domingo, 21 de novembro de 2010

“Cuidar do Idoso” esclarece dúvidas em Alcoutim

A palestra “Cuidar do Idoso”, que aconteceu na última sexta-feira em Alcoutim, apresentou e esclareceu vários problemas que se apresentam constantemente às famílias com idosos a seu cuidado.




Numa abordagem que focou não só os problemas físicos, como a desnutrição e a infecção, mas também os afectivos, relacionados com o isolamento e a solidão, Ana Maria Lopes, médica internista do Hospital Central de Faro, e a enfermeira Ana Dora Veiga, também do Hospital Central de Faro, foram esclarecendo as dúvidas de muitos profissionais do lar e centros de dia que encheram a sala à procura de respostas a um cuidado que querem tornar cada vez melhor, o cuidado ao idoso.
Apostar na sensibilização do idoso acerca dos cuidados que deve ter consigo mesmo e criar ao seu redor uma rede social coesa e atenta, foram ideias mestras que saíram desta palestra.
O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, fechou esta palestra com a promessa de trazer a Alcoutim mais formação na área, orientada sobretudo para os cuidados ao domicílio, que considera que “resolveriam problemas como a lotação esgotada de lares e hospitais”.