes – informação: 92 544 6084 ou tickets@parkalgar.com

"Contra as portagens marcha de protesto no Sábado " - CFC

"Lutar sempre para evitar uma desgraça para o Algarve", afirma o moivimento CFC em nota de imprensa, que transcrevemos. Como o CFC - Movimento Autárquico Independente "Com Faro no Coração" tem afirmado, pagar portagem na Via do Infante seria uma desgraça para o Algarve: mais problemas para a economia, com menos negócio e menos competitividade; mais desemprego; mais isolamento com " barreiras e fronteiras" com a Espanha e o resto do país; dificuldades para as populações que vivem nuns concelhos e trabalham noutros; mais acidentes na EN 125; etc.
Impor as portagens é uma falta de respeito do poder central pelo Algarve e pelos algarvios e é o resultado de uma vergonhosa conduta do poder local e dos poderes públicos regionais em geral, que se têm calado ou "virado o bico ao prego", por oportunismos político- partidários. Para lutar e denunciar tudo isto, o CFC é um dos promotores desta marcha lenta de protesto com participação de todo o tipo de veículos motorizados. Convocamos todos para a máxima mobilização. Para os Concelhos de Faro/Loulé/Olhão/S.Brás, o ponto de partida é o Parque das Cidades (16 horas) e para o resto do Algarve", conclui o documento.

Projecto A Lota of Music dá a conhecer jovens músicos locais

Três concertos na antiga Lota de Portimão até final do ano Até final do ano, o projecto A Lota of Music vai promover três espectáculos com o objectivo de incentivar e divulgar bandas locais, aproveitando as condições da antiga Lota de Portimão, espaço emblemático e vocacionado para os jovens expressarem a sua arte e criatividade.
Com bandas de diferentes estilos musicais, do jazz ao funk e ao pop/rock, a ideia dos promotores é mostrar a diversidade e riqueza artística dos músicos da região, atingindo um público variado, estando o primeiro concerto marcado para 7 de Outubro, com o grupo “Mr. Chinaski”, composto por André Capela (saxofone), Bruno Vítor (bateria), Vasco Moura (baixo) e João Araújo (teclas). Será a estreia deste quarteto com sonoridades que vão desde o hard bop e avant garde até ao jazz actual, custando o bilhete 2.5 euros, para um espectáculo cujas portas da antiga Lota abrem às 22h00, como acontecerá em todos os concertos. No dia 4 de Novembro a proposta, com bilhetes a 3,5 euros, será a big band “Sabrosa´s Funk”, que integra Bruno Vítor (bateria), Vasco Moura (baixo), Pedro Gerardo (congas), Ivo Perpetuo (guitarra), João Araújo (teclas), Paulo Lourenço (trombone), André Capela (saxofone), Filipe Valentim (saxofone) e Miguel Magalhães (voz). Este agrupamento, que tem pronto o seu primeiro álbum, reúne um conjunto de conceituados músicos de Portimão, Faro, Tavira e Olhão, que adoptaram um estilo predominantemente funk, com deambulações por sonoridades que vão desde o groove e ska até ao rock. Por fim, no dia 3 de Dezembro apresentar-se-á na antiga Lota o grupo de pop português “oLudo”, com Davis Anjos (voz e guitarra), Nuno Campos (piano e teclas), Paulo Ferreirim (baixo), João Batista (guitarra) e Filipe Cabeçadas (bateria). Uma banda emergente no panorama nacional composta integralmente por algarvios de nascimento, que já contam com vários trabalhos realizados, num espectáculo com ingressos a 3 euros.

ADSBA CONTINUA A RECOLHER SANGUE

A Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve (ADSBA) iniciou o mês de Outubro com uma colheita de sangue no passado Domingo que se efectuou no CHBA.
Foram mais de meia centena de dadores dos quais teve um significado muito especial por ter completado dezoito anos e manifestar essa vontade altruística de contribuir, civicamente, para bem de alguém. Entretanto a ADSBA prossegue com mais duas iniciativas no próximo fim de semana. No recinto do Portimão Arena (expoarade) uma UMCS- Unidade Móvel Colheita de Sangue do IPS irá permanecer no sábado e domingo, das 9:30 às 13h. para receber todos os que desejam contribuir para manutenção dos stocks e igualmente salvar vidas de quantos necessitam de sangue.
Uma dádiva de sangue consiste na colheita de cerca de 450 ml de sangue. É uma quantidade que pode ser doada com segurança por pessoas com mais de 50kg de peso, 18 anos até aos 65 anos. Depois procede-se à separação de componentes – glóbulos vermelhos, plaquetas e o plasma. Os glóbulos vermelhos é o componente que serve para a transfusão de sangue. Pode ser conservado até 42 dias a uma temperatura entre os +2ºc e os +6ºc.
As plaquetas são necessárias para tratamentos contra o cancro. Podem ser conservadas até 5 dias a uma temperatura controlada entre os +20ºc e os 24ºc, sendo constantemente agitadas. O plasma possui inúmeras substâncias importantes para a nossa saúde. É dele que se retiram, por exemplo, os factores de coagulação que faltam aos hemofílicos. Pode ser armazenado até 2 anos, desde que conservado a temperaturas negativas, abaixo dos -25ºc. “Dê SANGUE – SALVE UMA VIDA”

Faro: PALESTRAS NO MUSEU

No ano em que se celebra o Centenário do Turismo em Portugal (1911-2011), o Município de Faro/Museu Regional do Algarve tem vindo a desenvolver iniciativas integradas nas comemorações. No passado dia 16 de Maio inaugurou a exposição «Algarve: 100 Anos de Institucionalização do Turismo», no Museu Regional de Algarve. O Dia Mundial do Turismo, dia 27 de Setembro, foi assinalado com «Turistas de Palmo e Meio», sensibilizando os mais novos para o turismo cultural.
Dando continuidade às comemorações, e no âmbito da dinamização da exposição «Algarve: 100 Anos de Institucionalização do Turismo», o Museu Regional do Algarve será palco do ciclo “Palestras no Museu”, nos dias 13 e 20 de Outubro e nos dias 10 e 17 de Novembro, às 17h00. Serão abordados os seguintes temas: “100 anos da institucionalização do turismo – um processo museográfico”, “O Museu Etnográfico no Estado Novo: relações com o Turismo”, “100 anos de imagens: O Turismo” e “Circuitos Turísticos: o papel do Museu”. O ciclo “Palestras no Museu” é organizado pela Câmara Municipal de Faro em parceria com a Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e com o apoio da CCDRAlgarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Livro “OS MENDONÇAS DAS ALAGOAS…”

Apresentação do livro de António Horta Correia, na Biblioteca Lídia Jorge No próximo dia 7 de outubro, pelas 18h00, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, a apresentação do livro “Os Mendonças das Alagoas – Ensaio Genealógico Luso-Brasileiro”, de António Horta Correia. A obra resulta de uma investigação acerca da descendência de um cidadão albufeirense, que levou o autor aos dois lados do oceano Atlântico, desde a Torre do Tombo até ao Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil.
Com este ensaio, o escritor ambiciona reunir cinco gerações da descendência de José de Mendonça de Matos Moreira, natural da vila de Albufeira, no antigo reino do Algarve, que foi o 14º Ouvidor-Geral de Alagoas, no Brasil. António Horta Correia nasceu em Vila Real de Santo António, em 1932, e após o seu percurso académico exerceu a atividade profissional em empresas do setor das conservas de peixe. Desempenhou, ainda, funções como Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António e assumiu a presidência da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, entre outros cargos. A entrada é livre.

‘A VIDA É BELA®’ LANÇA PRESENTES EXCLUSIVOS PARA ALBUFEIRA

Mais de 150 experiências de Alojamento, Restauração, Aventura e Spa Foram apresentados, no final de setembro, os produtos resultantes da parceria entre o Município de Albufeira e a empresa “a Vida é Bela®”. O salão nobre foi o palco escolhido para o lançamento dos dois Presentes criados em exclusivo para o concelho. “Hotéis em Albufeira” e “Best of Albufeira” reúnem mais de 150 experiências, entre Alojamento, Restauração, Spa e Aventura, tornando Albufeira no primeiro Município a desenvolver esta parceria inédita.
Com este lançamento, a autarquia associa o concelho à marca “a Vida é Bela®”, líder nacional na promoção e comercialização de produtos de Turismo e Lazer. Para o presidente da Câmara de Albufeira, “este projeto é uma forma inovadora do concelho proporcionar possibilidades de negócio aos agentes económicos locais, com ênfase em todo o mercado ibérico, dado que esta empresa lidera o mercado nacional e tem uma quota significativa em toda a Espanha”. Desidério Silva acredita que esta parceria irá convidar à descoberta do património turístico do concelho e fomentar um canal regular de relacionamento com os agentes económicos: “a colocação de produtos e serviços turísticos ligados a Albufeira em todos os pontos de venda da empresa, vem contribuir para a divulgação e valorização do destino e de todos os parceiros envolvidos, bem como para o esbatimento da sazonalidade, já que grande parte das experiências serão oferecidas fora da chamada época alta”, acrescenta.
A apresentação dos novos produtos foi realizada por Margarida Reis, diretora de Marketing da empresa “a Vida é Bela®”. Para a responsável, “Albufeira é uma excelente aposta para o lançamento deste segmento, já que representa bastante bem a região ao congregar 33% do número de estabelecimentos hoteleiros do Algarve, 42% da capacidade de alojamento do Algarve e 15% do total nacional (incluindo Madeira), 45% do total das dormidas no Algarve e 16% do total do país”.
À semelhança da totalidade da gama “A vida é bela®”, os Presentes - Experiência de Albufeira são constituídos por uma embalagem exclusiva, um voucher e, ainda, um guia de experiências. Com parcerias exclusivas com o concelho de Albufeira, que representa uma quota significativa da oferta turística do Algarve, estes presentes disponibilizam um vasto leque de sugestões a preços convidativos. O pacote “Hotéis em Albufeira” oferece 40 alternativas de alojamento, pelo preço de venda ao público de €74,90. Já o Presente “Best of Albufeira” reúne 110 experiências das mais diversas atividades – aventura, gourmet ou Spa e pode ser adquirido por €49,90.
“A vida é bela®” é responsável pela prospeção, angariação e negociação com os parceiros, assim como pela sua comercialização em canais próprios da marca. Os produtos já se encontram no mercado, nos mais de 1500 pontos de venda espalhados por toda a Península Ibérica. Em Portugal, podem ser encontrados na rede exclusiva de quiosques próprios nos principais Centros Comerciais.

Albufeira: DESIDÉRIO SILVA LEVA QUESTÃO DA SAÚDE AO GOVERNO

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira reuniu-se com o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde. Desidério Silva e Fernando Leal da Costa abordaram questões relacionadas com as instalações e com o número de efetivos e enfermeiros existentes no concelho e na região. A realidade específica do concelho de Albufeira foi um aspeto que marcou as várias questões que Desidério Silva levou à reunião tida esta terça feira com Fernando Leal da Costa, secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde.
As atuais instalações do Centro de Saúde de Albufeira foi um dos assuntos abordados pelo autarca, que veio propor a criação de uma nova unidade destinada exclusivamente a urgências, sendo esta intervenção conjugada com o redimensionamento da atual unidade de saúde familiar. Para o efeito, Desidério Silva disponibilizou-se para ceder um terreno de 9000 metros quadrados, situado junto ao atual Centro de Saúde. Tendo reunido recentemente com representantes do Sindicato de Enfermeiros, Desidério Silva abordou este tema com o governante, chamando a atenção para a escassez de enfermeiros existente no concelho, o que tem vindo a condicionar o funcionamento dos Centros de Saúde das freguesias, ao ponto de fazer com que alguns fechem portas em certos períodos da semana. Igualmente abordado, foi o tema do número de médicos existente no concelho tendo em atenção o volume de população existente, sobretudo na época alta. Desidério Silva aproveitou para vincar a importância da manutenção da VMER – Viatura Médica de Emergência e Reabilitação – atualmente existente em Albufeira, deixando nota da sua oposição a qualquer possibilidade de esta ser daqui retirada. Para o autarca “Albufeira é um concelho que, em muitas matérias, tem que ser analisado de forma diferente do habitual. Aqui, as estatísticas têm que incluir a população turística que está presente no concelho ao longo de todo o ano, especialmente nos meses de verão”. Nesse sentido, “é fundamental que a Saúde ofereça garantias a quem visita Albufeira, sobretudo se queremos apontar baterias para o mercado sénior como uma das formas de esbater a sazonalidade”, refere. “Há uma lógica de interesse turístico, mas também de bem-estar da população que aqui reside e que merece uma política de saúde consentânea com as suas necessidades”, conclui o autarca referindo-se “satisfeito com o resultado global da reunião e com a recetividade do governante. Fernando Leal da Costa mostrou-se disponível para estudar as questões e avaliar as possibilidades colocadas ao longo da reunião, numa lógica de melhoramento da política de saúde para Albufeira.

Autarquia de VRSA entrega coletes salva-vidas a todos os pescadores do concelho

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) entregou, no final de setembro, coletes de salvação a todos os armadores do concelho, aliviando os homens do mar de uma despesa que teriam de concretizar por imposição da portaria 64/2011, que estipula a obrigatoriedade do uso deste equipamento para todos os pescadores.
A distribuição da quase centena e meia de coletes decorreu no Centro Cultural António Aleixo e contou com a presença do presidente da autarquia Luís Gomes e de representantes das duas associações de pescadores do concelho, que fizeram o levantamento das necessidades dos meios de salvamento. A compra do material foi feita através de uma candidatura ao Programa Operacional Pesca 2007-2013 (Promar), liderada pela autarquia vilarrealense, e o seu custo ascendeu aos 6777 euros. A comparticipação comunitária foi de 90 por cento, sendo o restante valor suportado pela Câmara Municipal. A entrega de coletes de salvação aos armadores de Vila Real de Santo António foi mediada pela Associação de Armadores e Pescadores do Porto de Pesca de VRSA, enquanto os armadores de Monte Gordo e Manta Rota foram representados pela Associação de Pescadores da Pesca Artesanal da Baía de Monto de Gordo.
Para o presidente da colectividade de pescadores de VRSA José Romão, a ajuda é «bem vinda» em tempo de crise, sobretudo porque os antigos coletes eram «demasiado pesados» e impediam a mobilidade de quem andava no mar. Por seu turno, o presidente da associação de pescadores de Monte Gordo, Adriano Rosa, diz-se igualmente «solidário» com a iniciativa e destaca que verba necessária para comprar os coletes era, neste momento, «incomportável» para os associados que representa. Já o presidente da autarquia de Vila Real de Santo António Luís Gomes refere que, apensar de simbólica, a medida dá resposta a um impositivo legal e visa aumentar a segurança de todas aqueles que dependem do mar. «Em altura de crise, as ajudas fazem-se de pequenos contributos como este, evitando fechar as portas às pessoas. É por isso que, apensar das dificuldades, o nosso concelho está melhor preparado do que outros para vencer a crise», sublinhou Luís Gomes. A obrigatoriedade das embarcações de pesca disporem de meios de salvamento está inscrita no decreto-lei número 9/2011, de 18 de Janeiro, e na portaria número 64/2011, de 3 de Fevereiro. A reconhecida escassez de recursos financeiros dos armadores para a aquisição destes materiais, bem como a importância da actividade da pesca para o concelho, justificaram a aquisição destes equipamentos de segurança com recurso a apoios públicos.

MUNICÍPIO DE LOULÉ: MAIS DE 1 MILHÃO DE EUROS PARA TRANSPORTES ESCOLARES

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Loulé vai apoiar a população estudantil de todas as freguesias do Concelho, disponibilizando ou custeando os transportes escolares, entre a residência dos alunos e os respectivos estabelecimentos de ensino.
O número de alunos que vai beneficiar do apoio do Município, em termos de transportes escolares, é de cerca de 1.650, dos quais aproximadamente 1.150 utilizarão os transportes públicos (EVA) e os restantes serão transportados em carrinhas, devidamente preparadas para transportes escolares. Estas carrinhas - 18 de entidades privadas e 7 da Câmara Municipal -, para cumprir a sua missão, irão percorrer durante o ano lectivo cerca de 500.000 quilómetros.
Embora os valores não sejam ainda definitivos, estima-se que o custo total com transportes escolares, para a época escolar de 2011/2012, ultrapasse 1 milhão de euros, o que representa bem o esforço efectuado pelo Município de Loulé no apoio à educação, apenas na área dos transportes. Num Concelho como uma extensa área, o apoio por parte da edilidade aos transportes escolares é fundamental já que permite que os alunos que vivem mais afastados da escola que frequentam possam ter, igualmente, uma forma de se deslocarem ao respectivo estabelecimento de ensino.

Apresentação de teaser da primeira longa-metragem algarvia “O Sumo Certo”

Primeiras imagens reveladas no Festival “Obrigado Portugal” A produção do filme “O Sumo Certo”, primeira longa-metragem algarvia, continua a todo o vapor. O projeto continua a apaixonar entusiastas da sétima arte e não só, entre algarvios e estrangeiros todos querem associar-se ao filme que promete catapultar o Algarve para o grande ecrã. A curiosidade em redor da história é cada vez maior e para aguçar ainda mais o apetite a produção decidiu realizar um teaser que foi apresentado oficialmente no dia 1 de Outubro, no Festival “Obrigado Portugal”, que teve lugar no Sitio das Fontes, município de Lagoa. A apresentação foi feita num ecrã gigante e contou com a presença do realizador Kristjan Knigge.
Neste teaser com cerca de um minuto de duração o herói de "O Sumo Certo", Oliver Fellows teve uma ideia brilhante para regar e fertilizar as suas laranjeiras. Segundo adianta a produtora BJ Boulter elementos não faltam neste primeiro teaser: “Utilizámos um antigo triciclo de carga Piaggio Ape e uma casa de banho portátil (portaloo, a imagem de marca do filme), como podem imaginar esta combinação improvável resultou em algo hilariante”. Aliás, o humor é uma constante neste projeto e talvez por isso ninguém lhe fique indiferente, pelo menos voluntários para trabalhar não têm faltado.
Ao realizador Kristjan Knigge e à produtora BJ Boulter juntaram-se neste primeiro dia de gravações uma vasta equipa de profissionais. Pedro Matos como cameraman, Ross Dias e Marta Belo na iluminação, filmagem e toda assistência necessária. Diogo Andrade ficou responsável pelo making of e a fotografia ficou a cargo de Eduardo Pinto e Paulo Pereira, representando a Algarve Film Commission que tem apoiado o projeto desde o início. Ajudas não faltaram e até o mecânico José Marcelino foi chamado a dar uma ajuda com uma das estrelas do teaser, a antiga motorizada Piaggio. A produtora “O Sumo Certo” propôs-se no início desta aventura realizar um filme algarvio feito por algarvios e para algarvios e está, sem dúvidas, a consegui-lo.
No site www.therightjuice.net poderão ser consultados todos os passos desta aventura e associar-se ao projeto, ficando a fazer parte da produção da primeira longa-metragem algarvia.
“O Sumo Certo”, O Filme: O filme conta a história de Oliver Fellows, um jovem bancário que após o colapso da bolsa de Londres foge para o Algarve, onde decide plantar um laranjal, mas quando procura água no terreno, encontra petróleo. Está dado o mote para uma comédia hilariante cheia de ação e humor, com personagens algarvias conhecidas de todos.

Deputados do PS eleitos por Faro e Beja apreensivos quanto ao futuro do Polis Sudoeste

Os Deputados do PS eleitos pelos círculos de Faro e de Beja, respetivamente, Miguel Freitas e João Soares e Luís Pita Ameixa, pediram explicações ao Governo sobre o futuro do Polis Sudoeste, tendo questionado a Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, se as verbas afetas a este programa se mantêm consignadas a investimento naquele território.
No requerimento apresentado, no final de setembro, na Assembleia da Republica (AR), em que fazem uma breve exposição dos esforços desenvolvidos pelos responsáveis regionais do PS com vista a ultrapassar as questões mais problemáticas surgidas durante a elaboração e aprovação do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POPNSACV), os Deputados pedem ainda que o Governo confirme o compromisso com os investimentos do programa Polis Sudoeste e se houve, por parte do executivo, orientação de suspensão de novas contratações de projetos.
Apreensivos face à entrega, no dia 19 de setembro, de um pedido de declaração da ilegalidade do POPNSACV, pelos presidentes das câmaras de Aljezur, Vila do Bispo e Odemira, em que estes afirmam ter o referido documento sido elaborado com base em cartografia errada, Miguel Freitas, João Soares e Luís Pita Ameixa reiteram a importância do Polis Sudoeste enquanto instrumento impulsionador da economia local. “Trata-se de garantir um programa de investimentos que permita uma discriminação positiva para este território, com efeitos correctivos sobre aspectos urbanísticos e ambientais e, por outro lado, com uma dimensão de integração de projectos estruturantes para alavancar a economia local”, defendem os parlamentares socialistas.
Na exposição apresentada na AR, Miguel Freitas, João Soares e Luís Pita Ameixa questionam ainda a Ministra sobre a posição do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território relativamente ao POPNSACV, bem como a eventual intenção do Governo em introduzir alterações de fundo ao documento, em articulação com as autarquias locais. “Um Plano de Ordenamento de uma área protegida não é só um plano conservacionista, devendo ser sim um plano de desenvolvimento socioeconómico, capaz de atender às actividades humanas e ter associado um plano de investimentos correctivos e prospectivos, elaborado em estreita articulação com as autarquias locais”, defendem os Deputados do PS eleitos pelos Círculos de Beja e Faro.

Associação alerta para perigo das arritmias cardíacas

No âmbito do Dia Mundial do Coração, que se assinalou no dia 25 de Setembro, a Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) alerta a população para a gravidade das arritmias cardíacas, a principal causa de morte súbita.
“Sabemos que uma grande parte das pessoas, em Portugal, desvaloriza os sintomas das arritmias cardíacas e por isso não pensa correr risco de sofrer desta doença fatal. No entanto, as arritmias cardíacas continuam a ser uma das principais causas de morte súbita no nosso país e na Europa. As pessoas negligenciam, por desconhecimento, métodos simples como a medição da pulsação, um meio de diagnóstico simples para a detecção das arritmias cardíacas”, sustenta o cardiologista Carlos Morais, presidente da APAPE.
Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais, quando não tratada. Os sintomas de alerta são as palpitações, fadiga, vertigens, tonturas, transpiração irregular, enfraquecimento, falta de ar, dor de peito e ansiedade. Como muitas vezes as arritmias não provocam sintomas, grande parte da população desconhece os seus riscos. A falta de informação é um dos principais factores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita. As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal e uma parte significativa delas é por arritmias cardíacas. A Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia é uma Associação Especializada da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) criada em 1999, resultante da fusão da Associação Portuguesa de Pacing Cardíaco com o Grupo de Estudo de Electrocardiologia da SPC.