quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ALGARVE MAIS PERTO DO MUNDO


Ryanair anuncia base em Faro e 14 novas rotas para 2010

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai sediar uma base operacional no Aeroporto de Faro em Março de 2010 e terá catorze novas rotas, num total de 27, para ligar a capital algarvia a outras cidades europeias. Esta é a «resposta positiva» da transportadora ao Turismo do Algarve e à necessidade de diversificar os emissores turísticos, refere Nuno Aires.

Com este lançamento, o Algarve fica «mais perto do mundo e a preço acessível», considera o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires, para quem a instalação da 39.ª base da Ryanair traz um novo «dinamismo ao destino e reforça a aposta em países emissores que interessam à região, como a Noruega, a Dinamarca, a Suécia, a França ou Espanha, que é um mercado de proximidade.»

O tráfego da transportadora irlandesa em Faro aumentará para 1,3 milhões de passageiros a partir do próximo ano, estima a Ryanair que investiu mais de 200 milhões de euros em três aeronaves e no aeroporto.

As novas rotas vão ligar Faro a Billund (Dinamarca), Eindhoven e Maastricht (Holanda), Madrid (Espanha), Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia), Paris e Marselha (França), Milão (Itália), Memmingen (Alemanha), Birmingham, Derry, Kerry e Knock (Reino Unido).

O anúncio da Ryanair chega «em boa hora», explica Nuno Aires, já que em 2010 a Associação Turismo do Algarve, o Turismo de Portugal e o Aeroporto de Faro vão apoiar rotas aéreas de interesse turístico, através de campanhas promocionais desenvolvidas ao abrigo do programa Initiative:pt.

Festival de Humor Solrir: Stand up Comedy sobe ao palco no terceiro dia




A quarta edição do Festival de Humor Solrir leva ao palco do Portimão Arena, em Portimão, no dia 3 de Janeiro, alguns dos maiores humoristas nacionais de stand up comedy da actualidade: Nilton, Aldo Lima, Francisco Menezes e Eduardo Madeira.

O Solrir, que vai decorrer de 1 a 4 de Janeiro, é cada vez mais a montra do que de melhor se faz a nível local, nacional e internacional, na área do humor. Pelo palco do Festival já passaram artistas nacionais e internacionais como Raul Solnado, Parodiantes de Lisboa, Raul de Orofino, Carlos Areia, José Raposo, Fernando Rocha, Serafim, Ana Bola, Manuel João Vieira e os Irmãos Catita, Commedia a la Carte e ainda os brasileiros Rafinha Bastos, Fernando Caruso e Marcela Leal.

Os bilhetes para o Solrir 2010, no montante de 3,50 euros cada, estão à venda nos seguintes locais: Portimão Turis, Pavilhão Atlântico, Lojas FNAC, ABEP e Agência Alvalade, El Corte Inglés, Media Markt, Turismo de Lisboa e ainda em:www.blueticket.pt e http://www.pavilhaoatlantico.pt/.

Em Janeiro de 2009 o Festival de Humor Solrir foi visto por mais de 10 mil pessoas.
O Solrir é uma iniciativa do Município de Portimão, através da empresa municipal Portimão Turis.

Programa: Festival de Humor Solrir
Dia 1 de Janeiro
Adriano Pereira e o Grupo “Barraca Armada”
· Funcionários Públicos
· Barão de Paumole
Fernando Mendes
“mendes.come”

Dia 2 de Janeiro
João Seabra
Teatro Experimental Mexilhoeira Grande
Quim Roscas e Zeca Estacionâncio

Dia 3 de Janeiro – Comédia em Pé
Nilton
Eduardo Madeira
Aldo Lima
Francisco Menezes

Dia 4 de Janeiro
Herman José
“Adeus, vou ali e já venho”
Carlos Pacheco e o Grupo Boa Esperança
“Chamem o Médico”
“Hollywood do Manel”

Coral Ideias do Levante actua em Alcoutim


Após a actuação nos Serões do Convento, em Lagoa, no passado dia 16 de Dezembro de 2009, o Coral Ideias do Levante prepara-se para actuar, no próximo dia 19 de Dezembro de 2009, pelas 21h00, na Igreja de S. Salvador de Alcoutim.

O Coral Ideias do Levante foi fundado em 1996 e é um dos pólos da Ideias do Levante, uma Associação Cultural de Lagoa. O Coral Ideias do Levante tem como objectivo a progressão gradual quer técnica como artística do grupo, e paralela promoção cultural do Concelho de Lagoa e da Região através da música coral polifónica. Interpreta um repertório bastante ecléctico como meio de intervenção pedagógica e de formação de público. A intensa dinamização cultural desenvolvida pelo Coral Ideias do Levante, deve-se em grande medida ao apoio do Município de Lagoa (Algarve).O Coral já é conhecido em vários pontos do país e no estrangeiro, para além de organizar vários eventos ao longo do ano. Actualmente, e desde Novembro de 2003, o Coral Ideias do Levante é dirigido pelo director artístico Francisco Brazão. Mais informações sobre o coral em http://www.ideiasdolevante.net/, ou pelo número 282010080, disponível de Segunda a Sexta-feira, das 18h00 às 20h00.

Esta iniciativa é da responsabilidade da Associação Transfronteiriça Alcoutim/Sanlúcar e conta com o apoio da Autarquia e Paróquia de Alcoutim.

Tavira: Presépio na aldeia de Cachopo


A aldeia de Cachopo convida toda a população a visitar o seu presépio, no Largo dos Bombeiros, até ao dia 6 de Janeiro de 2010, construído no âmbito da iniciativa “Presépios nas Aldeias do Algarve”, dinamizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve).

Pelo sexto ano consecutivo os Presépios nas Aldeias do Algarve são um acontecimento que marca a agenda época natalícia da Região, com o objectivo aumentar a auto estima das populações, estimular a criatividade e recuperar a memória das tradições populares nas aldeias do interior.

Este ano, para além dos presépios das duas dezenas de Aldeias participantes, estará patente, na Sede da CCDR Algarve, a partir de 16 de Dezembro e até 6 de Janeiro de 2010, uma exposição fotográfica sobre as "Tradições Natalícias e Presépios nas Aldeias do Algarve", de Jorge Murteira.

Aldeias aderentes: Albufeira: Paderne; Alcoutim: Martim Longo e Vaqueiros; Castro Marim: Azinhal, Vila e Odeleite; Faro: Estói; Lagos: Barão de São João, Bensafrim e Odiáxere; Loulé: Cortelha, Penina (na freguesia de Benafim); Monchique: Alferce; São Brás de Alportel: Alportel, Corotelo, Machados, Mesquita, Parises, Peral; Silves: Alcantarilha; Tavira: Cachopo.

AUTARQUIA DE LOULÉ ANULA COBRANÇA DE DIREITOS DE PASSAGEM EM 2010


No ano de 2010, a Câmara Municipal de Loulé não irá cobrar a Taxa Municipal de Direitos de Passagem, ao contrário do que aconteceu desde 2005, altura em que esta taxa entrou em vigor.

Esta taxa incide na possibilidade dos municípios puderem usufruir de receitas sobre as facturas de comunicações emitidas pelos operadores de telecomunicações, com o intuito de compensar as autarquias pela utilização (aérea e terrestre) pela ocupação do território municipal.
A Taxa Municipal de Direitos de Passagem corresponde ao valor que as autarquias podem cobrar às empresas que operam redes e serviços telefónicos fixos nos domínios público e privado municipais. A Taxa resulta da aplicação pelas autarquias de um percentual não superior a 0,25 por cento sobre cada factura emitida pelas empresas abrangidas a todos os clientes finais do correspondente município.

REGIONALIZAÇÃO: MENDES BOTA PROPÕE COMISSÃO EVENTUAL




Em proposta hoje entregue ao presidente do Grupo Parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar-Branco, o deputado Mendes Bota solicitou a convocação de uma reunião alargada deste órgão partidário exclusivamente dedicada a debater o tema da “Regionalização Administrativa”, logo no reatar dos trabalhos em 2010.

No documento que apresentou, Mendes Bota colocou à discussão dos seus pares a possibilidade de o Grupo Parlamentar do PSD propôr a constituição de uma Comissão Eventual na Assembleia da República, pelo período de 9 meses, com o objectivo de acompanhar e reflectir sobre o Processo de Regionalização Administrativa, tendo em vista o estabelecimento de uma plataforma para o “máximo denominador comum de consensualidade” entre as diferentes forças partidárias, no caminho para a realização de um novo referendo depois das eleições presidenciais.

Para Mendes Bota, esta Comissão Eventual deveria produzir um relatório final que sirva de contributo para a construção de propostas legislativas concretas, que antecederão o debate alargado à população portuguesa.

Mendes Bota considera que:

1- A Regionalização Administrativa é necessária (seja ou não a primeira das prioridades), e passa obrigatoriamente pela Assembleia da República;
2- Pela primeira vez desde o 25 de Abril, todas as forças políticas representadas no parlamento assumiram compromissos com a Regionalização (de concretização ou de discussão) nos programas eleitorais apresentados ao povo português há menos de três meses;
3- O facto de um novo referendo vir a ser convocado depois das eleições presidenciais, não implica que a Assembleia da República não possa desenvolver desde já um trabalho de aproximação, reflexão e consensualização sobre esta matéria.