sábado, 18 de junho de 2011

ALGARVE É A PRIMEIRA REGIÃO NACIONAL COM WI-FI GRATUITO

A partir de 15 de Junho, no âmbito de uma parceria entre a OLÁ, a VEX e a Globalgarve, a região algarvia vai ficar ainda mais tecnológico e acessível, ao transformar-se na primeira região do país com Wi-Fi gratuito.

Numa altura do ano em que a população do Algarve se multiplica devido à forte afluência de turistas nacionais e estrangeiros, o Projecto Wi-Fi acrescenta valor a esta região ao proporcionar internet gratuita a toda a população.
A partir de 15 de Junho, serão colocados em todos os municípios algarvios um total de 100 pontos de internet, estrategicamente localizados em zonas de grande afluência, onde será possível viajar pela internet gratuitamente, a qualquer hora do dia.

Dia de Olhão: GAC Sotavento entrega coletes de salvação e anuncia novos apoios aos pescadores

O Grupo de Acção Costeira (GAC) do Sotavento Algarve entregou no Dia (16) do Município de Olhão, 346 coletes de salvação aos pescadores do concelho, que servirão para apetrechar cerca de uma centena de embarcações. A entrega destes coletes surgiu no seguimento das candidaturas feitas pelos pescadores junto do GAC do Sotavento, que adquiriu o material agora oferecido a quem faz da vida no mar o seu dia-a-dia.

A medida de obrigatoriedade da utilização de coletes de salvação nas embarcações, mesmo nas de pesca local, surgiu depois de se ter constatado que grande parte dos acidentes verificados no País, a este nível, ocorreu em embarcações de pesca.

“A insuficiente preparação dos trabalhadores do mar na área da prevenção e segurança e a inadequada utilização de equipamentos de segurança e de meios de salvação é uma das causas geradoras de um número significativo dos acidentes mortais nesta actividade”, ressalvou o autarca de Olhão Francisco Leal, que presidiu à entrega dos coletes em cerimónia realizada no Auditório Municipal de Olhão.

“Trata-se de uma norma que visa o reforço da segurança a bordo, bem como da necessidade de criar e desenvolver uma cultura de prevenção e segurança entre estes trabalhadores, capaz de fazer diminuir a ocorrência de acidentes”, destacou Francisco Leal perante as centenas de pescadores presentes na cerimónia realizada no Dia da Cidade.

Pensando na segurança e bem-estar dos profissionais da pesca, e tendo conhecimento que existem pescadores que não estão filiados em associações, o Município de Olhão apresentou uma candidatura ao PROMAR, para o financiamento relativo à aquisição de 346 coletes de salvação no valor de 17.992,00 €, tendo desta forma sido possível oferecer os equipamentos.
Na cerimónia de entrega dos coletes de salvação foi anunciada uma nova candidatura por parte do GAC Sotavento, que visa continuar a apoiar os homens do mar. Trata-se da possibilidade de aquisição de um mecanismo – EPIRB – que permite aos pescadores deslocarem-se sozinhos ao mar.
As EPIRB (Emergency Position Indicating Radio Beacon) são um meio simples que permitem às autoridades identificar e localizar embarcações/aeronaves ou pessoas em perigo. Quando activada, a EPIRB transmite um sinal de emergência detectado por satélites que transmitem para estações em terra. O seu modo de activação pode ser manual ou automático quando em contacto com a água. Uma emissão de uma EPIRB é sempre considerada um alerta de socorro.