domingo, 21 de novembro de 2010

Em Olhão: ACTA apresenta "Um Homem Singular - Retratos de Manuel Teixeira Gomes"




A ACTA apresenta a peça “Um Homem Singular – Retratos de Manuel Teixeira Gomes”, com texto de Alexandre Honrado e encenação de Luís Vicente, no dia 26 de Novembro, às 21h30 no Auditório Municipal de Olhão. O espectáculo tem a duração de 1h15m, é indicado para maiores de 12 anos. O preço dos bilhetes é de €5 para a plateia e 4€ para o balcão.
Este espectáculo constitui um modesto contributo de honra à memória de Manuel Teixeira Gomes e foi construído a partir de um texto que Alexandre Honrado escreveu, a pedido da ACTA.
Os materiais que o constituem o texto que dá corpo ao espectáculo, referem-se directamente a situações, episódios e momentos da vida de Teixeira Gomes e da sua obra que serão apresentados através do conceito de retratos. Retratos a preto e branco, como eram antigamente.
Tem como objectivo alcançar privilegiadamente o público jovem que apenas de forma transversal terá ouvido falar de Manuel Teixeira Gomes - ou a propósito de alguma obra sua, ou a propósito das comemorações do centenário da República, no âmbito das quais, este espectáculo se insere.
O espectáculo conta com a participação dos actores Bruno Martins, Carlos Pereira, Elisabete Martins, Glória Fernandes, Luís de A. Miranda, Pedro Mendes e Tânia Silva, da bailarina Ana Filipa Antunes e do músico José Alegre. A coreografia ficou a cargo de Evegueni Beliaev, os figurinos são de Sónia Benite e Ana Rita Fernandes a execução cenográfica é de Tó Quintas, as imagens e o vídeo de Marco Mártires, desenho e operação de Luz de Octávio Oliveira, sonoplastia e operação de som de Pedro Leote Mendes, produção executiva de Elisabete Martins, comunicação de Cristina Braga, secretariado de António Marques e direcção de produção de Luís Vicente.

Olhão: Jardim dos Patinhos pronto em Dezembro


O chamado Lago do Patinhos, Junto à Ria Formosa, na Av. 5 de Outubro, em Olhão, está a ser alvo de intervenção e prevê-se que esteja concluído na primeira quinzena de Dezembro, altura em que os animais que ali ‘moravam’ poderão regressar ‘a casa’…
Inicialmente, foram identificados diversos problemas existentes no Lago dos Patinhos. Foi então definida pelo pelouro das Obras, em função dos mesmos, a intervenção a realizar, que consiste na alteração no sistema hidráulico, alteração do sistema de drenagem de águas residuais e a criação de um sistema que permita de forma regular e fácil a limpeza dos dejectos dos animais.
Com a finalização da primeira parte dos trabalhos, no início de Dezembro, a Câmara procederá ao enchimento da cuba do lago e aos respectivos testes. Os patos, gansos, cágados e peixes poderão voltar a casa, se tudo correr bem, até 15 de Dezembro.

“ROLHINHAS” chegaram a Lagos. Município apoia projecto para Recolha de Rolhas de Cortiça.


A Lagos já chegaram os “ROLHINHAS”, onde pode depositar as suas rolhas de cortiça. Estes recipientes estão devidamente identificados e encontram-se facilmente em alguns dos equipamentos municipais (Paços do Concelho Séc. XXI, Biblioteca Municipal, Mercado da Avenida e Mercado de Santo Amaro e Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da CMLagos - Chinicato). O Município de Lagos associou-se recentemente à Associação Quercus, na promoção da campanha de recolha de rolhas de cortiça no concelho.
A Lagos já chegaram os “ROLHINHAS”, onde pode depositar as suas rolhas de cortiça. Estes recipientes estão devidamente identificados e encontram-se facilmente em alguns dos equipamentos municipais (Paços do Concelho Séc. XXI, Biblioteca Municipal, Mercado da Avenida e Mercado de Santo Amaro e Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da CMLagos - Chinicato).
O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre as quais o Sobreiro.
Em termos gerais, este projecto pretende ajudar o ambiente de três formas: na redução de resíduos; na defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado e na plantação de novas árvores (uma vez que permite que cada tonelada de rolhas de cortiça recolhida contribua para plantar e cuidar de 200 árvores).
Recorde-se que as rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.

DÊ UMA NOVA VIDA ÀS ROLHAS DE CORTIÇA!

♦ Sabia que Portugal é o maior produtor mundial de cortiça?
♦ Sabia que a cortiça é a casca do sobreiro?
♦ Sabia que, por imposição legal, a extracção da cortiça só pode ser feita de 9 em 9 anos?
Hoje a cortiça é ameaçada pelo fogo, pelo abandono progressivo da terra e pela doença do sobreiro, o que faz desta matéria-prima algo de precioso e que é urgente preservar.Comece já a juntar as suas rolhas de cortiça! Colabore e ajude o Ambiente!

Lagoa: Medidas sociais de combate à pobreza e isolamento social


O Cartão LagoaSocial é uma resposta social do Município de Lagoa que pretende apoiar um grupo específico da população que se encontra em condição de maior vulnerabilidade social por velhice, doença ou dependência de terceiros.
A pertinência desta resposta é tanto maior conforme a situação de crise sócio-económica se agrava, constatando-se que os grupos sociais mais vulneráveis à pobreza são as crianças e os idosos, sendo que mais de metade dos reformados do país se encontram em situação de pobreza.
Acredita-se assim que esta medida social pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida deste grupo populacional específico, intervindo de forma integrada e apoiando as pessoas económica e socialmente, uma vez que se pretende igualmente combater o isolamento social.
O sucesso deste cartão e a ampla aderência por parte dos seniores do Concelho (cerca de 80 cartões atribuídos desde 2009) deve-se, em parte, à colaboração do tecido empresarial local com esta iniciativa social.
Com o objectivo de apoiar estes Munícipes na dinamização da sua economia familiar, um dos benefícios do referido Cartão é a possibilidade dos seus titulares adquirem descontos em lojas localizadas nas diferentes Freguesias do Concelho. Os descontos são variados e existe uma multiplicidade de estabelecimentos (desde cabeleireiros, mercearias, restaurantes, pastelarias, agências de viagens e lojas de electrodomésticos, entre outras) que aderiram de imediato a esta iniciativa.
Apesar da conjuntura económica nacional é com satisfação que se constata que as Empresas do Concelho de Lagoa insistem em contribuir e participar em iniciativas solidárias, espelhando a sua consciência comunitária, responsabilidade social e acreditando também que esta pode ser uma forma positiva de estimular o comércio, incentivar o consumo e promover a economia local.
Estes exemplos fundamentam a importância do tecido económico, não só na dinamização das economias, através da criação de emprego e facilitação de riqueza, mas também na promoção de comportamentos solidários e cívicos, uma vez que a solidariedade é também uma questão de cidadania.
Nestas últimas semanas a Câmara Municipal tem realizado visitas às Empresas do Concelho e é com agrado que verifica que a maioria das entidades contactadas aderiu prontamente à iniciativa.
Consciente da importância do papel das Empresas no desenvolvimento económico e social do Concelho a Câmara Municipal de Lagoa envia publicamente os seus respeitáveis e solenes agradecimentos a todos os 25 laudáveis Estabelecimentos Aderentes do Cartão LagoaSocial lançando este desafio social às restantes empresas do concelho que pretendam aderir e colaborar com esta iniciativa.

Faro: Vidreira - Reposição de legalidade


Rua do Albergue

A Câmara foi informada, em Outubro passado, da intenção da proprietária do imóvel (antiga vidreira) situado na confluência da rua da Misericórdia e do Albergue de proceder à limpeza do edifício e a outras intervenções de escassa relevância que, em face da legislação em vigor, não careceriam de licenciamento. Advertiu-se a proprietária, desde logo, para que em caso de obras de alteração a intervenção estaria sujeita à competente licença, sendo que o projecto deveria observar as normas regulamentares que conformam as operações urbanísticas na área delimitada como núcleo histórico do concelho de Faro.
Estas coordenadas não foram cumpridas. À revelia da autarquia e sem qualquer acto administrativo que consentisse a operação, foram removidas as telhas de canudo e substituídas por telhas lusas, ao arrepio das mais elementares normas de preservação das zonas históricas e ferindo a integridade do conjunto edificado. As obras de alteração em causa - substituição da cobertura por materiais de natureza e cor diferentes dos pré-existentes - encontram-se sujeitas a prévio procedimento de licença e não foram nem serão licenciadas em condições que comprometam a essência do edifício, localizado em zona de protecção de edifício classificado.
Por isso, a obra foi prontamente embargada. Pelos Serviços de Fiscalização foram despoletados os procedimentos legais previstos, com vista à execução da ordem de embargo, e ainda, levantados os respectivos autos de embargo (de 11 de Novembro de 2010) e de notícia para efeitos contra-ordenacionais, pelas infracções constatadas. A autarquia não compactua com ilegalidades.
Todavia, a notificação não surtiu efeito e à margem da lei os trabalhos persistiram. A Câmara não transige perante factos consumados, pelo que, perante o desrespeito e desobediência da ordem de embargo, e sem prejuízo das responsabilidades criminais e contra-ordenacionais decorrentes das infracções constatadas, e a fim de neutralizar de imediato a obra que está a ser levada a efeito à margem do quadro jurídico que lhe é aplicável, foi determinada a posse administrativa do edifício.
Por último, a Câmara faz saber que não será permitida qualquer intervenção urbanística no concelho que viole as prescrições legais e que, caso os particulares as realizem fora do quadro normativo, serão demandados para repor a situação originária com as sanções administrativas e criminais que a ofensa da legalidade pode acarretar.

Albufeira promove "Conversas com Grávidas"


A Sala de Formação do Gabinete da Família,amanhã (Segunda-feira), dia 22 de Novembro, pelas 18 horas, recebe uma sessão de esclarecimento dedicada à grávida, à maternidade e ao bebé, onde os maridos também são bem-vindos.
A iniciativa “Conversas com Grávidas” a cargo da Divisão de Assuntos Sociais do Município de Albufeira, dirige-se aos futuros pais e abordará temas tão importantes como: O que é a família, diferentes famílias; famílias de origem; a construção de uma nova família; promover a comunicação e o respeito dentro da família, entre outros.
Os futuros pais têm a oportunidade de partilhar informação e experiências com outros casais na mesma condição, esclarecendo dúvidas e melhorando competências para a nova fase da sua vida.
A inscrição na sessão é gratuita, mas obrigatória, e pode ser feita através do e-mail pedro.viegas@cm-albufeira.pt ou através do telefone 289 599 537.

Aljezur: Vale da telha “avança” para planos de pormenor!


A Parque EXPO inicia em Dezembro próximo, a prestação de serviços de assessoria técnica e elaboração dos Planos de Pormenor para o Vale da Telha, contratualizada com a Câmara Municipal de Aljezur.
Os referidos Planos (4) surgem na sequência do estudo de orientação estratégica promovido pela autarquia e realizado pela Parque EXPO – “Visão Estratégica para o Vale da Telha”- em articulação com os serviços do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade e aprovado por unanimidade, na reunião da Câmara de 09 de Junho de 2009.
A Visão Estratégica estabelecida para a requalificação urbana do Vale da Telha – VIVER (N)O PARQUE, assenta em três princípios orientadores, que os Planos de Pormenor irão agora materializar:
1- Entender o Parque Natural como um valor patrimonial, encarando a sua sustentabilidade e valorização como uma oportunidade para o desenvolvimento local;
2- Controlar e direccionar a pressão de utilização procurando um modelo de ocupação compatível com a manutenção dos valores ambientais;
1. Transformar o Loteamento do Vale da Telha num lugar NOMEÁVEL, estruturado na sua organização espacial, dotado de valor e identidade próprios.
As acções de intervenção propostas terão de responder de forma clara e objectiva à materialização dos princípios e orientações do conceito de requalificação urbana, protegendo e valorizando o património natural e paisagístico, regenerando e reabilitando o espaço, salvaguardando direitos, promovendo e dinamizando o Vale da Telha, fazendo deste Loteamento um factor de diferenciação e competitividade.
Para trás ficarão 30 anos de conflitos, desentendimentos, ineficácia de medidas avulsas, que arrastaram o Loteamento de Vale da Telha para uma “Área Critica de Reconversão Urbanística”.
Está assim dado mais um importante passo, determinante, para o desenvolvimento sustentável do Município de Aljezur, remata a autarquia.

“Cuidar do Idoso” esclarece dúvidas em Alcoutim

A palestra “Cuidar do Idoso”, que aconteceu na última sexta-feira em Alcoutim, apresentou e esclareceu vários problemas que se apresentam constantemente às famílias com idosos a seu cuidado.




Numa abordagem que focou não só os problemas físicos, como a desnutrição e a infecção, mas também os afectivos, relacionados com o isolamento e a solidão, Ana Maria Lopes, médica internista do Hospital Central de Faro, e a enfermeira Ana Dora Veiga, também do Hospital Central de Faro, foram esclarecendo as dúvidas de muitos profissionais do lar e centros de dia que encheram a sala à procura de respostas a um cuidado que querem tornar cada vez melhor, o cuidado ao idoso.
Apostar na sensibilização do idoso acerca dos cuidados que deve ter consigo mesmo e criar ao seu redor uma rede social coesa e atenta, foram ideias mestras que saíram desta palestra.
O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, fechou esta palestra com a promessa de trazer a Alcoutim mais formação na área, orientada sobretudo para os cuidados ao domicílio, que considera que “resolveriam problemas como a lotação esgotada de lares e hospitais”.