terça-feira, 20 de julho de 2010

Grandes filmes em Castro Marim e Altura


As Noites de Cinema estão de volta à Praça 1º de Maio, em Castro Marim, e ao Cine-Estúdio Alagoa, em Altura. Nos meses de Julho e Agosto, os amantes da 7ª arte poderão assistir a grandes películas que são sucesso de bilheteira em todo o mundo. Uma selecção cuidada e diversificada de filmes, desde a aventura à ficção, passando pelo romance, até à animação infantil.
Na tela da Praça 1º de Maio, em Castro Marim, as exibições acontecem às segundas e às quintas-feiras, sempre às nove meia da noite. Em Altura, no Cine-Estúdio Alagoa, as sessões cinematográficas realizam-se às terças-feiras e aos sábados, às 21h30. Tanto em Castro Marim como em Altura a entrada é livre.
Quando se comemoram 11 anos das Noites de Cinema em Castro Marim, o cartaz está recheado de filmes como “Alice no Pais das Maravilhas”, “Robin Hood”, “Homem de Ferro 2”, “Chovem Almôndegas” ou “Ex-Mulher Procura-se”.
As Noites de Cinema em Castro Marim e Altura da Câmara Municipal são um bom motivo para ver cinema de qualidade e descobrir as muitas propostas culturais que o concelho tem para oferecer neste Verão.

Programação:
Cinema ao Ar Livre em Castro Marim - Praça 1º de Maio
19 de Julho – Saga Twilight: Lua Nova
22 de Julho – Uma Noite Atribulada
26 de Julho – Chovem Almôndegas
29 de Julho – Ex-Mulher Procura-se
02 de Agosto – Homem de Ferro 2
05 de Agosto – Alice no País das Maravilhas
09 de Agosto – Robin Hood
16 de Agosto – Como Treinares o teu Dragão
19 de Agosto – De Malas Aviadas
23 de Agosto – Dia e Noite

Cinema em Altura – Cine-Estúdio Alagoa Praia
20 de Julho – Saga Twilight: Lua Nova
24 de Julho – Uma Noite Atribulada
27 de Julho – Chovem Almôndegas
31 de Julho – Ex-Mulher Procura-se
3 de Agosto – Homem de Ferro 2
8 de Agosto – Alice no País das Maravilhas
10 de Agosto – Robin Hood
17 de Agosto – Como Treinares o teu Dragão
21 de Agosto – De Malas Aviadas
24 de Agosto – Dia e Noite

Louletano / Algarvcycles / Loulé Jardim Hotel conquista 3 medalhas no Campeonato Nacional de Triatlo de Clubes


No passado fim-de-semana, decorreu o IV Triatlo Cidade de Aveiro – Campeonato Nacional de Clubes com a presença de sessenta e cinco equipas.
O Campeonato Nacional de Triatlo de Clubes foi disputado por estafetas constituída por três elementos dos respectivos escalões, cumprindo cada um deles um triatlo super-sprint de 350m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida, passando o testemunho ao próximo elemento de equipa, sendo o terceiro elemento a cruzar a linha meta.
Na prova estiveram em discussão a classificação por Juvenis, Juniores, Sub-23, Seniores, Veteranos e Absolutos. Podendo, apenas nos absolutos, a equipa atribuir elementos de diferentes escalões.
No sector masculino, a estafeta louletana composta por David Caldeirão, medalha de bronze no Campeonato da Europa de Longa Distancia no seu escalão, Carlos Chan e Nuno Neves foi a equipa mais rápida no escalão de Seniores. Já nos Veteranos, a estafeta formada pelo António Raposo, Filipe Conceição e Paulo Silva merece um verdadeiro “triunfo”, quando seguiam em 1º lugar, o segundo elemento da equipa teve um furo, não desistindo, trocou a camada ar e quando retomou à competição encontravam-se em 5º lugar, terminando depois numa excelente 3ª posição.
Em Absolutos, o Louletano Desportos Clubes obteve o magnifico 8º lugar entre 65 equipas presentes.

Clubes Vencedores – Sector Masculino:

· Absolutos: Alhandra Sporting Club

· Juvenis: Alhandra Sporting Club

· Juniores: Clube Olímpico de Oeiras

· Sub 23: Alhandra Sporting Club

· Seniores: Louletano Desportos Clube

· Veteranos: Clube Veteranos do Porto

No sector feminino, a estafeta constituída por Carla Ribeiro, Rita Ribeiro e Isa Parreira, completou a festa do Clube de Loulé, no escalão sénior, conseguiram o 1º lugar e a nível absolutos a 6ª melhor estafeta.

Clubes Vencedores - Sector Feminino:

· Absolutos: Alhandra Sporting Club

· Juvenis: Alhandra Sporting Club

· Juniores: Alhandra Sporting Club

· Seniores: Louletano Desportos Clube

No Sábado, disputou-se também em Aveiro a segunda etapa do Campeonato Nacional de Triatlo. Triatlo Olímpico com 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Nuno Neves e David Caldeirão foram 8º e 12º lugar na classificação absoluta de seniores. Mais atrás em 37º Carlos Chan.
Nos veteranos, Paulo Silva fez 9º e Filipe Conceição 12º lugar.
Andreia Ponte, foi 6ª da geral absoluta e garantiu o 4º lugar no seu escalão de Sub-23.

VILA DO BISPO ESTREIA-SE NO DOWNHILL URBANO


Vila do Bispo recebe, no próximo domingo, dia 25 de Julho, uma etapa da Taça de Portugal de Downhill Urbano Vodafone. Trata-se de uma prova de BTT em circuito urbano que conta com a presença de cerca de 100 pilotos e das melhores equipas a nível nacional.

Apesar da pista não ser muito longa, os participantes terão pela frente um traçado bastante técnico e com alguma rapidez, com muitos saltos a fazerem aumentar o nível de espectacularidade do evento, que promete levar bastante gente a proporcionar a adequada moldura humana às ruas de Vila do Bispo.

De registar a ausência de escadas mas, em compensação, as ruas de calçada portuguesa que marcam a primeira fase do traçado proporcionarão um circuito com bastante exigência para os participantes, que terão na fase final alguns saltos de grande dificuldade, entre as quais uma Ford Ranger para superar!

Os treinos livres terão início pelas 09h30 de domingo e a primeira descida de prova está agendada para as 14h00. A segunda terá início pelas 16h00 e, como estipula o regulamento da Taça, apenas será considerado melhor tempo de cada participante para a decisão da classificação final.

O campeão nacional em título e vencedor da primeira prova da Taça, Paulo Domingues, que decorreu em Sesimbra, parte como grande favorito à vitória absoluta e na categoria de elites masculinos, mas é de prever uma intensa luta nas restantes categorias para as quais a prova pontua: Cadetes, Masters 30 e 40, Femininos e Juniores, para além da categoria de Promoção, destinada a atletas não federados.

Organizada pela Downstream, esta prova, a segunda das cinco etapas que compõem o evento, conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo e do Moto Clube “Os Corvos de S. Vicente”.

Biblioteca Municipal de Castro Marim reutiliza manuais escolares


Consciente da importância em democratizar cada vez mais o acesso ao conhecimento e à cultura a todos os cidadãos, mas também a necessidade de reduzir custos e optimizar os rendimentos das famílias com a educação dos filhos, a Biblioteca Municipal de Castro Marim tem curso uma campanha de reutilização de manuais escolares.
A iniciativa, que decorre nos meses de Julho, Agosto e Setembro, visa facilitar o acesso aos manuais escolares que já não são necessários e que podem ser reaproveitados e reutilizados, apoiando a comunidade e rendibilizando não só as economias familiares, mas também a protecção do meio ambiente, evitando o abate de milhares de árvores que são necessárias à preservação da floresta.
O modo de participar nesta primeira campanha de reutilização de manuais escolares da Biblioteca Municipal é simples. Agora que o ano lectivo chegou ao fim, os livros escolares que já não são necessários podem ser colocados no junto ponto que se encontra instalado na Biblioteca.
Após a entrega dos manuais escolares, a Biblioteca Municipal irá proceder à criação de uma base de dados onde estarão indicadas todas as ofertas recebidas, disponibilizando a todos os manuais que nos oferecerem para os dar de volta aos munícipes que deles precisem e os solicitem.
Também poderá confirmar a existência e disponibilidade dos manuais que necessite e pretenda solicitar (pessoalmente na Biblioteca, por telefone ou e-mail) de acordo com a lista dos livros adoptados em cada escola.
A Biblioteca Municipal acredita que com esta campanha de reutilização de manuais escolares está a dar um contributo válido ao ensino e à aprendizagem, valores essenciais para a construção das pessoas e afirmação social da democracia, mas também o exemplo do que deve ser feito a nível nacional com os devidos apoios públicos institucionais.

Animação de Verão em Altura



Com o objectivo de proporcionar bons momentos de convívio e festa aos residentes e turistas que nesta época do ano se deslocam a Altura para passar férias, a Câmara Municipal de Castro Marim, nos meses de Julho, Agosto e Setembro, realiza um programa de animação de Verão no espaço de lazer junto à Avenida 24 de Junho, todas as quartas-feiras a partir das 22h00.
A Animação de Verão em Altura apresenta um conjunto de iniciativas bastante diversificadas, tais como, noites temáticas dedicadas à música popular, música latina, fado, dança folclórica, sevilhanas e danças latinas e, ainda, serões de animação com humor e desfiles de moda.
Esta acção tem a colaboração do Clube Recreativo Alturense e do comércio local.

Programa
• 21 de Julho – Noite de Fado com Sara Gonçalves e César Correia,
na guitarra Ricardo Martins e viola Aníbal Vinhas
• 28 de Julho – Noite Latina “Salsa Band Amérika Libré”
Demonstrações de Danças Latinas
• 4 de Agosto – Grupo de Dança ARUTLA
Desfile de Moda, pelo Comércio Local
Rancho Folclórico do Azinhal
• 11 de Agosto – Música Popular Portuguesa com “Carlos Granito”
• 18 de Agosto – Stand-up Comedy com “Serafim”
• 25 de Agosto – Sevilhanas e Flamenco com “Gracia Diaz”
• 1 de Setembro – Concerto Pop-Rock com a Banda “Allmariados”
• 8 de Setembro – Banda Musical Castromarinense

MARCHA DA BANDA DE TAVIRA EM CONVÍVIO


FILIPE BAGARRÃO (centro), PRESIDENTE DA DIRECÇÃO, AGRADECE O ESFORÇO

PAULA XAVIER (madrinha da marcha), GILDA E MARIA JOSÉ MARTINS

A direcção da Banda Musical de Tavira, como forma de agradecimento aos componentes da marcha que participou nas festas da cidade, organizou um jantar/ convívio, onde não faltou a alegria.
Paula Xavier, madrinha da marcha “começámos tarde os ensaios, mas estivemos muito bem”.
Joaquim Messias, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, referindo-se ao convívio “foi espectacular. É uma grande lição de familiaridade, aquilo que têm feito na formação musical e educativa dos jovens da nossa freguesia e do nosso concelho, como nenhuma outra instituição faz. Por tudo quero agradecer, não só ao presidente, mas a toda a direcção. Enquanto estiver à frente da freguesia, dentro dos condicionalismos, contem sempre com o nosso apoio”.
Filipe Bagarrão, presidente da direcção, ao agradecer, referiu que “o nosso trabalho é todos os dias. Eu vou pedindo mais e vocês vão dando mais. Neste trabalho da marcha, devo ter sido aquele que menos fez. Eu não corria o risco da Paula, pelo pouco tempo que tinha para fazer o trabalho. Houve pessoas que trabalharam na marcha mas que não podem estar aqui hoje. Quero destacar três ou quatro dessas pessoas que foram os pilares da marcha. A Paula Xavier – madrinha e ensaiadora da marcha – a D. Maria José Martins, autora da letra, pelos muito afazeres que tem, Custódio de Jesus, que muitas tardes o encontrei sozinho a trabalhar. Manuel Martins Bagarrão, tesoureiro, que nestas coisas nunca está presente mas quando é preciso trabalhar está lá. A Gilda que já não tocava na Banda. Voltou e fez um grande trabalho.
Para o ano, estaremos de novo para mostrar que sabemos fazer. Só precisamos que nos ajudem”.
 
Geraldo de Jesus

Natália Mendes Campeã e Irina Coelho Vice-Campeã Nacional de BTT



Passado fim de semana, de 17 e 18 de Agosto, disputaram-se em plena envolveria da Serra da Estrela, mais concretamente em Seia, os Campeonatos Nacionais de BTT, onde os atletas da equipa de S.Brás, o Bike Clube S.Brás / FreeBike Shop, estiveram a disputar as corridas onde são atribuídos as tão desejadas Camisolas de Campeão Nacional de Cross Country Olímpico, a única modalidade de BTT que está presente nos jogos olímpicos.

Primeiro as Meninas

A corrida começou ao meio dia com temperaturas altíssimas, com o acréscimo que estar a ocorrer um grande incêndio a poucos KM do local do evento, as duas atletas do Bike Clube S.Brás / FreeBike Shop, que participavam nesta corrida eram Irina Coelho no escalão de Elites, que após ter sido mãe, não se esperava uma excelente classificação e Natália Mendes que á cerca de um mês atrás conseguiu-se sagrar Campeã Nacional de ciclismo de estrada. Quanto a Irina Coelho, excelente surpresa, aparece a disputar os três lugares do pódio, sendo uma das três primeiras na 1ª volta passando em segundo a pouco mais de 100 metros da primeira classificada, a situação de corrida manteve-se, mas á 3ª volta passa na meta em 3ª, seguindo a 2ª classificada por 200 metros e a 1ª por 400 metros, na subida final da ultima volta aparece em Terceiro, conseguindo ir buscar forças onde é impensável e consegue passar a atleta que seguia a sua frente e termina em segundo ao sprint, tendo obtido o titulo de Vice-Campeã Nacional no escalão de Elite Feminina.
No grupo que partia a trás das elite femininas, partia Natália Mendes com objectivo de pódio, ela optou por atacar a corrida endurecendo-a logo de inicio, de maneira que as suas adversarias não conseguissem seguir o seu ritmo, assim foi, Natália Mendes liderou a corrida do inicio ao fim, no entanto a meio da corrida a atleta que seguia na sua perseguição quase que a consegue apanhar, mas devido ao elevado calor que se fazia sentir, sendo este uma das provas mais quente que se tinha realizado este ano, Natália Mendes tirou partido da experiência e consegue voltar a ganhar vantagem sobre a sua perseguidora conseguindo conquistar o titulo de Campeã Nacional no escalão de Veteranas Feminina.

Pedro Silva sofre com o Calor

Pelas 14:30 é dada a partida para a corrida principal, onde o Bike Clube S.Brás / FreeBike Shop esta representado por Pedro Silva atleta do escalão de Sub-23, que tem um início muito difícil, pois não consegue encontrar o seu próprio ritmo, o que o leva a afundar-se na classificação, só do meio da corrida para a frente é que consegue impor o seu andamento, terminando assim a sua corrida em 16º Lugar, estando neste escalão cerca de meia centena de atletas á partida, Pedro Silva diz-nos que o grande adversário foi mesmo o calor o que levou a que vários atletas tenham tido colapsos físicos devido ao esforço e ao calor.

CLUBE DE CAÇA E TIRO CONCEIÇÃO DE TAVIRA COMEMOROU 18º ANIVERSÁRIO


José Vitorino, presidente da colectividade

Dirigentes e Associados
Fundado em 14 de Julho de 1992, o Clube de Caça e Tiro da Conceição de Tavira, comemorou no passado dia 17 de Julho, com um almoço, na sede social o 18º. Aniversário da sua fundação.
José Vitorino, Presidente da direcção, desde a fundação da colectividade, referiu que os principais objectivos – a sede social e a reserva de caça associativa – estavam cumpridos. “A sede social, uma antiga escola foi-nos entregue à meia dúzia de anos, através de um protocolo com a Câmara Municipal de Tavira, por cinquenta anos, desde que consigamos trabalhar e dinamizar, como temos feito nos últimos anos. A zona de caça inicialmente foi municipal e à três anos passou a associativa. O clube tem cerca de oitenta sócios mas cerca de 30% não tem pago, uma situação a rever. Só quarenta fazem parte da zona de caça. Temos mais alguns sócios mas esses não utilizam a zona de caça.
Ao longo de dois anos fizemos grandes melhoramentos nesta sede social. Desde a remodelação interior, com a criação de um bar. No exterior, fizemos uma fossa céptica e um armazém, sem alterar a estrutura física do edifício. Tudo da nossa responsabilidade. Tivemos muito pouco apoio nesse sentido. Gastamos mais de seis mil euros dos nossos bolsos.
Temos melhores condições. Vamos pedir algum apoio à Câmara Municipal de Tavira e à Junta de Freguesia, independentemente dos subsídios que nos dão, para as obras que foram feitas. Penso que este clube – são seis na freguesia da Conceição – reúne o maior número de condições para ser um dos melhores, senão o melhor da nossa freguesia. Tenho muito orgulho em dizer isto, porque esta é uma obra da direcção e dos sócios e não de uma única pessoa. Há muitas pessoas que trabalham muito e outras que só aparecem na altura própria. Graças a ajudas, com o dinheiro daquela porta fizemos a obra toda, Independentemente das críticas, somos, talvez, o clube mais estável em termos financeiros, do concelho de Tavira. Isso deve-se a uma boa gestão.
Incluído no aniversário, fazemos sempre um bailarico. O ano passado, nos bailes que fizemos arranjamos oitocentos euros, o que é muito bom. Quero aproveitar para agradecer à firma Parrinha & Parrinha, na pessoa do sócio, Bernardino Parrinha, aqui presente, a contribuição de muito do trabalho que aqui está feito”.
Sobre a presença do repórter do Algarve Press, José Vitorino disse aos sócios que a divulgação de actos como aqueles, na comunicação social são muito importantes “e este homem muito tem feito pela divulgação daquilo que se passa no concelho de Tavira, por isso merece a nossa consideração e respeito”.

Geraldo de Jesus

SANTIAGO EM FESTA - 1ª. FESTA/FEIRA DE SANTA MARGARIDA


Retomar as tradições
A Junta de Freguesia de Santiago, organizou no passado fim-de-semana a 1ª. Festa/feira de Santa Margarida, composta por mini-feira de artesanato, baile, variedades, jogos e festa religiosa.
José Mateus, Presidente da Junta de Freguesia de Santiago, disse a Algarve Press que a festa de Santa Margarida fazia parte das tradições daquela povoação. “Foram interrompidas aproximadamente à doze anos. O que nós pretendemos é reviver essa época, com os bailes, jogos tradições, acrescentando a mini feira de artesanato. Este ano, dado que a Igreja está num estado muito avançado de degradação não podemos fazer a Procissão, mas haverá no largo fronteiro, Missa Campal. Quando a Igreja sofrer a necessária reparação, voltaremos a fazer a Procissão.
- Portanto, com o reactivar desta festa pretende-se trazer o passado para o presente?
- Exactamente. Queremos que as pessoas que viveram intensamente essa época a voltem a sentir. O recinto de baile tem outras condições e a população está a aderir, pintando as suas casas e valados que há muito não eram pintados. As pessoas empenharam-se para receber bem os visitantes”.

G. J.

UNIÃO CICLISMO TAVIRENSE - 6º RAID TAVIRA-TAVIRA


BAGARRÃO, DIAMANTINO SANTOS E ANTÓNIO MADEIRA - O MAIS NOVO E O MAIS IDOSO

AS SENHORAS DO CICLOTURISMO

TODOS OS PARTICIPANTES

No passado domingo, dia 18 de Julho, a União de Ciclismo Tavirense organizou o 6º. Raid de ciclo turismo Tavira-Junqueira-Tavira, numa distância aproximada de 70 quilómetros, por estradas do concelho de Tavira, Castro Marim e Vilas real de Santo António.
Apesar do intenso calor, participaram 15 equipas que apresentaram 85 ciclistas. O almoço/convívio e a entrega de lembranças teve lugar num pavilhão do Parque de Exposições e Feiras.
A equipa de mais longe veio de Portimão e a que apresentou maior número de atletas foi a do Alturense (oito).
A organização contou com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, Juntas de Freguesia da cidade, Santa Maria e Santiago e do comércio local.
Sobre esta iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, disse-nos que praticar desporto é muito importante e depois “para Tavira e para os tavirenses, o ciclismo é sempre uma festa. Muitos atletas que se dedicam à causa durante o ano todo, estão aqui a conviver a trocar impressões e conhecimentos o que também é importante. Nestas coisas sempre se vão adquirindo novos amigos”.
- Tanto o ciclo turismo como o futebol de veteranos a sua prática é só o ponto de encontro, porque depois vem a troca de culturas,..
- Claro. É muito importante a prática do desporto, para todas as idades, dentro das limitações de cada um. Estes convívios que nós apoiamos são uma forma das pessoas se solidarizarem, por isso tem de haver sempre uma abertura e o que nós dizemos às colectividades é muito obrigado. Estes “heróis” que são os directores das colectividades, nos tempos difíceis que correm, continuam a fazer as coisas e nós, Câmara Municipal de Tavira e o seu Presidente, dizemos muito obrigado, porque é assim que se trabalha, é assim que se mostra as nossas tradições.
Fernando Gomes, Presidente da direcção, referiu-nos que estava tudo bem organizado. Apesar de haver outras organizações noutros pontos, “vieram as equipas possíveis, Estamos satisfeitos com isso. No apoio logístico contamos com cerca de vinte pessoas que fizeram o seu melhor. Está tudo contente. Assim, com o apoio que tivemos esperamos fazer mais coisas”.
 
Geraldo Jesus

VEM AÍ O AL´BUHERA



Evento tem início esta 4ª feira e junta Música, Gastronomia e Artesanato
Durante 5 dias, Albufeira oferece a oportunidade única de adquirir peças de artesanato originais e de ouvir algumas das melhores bandas de diferentes países. Não falte a este Encontro de Culturas.
Durante 5 dias, Albufeira oferece a oportunidade única de adquirir peças de artesanato originais e de ouvir algumas das melhores bandas de diferentes países. Não falte a este Encontro de Culturas.
O Al’Buhera está de volta ao concelho e começa já esta quarta-feira, dia 21 de Julho, com a famosa mostra de artesanato e diversos espectáculos musicais.
Cerca de 65 artesãos locais vão povoar o Centro Antigo da cidade, numa mostra de peças típicas da região, com destaque para a doçaria regional, empreita, trabalhos em madeira, miniaturas de carroças e casinhas algarvias, entre muitos outros. A diversidade e originalidade do artesanato em exposição constituem uma oportunidade singular do público adquirir peças diferentes que marcam a cultura algarvia e que não se encontram facilmente à venda no comércio local.
Na vertente musical, o palco montado na Praça dos Pescadores vai abrir já no dia 21, com a actuação de uma das bandas mais queridas da actualidade: os “Deolinda”. Originários de Barcelona, os “Macaco” actuam a 22 e apresentam o multi-premiado “Puerto Presente” que inclui o tema “Moving”, considerado o melhor de 2009 na vizinha Espanha. No dia 23 de Julho, Bonga vem representar a cultura africana. Da Jamaica chega-nos o reggae pela mão de umas das mais lendárias bandas deste estilo musical. Constituída por ex-músicos da formação original que tocou com Bob Marley, os “The Original Wailers” tocam a 24 de Julho e prometem encher a Praça dos Pescadores ao som de temas como "Could You Be Loved", "No Woman, No Cry", “Redemption Song” e “Jammin”. Um cartaz musical que encerra com a actuação da Banda Alhada que nos trará o melhor da musica tradicional portuguesa. Será a 25.
Todos os concertos decorrerão na Praça dos Pescadores, com início a partir das 22h30.
A Mostra de Artesanato, que se espalha pelo Largo Eng. Duarte Pacheco, Av. 25 de Abril e Praça dos Pescadores, estará de portas abertas entre as 20h as 24h. No Domingo, último dia de Festival, a Mostra abre portas a partir das 18h até às 24h.
Ao longo dos 5 dias de Festival, haverá ainda muita animação pelo Centro da Cidade com a Companhia Marimbondo.
Tal como no ano passado haverá também o Al’Buhera Kids, espaço situado na Praça dos Pescadores, onde as crianças poderão passar momentos bem divertidos com pinturas faciais, balões, teatros, fantoches, contadores de histórias, workshops de pinturas e muitas surpresas.
A não perder, já a partir desta 4ª feira e até Domingo, o Festival Al’Buhera está de regresso.

Olhão em destaque no Atletismo


PAULO PINTO 1º. DRTª.

PAULO PINTO E ANA CABECINHA BRILHAM NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE PISTA
Disputaram-se este fim de semana, em Leiria, os Campeonatos de Portugal de pista ao ar livre.
Três atletas de Olhão destacam se nestes campeonatos. No sector masculino, Paulo Pinto, atleta natural de Olhão, do Futebol clube do Porto (FCP),apesar de não ter conseguido o objectivo de correr os 400 m abaixo dos 48s,trouxe a medalha de prata, perdendo apenas para o atleta do Sporting Clube de Portugal - SCP João Ferreira, melhor atleta nacional dos 400m.
No sector feminino destacaram-se duas atletas: Joceline Monteiro, do SCP, foi medalha de ouro nos 400m, e Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão - COP também venceu a sua prova de 10 000 marcha, recebendo a medalha de ouro.
Termina, assim, em grande a época do atletismo em Portugal para os atletas de Olhão.

FUTEVOLEI NOS AREAIS DE ALBUFEIRA



Bruno Xavier e Alexandre foram os “Reis da Praia”
No regresso do Futevólei a Albufeira, as emoções estiveram ao rubro este fim-de-semana, 17 e 18 de Julho, com o Torneio de Futevólei “Rei da Praia” Albufeira 2010.

Foram 16 as equipas, na sua maioria residentes na região algarvia, que partiram em busca do ‘trono’ na Praia dos Pescadores, no passado fim-de-semana.

No Sábado, 17 de Julho, decorreu a Fase de Grupos, com as duplas distribuídas em 4 grupos, num total de 24 jogos para apurar os 8 finalistas da prova. Durante toda a tarde foram evoluindo no areal algumas das principais figuras, não só do futevólei da região como também do panorama nacional. Entre as equipas presentes registou-se a participação de 3 duplas veraneantes, nomeadamente 2 equipas de origem espanhola e 1 inglesa.

No dia de todas as decisões, Domingo, 18 de Julho, o passaporte para a grande Final foi dado a dois pares de Albufeira. Bruno Xavier, líder do ranking nacional individual de 2009, e Alexandre defrontaram Nelson Brites e Luís Brites, dupla bastante batalhadora e que há largos anos vem evoluindo junta.

Com o recinto de jogo cheio, sob um sol bem quente e com muita emoção no ar, deu-se início ao decisivo momento do evento. Sem grande dificuldade Bruno Xavier e Alexandre venceram o 1º set por 18x6. Luís Brites e Nelson ainda tentaram perante os seus apoiantes equilibrar a partida, mas apesar da boa réplica no 2º set, voltaram a perder por 18x12, permitindo que Bruno Xavier e Alexandre fossem os “Reis da Praia” em Albufeira.

O evento, organizado pela Federação Nacional de Futevólei e apoiado pela Autarquia, constituiu uma oportunidade para os muitos adeptos e simpatizantes da modalidade reviverem os extraordinários momentos que a modalidade proporciona. A prova serviu também como de preparação para a 2ª Etapa do Campeonato Nacional que se irá realizar na Praia de Buarcos, na Figueira da Foz, dias 24 e 25 de Julho.
CLASSIFICAÇÃO

1.º - Bruno Xavier / Alexandre
2.º - Nelson Brites / Luís Brites
3.º - Miguel Pita / Viegas
4.º - Ricky / Miguel Cascalvo

ERP Portugal anima praia de Porto de Mós (Algarve) com acção de sensibilização ambiental!


A ERP Portugal, (www.erp-portugal.pt), Entidade Gestora de Resíduos que integra a European Recycling Platform, empenhada na sua estratégia de sensibilização dos cidadãos para as boas práticas ambientais, está na praia de Porto de Mós (Algarve) com a sua campanha de sensibilização ambiental!
.20 e 21 de Julho - 3ª e 4ª feira: -Praia de Porto de Mós (09:00 às 13:00).
Iniciativa visa aproveitar esta época do ano para sensibilizar as crianças em especial e os cidadãos em geral para o tratamento, valorização e reciclagem dos resíduos geridos pela ERP Portugal.
As sessões de educação e sensibilização ambiental são realizadas através de mecânicas lúdicas e pedagógicas, para explicar às crianças, seus professores/monitores e familiares, a importância do tratamento, valorização e reciclagem dos resíduos (REEE e RP&A).
Paralelamente às sessões de educação ambiental, os participantes poderão utilizar o Depositrão (contentor) para encaminhar correctamente os seus REEE de pequenas dimensões (secadores de cabelo, máquinas de café, varinhas mágicas, batedeiras eléctricas, facas eléctricas, telemóveis, computadores (e outros equipamentos informáticos), impressoras, máquinas fotográficas, balanças, relógios, entre outros equipamentos de pequenas dimensões.

QREN INCENTIVA SOLAR TÉRMICO NAS EMPRESAS


A aposta nas energias renováveis e na promoção integrada da eficiência energética com vista a garantir a segurança de abastecimento e a sustentabilidade económica e ambiental, tem constituído um dos principais desafios da acção governativa.
Nesse âmbito, está a decorrer um concurso com vista a apoiar as empresas a concretizarem mais facilmente os objectivos de eficiência energética e a utilização das energias renováveis, designadamente através da instalação de sistemas solares térmicos.
São susceptíveis de apoio a este concurso, os projectos que incluam investimentos que respeitem a instalação de sistemas solares térmicos para aquecimento de águas, sistemas de climatização e ainda os investimentos relacionados com a sua envolvente passiva associada à instalação dos equipamentos.
Para concorrer ao apoio financeiro, as empresas devem comprovar o seu estatuto de PME, efectuar uma auditoria para levantamento de necessidades energéticas e apresentar um plano de implementação e uma certificação final aos edifícios objecto das medidas de melhoria, que ateste o nível de eficiência atingido com o investimento.
O prazo para apresentação de candidaturas ao QREN foi prorrogado até 15 de Outubro próximo, podendo concorrer micro, pequenas e médias empresas.
O presente aviso de concurso e informação referente ao mesmo pode ser consultada no site: www.poalgarve21.qren.pt.
Esta temática será tratada também na sessão de informativa que a AHETA terá lugar efeito amanhã, dia 21 de Julho, em Albufeira e que contará com a participação de Mendonça Pinto, coordenador da Unidade Competitividade nas Empresas do PO Algarve 21_QREN.

Olhão assinala Dia da Conservação da Natureza



O Dia Nacional da Conservação da Natureza vai ser comemorado em Olhão durante cinco dias. De 27 a 31 de Julho, haverá diversas actividades de educação ambiental no Jardim Pescador Olhanense, das 18h00 às 20h00 horas e na Quinta de Marim (dia 31) logo às 09h30.
Pinturas da natureza, construção de fantoches e dedoches, peddy-paper, a vida de insecto, passeios a pé e observações da natureza são algumas das actividades previstas para o Jardim Pescador Olhanense, numa iniciativa organizada pela Câmara de Olhão em parceria com a associação Almargem, entre outras entidades.
No dia 31, as iniciativas decorrem na Quinta de Marim, a partir das 09h30, com um peddy-paper, actividades de observação e identificação de borboletas, um passeio de botânica e um passeio de barco de observação de aves.
Os interessados em participar devem fazer inscrição prévia para: ccarvalho@almargem.org ou através do telefone: 289 412 959/ 960 295 202. As actividades são gratuitas e realizam-se no âmbito de 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade.

OLHOS DE ÁGUA COMEMOROU ANIVERSÁRIO






Freguesia do Concelho de Albufeira completou 13 anos de existência
A Freguesia de Olhos de Água esteve de parabéns: celebrou o seu 13º aniversário de elevação a Freguesia. A data foi motivo de festa e a população saiu à rua para se juntar aos festejos.
Nos passados dias 16 e 17 de Julho, o Polidesportivo de Olhos de Água foi decorado com as habituais e apetecíveis tasquinhas de petiscos tradicionais e durante dois dias foi palco de muita animação e música. Artistas regionais puseram o público a dançar, num animado baile que se prolongou noite dentro.
O Rancho Folclórico de Olhos de Água e a Academia Desportiva e Cultural Praia da Falésia também participaram nos festejos. Os Grupos de Flautas e Cavaquinhos, de Teatro e de Hip-hop da Associação exibiram o seu talento junto das centenas de pessoas que se juntaram à festa.
Para Desidério Silva “esta é uma data importante que merece ser comemorada por todos. Nestes últimos anos, temos procurado dotar a Freguesia de Olhos de Água de equipamentos de qualidade a vários níveis, com o objectivo de servir a população. O Pavilhão Desportivo, o Mercado Municipal e as diversas obras de requalificação viária e de saneamento são alguns exemplos”.

algarvios são os mais rápidos a tomar o pequeno-almoço



Fruta já é consumida por 46% dos algarvios, mas ainda não é considerada alimento fundamental
Tomar o pequeno-almoço todos os dias faz parte dos hábitos alimentares diários de 90% dos residentes no Algarve. Entre os alimentos mais consumidos nesta região pela manhã estão o pão ou tostas (76%), leite ou iogurtes (68%), manteiga e creme de barrar ou queijo e café (ambos com 54%). Sendo os lacticínios, a fruta e os cereais os três elementos principais de um pequeno-almoço nutricionalmente completo e equilibrado, é de salientar que 46% dos algarvios referem consumir fruta na primeira refeição do dia, mas apenas 18% optam pelos cereais de pequeno-almoço. Estas são as principais conclusões do inquérito realizado junto da população do Algarve no âmbito do estudo nacional “O pequeno-almoço em Portugal”, promovido pela Kellogg e elaborado pelo Laboratório de Exercício e Saúde, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa, com o objectivo analisar os hábitos de pequeno-almoço, alimentação saudável e actividade física dos portugueses no contexto da promoção da vida saudável.
No que se refere ao fraccionamento das refeições ao longo do dia e à prática de actividade física, outras duas componentes importantes para um estilo de vida saudável, 95% dos residentes no Algarve fazem três refeições principais por dia e 78% tem por hábito fazer apenas uma refeição entre as principais. Os alimentos que os algarvios mais consomem entre as refeições principais são leite ou iogurte (54%) e fruta ou sumos de fruta (37%). Igualmente, perto de 85% dos algarvios consideram a actividade física útil para o controlo da dieta alimentar e 61% referem não sentir qualquer alteração de apetite após a prática de exercício físico.
“Embora o almoço seja referenciado por perto de 51% dos residentes no Algarve como a refeição mais importante do dia, é importante perceber que a toma regular de pequeno-almoço é já um hábito enraizado entre a população desta zona, sendo de salientar que a elevada percentagem de inquiridos que referem consumir fruta ao pequeno-almoço, comparativamente com outras regiões do país.”, avança Raquel Torres Abrantes, Nutrition and Corporate Communication Coordinator, Kellogg Portugal.
O estudo “O pequeno-almoço em Portugal” contemplou as regiões da grande Lisboa, grande Porto, Litoral Norte, Litoral Sul, Interior, Alentejo e Algarve, Açores e Madeira. Em algumas regiões o estudo permite destacar várias particularidades, nomeadamente:

· Grande Lisboa – é a região onde mais se fazem duas refeições intermédias por dia (40%), onde os inquiridos em maior percentagem referem tomar não tomar o pequeno-almoço em casa (13%)

· Grande Porto – é onde menos consomem fruta ao pequeno-almoço, apenas 14% inclui o alimento na primeira refeição, onde mais referem não fazer qualquer refeição intermédia (50%) - em igual percentagem com a região do Alentejo, e onde mais tomam a refeição sem companhia (47%).

· Litoral Sul – a maior parte dos inquiridos da região afirma tomar pequeno-almoço todos os dias (98%)

· Alentejo - além de, juntamente com o Porto ser onde menos fazem refeições intermédias, é também a zona onde mais tomam o pequeno-almoço em casa (perto de 99%)

· Algarve – é onde o pequeno-almoço demora menos tempo a tomar – perto de 76% dos inquiridos refere demorar menos de 15 minutos nesta refeição

· Açores – onde dedicam mais tempo ao pequeno-almoço – 60% diz demorar entre 15 a 20 minutos, e os únicos a referirem o café como sendo o elemento mais consumido pela manhã.

· Madeira – é a região onde o consumo de fruta e cereais de pequeno-almoço na primeira refeição do dia é maior, referenciados por 50% e 28% dos inquiridos, respectivamente.

Dados Técnicos

Para a elaboração do estudo “O Pequeno-almoço em Portugal” foram entrevistados 1.000 indivíduos residentes em Portugal, com idades entre os 18 e os 65 anos. A amostra foi segmentada de acordo com a população das áreas geográficas, com uma margem de erro de 3.5, para um intervalo de confiança de 95%.
O apuramento dos resultados foi dividido em três fases: hábitos alimentares e de pequeno-almoço na população geral; prática de exercício físico e hábitos alimentares na população geral; e hábitos alimentares, de pequeno-almoço e de exercício físico pelas regiões.

Faro: Alzheimer Portugal dinamiza Espaço Saúde em Diálogo


A Associação Alzheimer Portugal promove sessões dedicadas à informação e formação sobre demência e Doença de Alzheimer, de 27 a 30 de Julho, em Faro.
Na manhã de 27 de Julho, a Alzheimer Portugal efectuará uma Sessão de Informação, aberta ao público em geral, no Auditório do Hospital de Faro, às 10h00.
No dia 27 de Julho, a partir das 14h00, e na manhã de 28 de Julho, a partir das 10h00, decorrerá um Workshop para Técnicos e Ajudantes de Acção Directa que desempenhem funções em Instituições que prestem apoio a Pessoas com Demência.
Nos dias 29 e 30 de Julho serão ainda realizados atendimentos de Serviço Social e de Psicologia, mediante marcação prévia.
Os Workshops e os Atendimentos, em Faro, serão realizados nas instalações do “Espaço Saúde em Diálogo”, sito na Praceta Azedo Gneco, nº17 Bloco E - Edifício da Carreira de Tiro 8000-163, Faro.
As sessões terão como base a definição da doença, dos principais sintomas e implicações na vida da pessoa com demência e seus cuidadores, as questões jurídicas e apoios sociais, assim como a abordagem e estratégias para proporcionar um maior bem-estar da pessoa com Doença de Alzheimer.
A participação nas actividades é gratuita, sendo no entanto necessária a inscrição prévia no Workshop e Sessões de Atendimento de Serviço Social e Psicologia.