domingo, 21 de novembro de 2010

Lagoa: Medidas sociais de combate à pobreza e isolamento social


O Cartão LagoaSocial é uma resposta social do Município de Lagoa que pretende apoiar um grupo específico da população que se encontra em condição de maior vulnerabilidade social por velhice, doença ou dependência de terceiros.
A pertinência desta resposta é tanto maior conforme a situação de crise sócio-económica se agrava, constatando-se que os grupos sociais mais vulneráveis à pobreza são as crianças e os idosos, sendo que mais de metade dos reformados do país se encontram em situação de pobreza.
Acredita-se assim que esta medida social pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida deste grupo populacional específico, intervindo de forma integrada e apoiando as pessoas económica e socialmente, uma vez que se pretende igualmente combater o isolamento social.
O sucesso deste cartão e a ampla aderência por parte dos seniores do Concelho (cerca de 80 cartões atribuídos desde 2009) deve-se, em parte, à colaboração do tecido empresarial local com esta iniciativa social.
Com o objectivo de apoiar estes Munícipes na dinamização da sua economia familiar, um dos benefícios do referido Cartão é a possibilidade dos seus titulares adquirem descontos em lojas localizadas nas diferentes Freguesias do Concelho. Os descontos são variados e existe uma multiplicidade de estabelecimentos (desde cabeleireiros, mercearias, restaurantes, pastelarias, agências de viagens e lojas de electrodomésticos, entre outras) que aderiram de imediato a esta iniciativa.
Apesar da conjuntura económica nacional é com satisfação que se constata que as Empresas do Concelho de Lagoa insistem em contribuir e participar em iniciativas solidárias, espelhando a sua consciência comunitária, responsabilidade social e acreditando também que esta pode ser uma forma positiva de estimular o comércio, incentivar o consumo e promover a economia local.
Estes exemplos fundamentam a importância do tecido económico, não só na dinamização das economias, através da criação de emprego e facilitação de riqueza, mas também na promoção de comportamentos solidários e cívicos, uma vez que a solidariedade é também uma questão de cidadania.
Nestas últimas semanas a Câmara Municipal tem realizado visitas às Empresas do Concelho e é com agrado que verifica que a maioria das entidades contactadas aderiu prontamente à iniciativa.
Consciente da importância do papel das Empresas no desenvolvimento económico e social do Concelho a Câmara Municipal de Lagoa envia publicamente os seus respeitáveis e solenes agradecimentos a todos os 25 laudáveis Estabelecimentos Aderentes do Cartão LagoaSocial lançando este desafio social às restantes empresas do concelho que pretendam aderir e colaborar com esta iniciativa.