quinta-feira, 12 de novembro de 2009

VOZ FARENSE VITOR SILVA HOMENAGEADO NO BRASIL


RECONHECIMENTO PELOS 50 ANOS DE CARREIRA DO ARTISTA FARENSE


O cantor farense Vítor Silva inicia a sua tourné 2009/10, começando no Brasil, já a 15deste mês, com especial show na CASA DE PORTUGAL de São Paulo, onde "a Voz" algarvia será alvo de uma homenagem Comunidade Portuguesa pelos 50 anos de carreira.

Álem de outros show´s, mais um especial em FLORIANÓPOLIS, também no Brasil, a convite do INPEAU, no jantar do IX Colóquio de gestão universitária na América Latina.
Vitor Silva actuará ainda na Argentina, em Comodoro Ribadavia, para a grande comunidade de algarvios ali radicados.

Cardiologia Preventiva no Espaço Saúde em Diálogo, em Faro




O Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva promove sessões de informação e aconselhamento sobre tabagismo, alimentação saudável e actividade física, no Espaço Saúde em Diálogo, em Faro, nos dias 16 a 19 de Novembro.

Nos dias 16 e 17 realizam-se sessões de aconselhamento breve e medição de monóxido de carbono aos fumadores, com dois grupos de 24 pessoas, de manhã e de tarde.

O dia 18 é dedicado à alimentação saudável, com a presença de uma nutricionista para aconselhamento breve sobre alimentação saudável. São atendidos dois grupos de 20 crianças/jovens de manhã e à tarde.

No dia 19 são prestados esclarecimentos individuais sobre os benefícios da actividade física. A capacidade de atendimento é de 15 pessoas de manhã e 15 à tarde.

Portimão: Programa Exercício e Saúde promove estilos de vida salutares


A Câmara Municipal de Portimão volta a promover o Programa Exercício e Saúde, que sensibiliza a população com mais de 45 anos para a prática regular de actividade física, suscitando um estilo de vida saudável associado à motricidade e que na edição transacta movimentou mais de mil pessoas das três freguesias de Portimão.
A grande novidade no início de mais uma edição é a iniciativa “Sábados + Activos”, que proporcionará actividades nos parques geriátricos, com supervisão dos técnicos de Desporto da Autarquia, além de mega aulas de hidroginástica nos Complexos Desportivos de Alvor e da Mexilhoeira Grande. Em cada mês serão propostos temas diferentes, sempre com muito movimento e boa disposição.
Os “Sábados + Activos” fazem parte da vertente da actividade física que integra o Exercício e Saúde, de onde se destacam também as aulas de ginástica de manutenção, a hidroginástica, o programa de gerontomotricidade “Pilates” (cuja prática concilia o treino físico ao bem-estar mental) e o “Fisio e Movimento”, acção direccionada para os lares do município e destinada a idosos dependentes, alguns deles acamados, com a participação de um fisioterapeuta para uma evolução positiva dos beneficiados, tanto física como psicologicamente.
Perante os bons resultados obtidos na primeira edição, este ano o “Físio e Movimento” aumenta a carga horária e será alargado a mais instituições de acolhimento, passando a incluir o Centro Apoio Idosos (instalações da Raminha e Diogo Gonçalves), o Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande (Aldeia S. José Alcalar e Lar da Mexilhoeira Grande), o Lar Esperança, a Santa Casa da Misericórdia de Portimão e a Santa Casa da Misericórdia de Alvor, envolvendo cerca de 200 idosos em duas sessões por semana.
Os eventos que promovem à prática de jogos lúdicos e que proporcionam o convívio e o intercâmbio constituem outra das apostas do Programa Exercício e Saúde, através de iniciativas como os “Jogos Seniores”, as “Olimpíadas Seniores” ou os “Encontros Intergerações”.
A recreação ao ar livre ou exterior às salas de aula representa de igual forma uma vertente muito participada, nomeadamente através de marchas-passeio ambientais que estimulam novas amizades, permitem a visita a outros locais e reforçam os hábitos de vida salutares.
No que toca à educação, encontram-se agendados diversos colóquios formativos directamente relacionados com as problemáticas da saúde pública, nomeadamente sob os temas “Alimentação Equilibrada”, “Pilates – Bem-estar global”, “A Importância da Actividade Física – Uma Visão para o Futuro” e “Sexualidade na Terceira Idade”.
De referir que no âmbito do Programa Exercício e Saúde, que decorre entre Outubro e Junho, o Gabinete de Avaliação, Aconselhamento e Actividade Física presta um serviço público e gratuito, proporcionando uma avaliação real do estado de saúde física e psicológica. Para isso, será apenas necessária uma marcação prévia enquadrada no horário de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Para além das instituições antes referidas, também colaboram neste Programa as seguintes entidades: Associação dos Reformados do Bairro Pontal e Não Só; Associação Cultural e Desportiva da Ladeira do Vau; Associação Cultural e Recreativa 1º Dezembro de Alvor; Casa do Pessoal do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio; Associação Sénior e Autodidacta de Portimão; Centro Social, Desportivo e Cultural da Companheira; Centro Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha; Instituto da Cultura de Portimão; Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense; Clube de Futebol da Boa Vista; e Clube Desportivo de Chão das Donas.
Para efeitos de participação, os interessados devem ligar para os números 282 470 825 / 27.

PJ: Detenção por roubo e homicídio


A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul e com a colaboração da Unidade de Cooperação Internacional desta Polícia, deteve na Suíça de um homem pela presumível autoria de crimes de roubo e de homicídio.
O detido fazia parte de um grupo de três indivíduos que no fim do Verão de 2007, numa zona isolada do barrocal Algarvio, roubaram e mataram a tiro de caçadeira um homem de 25 anos de idade.
A Polícia Judiciária tomou conhecimento dos factos na sequência de ter sido alertada para a existência de um cadáver em adiantado estado de decomposição.
Após aturadas e complexas diligências de investigação, acompanhadas por exames laboratoriais, logrou-se identificar a vitima, localizar os autores do crime e apreender as armas utilizadas.
O detido, de 25 anos de idade, que se encontrava em fuga desde a data dos factos, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medida de coacção tidas por adequadas.

13.º Congresso Português de Obesidade I 19 a 21 de Novembro I Vilamoura




51 por cento dos portugueses tem excesso de peso


Perante o cenário alarmante em que metade da população portuguesa tem excesso de peso (51 por cento), é fundamental organizar as equipas multidisciplinares de intervenção nos cuidados de saúde primários, tendo em vista a prevenção e tratamento da obesidade no país.
Quem o afirma é Alberto Galvão-Teles, médico endocrinologista e presidente do 13.º Congresso Português de Obesidade, que decorre, de 19 a 21 de Novembro, no Hotel Tivoli Marina, em Vilamoura. O congresso, organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), é maior evento médico-científico nesta área clínica que se realiza anualmente em Portugal, juntando cerca de 300 participantes.
Segundo o especialista, a importância dos cuidados de saúde primários é fundamental para a prevenção e tratamento da obesidade, uma vez que é aqui que começa todo o processo de triagem e encaminhamento do doente obeso para os diversos tipos de consultas de especialidade nos hospitais. “É necessário que os médicos e profissionais de saúde tenham maiores conhecimentos sobre esta patologia, as suas comorbilidades e o seu tratamento, e que haja mais nutricionistas e psicólogos a tempo inteiro para acompanhar estes doentes. Perder peso representa para o doente um processo difícil, mantê-lo é ainda muito mais complicado”, salienta o presidente do congresso.
Sob o tema “Obesidade: várias faces, um objectivo”, o congresso pretende, à semelhança das edições anteriores, alertar para a prevenção e tratamento urgente da obesidade. A doença tem aumentado progressivamente no nosso país, motivada pelo estilo de vida, pela alimentação hipercalórica, pelo sedentarismo, pelos elevados níveis de stresse e ansiedade que acompanham os portugueses: cerca de 35 por cento da população portuguesa tem pré-obesidade e 16 por cento apresenta obesidade, ou seja, 51 por cento tem excesso de peso.
Entre as principais actividades que dinamizam os três dias do congresso, destacam-se o lançamento do site interactivo “Peso Certo – Menos Peso, Mais Saúde”, um projecto do Núcleo de Endocrinologia, Diabetes e Obesidade (NEDO), apoiado pelo Abbott Laboratórios, a realização do primeiro fórum do Observatório Nacional da Obesidade e do Controlo do Peso, de três conferências magistrais e de vários workshops temáticos, onde serão abordadas desde “dicas” sobre culinária saudável até questões mais elaboradas como, por exemplo, a colocação em funcionamento de uma equipa multidisciplinar nos centros de saúde e unidades de saúde familiares.

KICKBOXING: Selecção Portuguesa no Pavilhão do Sporting Clube Farense


No dia 21 de Novembro, Sábado, a Selecção Nacional de Kickboxing vai defrontar a Selecção Francesa numa jornada que se espera vibrante e espectacular.

A prova que terá o início às 20 horas, conta com a presença da verdadeira elite de atletas dos dois paises.
O evento terá cobertura televisiva através da SPORTV e os bilhetes (15 €) estão à venda na secretaria do Sporting Clube Farense e nas bilheteiras no dia da prova.