sábado, 26 de fevereiro de 2011

CARNAVAL ANIMA BAIXA TAVIRENSE



A baixa de Tavira enche-se de cor, música e muita alegria para festejar o Carnaval. Desfile infantil, corso carnavalesco, concertos, bailes e concursos de máscaras por todo o concelho são um convite à diversão.
A animação inicia-se, no dia 04 de Março, pelas 10 horas, na Praça da República, e vai contar este ano com uma novidade: um concurso subordinado ao tema “Biodiversidade e Florestas”.
Mais de 800 alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico irão dar vida a este tema, através das fantasias elaboradas nos estabelecimentos de ensino. Para além da animação própria desta época do ano, pretende-se com este concurso chamar a atenção para a importância das florestas e a sua riqueza a nível de biodiversidade, podendo ser explorados sub-temas como as espécies em vias de extinção ou o impacto da acção humana nas florestas.
O júri, composto por elementos da Câmara Municipal de Tavira, das Escolas e da Direcção Regional de Educação, terá a responsabilidade de atribuir prémios às turmas que demonstrem maior originalidade, criatividade e rigor na alusão ao tema. Os vencedores habilitam-se a ganhar uma viagem à Isla Mágica, uma visita à Quinta do Peral ou cheques – livro.

Com esta iniciativa o Município de Tavira associa-se ao Ano Internacional das Florestas – 2011 com o objectivo de sensibilizar a população para a importância das florestas na sustentabilidade do planeta e na conservação ambiental.
Ainda neste dia, pelas 22h30, a banda “La Plante Mutante” inicia os festejos carnavalescos, na sede da Casa do Povo de Santo Estêvão, assinalando, igualmente, o 68º aniversário desta instituição.
Nos dias 06 e 08, a partir das 15h00, dez carros alegóricos e catorze grupos, num total de cerca de 300 foliões saem à rua e animam a Rua do Cais e a Rua José Pires Padinha.

RUAS DE LAGOS INVADIDAS PELOS PATINS EM LINHA


IX TERRAS do INFANTE / LAGOS dos DESCOBRIMENTOS - 5, 6 e 7 de Março
A cidade e ruas de Lagos vão ser palco de três dias de intensa competição, onde alguns dos melhores patinadores mundiais irão dar espectáculo a altas velocidades.
A pouco mais de uma semana do início das competições, que decorrerão em circuitos nas ruas de Lagos, por isso com bastante público presente, a que se juntarão todos os amantes desta modalidade que, em todo o mundo irão estar ligados à internet para assistir a todas as provas ao vivo, através da transmissão em directo e integral – 13 horas de competição – já conta o evento com duas centenas e meia de inscritos, 37 clubes de 10 países, aproximando-se das três centenas esperadas.

Este evento já muito conceituado e considerado uma dos maiores Torneios Internacionais de Patinagem de Velocidade da Europa, conta com provas em todos os escalões, desde os Escolares (5 a 7 anos), até aos profissionais e Seniores, este ano contando também com uma classificação, na prova de 25Km, para Masters, onde estarão presentes Campeões Europeus e Mundiais over-30, 40 e 60 anos!!


Serão distribuídos perto de quatro mil euros em Prémios Monetários, nos escalões de Juniores e Seniores, em ambos os géneros. Nestes escalões a competição estará ao rubro, destacando-se em Juniores Femininos – A Campeã Europeia de Estafetas em Cadetes/2010, a belga Vera Huys, a campeã italiana Benedetta Rossini e e as internacionais portuguesas Dina Rodrigues – 4ª Europeu Cadetes/2010 e Andreia Canha, medalhada de Bronze Estafeta Junior Europeu/2010 e 16ª no Mundial Júnior de Maratona/2010, ambas do C.D.R. Prazeres da Madeira.

Murmúrios francófonos pelos corredores da EHTA


O Director João Fernandes e a respectiva equipa da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro deram as boas vindas, no dia 22, à comitiva Chambre Régionale de Commerce et d’Industrie d’Auvergne.
A comitiva francesa esteve no centro das atenções, e trouxe na mala o desejo de partilha de conhecimento e experiências. O seu alargado interesse na área da formação deixou no ar a expectativa quanto a futuras parcerias, nomeadamente integradas no programa Leonardo Da Vinci. Esta iniciativa da União Europeia permite o intercâmbio entre as escolas europeias, tendo em vista a promoção de boas práticas e um desenvolvimento profissional especializado baseado na partilha de conhecimentos.

Além de portas abertas a uma visita guiada pela escola, a comitiva Chambre Régionale de Commerce et d’Industrie d’Auvergne teve a oportunidade de desfrutar dos excelentes serviços hoteleiros dos alunos da EHTA. Um almoço dedicado aos sabores do mundo foi servido com pompa e circunstância aos convivas da «cidade da luz». Desde as molletes mexicanas e o sushy japonês, às pastilhas de marrocos, passando pelo tandori indiano, a comitiva rendeu o seu paladar experiente às confecções apresentadas.

E como um bom anfitrião assume o seu papel do início ao fim, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro teve o prazer de receber na Pousada S. Francisco a animada comitiva. Pela manhã do dia 23 soavam pelos corredores murmúrios animados na língua francófona. Aos agradecimentos e apreço da comitiva pela agradável recepção, a EHTA de Faro deixa os braços abertos para futuras visitas.

Dia de Cabo Verde:

Uma Pitada de África


A EHTA de Faro contou com a visita dos sabores de Cabo Verde, no seu restaurante de aplicação

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro abriu as portas além fronteiras, no dia 23 de Fevereiro. No restaurante S. Francisco foi servido um almoço exclusivamente «à moda» de Cabo Verde, para funcionários e clientes da escola.
A iniciativa do «Almoço Gastronómico de Cabo Verde» partiu de duas formadores cabo verdianas, que estão presentemente na EHTA ao abrigo de um programa de intercâmbio de formação de formadores, com a escola de Cabo Verde.
Neste almoço assumiram o papel de monitoras: Ninfa Monteiro dirigiu a confecção das iguarias comandando o curso de Gestão e Produção de Cozinha. Já Edmeia Furtado orientou a turma de 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas no serviço às mesas.

Toda a equipa que participou neste evento teve o seu mérito, e os ingredientes usados conseguiram transportar os presentes para uma viagem ao continente africano. Pelo caminho os provadores puderam envolver-se ao ritmo da música típica das terras quentes, encontrando no destino pratos como Cachupa Rica, ou Atum à moda de Santo Antão.
A simpatia, originalidade e eficiência dos formandos da EHTA foram o condimento secreto que apimentou a refeição, e tornou as iguarias provadas e aprovadas por todos.


Confecções Culinárias On-line


O Turismo do Algarve, com a participação da Universidade do Algarve, promove filmagens no seio das confecções hoteleiras da EHTA de Faro.
As objectivas das câmaras da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) invadiram as cozinhas da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro, durante o dia 24 do presente mês.
Com o apoio da Universidade do Algarve e com o patrocínio dos supermercados Apolónia, o primeiro episódio de «À Conversa Com…» conta com as participações do Chefe Henrique Leandro, do Chefe Bertílio Gomes e da formanda Milene Nobre, vencedora do 2º lugar do concurso «Taça Jovens Cozinheiros».
Tendo como fundo o som vibrante dos tachos e panelas, os episódios serão futuramente colocados on-line, no blog do Turismo do Algarve para inspiração de futuros «mestres da culinária».

Câmara de Portimão apoia projecto “Vela Solidária”, dirigido a raparigas da Casa de Nª Srª da Conceção


Amanhã, dia 27 de Fevereiro, pelas 17h00, terá lugar a apresentação oficial do projecto “Vela Solitária”, numa cerimónia marcada para o espaço “No Solo Água”, situado na Marina de Portimão.
Esta iniciativa possibilitará às raparigas acolhidas na Casa da Nª Srª da Conceição, instituição de solidariedade social sediada em Portimão, a prática da vela de forma regular e sistemática, ao longo de 2011, Ano Europeu do Voluntariado.

Nesta fase inicial serão integradas 23 raparigas com idades entre os 11 e os 17 anos de idade, as primeiras a desfrutar deste tipo de vivências, que visam contribuir para uma vida mais rica e um desenvolvimento global e integrado.

As aulas terão lugar a bordo da embarcação “Melga”, barco escola do Centro de Vela da Marina de Portimão, e desenrolar-se-ão todos os domingos de cada mês, à excepção de Julho e Agosto.

A criação do projecto “Vela Solidária” iniciou-se no passado mês de Janeiro, mas a forma como pessoas, instituições e empresas o acarinharam permitiu colocá-lo em prática em tempo recorde.
Trata-se de um projecto suportado e apoiado por entidades locais e regionais, como a Câmara Municipal de Portimão, sob a perspectiva que o desenvolvimento global e a formação desportiva das jovens beneficiadas lhes facultará condições essenciais para construirem o seu futuro.

Futebol: Seleção Nacional Feminina “No bom caminho”


A Selecção Nacional Feminina A iniciou esta sexta-feira os trabalhos em solo algarvio. Depois de se ter concentrado e treinado ontem no Estádio Nacional a equipa lusa viajou para o Algarve onde, entre os dias 2 e 9 de Março de 2011, vai disputar o Algarve Cup - Mundialito de Futebol Feminino 2011.
Nas sessões de trabalho de hoje, a Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge, aproveitou para trabalhar os processos defensivos, fundamentalmente as ligações entre os sector defensivo e o meio campo e amanhã dedicará mais atenções aos esquemas tácticos (lances de bola parada).
Elsa Ventura no treino da tarde
O treino vespertino, que teve lugar no Complexo Desportivo de Montechoro, já contou com a presença de Elsa Ventura que ontem foi chamada aos trabalhos para render a lesionada Sofia Santos.

“No bom caminho”

Após o almoço, as jogadoras lusas e a restante delegação participaram numa acção de sensibilização ambiental, promovida pelo Ministério do Ambiente através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no Hotel Montechoro.
As jogadoras responderam a um questionário num simulador [Simulador Menos Resíduos] que permitiu avaliar o desempenho individual, em termos de adopção de boas práticas na gestão de resíduos. A acção foi conduzida pela Engenheira Lourdes Carreira.
As jogadoras mostraram-se entusiasmadas a responder ao inquérito e foram avaliadas qualitativamente. A nossa Selecção está “no bom caminho” no que diz respeito à questão da gestão de resíduos e, de resto, também no que diz respeito à sua participação desportiva no Algarve Cup.


Primeira de outras iniciativas da APA

Esta foi uma iniciativa no âmbito da parceria que a Federação Portuguesa de Futebol estabeleceu com Agência Portuguesa do Ambiente, organismo tutelado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, com o objectivo de introduzir, pela primeira vez, as preocupações ambientais em eventos desportivos por si organizados, começando pela presente competição.
Neste primeiro ano de colaboração foi escolhida como temática ambiental os resíduos, privilegiando a sensibilização e a formação dos principais actores, a Selecção Nacional de Futebol Feminino A e as outras selecções intervenientes.
Para além da iniciativa desta sexta-feira, o evento irá contemplar as seguintes iniciativas:

- Elaboração de artigos sobre resíduos a incluir nas publicações do evento;
- Acção de formação sobre a prevenção de resíduos;
- Divulgação, nos estádios, do filme “Stop resíduos” e de frases alusivas a esta temática.
A APA considera que “a organização de eventos desportivos, com preocupações ambientais é uma prática já existente em alguns países europeus e que deve ser fomentada em Portugal em prol de um desenvolvimento que se quer sustentável.”

©FPF.PT
fotos: Francisco Paraíso/FPF

Rally de Portugal 2011 - Uma estrutura quase inalterada!


A MESA DE HONRA

Seruca Emídio, à direita, ladeado por responsáveis pela prova
Analisando mais em detalhe o programa da prova, teremos nesta edição um período mais compacto de reconhecimentos, com uma duração de apenas dia e meio em vez dos dois dias habituais, decorrendo na terça-feira e na manhã de quarta-feira (dias 22 e 23 de Março), isto porque o shakedown é antecipado para a tarde de quarta-feira, com início pelas 14:30.
O dia seguinte, quinta-feira, 24 de Março, será reservado à super especial de Lisboa, cujo programa integra o reconhecimento da prova em veículos eléctricos, uma sessão de autógrafos com os principais pilotos e um desfile de apresentação das melhores equipas em veículos históricos descobertos, para além de uma prova reservada a veículos clássicos desportivos.
Na sexta-feira, o Vodafone Rally de Portugal vai para a estrada no seu cenário tradicional, com a realização de 6 provas de classificação, correspondentes a uma dupla passagem por 3 troços diferentes: Santa Clara, com 22,99 km, cujo início foi ligeiramente antecipado, Ourique (20,27 km) e Felizes (21,31 km).

FERNANDO PETRONILHO
No sábado tem lugar a segunda etapa, com mais três troços feitos por duas vezes: Almodôvar, com uma extensão de 26,23 km e transmissão televisiva em directo na RTP na sua parte central em ambas as passagens, Vascão (25,26 km) e Loulé (22,56 km).
No domingo, o Rally de Portugal encerra com mais 2 troços percorridos por duas vezes: Silves (21,39 km) e Santana da Serra (31,04 km), esta última com transmissão directa para Portugal na RTP também nas duas passagens e com cobertura televisiva em directo para todo o mundo na derradeira passagem através da plataforma da NOS (North One Sport), o promotor do campeonato.
No total, serão mais de 385 km de troços disputados nas excelentes estradas de terra dos concelhos de Almodôvar, Loulé, Ourique e Silves, cujas autarquias, reconhecendo naturalmente o impacto muito positivo que o Rally de Portugal tem na economia e na divulgação das suas regiões, se têm assumido como parceiros de eleição do ACP, dando um contributo fundamental para o sucesso da prova.
Por outro lado e se se exceptuar a super especial de Lisboa, uma prova de características muito especiais orientada sobretudo para a vertente promocional, a quilometragem média das classificativas do Vodafone Rally de Portugal atinge praticamente os 24 km, um valor excepcional, mesmo no quadro do Mundial de Ralis.

FERNANDO POERNA, DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Carlos Barbosa declarou ontem que o Estado ainda não pagou a edição de 2010!
Segundo a Lusa: «o presidente do ACP, entidade organizadora do Rally de Portugal, disse hoje que o Estado "ainda não cumpriu com a obrigação" de participação de um milhão de euros para a realização da prova do WRC em 2010.
Carlos Barbosa disse que o ACP teve de recorrer "à banca" para assegurar a edição de 2011 do Rally de Portugal, de 24 a 27 de março, apresentada hoje, com a novidade da super-especial em Lisboa, na Praça do Império, em Belém, 37 anos depois.
"Tenho uma esperança de que o dinheiro nos vai ser entregue, porque senão o Rally de Portugal fica comprometido em 2012", alertou Barbosa, que revelou ser de 3,5 milhões de euros o orçamento da prova deste ano, a terceira do calendário do WRC»
Fotos: Manuel Andrade (Osores) e Zégonzo

Loulé recebeu a apresentação oficial do Rally de Portugal 2011!


O EDIL SERUCA EMÍDIO FOI O ANFITRIÃO
Realizou-se ontem, em Loulé, no edifício Duarte Pacheco, a conferência de imprensa para apresentação do “Vodafone Rally de Portugal 2011”, um dia após a apresentação em Lisboa. "Fanáticos do Rally/Algarver Press, em parceria, vão acompanhar, diáriamente, através de uma págima dedicada exclusivamente à prova, o "Vodafone Rally de Portugal 2011" no Algarve. Tudo porque Algarve Press on-line (e não só), fruto da dedicação e competência de quem sabe, vai aparecer totalmente remodelado em Março (brevevemente teremos mais informações sobre o novo Algarve Press).

O EDIL DE ALMODÔVAR ANTÓNIO BAPTISTA TAMBÉM ESTEVE PRESENTE NA CERIMÓNIA
Quanto á apresentação do Rally,Presentes ao acto Mário Martins da Silva e Pedro de Almeida, responsáveis do Automóvel Clube de Portugal (ACP), em substituição do presidente Carlos Barbosa, ausente no estrangeiro em afazeres ligados ao desporto automóvel. Presentes também os presidentes das autarquias de Loulé, Seruca Emidio e de Almodôvar, António Rosário Batista, para além de outras individualidades envolvidas no importante lançamento do evento WRC em Portugal, que irá decorrer na estrada de 24 a 27 de Março.
A 44ª edição do Rally de Portugal enquadra-se num campeonato do Mundo totalmente renovado, com regulamentos técnicos que deram azo a propostas diferentes em termos de viaturas participantes, num desafio aliciante e que certamente constituirá outro dos grandes motivos de atracção da prova.
Nascido no actual formato em 2005, o Rally de Portugal da presente geração, foi projectado, desde o inicio em todos os detalhes, para ser uma prova do Mundial.
Cada rally do WRC tem uma classificativa, normalmente a última, que oferece o aliciante extra de uma bonificação em pontos para os pilotos melhor classificados – o “Power Stage” -, o novo conceito introduzido este ano na regulamentação do campeonato, que vem enriquecer esta prova portuguesa no campeonato mundial.

Mário Silva, do ACP
Para Pedro Almeida, director da prova: «quando a nossa prova foi definida e apresentada à FIA para aprovação, o conceito do “power stage” não estava ainda claramente estabelecido. Posteriormente, tivemos ocasião de discutir o assunto com o promotor do campeonato, tendo a nossa opção sido aceite». O que interessa é que o troço em questão, permita a transmissão televisiva em directo - «o que é obviamente o caso» concluiu Pedro de Almeida. Neste caso no dia 27 domingo, com inicio às 12:25, não só pela RTP, mas sim para todo o mundo…

PEDRO ALMEIDA, DIRECTOR DA PROVA
Todos os intervenientes na apresentação do Algarve do Rally de Portugal em Loulé, foram unânimes em afirmar a grandiosidade desta prova, não só com a lista de inscritos bem recheada como também de um WRC renovado, “tudo aponta para que o Rally 2011 trilhe a rota de sucesso que as anteriores edições têm conhecido”
De realçar a intervenção de Fernando Perna, docente da Universidade do Algarve, intitulada “Impacto do Vodafone Rally de Portugal WRC na Economia do Turismo”, um importante trabalho estatístico que apresentamos em seguimento: WRC-ACP CIITT-UALG 25Fev2011
Em resumo, tudo se conjuga para que o “Vodafone Rally de Portugal 2011” seja mais um êxito a nível mundial.
“Fanáticos do Rally” - Algarve Press
Fotos: Manuel Andrade (Osores) e Zégonzo