sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Escola da Salema Acolheu Atividades de Sensibilização no Âmbito do Programa da Bandeira Azul

A Escola Primária da Salema recebeu, nos passados dias 1, 2 e 3 de agosto, três palestras informativas e de sensibilização intituladas “Batalha de Lagos e a Praia da Salema”.

Trata-se de um episódio militar, ocorrido nas águas junto à localidade da Salema, no ano de 1759, conhecido por “Batalha de Lagos”, travada entre uma esquadra inglesa e uma francesa – cujo ponto fulcral e terminal ocorreu na zona compreendida entre as Pontas de Almádena e a de Sagres.

As sessões tiveram como objetivo sensibilizar os participantes para a importância do facto (relatando-o detalhadamente e enquadrando-o na estratégia, tática e vida naval da época), bem como dos vestígios materiais que se encontram submersos a cerca de 300 metros do areal (nomeadamente, o navio-almirante da esquadra francesa, L’Océan, de 80 canhões) que colocou a localidade e a sua área envolvente na História Naval mundial. No decorrer das mesmas, foi, ainda, abordada a temática das fortificações da zona, onde se fez referência à sua edificação, guarnição, armamento, tempo de serviço operacional e campos de alcance de fogo.
Nesta iniciativa participaram cerca de 40 pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e indivíduos de uma faixa etária situada entre os 40 e os 50 anos.
Tratou-se de mais uma ação desenvolvida pela Câmara Municipal no âmbito das atividades de educação ambiental 2011, do Programa da Bandeira Azul que este ano tem como tema “Mar, História e Recursos”.