terça-feira, 27 de julho de 2010

Novos Parques de Estacionamento de Lagos inaugurados pela Ministra do Ambiente





A Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, Dulce Álvaro Pássaro, esteve em Lagos, no passado dia 23, onde presidiu à Cerimónia de Inauguração dos novos parques de estacionamento da cidade.
A cerimónia contou com a participação de vários convidados, entre eles, a Governadora Civil do Distrito de Faro, Isilda Gomes, o deputado da Assembleia da República, Miguel Freitas, a representante da ARH Valentina Calixto, o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho, os Presidentes das Câmaras Municipais de Aljezur e Vila do Bispo, deputados municipais, os representantes das diversas empresas envolvidas nestes projectos, entre muitos outros convidados.
A cerimónia de inauguração teve início no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, onde Carlos Albuquerque, Presidente do Conselho de Administração da FUTURLAGOS, E.E.M. (empresa municipal a quem o Município delegou a construção e exploração dos Parques), apresentou sucintamente os empreendimentos a inaugurar.
Depois da apresentação de Carlos Albuquerque, seguiu-se uma breve apresentação de imagens que ilustraram a localização e as várias fases de construção dos dois parques de estacionamento cobertos. No final todos os convidados foram encaminhados para o Parque do Anel Verde e seguidamente para o da Frente Ribeirinha para se proceder aos respectivos descerramentos das placas de inauguração.
Foi neste último que a Ministra do Ambiente tomou da palavra. Dulce Pássaro começou por enaltecer o “magnífico processo de requalificação que o nosso país tem vindo a viver desde há uma década, e muito concretamente, aqui no Algarve”.
A Ministra referiu que nas suas várias visitas tem “constatado o grande envolvimento e esforço que todos os autarcas têm depositado no desenvolvimento sustentável dos seus municípios”, reforçando que “o que se tem vindo a fazer já tem muito em conta o ordenamento do território e isso deve-se, em muito, aos próprios autarcas que defendem modelos de desenvolvimento com esta regra”.
Frisando que as duas intervenções acabadas de inaugurar foram construídas na sequência das intervenções de Requalificação Urbana do Projecto POLIS, Dulce Pássaro afirmou que “o POLIS foi um projecto âncora que representou uma mudança de mentalidades, introduzindo nos grandes decisores a noção de que é possível requalificar de forma ordenada”.
A terminar a Ministra relembrou que “as zonas ribeirinhas são as zonas de maior pressão no que diz respeito à betonização”, Dulce Pássaro aproveitou para “enaltecer a visão que o Presidente da Câmara de Lagos teve, ao ter implementado uma acção de requalificação de forma ordenada, tornando Lagos ainda mais bonita e agradável para todos”.
Júlio Barroso, presidente da autarquia, começou por “agradecer a todas as empresas e técnicos que tornaram esta realidade possível, incluindo a sua entidade financiadora, Caixa Geral de Depósitos”.
“O ambiente, planeamento e ordenamento do território sempre fizeram parte das nossas maiores preocupações e compromissos” adiantou o autarca, ainda que tenha afirmado que “é insólito dizer-se isto num município que ainda não tem o seu PDM em vigor”. Mas Júlio Barroso deixou a garantia “que Lagos é com certeza um dos concelhos do país mais planeado e estudado no que diz respeito ao ordenamento do território”. A este propósito lembrou os vários instrumentos existentes e/ou em elaboração para o concelho de Lagos: 11 Planos de Pormenor; a revisão do Plano de Urbanização da Cidade de Lagos; 2 Planos de Urbanização em fase de conclusão; o Plano de Urbanização da Meia Praia, em execução desde 2007; sendo que todos os aglomerados urbanos têm um plano em vigor ou em fase final de elaboração.
A terminar, o presidente aproveitou ainda para recordar que “hoje, com estes novos equipamentos estamos também a dar cumprimento ao Plano Estratégico de Lagos, cumprindo os seus princípios e premissas. Estamos a ser testemunhas de mais um passo para o futuro e para a qualidade de vida dos lacobrigenses e dos muitos que sempre encontram boas razões para aqui se fixarem ou simplesmente passarem os seus momentos de lazer”.