segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Grupo Naval de Olhão Vice-campeão de Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado


Camané (centro), um presidente feliz do GNO, com os seus campeões
Entre os 11 clubes inscritos, provenientes de cinco países, o Grupo Naval de Olhão (GNO) levantou o troféu do segundo lugar da competição na cerimónia de entrega de prémios que decorreu na sexta-feira, na Estalagem do Sado, em Setúbal.
O primeiro lugar do III Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado, que decorreu entre os dias 4 e 11, ao largo da costa de Setúbal, foi conquistado pela equipa da casa, o Clube Companhia dos Mares.
A equipa setubalense, organizadora da prova, em colaboração com a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar e com o apoio da Autarquia, bateu uma das formações favoritas, que incluía dois dos anteriores campeões do mundo, os italianos Marco Volpi e Paolo Volpini, que ficaram, nesta edição, no terceiro lugar do pódio.
“Estamos todos de parabéns. Foi um excelente campeonato, cheio de adrenalina e de peixe”, congratulou-se Carlos Motaco, do Clube Companhia dos Mares.
Mais de 4700 capturas de peixe, das mais variadas espécies, como sarguetas, besugo e pargo, foram validadas no campeonato que envolveu mais de meia centena de atletas.
A competição, que decorreu a uma distância a cerca de hora e meia da costa de Setúbal, integrou ainda, além de Portugal e Itália, equipas da Alemanha, da Espanha e do Cazaquistão.
O IX Troféu Bocage de Pesca Desportiva, prova paralela ao campeonato do mundo, inicialmente agendado para ontem, dia 12, foi entretanto adiado, com data ainda por anunciar, para Outubro, mês em que o Clube Companhia dos Mares comemora o 10.º aniversário.

Luís Gomes apresenta trabalho realizado em Vila Real de Santo António, na Ilha do Sal


Fórum para Construção das Cidades

Luis Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, irá participar no Fórum para a Construção das Cidades, que se realizará na Ilha do Sal, em Cabo Verde, onde apresentará o trabalho realizado em Vila Real de Santo António nas áreas da saúde, educação e promoção social.
Esta participação surge no seguimento do convite feito pela Câmara Municipal do Sal, enquanto organizadora do encontro, que reconheceu na autarquia Vila-realense competência para se pronunciar sobre os assuntos acima referidos, devido ao bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no município.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, “este convite foi aceite com muito orgulho, uma vez que reflecte o reconhecimento, por parte da Câmara Municipal do Sal, do bom trabalho que temos vindo a desenvolver no concelho nas áreas da saúde, da educação e do apoio aos mais desfavorecidos. Trabalho esse que resultou na melhoria efectiva das condições de vida dos nossos munícipes e que, como vem comprovar este convite, é encarado como um modelo a seguir por outras autarquias”.
Com data marcada para os dias 16 e 17 de Setembro, o Fórum para a Construção das Cidades pretende ser um grande evento municipal focado no processo de construção das cidades do Sal, tendo em vista a resposta aos desafios provocados pela expansão urbana, pela densificação populacional e pelo desenvolvimento económico.
Será, pois, um espaço de participação e envolvimento dos poderes constituídos, empresas, serviços, comunidade, cidadãos da Ilha e ainda representantes das cidades em construção, que visa a procura de consensos alargados no que diz respeito ao Processo de Construção das Cidades, bem como a obtenção de subsídios para esse efeito.

QUARTEL DA ATALAIA, EM TAVIRA - COM ACTIVIDADES VIRADAS PARA A POPULAÇÃO CIVIL




Remonta ao século XII a existência de unidades militares na cidade de Tavira. O chamado Quartel da Atalaia, foi mandado construir em 1795 pela Rainha D. Maria I, conforme se lê na lápide colocada por cima do portão principal, tendo sido o mesmo propositadamente construído para o Regimento de Infantaria de Tavira. No Quartel da Atalaia aquarteladas várias unidades como o regimento de Infantaria nº. 4 (desde 1806) o Batalhão de Caçadores nº. 5 (1838 a 1847) e o Regimento de Caçadores nº. 4 (1884 a 1899).
A partir de Setembro de 1939 ai passam a ser ministrados os Cursos de Sargentos Milicianos. Em 1948 passa a funcionar como Unidade independente denominando-se Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria (CISMI). Extinto o CISMI, em 1975 passa à dependência do Regimento de Infantaria de Faro alterando novamente o seu estatuto em 1 de Agosto de 1993, passando a constituir-se como Centro de Instrução de Quadros (CIQ). Desde Julho de 1996, encontra-se em funcionamento no Quartel da Atalaia, o Centro Militar de Férias de Tavira (CMFT), destinado a praças (RV/RC).
Em 1 de Abril de 2008 o Quartel da Atalaia é ocupado pelo Regimento de Infantaria nº. 1.

EXPOSIÇÕES E DEMOSNTRAÇÃO EQUESTRE

No passado dia 10 de Setembro, o Quartel da Atalaia, abriu as portas para a inauguração das exposições de Artes plásticas “Artalaia”:
- Arte ao Vento, dos artistas, Catarina Costa Cabral, Colin Howe, Edwin Hagendoom, Isabel Macieira, Justine Albronda, Margarida dos Santos, Matthij Warner, /Oivind Bergerud. Rachel Ramirez, Sara Vapaos, Teresa Ramos e Tor Hognestad.
- Tavira Militar – Exposição Cartográfica com base nos levantamentos e plantas realizados, nos séculos XVII e XIX, pelos oficiais do Real Corpo de Engenheiros do Exército Português, apresentados pelo Tenente-Coronel de Engenharia, José Berger.
- Retrospectiva dos 50 anos de pintura de Mário Silva
- Demonstração do Real Picadeiro
Presentes na cerimónia, entre outros convidados, oficiais superiores e famílias, Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, Presidente do Município de Tavira, Jorge Botelho.
Com a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante a visita à exposição, comentámos:
- Vir a um quartel ver uma exposição destas…
- Penso que é uma iniciativa louvável, a todos os títulos. Deixamos de ter as portas fechadas do quartel. Depois, porque os militares demonstram a sua apetência pela pintura e o seu valor cultural. Isto demonstra que o Senhor Comandante do RI 1 é uma pessoa com uma visão da vida. Eu diria que não é muito natural nas nossas Forças Armadas (FA). Nele quero fazer aqui este registo. Não é muito normal virmos a quartéis ver iniciativas destas. É uma abertura à comunidade civil, a melhor forma de darmos a conhecer aquilo que são as FA e, de facto, o Exército está de parabéns. O RI 1 está de parabéns.
- Os quartéis hoje, têm uma missão diferente. Estes eventos poderão servir de chamariz para aqueles que pretendam enveredar pela carreira militar.
- Obviamente. Hoje, com o facto do cumprimento ser voluntário, por se abrirem as portas, para se ver uma outra forma de estar, uma outra forma de viver dentro destes muros, provavelmente vai ganhar mais apetência nos mais jovens para ingressarem nas FA. Isto revela, se calhar, uma revolução de mentalidades. É esta revolução de mentalidades que mostra que nós temos umas FA modernas, com uma missão estratégica completamente diferente daquilo que havia à uns anos atrás.
Ao Coronel Pereira da Silva, Comandante da Unidade, referimos:
- Um dia diferente no Regimento de Infantaria 1…
Espero que seja o primeiro de muitos. Porque eu espero ser considerado um parceiro cultural a par de outras Instituições no Algarve e principalmente em Tavira. Portanto, espero que seja a minha primeira marca pois é esse o meu objectivo. Como sabe, temos um programa que vai ser até ao dia 27 de Setembro e terminará com um concerto do Rão Kyao.
Estou a iniciar um ciclo de conferências sobre o “Algarve e as Invasões Francesas” a que se seguirá um outro “O Algarve na Guerra Peninsular”. Vai sair em livro que será também o contributo histórico da minha Instituição – Exército – em conjunto com a Universidade do Algarve. Isso será também algo para avançar aqui com a construção de um museu que eu quero que seja o “Algarve Militar”.
- As entidades oficiais e os oficiais superiores que aqui estiveram marca bem a diferença dos quartéis do passado, para os actuais.
- A Instituição é a mesma. Está é mais aberta à cultura e a outro tipo de actividades. Os paradigmas são outros. Hoje trabalhamos com tropa voluntária. Podemos chamá-los e a cultura também gosta que se chame alguém. Foi talvez o que me levou para a Instituição Castrense. Foram os cavalos que é uma grande paixão que eu tenho pela demonstração equestre e como eu muita outra gente pode vir para a Instituição por outros motivos que não só o castrense e depois acabamos por ficar.
Na parte final da nota de abertura, assinada pelo Comandante do RI 1, pode ler-se: “Esperemos que o conceito “Artalaia” continue a desenvolver-se no futuro e que venha a ser considerado, como pretendemos, parte importante do programa cultural Algarvio que tanto carece de iniciativas deste género”.
As actividades previstas são:
- Dia 17 de Setembro, pelas 21H30, concerto pela Orquestra Sinfónica do Exército, na Praça da República
- Dia 18 de Setembro, pelas 14H00, encontro de Artes Plásticas ao vivo – Praça da República: Grupo Coral de Tavira, Grupo Folclórico de Faro, Corpo de Hoje e Grupo Musical Santa Maria
- Dia 21 de Setembro, pelas 09H30, Ciclo de Conferências subordinado ao tema “O Algarve e as Invasões Francesas”, auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.
- Dia 27 de Setembro, pelas 10H30, cerimónia Militar da Comemoração do Dia da Unidade, no Jardim Municipal, junto à Praça da República em Tavira.

Geraldo de Jesus
(jesus.geraldo@gmail.com)

“Feira de Stocks dinamizou comércio local na Baixa de Tavira”



Organizado pela Associação Baixa de Tavira, com o apoio do Município de Tavira, decorreu de 3 a 5 de Setembro, na Rua do Cais, junto ao Jardim do Coreto, a 2ª Edição da Feira de Stocks.
O evento, visitado por largas centenas de visitantes que aproveitaram para comprar grandes marcas a preços reduzidos., constituiu uma importante ferramenta de promoção do comércio local.
O sucesso desta iniciativa deveu-se essencialmente à grande diversidade dos produtos expostos, nomeadamente roupa e acessórios, bijutaria, calçado, bicicletas, artigos decorativos, ópticos e de papelaria, entre outros.
De acordo com as opiniões da maioria dos comerciantes esta feira permitiu não só o escoamento dos stocks, como também foi um importante meio de divulgação dos seus produtos/serviços.
A animação esteve a cargo do Município de Tavira, através do projecto “Arraiais do Mundo”.
Esta iniciativa foi co-financiada pelo programa MODCOM, promovido pelo Ministério da Economia e Inovação, Direcção-Geral das Actividades Económicas e IAPMEI.
Geraldo Jesus

Em Olhão: Nanook volta a animar o “Domingo ao pôr do sol”



No próximo dia 19, Nanook volta a animar o “Domingo ao pôr do sol” promovido pelo Cantaloupe Café nos Mercados de Olhão.
Nanook é um cantautor português sediado em Faro, ele descreve a sua música como um produto que assenta em influências de Bob Dylan, Tom Waits, Beatles e Rolling Stones entre outros.
“Encontra-se na música que pratica, uma mistura de reggae, blues, rock e folk sem nunca perder as raízes da música tradicional portuguesa - O Fado.
Nanook apresenta-se em palco a solo ou com banda e até à data participou em vários festivais do País em palcos secundários. Em 2007 lançou o seu álbum de estreia "Step by step" e apresentou-o nas principais cidades portuguesas e espanholas, como Lisboa, Faro, Porto, Coimbra, Granada, Sevilha ou Barcelona e em outros países da Europa como Croácia, Eslovénia e Itália. Ao vivo poderá esperar a magia do blues misturada com estilos como o reggae, o folk ou o rock'n'roll...
Domingos ao Pôr-do-sol” decorre semanalmente a partir das 18 horas e prolonga-se até finais do mês de Setembro.
A entrada é livre.

ARCHIE SHEPP COM NOTAS DE JAZZ EM ALBUFEIRA





Lenda multifacetada deu espectáculo
O mestre do saxofone actuou ontem em Albufeira, num concerto singular de cariz social. Archie Shepp deu provas da sua genialidade, transpirando notas de jazz e revelando as suas raízes africanas.
O Parque da Alfarrobeira foi o cenário escolhido para receber a lenda da música jazz afro-americana Archie Shepp. Aos 73 anos, o compositor, cantor, saxofonista, dramaturgo e pianista actuou ontem em Albufeira, em mais um momento Allgarve de grande qualidade.
O histórico patriarca do jazz trouxe consigo o encanto de África, presente no seu estilo musical intenso que combina o Free Jazz, Blues, Rhythm N’ Blues e frequentes passagens pelo Bop. O seu carisma e mestria conquistaram as centenas de pessoas que assistiram ao espectáculo.
Refira-se que o concerto teve uma vertente social, ao convidar o público a oferecer um donativo a favor da APEXA -Associação de Apoio a Pessoa Excepcional do Algarve. Esta Instituição visa contribuir, através da sua acção social e conjunto de serviços prestados, para a inclusão na comunidade das pessoas com necessidades especiais ou em desfavorecimento social da região.

VR Stº António: O figo, a amêndoa e a alfarroba no barrocal Algarvio


Com o historiador António Rosa Mendes e produtores locais - 18 Setembro- Ponto de encontro: 9.30 em Santa Rita
Os campos do Algarve, escrevia por volta de 1750 Damião Faria e Castro (um dos raros escritores algarvios no século XVIII), produzem “inumerável quantidade de figos, passas, amêndoas…”. E noutro passo, referindo-se ao figo, assinala a “muita abundância deste fruto, que é a produção principal do Reino do Algarve”. Assim sempre fora e assim continuaria a ser.
Colhido no Verão, o figo ficava a secar no almanxar (termo que é inútil procurar nos dicionários, vem do árabe, al-manxar). Depois, quando não ia para o fumeiro, era enseirado – isto é, metido em seiras, pequenos cestos, e aí calcado; por cima, umas folhinhas de funcho, planta aromática e conservante. Trabalho feito por mulheres, elas é que enseiravam. Matava a fome à pobreza. Perguntem quantos, mas quantos!, saíam manhã cedo para a labuta só com uma machinha de figos no fundo da algibeira…
Passos Contados... porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta quarta edição iremos à descoberta das plantas e dos seus antigos usos na medicina e alimentação; das heranças islâmicas nas formas de construir e habitar; de antigos caminhos, muros e valados; vamos durante a noite ouvir lendas sobre os antigos medos de bruxas e lobisomens; com os pés na água vamos apanhar e conhecer os bivalves da Ria Formosa; já no final do Verão vamos colher figos, e compreender a sua importância, a par da amêndoa e alfarroba, na história local; terminaremos com um percurso geológico sobre alterações no uso e ocupação do território.

Tavira: Autarquia promove visitas às Igrejas


No âmbito das Jornadas Europeias do Património e da exposição “Tavira, Cidades das Igrejas” (patente na Casa André Pilarte até dia 09 de Outubro), a Câmara Municipal de Tavira convida a conhecer e a explorar a história de alguns dos principais templos da cidade, nos dias 18, 24 de Setembro e 01 de Outubro, pelas 18h00.
Sob a orientação de Francisco Teixeira, Historiador de Arte da Universidade do Algarve, e de Daniel Santana, Historiador de Arte do Museu Municipal de Tavira, realiza-se, no dia 18 de Setembro, a visita às igrejas de Santa Maria do Castelo, Santiago e ao Convento de Nossa Senhora da Graça, cujo ponto de encontro está marcado na Igreja de Santa Maria do Castelo (Largo Dr. Jorge Correia).
No dia 24 de Setembro, é a vez das Igrejas de São Francisco, São José e Ermida de São Sebastião. A acção terá a orientação dos historiadores Marco Sousa Santos e Daniel Santana. Segue-se, pelas 19h00, na Ermida de São Sebastião, o lançamento do livro “Tavira, Cidade das Igrejas”, numa edição da Câmara Municipal de Tavira.
Também, no dia 01 de Outubro, os historiadores Marco Sousa Santos e Daniel Santana revelam os encantos da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, da Ermida de São Brás e da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (ou São Paulo).
Para mais informações, deverão os interessados contactar o Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira:
Telef.: 281 320 500 (ext. 324)
Fax.: 281 322 888
E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt

Faro no roteiro das grandes maratonas internacionais




Foi apresentada hoje na Câmara Municipal a primeira Eco-Maratona do Algarve que se realizará no próximo dia 10 de Outubro, no concelho de Faro. A Maratona do Algarve nasceu da iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Faro, da Associação de Atletismo do Algarve e da Xistarca, empresa especializada em eventos desportivos que é responsável pela organização da Maratona de Lisboa, desde 1986 e a organização convidou para madrinha deste evento a campeã olímpica Rosa Mota.
A cidade de Faro a edição inaugural da Maratona do Algarve, que visa, entre outros objectivos, inscrever o seu nome no roteiro das grandes maratonas populares que têm lugar, regularmente, nas grandes capitais e principais centros turísticos, movimentando mais de quatro milhões de praticantes em todo o mundo.
As condições climatéricas da região, juntamente com a sua riqueza paisagística, são fortes argumentos para tornar a Maratona do Algarve numa das mais atractivas do diversificado calendário internacional, podendo tornar-se, a curto prazo, num dos eventos âncora da região.
Inscrita desde já na Associação Internacional dos Organizadores de Maratonas (AIMS), que congrega mais de três centenas de provas do género em todo o mundo, a Maratona do Algarve nasce no ano em que se comemoram os 2500 anos (490 A.C.) da legendária Batalha de Maratona.
Fazendo jus aos princípios que a caracteriza, a Maratona do Algarve quer associar-se, igualmente, ao espírito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, apresentando-se como uma das primeiras maratonas, em todo o mundo, em que serão adoptadas todo o tipo de práticas que permitam compatibilizar a eficácia organizativa com a responsabilidade perante o ambiente e a sociedade.
A Maratona tem a partida marcada para as 9 horas na Pista de Atletismo da Câmara Municipal de Faro, desenrolando-se em duas voltas a um circuito que percorre as principais artérias da cidade e depois se alarga pela parte rural do concelho, passando sucessivamente por Mar e Guerra, Patacão, Bela Salema e Conceição, conforme mapa em anexo.
Do programa das provas, para além da Maratona (42,195 km), fazem parte também uma Meia-Maratona, com partida às 10.20 h e a anteceder, às 9.45 h duas provas de marcha/corrida nas distâncias de 6 000 e 10 000 metros, respectivamente, abertas a toda a população mediante inscrição prévia.
Até ao momento, quando falta cerca de um mês para a realização da prova, já confirmaram a sua inscrição mais de três centenas de concorrentes, entre os quais meia centena de estrangeiros, provenientes de Espanha, França, Suécia, Estados Unidos e África do Sul, entre outros países.
Consulte o site oficial do evento: www.algarve-marathon.com

”Visões do Sul” trazem cinema a Portimão


A Mostra Internacional de Cinema de Portimão “Visões do Sul” está de regresso para a sua segunda edição. De 26 a 31 de Outubro vão ser exibidos filmes que têm como inspiração a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, assim como a ideia de cruzamento de culturas sustentada no carácter cosmopolita da cidade de Portimão.
As “Visões do Sul” 2010 inserem-se nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, cujas viagens pelos países do Mediterrâneo têm servido de inspiração para esta mostra de cinema, que teve a sua primeira edição em 2008.
Durante os seis dias da mostra serão exibidas 12 longas metragens seleccionadas pela Associação Zero em Comportamento que incluem documentário e ficção. Cada filme vai ser apresentado por um convidado, proveniente de diversas áreas da sociedade portuguesa, da cultura à política. Esta é uma forma de proporcionar um outro olhar sobre o cinema, enquanto espaço de reflexão e partilha de experiências pessoais relacionadas com as obras, propiciando um encontro com o público.
As “Visões do Sul” são organizadas pelo Município de Portimão/Museu de Portimão, em colaboração com a Associação Zero em Comportamento e pretendem afirmar-se como um evento de referência no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema.
BIOGRAFIA Manuel Teixeira Gomes
Manuel Teixeira Gomes nasceu a 27 de Maio, em 1860, em Portimão. Foi o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa, exercendo funções de 6 de Outubro de 1923 a 11 de Dezembro de 1925.
Autor de obras literárias das quais se destacam "Gente Singular" (1909), "Novelas Eróticas" (1935) e "Maria Adelaide" (1938) é considerado um dos grandes estilistas da língua portuguesa da primeira metade do século XX.
Viajou, a título profissional, pela Europa, norte de África e Médio Oriente o que alargou consideravelmente os seus horizontes culturais.
Faleceu a 18 de Outubro de 1941, na Argélia.

O MUSEU

Situado na antiga fábrica de Conservas La Rose, o espólio do Museu de Portimão inclui património industrial, naval, arqueológico, etnográfico e subaquático, mas também a colecção do portimonense Manuel Teixeira Gomes (Presidente da República entre 1923 e 1925), arquivos documentais/fotográficos, testemunhos orais e histórias de vida.
Inaugurado em Maio de 2008, o Museu de Portimão foi congratulado este ano com o Prémio Museu Conselho da Europa 2010.

São Brás de Alportel Abre as Portas ao Novo Ano Lectivo




Em início de um novo ano lectivo, o Município de São Brás de Alportel abre as portas a um novo ciclo escolar, dando as boas vindas a todos os professores e educadores no próximo dia 15 de Setembro, numa cerimónia que terá lugar no Cine-Teatro São Brás, pelas 17h00.
A Cerimónia de Abertura do Ano Lectivo 2010/2011 é já uma tradição que se repete ano após ano, para assinalar o início de mais um ano escolar, nesta edição numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de São Brás e do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
A sessão contará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio da Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Violantina Hilário e do Director Regional de Educação do Algarve, Luís Correia, que farão a recepção aos professores e educadores, dando a conhecer os recursos educativos do município. Esta sessão abre uma vez mais as portas mágicas do mundo do saber para mais um ano lectivo dinâmico, repleto de actividades e novas experiências.
A educação é um dos pilares fundamentais da acção autárquica no município, primeira das prioridades na gestão municipal, reconhecida como pedra basilar na edificação de uma comunidade mais desenvolvida. Um ensino de excelência é fundamental para assegurar o desenvolvimento humano e a qualidade de vida que a autarquia defende, para assegurar o bem-estar das famílias e formar os cidadãos de amanhã, capazes de enfrentar os desafios do futuro. Tendo por base esta perspectiva, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel tem vindo a investir continuamente na requalificação e ampliação do parque escolar, um dos mais modernos e bem equipados do Algarve, na ampliação e melhoria dos serviços de apoio à educação, e no desenvolvimento de actividades para um ensino de qualidade que permita às crianças e jovens do concelho um crescimento pleno e saudável. A educação é mesmo o centro de toda a estratégia de acção da autarquia, responsável por assegurar actividades de enriquecimento curricular a todos os alunos das escolas do concelho; pelo transporte diário de mais de 400 crianças e jovens que frequentam todos os níveis de ensino, com recurso a uma frota moderna e ajustada às necessidades dos estudantes; e pela distribuição de mais de 600 refeições, nutricionalmente equilibradas, para todas as escolas, sendo a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil preocupações centrais da política educativa do município.
Esta política é complementada com alguns serviços, tais como o Gabinete Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente, integrado no Serviço Municipal de Psicologia, assegurado pela Câmara Municipal, com a colaboração do Agrupamento de Escolas, com o objectivo de avaliar e ajudar as crianças e jovens com apoio psicológico e acompanhamento; nomeadamente em situações que dificultem o processo educativo dos alunos; bem como promover acções de prevenção de comportamentos de risco e contribuir em geral para uma escola activa e de sucesso.
O trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal, motor de toda uma Rede de Bibliotecas do concelho, em particular na sua acção de promoção da leitura é outra das frentes desta política educativa, auxiliada ainda pelo trabalho de outros serviços que complementam um ensino que se pretende diversificado e propiciador de uma aprendizagem de competências. Este é caso do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, que no seio do seu Serviço Educativo, constitui um excelente complemento na área da história e do património e do Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” que coordena todo o trabalho na área da educação ambiental, um dos eixos mais importantes da educação para a cidadania.
Educação fundamental para o município de São Brás de Alportel, um dos precursores do processo de Orçamento Participativo em Portugal, que colocou em marcha o Orçamento Participativo de Crianças e Jovens, uma excelente escola de democracia, onde os mais pequenos podem “brincar” à gestão autárquica, com uma experiência enriquecedora e participativa.

Museu de Portimão participa em encontro na Finlândia



Workshop “Arte, Ciência e Património – Projectos Interdisciplinares de Museus nas Comunidades Locais”
O Museu de Portimão como detentor do galardão “Prémio Museu do Conselho Europa 2010” vai ser uma das comunicações em destaque no Workshop “Arte, Ciência e Património – Projectos Interdisciplinares de Museus nas Comunidades Locais”, uma iniciativa do Fórum Europeu dos Museus, em cooperação com a Direcção da Cultura e do Património Natural e Cultural do Conselho da Europa, que se realiza em Turku, na Filândia de 15 a 18 de Setembro.
Como resultado da crescente visibilidade internacional, conferida pelas diversas distinções que têm sido atribuídas nos últimos dois anos e pela qualidade das suas actividades, o Museu de Portimão tem vindo a receber vários convites para a apresentação do seu projecto, junto da comunidade museológica e académica nacional e internacional.
Desta vez será perante uma plateia onde vão estar reunidos representantes de museus de vários países da Europa, onde a apresentação do projecto do Museu de Portimão, enquanto museu português convidado, será o ponto de partida para a discussão do grupo de trabalho que reflectirá sobre o papel dos Museus Locais, como elementos e parte integrante da narrativa e da história europeia mais contemporânea.

V Encontro de Tradições de São Brás de Alportel



As tradições do Algarve genuíno marcaram encontro em São Brás de Alportel numa grandiosa noite de música, teatro e animação para relembrar e viver costumes de antigamente.
O V Encontro de Tradições de São Brás de Alportel, que teve lugar na noite do passado sábado, dia 11 de Setembro, no Cine-Teatro São Brás voltou a juntar em palco memórias de outros tempos, vividos no canto e nos passos de dança a lembrar quotidianos difíceis intercalados com a alegria das modas e usos que sempre fizeram parte da cultura algarvia.
Iniciativa do Rancho Típico Sambrasense, que tem por missão preservar as tradições da cultura algarvia, e contando desde sempre com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, o Encontro de Tradições realiza-se desde 2001, com o objectivo de passar o testemunho cultural do passado às novas gerações e abrir portas a tradições de outras terras.
Criado em 1993 por um grupo de são-brasenses, entusiastas do folclore, o Rancho Típico Sambrasense procura manter vivas as tradições do barrocal e da serra algarvia, mediante o uso de trajes tradicionais das primeiras décadas do século XX e a interpretação de canções e danças de outrora.
Na edição deste ano, o encontro contou com 3 momentos diferentes protagonizados pelo folclore, com o grupo anfitrião - Rancho Típico Sambrasense; o canto, com a presença do Grupo de Cantares da Serra de São Mamede das Amoreiras; e o teatro, com uma divertida apresentação teatral “Mê menine…e o tê pai?”.
O cante ao baldão e a despique, apresentado pelo Grupo de Cantares da Serra de São Mamede, foi um dos momentos altos da noite, trazendo a palco uma antiga tradição que noutras eras juntava um grupo de amigos para cantar de improviso, ao som da viola campaniça. Entre um copo de água ou de vinho, os cantadores improvisavam quadras e dizeres ao longo de uma noite de despique, durante a qual se tentava provar ser o melhor a improvisar e a cantar.
O encontro fechou com humor à moda de Olhão, cidade do mar e da Restauração, com a peça “Mê menine…e o tê pai?”, um retrato da vida quotidiana de 2 pescadores que, “enquanto remendam as redes, se queixam, entre risos da vida, das dores da alma e do corpo”. Interpretada por Joaquim Parra e João Evaristo, esta encenação reflecte a história dos pescadores de Olhão com situações, a utilização da pronúncia típica, as expressões e os gestos típicos da comunidade olhanense.
Ao fim de uma noite dedicada às raízes culturais que formam a identidade de um povo, o V Encontro de Tradições de São Brás de Alportel promete regressar em 2012 com mais tradições que ilustram um passado que se quer manter vivo no presente.