quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Tempo: previsão especial de Fim de Ano

Segundo o Instituto de Metereologia, até ao dia 3 de Janeiro, o estado do tempo no Continente continuará a ser condicionado pela passagem de sistemas depressionários, com ocorrência de vento forte e precipitação que será, por vezes, forte nas regiões do Norte e Centro.

Prevê-se, no entanto, uma melhoria temporária a partir de dia 31 nas regiões do Sul e nos dias 1 e 2 em todo o Continente. Prevê-se queda de neve inicialmente a uma cota de 1200m que descerá para os 600m. A partir do dia 2 de Janeiro a cota subirá novamente, atingindo no fim deste dia os 1400m.

Para o Arquipélago da Madeira, afectado pela passagem dos sistemas depressionários acima referidos, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, em geral fracos, com agravamento das condições meteorológicas a partir do final de dia 2 de Janeiro, com precipitação e ventos fortes.

Para o Arquipélago dos Açores, sob a influência de um sistema frontal, prevê-se céu nublado e períodos de chuva fraca. O vento soprará de Sul aumentando gradualmente a sua intensidade com rajadas que poderão atingir os 80 km/h, em particular nos grupos Ocidental e Central. Prevêem-se, igualmente, ondas de 5 metros. O dia 1 será condicionado pela passagem de uma superfície frontal e por períodos de chuva que passarão a regime de aguaceiros. A partir de dia 2 de Janeiro o céu apresentar-se-á com abertas, embora se preveja a ocorrência de aguaceiros e a possibiilidade de trovoadas e, todos os grupos do Arquipélago.

msn

2009: Ano negro para os jornalistas




A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) revelou ontem que o ano de 2009 foi um dos piores de sempre para o sector dos media, com 113 jornalistas mortos em serviço.

No total, a FIJ refere a morte de 137 jornalistas durante todo o ano de 2009, sendo que destes 24 foram mortes acidentais.

Este balanço faz com que o ano que agora termina seja considerado um dos piores da história para a comunicação social e os seus profissionais.

De acordo com a FIJ, os países mais perigosos para os jornalistas são as Filipinas, o México e a Somália.

msn

Complemento solidário para idosos sobe para 418,5 euros


Segundo um diploma hoje publicado no Diário da República, a prestação atribuída a pensionistas com reformas mais baixas, vai aumentar 1,25% em 2010. O novo valor será actualizado já em Janeiro.

O Complemento solidário para idosos é atribuído a idosos com mais de 65 anos e com rendimentos mensais inferiores a 413 euros.

Criada em 2005, como forma de combater a pobreza, a prestação beneficia actualmente 236 mil idosos, de acordo com dados avançados pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social.

msn