terça-feira, 27 de julho de 2010

Palmeiras Resort/Prio na Volta a Portugal em Bicicleta


Vem aí mais uma Volta a Portugal em Bicicleta, entre os dias 4 e 15 de Agosto. Depois de vencer por três vezes esta competição, duas ao serviço da equipa profissional de Tavira, David Blanco volta a ser um dos favoritos à vitória.

Blanco diz estar optimista, bastante bem fisicamente, e preparado para a competição, no entanto confessa que “não se deve descurar os adversários, há que manter sempre a luta e o sacrifício”. Quanto aos companheiros, o ciclista sente-se confortável: “o grupo é formidável e todos juntos vamos fazer o melhor pela equipa, a ajuda mútua entre todos será a nossa base de trabalho”.

Cândido Barbosa também é um dos trunfos do plantel algarvio que conta dar alegrias à Palmeiras Resort/Prio: “a temporada está a correr muito bem, com várias vitórias, espero continuar a corresponder nesta corrida tão importante”.

Para o director desportivo, Vidal Fitas, “a equipa está preparada, tem treinado para poder estar em forma nesta altura do ano. O resultado nunca se sabe qual será, mas a preparação é boa e todos os elementos são fundamentais”.

Assim, os atletas escolhidos são David Blanco, Cândido Barbosa, Alejandro Marque, André Cardoso, Luís Silva, Samuel Caldeira, David Livramento, Nelson Vitorino, e Ricardo Mestre.

Na 72ª edição, a Volta a Portugal arranca em Viseu, no dia 4 de Agosto com o prólogo, um Contra-relógio Individual de 5,5 quilómetros. O final chega 1613.6 quilómetros depois com o cortar da meta da última etapa, de 154.2 quilómetros que faz a ligação entre Sintra e Lisboa.

Pelo meio, os atletas vão encontrar, como habitualmente, as dificuldades inerentes às subidas à Sra. da Graça, no dia 8, de primeira categoria, e à Serra da Estrela, no dia 12, de categoria especial. Uma já tradicional etapa com mais de 200 quilómetros também não irá faltar, acontecendo no dia 11, entre Moimenta da Beira e Castelo Branco, nuns longos 221.1 quilómetros.

O Clube de Ciclismo de Tavira recorda que a equipa profissional tem a designação de Palmeiras Resort / Prio, conforme inscrição na UCI (Union Cycliste Internationale), agradecendo desde já a correcta denominação da mesma.

“Jazz no Palácio” pela primeira vez no Verão em Tavira


De 28 a 31 de Julho, pelas 22h30, o terraço do Palácio da Galeria é o cenário escolhido para acolher bons momentos de jazz.

O evento inicia-se com o concerto de Angles (Suécia), no dia 28 de Julho. Os Angles são instrumentistas da frente jazzística escandinava, líderes de importantes projectos e integram diversas formações de projecção internacional.

Desidério Lázaro Trio actua, no dia 29. Este grupo surgiu, em Amesterdão (Holanda), em meados de 2006. A sua música resulta de uma fusão expressiva de linguagens do jazz e do rock. Após sucedidas tournées, em 2008 e 2009, esta formação regressa aos palcos portugueses com novas composições originais.

No dia 30 de Julho, é a vez de Carlos Barretto e “Lokomotiv” cativarem os amantes do jazz. Carlos Barretto, com Mário Delgado e José Salgueiro, cria um som de grande maturidade e alicerçado pelo trabalho intenso de anos. Esta conjugação faz deste trio um dos mais interessantes da actualidade, sendo Carlos Barretto um valor incontornável do panorama artístico português.

O concerto do grupo El Fad, liderado pelo guitarrista José Peixoto, encerra o primeiro “Jazz no Palácio”. El Fad conta com a colaboração do violinista Carlos Zíngaro, do percussionista José Salgueiro, do contrabaixista Miguel Leiria Pereira e, na sua nova formação, com mais um contrabaixista, António Quintino.

Os bilhetes podem ser adquiridos, antecipadamente, no stand da Câmara Municipal de Tavira (Praça da República) ou no Palácio da Galeria, pelo valor unitário de cinco euros, sendo o valor do ingresso para os quatro espectáculos de quinze euros.

Ainda no âmbito desta iniciativa, está prevista a realização de uma oficina de percussão com o músico José Salgueiro, no dia 31 (Sábado), pelas 15 horas. Esta dirige-se a jovens com idade superior a oito anos. A participação é gratuita, sendo necessária inscrição na Divisão de Cultura e Turismo.

Antes dos concertos, haverá ainda oportunidade para assistir a visitas orientadas às exposições “Personagens à procura de autor” do artista plástico Noé Sendas (dia 30, 22h00) e “Cidade e Mundos Rurais” (dia 31, 22h00), patentes no Museu Municipal de Tavira/ Palácio da Galeria.

Taça de Portugal de Downhill Urbano: PAULO DOMINGUES VENCE EM VILA DO BISPO



Paulo "Amarelo" Domingues venceu, no domingo, dia 25 de Julho, a primeira edição do DHU de Vila do Bispo, segunda etapa da Taça de Portugal de Downhill Urbano Vodafone, cimentando a sua liderança no escalão de elites masculinos, depois do triunfo na prova de abertura, realizada em Sesimbra.
A luta pela vitória foi bastante interessante, com Paulo Domingues a fazer uma primeira descida cautelosa, não arriscando nas zonas mais escorregadias de calçada, acabando por ser batido por Rui Cabrita, ainda que por escassos 83 centésimos de segundo. Na derradeira manga, Domingues deu tudo por tudo, arriscando de forma evidente e acabou por levar a melhor sobre Cabrita que, mesmo melhorando a sua marca, não evitou a derrota por quase segundo e meio.
Com mais este triunfo, o segundo noutras tantas provas, Paulo "Amarelo" Domingues reforçou a liderança na Taça de Portugal de Downhill Urbano Vodafone, à frente de Rui Cabrita, Alexandre Oliveira e Afonso Ferreira.
Nos juniores e depois de uma primeira manga com problemas, Rui Domingues acabou por conseguir o segundo sucesso da época na Taça, batendo Francisco Silva e Leonel Henrique, numa categoria muito equilibrada, pois a diferença entre os lugares do pódio foi inferior a um segundo.
A decisão entre os Veteranos A também foi muito discutida, com os quatro primeiros a terminarem separados por meio segundo: Tiago Grácio, Miguel Santos e Hugo Manteigas ocuparam, por esta ordem, os lugares do pódio.
José Reis impôs-se entre os Veteranos B/C, Guilherme Dias foi o mais rápido entre os Cadetes e João Avelino venceu entre os atletas não federados.
De referir que esta prova, organizada pela Downstream e apoiada pela Câmara Municipal de vila do Bispo e pelo Moto Clube “Os Corvos de S. Vicente” agradou bastante aos participantes, pois apesar do desnível não ser grande, foi possível elaborar um traçado com um apreciável grau de dificuldade, muitos e variados saltos e "relevés" de grande qualidade, que permitiram manter a velocidade mesmo nas zonas mais delicadas.
A próxima prova da Taça de Portugal de Downhill Urbano Vodafone está agendada para o dia 29 de Agosto, em Viseu.

Abertura das grandes superfícies aos Domingos e Feriados – Mais uma machadada no Comércio Local - ACRAL



"A aprovação do decreto-lei, no dia 22-07-2010, em Conselho de Ministros, que permite a abertura das grandes superfícies aos Domingos e Feriados, é mais uma machadada no comércio tradicional que irá ter um impacto negativo fortíssimo", adverte a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) através de uma nota de imprensa.
"A ACRAL enquanto Associação Comercial de maior representatividade no Algarve lamenta que o mesmo tenha sido aprovado sem que todas as partes envolvidas neste processo tenham sido ouvidas e responsabiliza o Governo por passar a “batata quente” que tinha nas mãos, através do lobby da grande distribuição, para a esfera das autarquias.
O Algarve é a região do país com a maior taxa de metros quadrados de grandes superfícies por mil habitantes, e uma das maiores da Europa, e por isso as autarquias têm de ter consciência do impacto negativo que esta medida irá ter na nossa região e ao contrário do que foi feito no passado tomar as medidas necessárias para evitar que casos como o da ALiccop/Alisuper voltem a acontecer. Temos de ter uma região que privilegie a economia local e não os interesses dos grandes grupos de distribuição alimentar.
Neste ponto a AMAL enquanto entidade que congrega todos os municípios tem aqui uma oportunidade de dar directrizes muito claras e definir uma politica macro económica para a região, no que diz respeito, à abertura e horário das grandes superfícies. Este tem sido o grande calcanhar de Aquiles, na politica económica e comercial da região, porque nunca houve uma politica integrada da região e cada município, mediante os interesses locais que tem, foi aprovando grandes superfícies sem terem em conta o impacto negativo que isso iria trazer ao comercio local.
Os principais prejudicados com a aprovação deste decreto-lei são o Comércio Local que vê cada vez mais dificultada a árdua tarefa de lutar contra as grandes superfícies e por arrastamento a economia nacional que irá sofrer pela destruição de inúmeras micro e pequenas empresas que irão criar mais desemprego e todos os problemas sociais a ele associado", conclui o documento.

150 crianças realizam filme de animação no Museu de Portimão


Desde 26 de Junho e até 30 de Julho, 150 crianças dos 7 aos 12 anos, divididas em dez grupos, estão a realizar um filme de animação promovido pelo Município, no âmbito do Programa de Férias de Verão do Museu de Portimão.

“As Fantásticas Histórias do Rio Arade e da Estrela Dilar” é o titulo desta super produção com cerca de 15 minutos que os “estúdios” da Oficina Educativa do Museu de Portimão propõem aos pequenos cineastas e realizadores, possibilitando-lhes a confecção dos cenários, dos personagens e dos ambientes para, de uma forma criativa, pedagógica e divertida, conhecerem a evolução de Portimão e das suas gentes, desde a pré-história até à actualidade, dando forma a uma interessante conversa entre o Rio Arade e uma estrela-do-mar, de seu nome Dilar.

Os jovens participantes, seus familiares e amigos vão ter a oportunidade de visualizarem pela primeira vez o resultado final do seu trabalho na apresentação pública agendada para 7 de Agosto, em três sessões que terão lugar no Auditório do Museu de Portimão, às 15h00, 16h00 e 17h00.

Depois de “A Festa” e “À Conversa com Manuel Teixeira Gomes”, este será o terceiro filme realizado integralmente por jovens locais no Museu de Portimão, sendo que aqueles dois primeiros filmes foram inscritos no Art&Tur - Festival Internacional de Filmes de Turismo, a ter lugar em Barcelos de 23 a 27 de Setembro, fazendo parte de uma lista de 169 películas enviadas a concurso em representação de 38 países, das quais serão seleccionadas 70.

Tavira: “Amália Hoje” e “Rua da Saudade” na Fábrica Balsense


No âmbito da programação do Verão em Tavira, a Fábrica Balsense acolhe, no dia 04 de Agosto, pelas 22h30, o concerto “Amália Hoje” e, no dia 14 de Agosto, pela mesma hora, o projecto “Rua da Saudade”.

Os Hoje (Sónia Tavares, Fernando Ribeiro, Paulo Praça e Nuno Gonçalves) apresentam ao vivo as canções do disco “Amália Hoje”. Neste espectáculo haverá espaço para guitarra eléctrica e bateria portuguesa, um coro e dezenas de músicos que representam uma nova forma de cantar “pop” em Portugal.

“Rua da Saudade” conta com as interpretações de quatro vozes femininas: Mafalda Arnauth, Susana Félix, Viviane e Luanda Cozzeti que darão um concerto especial, recordando o talento de um dos maiores poetas e letristas portugueses, José Carlos Ary dos Santos.

Os bilhetes poderão ser adquiridos no stand da Câmara Municipal de Tavira, na Praça da República, entre as 19h00 e as 24h00; na recepção do Museu Municipal de Tavira / Palácio da Galeria, de Terça-feira a Sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e as 15h00 e as 18h30, bem como no local, uma hora antes do concerto.

Castro Marim: Baesuris Recebe DJ de Black Eyed Peas



Após 15 dias de pura adrenalina nocturna e ao ar livre, o Baesuris, Clube de Verão de Castro Marim, prepara a sua primeira grande noite de arromba. Se os concertos de Martinho da Vila, André Sardet e Rita Guerra encantaram o público presente, a qualidade do evento “Enjoy the Spirit of Ibiza” ou a performance do DJ Zé Pedro, mítico guitarrista dos Xutos & Pontapés, surpreenderam pela classe e profissionalismo, a noite de dia 30 de Julho tem tudo para ser a grande festa de abertura de Verão do Algarve.
Assim, na próxima 6ª-feira, dia 30 de Julho, o DJ Motiv8 irá revolucionar as noites algarvias com uma actuação que se espera estrondosa, ou não fosse o mesmo, o DJ oficial de Black Eyed Peas. Assinale-se que DJ Motiv8 iniciou a sua carreira em 1984, e é mundialmente reconhecido, não só pelo seu enorme talento, mas também por ter sido um dos elementos fundadores dos Black Eyed Peas, sendo também o primeiro DJ oficial da banda.
Motiv8 está, desde sempre, habituado a actuar com outros grandes nomes da música electrónica e não só, como Bob Sinclar, Yves La Rock, Sean Kingston ou No Doubt.
A sua preferência e estilos musicais passam, essencialmente, pelo House, Electro, e claro, pelo Hip-Hop.
Para quem queira marcar presença na maior festa de Verão do Algarve, o Baesuris dispõe do sistema de aquisição de pré-venda de bilhetes, através do contacto telefónico directo, 281 957 254, ao preço de € 10 ou à entrada no recinto pelo montante de € 12.50, sempre com direito a uma bebida.
Recorde-se que o Baesuris, empreendimento promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim, através da empresa municipal NovBaesuris, fica situado no antigo parque aquático Aqua Line e irá estar aberto todos os dias da semana com animação constante e personalizada e festas temáticas de 5ª a Domingo, até ao final do mês de Agosto, sempre das 23 às 6 horas da manhã.
Um rol infinito de concertos também pautará o ritmo arrebatador do melhor espaço de sempre de animação do Algarve, onde a música de dança será uma constante nas noites quentes daquela localidade do Sotavento algarvio, nunca esquecendo que a estrutura VIP será uma das atracções do novo e moderno espaço de animação algarvio.
Num ambiente descontraído, o convívio e o entretenimento serão as palavras de ordem, uma vez que grande parte da animação decorrerá numa tenda totalmente inovadora e moderna, de forma orbital, complementada por um ecrã de 24 m2 e um sistema de som surrond, onde também um espaço lounge conferirá um requinte inigualável ao Baesuris – O Clube de Verão de Castro Marim, onde as zonas verdes terão o seu destaque num trilho que se quer para o Baesuris: Diversão em Paz com a Natureza!

Novos Parques de Estacionamento de Lagos inaugurados pela Ministra do Ambiente





A Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, Dulce Álvaro Pássaro, esteve em Lagos, no passado dia 23, onde presidiu à Cerimónia de Inauguração dos novos parques de estacionamento da cidade.
A cerimónia contou com a participação de vários convidados, entre eles, a Governadora Civil do Distrito de Faro, Isilda Gomes, o deputado da Assembleia da República, Miguel Freitas, a representante da ARH Valentina Calixto, o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho, os Presidentes das Câmaras Municipais de Aljezur e Vila do Bispo, deputados municipais, os representantes das diversas empresas envolvidas nestes projectos, entre muitos outros convidados.
A cerimónia de inauguração teve início no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, onde Carlos Albuquerque, Presidente do Conselho de Administração da FUTURLAGOS, E.E.M. (empresa municipal a quem o Município delegou a construção e exploração dos Parques), apresentou sucintamente os empreendimentos a inaugurar.
Depois da apresentação de Carlos Albuquerque, seguiu-se uma breve apresentação de imagens que ilustraram a localização e as várias fases de construção dos dois parques de estacionamento cobertos. No final todos os convidados foram encaminhados para o Parque do Anel Verde e seguidamente para o da Frente Ribeirinha para se proceder aos respectivos descerramentos das placas de inauguração.
Foi neste último que a Ministra do Ambiente tomou da palavra. Dulce Pássaro começou por enaltecer o “magnífico processo de requalificação que o nosso país tem vindo a viver desde há uma década, e muito concretamente, aqui no Algarve”.
A Ministra referiu que nas suas várias visitas tem “constatado o grande envolvimento e esforço que todos os autarcas têm depositado no desenvolvimento sustentável dos seus municípios”, reforçando que “o que se tem vindo a fazer já tem muito em conta o ordenamento do território e isso deve-se, em muito, aos próprios autarcas que defendem modelos de desenvolvimento com esta regra”.
Frisando que as duas intervenções acabadas de inaugurar foram construídas na sequência das intervenções de Requalificação Urbana do Projecto POLIS, Dulce Pássaro afirmou que “o POLIS foi um projecto âncora que representou uma mudança de mentalidades, introduzindo nos grandes decisores a noção de que é possível requalificar de forma ordenada”.
A terminar a Ministra relembrou que “as zonas ribeirinhas são as zonas de maior pressão no que diz respeito à betonização”, Dulce Pássaro aproveitou para “enaltecer a visão que o Presidente da Câmara de Lagos teve, ao ter implementado uma acção de requalificação de forma ordenada, tornando Lagos ainda mais bonita e agradável para todos”.
Júlio Barroso, presidente da autarquia, começou por “agradecer a todas as empresas e técnicos que tornaram esta realidade possível, incluindo a sua entidade financiadora, Caixa Geral de Depósitos”.
“O ambiente, planeamento e ordenamento do território sempre fizeram parte das nossas maiores preocupações e compromissos” adiantou o autarca, ainda que tenha afirmado que “é insólito dizer-se isto num município que ainda não tem o seu PDM em vigor”. Mas Júlio Barroso deixou a garantia “que Lagos é com certeza um dos concelhos do país mais planeado e estudado no que diz respeito ao ordenamento do território”. A este propósito lembrou os vários instrumentos existentes e/ou em elaboração para o concelho de Lagos: 11 Planos de Pormenor; a revisão do Plano de Urbanização da Cidade de Lagos; 2 Planos de Urbanização em fase de conclusão; o Plano de Urbanização da Meia Praia, em execução desde 2007; sendo que todos os aglomerados urbanos têm um plano em vigor ou em fase final de elaboração.
A terminar, o presidente aproveitou ainda para recordar que “hoje, com estes novos equipamentos estamos também a dar cumprimento ao Plano Estratégico de Lagos, cumprindo os seus princípios e premissas. Estamos a ser testemunhas de mais um passo para o futuro e para a qualidade de vida dos lacobrigenses e dos muitos que sempre encontram boas razões para aqui se fixarem ou simplesmente passarem os seus momentos de lazer”.

Praia de Alvor é uma das 20 melhores do mundo


Segundo o website hotéis.com
A Praia de Alvor, no município de Portimão, integra a lista das 20 melhores estâncias balneares de todo o mundo, elaborada anualmente pelo hotéis.com, conceituado website de reservas de hotéis a nível mundial e que inclui praias do Brasil, México, República Dominicana, Canadá, Grécia, Itália, Reino Unido, França, Malta, Espanha, Marrocos, Tanzânia e África do Sul.

Para além da temperatura amena das suas águas e do facto de estar certificada com a Bandeira Azul, símbolo europeu de segurança e qualidade (em Portimão também hasteada nas praias do Vau, Três Castelos, Rocha e Três Irmãos), esta apreciação favorável é ainda justificada pela qualidade da oferta hoteleira e dos equipamentos de apoio ao dispor dos turistas, nomeadamente as acessibilidades para portadores de deficiência motora, sendo ainda destino ideal para a prática de inúmeros desportos de mar.

Águas cristalinas e tépidas, areias douradas e finas, um horizonte a perder de vista num mar de vários tons de azul e as melhores condições de conforto e segurança para retemperadores dias à beira-mar, eis o cartão-de-visita da Praia de Alvor, uma das mais agradáveis estâncias balneares do mundo, segundo o website especializado hotéis.com.

BENFICA -SUNDERLAND EM ALBUFEIRA


Bilhetes já à venda nos Paços do Concelho
Os campeões nacionais estreiam-se nos relvados algarvios, durante esta época, numa partida contra o Sunderland. Hoje, Terça-feira, dia 27 de Julho, pelas 21h15, o Estádio Municipal de Albufeira volta a receber duas grandes equipas para mais um espectáculo de futebol. Os bilhetes já se encontram à venda na Câmara Municipal.
O Benfica irá defrontar a equipa inglesa liderada pelo britânico Steve Bruce, na conquista do ‘Albufeira Summer Cup’, no dia 27 de Julho.
Os bilhetes podem ser adquiridos na Câmara Municipal, na Casa do Benfica de Albufeira ou no Estádio Municipal, no próprio dia. Os preços oscilam entre os 16 Euros (Bancada Nascente) e os 21 Euros (Bancada Poente).