sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cineasta norte-americano lecciona curso de realização e argumento na UAlg

Matt Cimber vai dar um curso de realização e argumento na Universidade do Algarve durante o próximo mês de Outubro. Este curso tem 20 vagas disponíveis, podendo os alunos desenvolver e concretizar as suas ideias, produzindo curtas-metragens sob a direcção do referido cineasta.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro em Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), pelo Departamento de Línguas, Comunicação e Artes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e pela Algarve Film Commission.

As aulas decorrerão todas as sextas (horário pós-laboral) e sábados, a partir do dia 14, no Campus da Penha da Universidade do Algarve.
As pré-inscrições podem ser efectuadas até 31 de Agosto, enviando e-mail com CV para secretaria.ualg@ciac.pt. Já as inscrições decorrem a partir de 1 de Setembro na secretaria da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, no Campus de Gambelas, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Escola da Salema Acolheu Atividades de Sensibilização no Âmbito do Programa da Bandeira Azul

A Escola Primária da Salema recebeu, nos passados dias 1, 2 e 3 de agosto, três palestras informativas e de sensibilização intituladas “Batalha de Lagos e a Praia da Salema”.

Trata-se de um episódio militar, ocorrido nas águas junto à localidade da Salema, no ano de 1759, conhecido por “Batalha de Lagos”, travada entre uma esquadra inglesa e uma francesa – cujo ponto fulcral e terminal ocorreu na zona compreendida entre as Pontas de Almádena e a de Sagres.

As sessões tiveram como objetivo sensibilizar os participantes para a importância do facto (relatando-o detalhadamente e enquadrando-o na estratégia, tática e vida naval da época), bem como dos vestígios materiais que se encontram submersos a cerca de 300 metros do areal (nomeadamente, o navio-almirante da esquadra francesa, L’Océan, de 80 canhões) que colocou a localidade e a sua área envolvente na História Naval mundial. No decorrer das mesmas, foi, ainda, abordada a temática das fortificações da zona, onde se fez referência à sua edificação, guarnição, armamento, tempo de serviço operacional e campos de alcance de fogo.
Nesta iniciativa participaram cerca de 40 pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e indivíduos de uma faixa etária situada entre os 40 e os 50 anos.
Tratou-se de mais uma ação desenvolvida pela Câmara Municipal no âmbito das atividades de educação ambiental 2011, do Programa da Bandeira Azul que este ano tem como tema “Mar, História e Recursos”.

QUARTEIRA: 5º SURFÓREGGAE SUMMER EDITION 2011 ANIMA PASSEIO DAS DUNAS

Passados quatro anos a realizar-se no Calçadão Nascente, o Surfóreggae Summer Edition 2011, que assinala a sua quinta edição, vai decorrer no próximo dia 19 de Agosto, no Passeio das Dunas, junto ao Porto de Pesca de Quarteira.

O evento, que alia as actividades desportivas ao melhor da música reggae, ganha este ano uma nova roupagem, criando-se no recinto áreas lounge e espaços de animação. Durante o dia, as aulas de surf e outras actividades desportivas irão animar a festa.
Em termos musicais, o Festival vai contar com quatro concertos em que os ritmos reggae e afro-beat são os principais ingredientes. Ao projecto luso-angolano Batida, o principal cabeça-de-cartaz, juntam-se os Marrokan, Sons of Revolution e um aftershow com os Stepline Project.

Marrokan

O recinto abre as portas às 21h00
Os bilhetes têm um custo de 6 euros (pré-comprados) e 10 euros (comprados no próprio dia), e vão estar à venda nas aulas de Fitness da “Quarteira Activa”, Ericeira Surfshop (Fórum Algarve e AlgarveShopping), Sun Planet (Fórum Algarve), Yucca Jeans Stores (Loulé) e Optimax (Marina de Vilamoura).
Entre os visitantes será sorteada uma prancha de surf.

VOLTA A PORTUGAL 1ª Etapa - Samuel Caldeira sofreu queda


Esteve hoje na estrada a primeira etapa em linha da 73ª edição da Volta a Portugal. Samuel Caldeira sofreu uma queda, mas volta a alinhar amanhã.
A primeira etapa em linha viveu-se hoje, entre Trofa e Oliveira do Bairro, um trajecto que contou 187.7 quilómetros, onde pelo caminho apareceram três metas volantes, e dois prémios montanha de 4ª e 3ª categoria.
Para Samuel Caldeira o dia não foi de sorte já que sofreu uma queda, atirando-o para fora da discussão nesta etapa que, como já era de prever pelo traçado, foi discutida ao sprint, sendo o atleta da Tavira/Prio um dos favoritos.

Caldeira, apesar de ficar debilitado para lutar por uma vitória no dia de hoje, vai seguir na estrada amanhã: “não fiquei muito bem na altura porque bati com a cabeça no chão, mas fui melhorando aos poucos, agora é tratar dos ferimentos e alinhar amanhã”, avança o sprinter da Tavira/Prio, uma das equipas que assegurou a perseguição à fuga de três ciclistas que se formou durante o percurso.
Relativamente às classificações, o melhor posto da Tavira/Prio coube hoje a David Livramento que cortou a linha de chegada em 16º lugar, com o mesmo tempo do vencedor e novo líder Sérgio Ribeiro (Barbot/Efapel). No balanço geral, Daniel Mestre é quem sobe mais alto nas contas do grupo tavirense, a 11 segundos do topo, seguindose Ricardo Mestre, a 15 segundos.
Começam amanhã as primeiras dificuldades da competição Está prestes a entrar o fim-de-semana recheado de novas emoções e também bastantes dificuldades para o pelotão. Amanhã, sábado, a caravana parte de Oliveira de Azeméis com destino a Santo Tirso, ao
encontro do Monte da Nª Senhora da Assunção.

Esta será já uma jornada com alguns obstáculos, polvilhada de vários prémios de montanha, onde aquele que mais esforço vai exigir aos ciclistas é mesmo o último instalado na meta final, de segunda categoria.

Prio acompanha Volta no carro de apoio da equipa
À semelhança do que aconteceu ontem, as viaturas de apoio da equipa Tavira/Prio receberam mais dois convidados de um dos seus patrocinadores principais – a Prio. Ricardo Coimbra e Carlos Santos acompanharam todas as movimentações da corrida, pedalada a pedalada.
Até ao final da competição, a formação continuará a ser anfitriã de muitos convidados que de uma ou de outra forma apoiam e acarinham toda a equipa e contribuem para que o ciclismo evolua no bom caminho.

No Convento das Bernardas, em Tavira: CARLOS DO CARMO CANTA GRANDIOSO REPORTÓRIO DE FRANK SINATRA

Convidado pelo programa «Allgarve», Carlos do Carmo junta-se à Claus Nymark Big Band para um espectáculo imperdível no próximo dia 11 de Agosto no Convento das Bernardas, em Tavira, no qual vai interpretar alguns dos temas celebrizados por Frank Sinatra.

Aos 71 anos de idade e com mais de 45 de carreira, Carlos do Carmo ainda surpreende quem assiste aos seus espectáculos. Depois de inovar, abrindo novos caminhos ao Fado, é agora altura de dar a conhecer ao grande público a sua versatilidade na música.

Os grandes clássicos do songbook americano, como “Fly Me To The Moon”, “Cheek To Cheek” ou “Come Fly With Me”, da autoria de compositores lendários como Cole Porter, George Gershwin ou Irving Berlin e celebrizados pela voz de Frank Sinatra, serão desta feita interpretados por Carlos do Carmo.
Apreciador de Frank Sinatra desde os anos 60 do século passado, altura em que ouvia com insistência os seus álbuns, Carlos do Carmo desenvolveu o gosto pelo repertório americano e pela interpretação inconfundível deste lendário cantor.
Em 2008 Carlos do Carmo foi convidado para uma pequena participação num concerto da lendária Count Basie Orchestra (CBO), onde interpretou “I’ve Got You Under My Skin” e “You Make Me Feel So Young”. No final do espectáculo, foi abordado por Bill Hughes, maestro da CBO, com o seguinte comentário “Tonight I’ve heard the Man”, em referência à forma aproximada da interpretação destes dois temas de Sinatra. Mais tarde, em 2010, foi convidado para repetir a experiência num espectáculo único e em nome próprio no Pavilhão Atlântico, onde teve oportunidade de interpretar vários dos seus temas preferidos e que foram celebrizados por Frank Sinatra.

FARM. Feira de Moncarapacho já começou

A vila de Moncarapacho recebe, de 4 a 7 de Agosto, a XXI edição da FARM – Feira de Arte, Artesanato, Agricultura e Recreio de Moncarapacho. Quim Barreiros é cabeça de cartaz, no último dia da feira, mas também há folclore, para além de outros géneros musicais, workshops ou tasquinhas e provas de vinhos.

A XXI Feira de Arte, Artesanato, Agricultura e Recreio (FARM) decorre entre os dias 4 e 7 de Agosto, na Escola EB 2,3 António J. Eusébio. Com organização do Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense e da empresa municipal Fesnima, as estrelas musicais deste ano são Six Irish Men (4 Agosto), Virgem Suta (5 Agosto), Folclore (6 Agosto) e Quim Barreiros (7 Agosto).
Com abertura às 19h00 (quinta, sexta e domingo) e às 18h00 no sábado, para além dos concertos, realizam-se workshops, provas de vinhos de quintas do Algarve e degustações de sal, azeite e mel. Também o desporto, como o futsal ou as artes marciais marcam presença durante os quatro dias de certame.
A FARM, que conta com o apoio oficial do Município de Olhão e a colaboração da Junta de Freguesia de Moncarapacho e a Direcção Regional de Agricultura, é o local ideal para desfrutar da riqueza da serra junto ao mar, onde mais de uma centena de expositores mostram o que de melhor se faz nesta zona do Algarve.

TAVIRA SAILING: Campeonato Europeu de 420 - Títulos foram para Itália (femininos) e Grécia (masculinos)


Numa organização Clube Náutico de Tavira, decorreu de 23 a 29 de Julho, o campeonato Europeu da classe 420, no qual participaram 280 velejadores. As regatas decorreram ao largo da costa de Tavira.

Após 9 dias de regatas as melhores classificações ficaram assim ordenadas:
Em masculinos:
1º. - Alexander Kavas, George Kavas, Grécia
2º. - Clovis Leroux, Aymeric Paruit, França
3º. - Jacopo Cunial, Michele Inchiostri, Itália

Em femininos:
1ª. - Cristina Celli, Silvia Morini, Itália
2ª. - Jennifer Poret, Louise Chevet, França
3ª. - Linda Fahrni, Maja Siegenthaler, Suíça

Em destaque ficaram os portugueses Luís Niza e Paulo Baptista entre os 10 primeiros lugares desta prova. “Estamos satisfeitos com o resultado final, era um objectivo lutar pelos lugares de topo. O vento fraco e alguns contratempos nas primeiras regatas condicionaram a chegada aos lugares cimeiros”, refiram os velejadores. A dupla Gonçalo Pires e Nuno Bajanca alcançou o 9º lugar, tendo sido a segunda melhor prestação portuguesa.
Já no grupo feminino as melhores do ranking nacional foram Francisca Martins e Ana Oliveira, que se classificaram bem na última regata do dia, conseguindo trepar a tabela até ao 16º lugar.
“É um projecto ambicioso que não termina aqui, em 2014 já está garantida a organização do campeonato do mundo da juventude - ISAF YOUTH WORLD CHAMPIONSHIP e estamos a analisar a possibilidade de outras candidaturas”, referiu Guilherme Ferreira, Presidente do Clube Náutico de Tavira e responsável pelo projecto Tavira Sailing.

Geraldo de Jesus

Tavira: PAROQUIANOS HOMENAGEARAM PADRE DAVID SEQUEIRA

Para comemorar a passagem dos oitenta anos de idade, ocorrido no passado dia 28 de Julho, um grupo de paroquianos, organizou, no passado domingo, num hotel da cidade, um almoço em que estiveram presentes duzentas pessoas, porque não havia lugar para mais.

Um grupo de jovens, convidou o maestro para dirigir o extinto Coro Gregoriano formado pelo reverendo David Sequeira, assim como o Coral Nova Esperança, também já extinto. Apesar de não haver os necessários ensaios a actuação foi bastante aplaudida.
Luís Horta, leu o vasto curriculum do aniversariante, entregando depois o escrito para sua recordação.
O Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho deu os parabéns em nome do Município e lançou um repto: - Para o ano, na sexta-feira Santa, contamos com o Coro Gregoriano na Procissão.

O Reverendo Sequeira referiu-nos que uma das aspirações de Cristo foi a unidade, para que todos estejam em paz. “Esta comunidade de fiéis, aos quais pertencemos, encontra-se muito dividida. Penso que uma das piores crises da Igreja é a divisão, às vezes em pequenos núcleos. Quando o Bispo, D. Manuel Madureira Dias, me convidou a tomar conta de Santa Maria era para acabar com aquela rivalidade entre Santiago e Santa Maria. Criou-se a comunidade de Tavira que se mantém e que no futuro será realmente a que nos levará à unidade, embora seja difícil”.

Falando sobre o convite. “Já não tenho possibilidades logísticas, não pessoais, de dar uma resposta afirmativa. Os tempos são outros. As dificuldades são muitas. As pessoas que hoje cantaram estão dispersas. Uns trabalham, outros estudam, estão fora de Tavira. É muito difícil. Há uma expressão que eu gosto muito de utilizar: Tudo passa, tudo afrouxa, tudo parte. Só o que não deve partir, é o nosso amor, ao fazermos a vontade de Deus, nos nossos irmãos”.


Geraldo de Jesus
.