sábado, 17 de julho de 2010

PRÉ-ÉPOCA DE FUTEBOL PASSA POR ALBUFEIRA


Mais de 2000 adeptos e 50 jornalistas acompanham equipas britânicas
Nos próximos dias, o concelho vai ser o centro do futebol no Algarve. Estão previstos vários jogos entre equipas portuguesas e inglesas que escolheram a região para prepararem a nova época desportiva. Mais de 2000 adeptos e meia centena de jornalistas acompanham os diversos jogos. O retorno económico estima-se em 2 milhões de euros.
São vários os clubes ingleses que se encontram no Algarve a realizar os seus estágios desportivos de preparação para a época 2010/11. Cardiff, Brighton, Sunderland e Hull City irão participar em diversos encontros amigáveis que terão como palco o concelho de Albufeira.

Já este sábado, dia 17 de Julho, o Estádio da Nora, em Ferreiras, servirá de cenário à partida entre o Portimonense e o Cardiff, com início marcado para as 19h00.

No dia 21 de Julho, será a vez do Sunderland defrontar o Brighton. Os “Black Cats,” que disputarão a Summer Cup com o Benfica, preparam os seus atletas neste jogo que decorrerá no Estádio Municipal, pelas 21h00.

O Brighton volta a jogar no dia 24, frente ao Portimonense, no Estádio da Nora, às 19h00. Ainda no Sábado, o Sunderland mede forças com o Hull City, às 20h30, no Estádio Municipal.

O grande momento destes encontros acontece no dia 27 de Julho, com o Albufeira Summer Cup, que junta o Benfica e o Sunderland num confronto agendado para as 21h15, no Estádio Municipal.

De salientar que as equipas britânicas trouxeram cerca de 2000 adeptos, maioritariamente famílias que aproveitam para acompanhar a pré-época dos seus clubes e desfrutar do verão na cidade. A estadia média destes adeptos é de 7 noites.

No plano mediático, são mais de meia centena de jornalistas estrangeiros que se deslocaram a Albufeira para realizar a cobertura dos estágios e acompanhar a Summer Cup que, recorde-se, será transmitida para Portugal e Inglaterra. Número que ultrapassará a centena nos dias dos jogos e treinos do Benfica, em Albufeira.

No total, estima-se que o retorno económico deste conjunto de jogos atinja valores próximos dos 2 milhões de euros. Para além dos turistas ingleses que acompanham as suas equipas, muitos são os portugueses que marcarão presença no Estádio Municipal para assistir à partida entre as Águias e a equipa inglesa da “Premier League”.

Deputado Miguel Freitas considera importante requalificação EN 125


Miguel Freitas considera que requalificação da EN125 é o “primeiro passo” para resolver défice de acessibilidades na região
O Deputado do PS considera “muito importante para o Algarve” a decisão do Tribunal de Contas em atribuir o visto prévio ao contrato de concessão rodoviária do Litoral Algarve, permitindo assim desbloquear a obra da EN 125, mas defende que “este é apenas um primeiro passo para resolver o défice da região em matéria de mobilidade e transportes”.
“É uma vitória da confiança e uma excelente notícia para o Algarve, sendo agora importante que a obra avance rapidamente para que, daqui a dois anos, a EN125 possa estar totalmente requalificada” considera o Deputado socialista, reagindo à decisão do Tribunal de Contas que visou o contrato da concessão rodoviária, viabilizando assim a concretização de um vasto conjunto de intervenções na EN 125.
O parlamentar e Presidente do PS Algarve considera esta uma “obra fundamental” para a melhoria da circulação na região e um dos principais compromissos do seu partido para com o Algarve, mas salienta que “é necessário assegurar também bons transportes públicos que constituam uma alternativa à utilização do automóvel”.
“Defendemos na última legislatura o avanço de uma obra estruturante de requalificação de toda a EN 125, de forma a melhorar as ligações entre concelhos e possibilitar uma boa opção para aqueles que fazem pequenas deslocações. Agora é fundamental concretizar imediatamente a criação de uma Entidade Regional de Transportes, que elabore e promova um Plano de Mobilidade para a região”, refere o Deputado do PS.
Miguel Freitas manifesta ainda a sua total confiança no prosseguimento natural deste processo, sem mais impedimentos ao avanço de uma obra estratégica para a dinamização da economia regional e para a criação de mais de 3.000 postos de trabalho.

Encontro com o Movimento Associativo


Na próxima quinta-feira, 23 de Julho, pelas 12h00, na Pousada da Juventude de Tavira, as Associações Juvenis e Estudantis vão reunir com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, para assinar os “Termos de Adesão” de apoio ao Movimento Associativo, para a Região do Algarve, inseridas num apoio anual de 7.400.000,00€.
Enquadramento: O Movimento Associativo abrange actualmente em Portugal, um universo 694 mil associados (inscritos no RNAJ – Registo Nacional de Associativismo Juvenil). Envolve anualmente nas suas actividades cerca de 1 milhão de jovens participantes. Afirmam-se como autênticas escolas de cidadania, vocacionadas para o trabalho cívico e voluntário, actuando na prossecução de fins sociais fundamentais, dos quais destacamos a defesa do ambiente, a ajuda humanitária e defesa dos Direitos Humanos, a inserção e inclusão social dos jovens e a promoção de cultura.
Em Portugal temos associações actuando no campo da ajuda humanitária por exemplo no Haiti, ou em projectos de solidariedade em Timor.
Este trabalho voluntário é realizado após as horas de trabalho e nos fins-de-semana, apoiado em redes próprias de informação (sites, publicações e revistas) que pretendem motivar cada vez mais adeptos para a sua causa..
O Movimento Associativo é o “berço” dos empreendedores e decisores sociais, fomentando um contacto directo com o mundo da gestão (através da realização das suas actividades) e da formação de identidade social, cultural e política.
O Associativismo está a crescer em Portugal, sendo que desde 2008 até à presente dada foram criadas 340 novas associações de jovens, podendo contar-se actualmente 1613 registos de associações de jovens. O Instituto Português da Juventude apoia actualmente o Movimento Associativo com cerca de 30% do seu Orçamento Anual.