terça-feira, 29 de novembro de 2011

Olhão tem mais 100 pinheiros mansos

Olhão tem mais 100 pinheiros mansos, no âmbito da campanha Plantar Portugal
Na passada sexta-feira, 25 de Novembro, a Câmara Municipal de Olhão, através da Divisão de Ambiente e Recursos Naturais, procedeu à plantação de 100 pinheiros mansos (Pinus pinea) na zona do circuito de manutenção dos Pinheiros de Marim.
A atividade, que contou com a participação de muitos traseuntes e atletas que passavam no local, sensibilizados com a proteção do ambiente, inseriu-se na iniciativa Plantar Portugal, na qual o Município de Olhão participou mais uma vez, depois do sucesso do ano passado. Foi um evento aberto a toda a população que quisesse ajudar a plantar árvores para comemorar a segunda edição da Semana da Reflorestação Nacional. O Município de Olhão agradece publicamente a todos aqueles que participaram neste evento e que ajudaram na promoção da reflorestação e na preservação de espécies autóctones, neste ano em que se comemora o Ano Internacional das Florestas.

ALBUFEIRA DESTACA-SE NA GASTRONOMIA

Restaurantes locais classificados entre os melhores
Restaurante Veneza Duas medalhas de ouro e uma de prata foram as condecorações granjeadas por Albufeira na 7.ª edição do Concurso Gastronomia com Vinho do Porto, promovido a cada dois anos pelo Instituto do Vinho do Douro e Porto (IVDP) em parceria com a INTER Magazine- Revista Profissional de Hotelaria e Restauração. A entrega de prémios teve lugar no passado dia 26 de novembro, no Convento do Beato, no âmbito do programa oficial do “Porto & Douro Wine Show”.
Restaurante Moiras Encantadas Os restaurantes Veneza e Moiras Encantadas, ambos localizados na freguesia de Paderne, destacaram-se entre os 100 melhores do país, conquistando o grau Ouro para o menu apresentado. O estabelecimento Jardim & Sabores, situado em Albufeira, recebeu a medalha de prata, que marca a sua segunda participação no concurso. As criações destes restaurantes, algumas confecionadas e outras servidas com vinho do Douro e do Porto, foram elogiadas pelo júri, que exaltou a “apresentação dos pratos e a sua harmonização com os vinhos”.
Vila Joya Refira-se que na anterior edição do evento, que conta com mais de uma década de história, o restaurante Veneza já havia conquistado o ouro e o Moiras Encantadas trouxe para a aldeia de Paderne a insígnia de prata. Ambos os espaços têm colecionado diversos galardões, entre eles, o Garfo de Ouro, de 2005 a 2011, do BCBM- Boa Cama, Boa Mesa- promovido pelo jornal O Expresso. Em destaque, volta a estar também o Vila Joya, galardoado com um dos mais antigos e prestigiados prémios da área da restauração. O espaço localizado na praia da Galé, viu renovada a distinção que, desde 1999, o tornava no único restaurante em Portugal com duas estrelas Michelin. O prémio foi recebido no dia 25 de novembro, em Barcelona, na cerimónia de apresentação da edição 2012 do Guia Michelin.
Jardim & Sabores A cozinha do chefe austríaco Dieter Koschina continua a ser considerada uma das melhores entre as suas 12 congéneres nacionais, destacando-se pela criatividade, qualidade dos produtos, modo de confeção, relação qualidade/ preço, entre outros requisitos. Recorde-se que, no passado mês de abril, o Vila Joya foi eleito o melhor restaurante português pela revista britânica ‘Restaurant’, entrando em 79.º lugar para a lista das 100 melhores do mundo.

Restauração acusa o Governo de abandonar o sector

Perante o aumento do IVA para a taxa máxima Restauração acusa o Governo de "abandonar o sector e de o obrigar a tomar medidas extremas. Empresários consideram incontornável a reestruturação do sector", advertem as associações do sector, através de uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra:.
"É com grande desagrado e preocupação que a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo e a AIHSA - Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve acolhem a decisão do Governo em aumentar a taxa de IVA aplicável à restauração em 10 pontos percentuais, acusando-o de abandonar o sector e de obrigar os empresários à tomada de medidas extremas nos seus negócios. Por se terem revelado infrutíferos os esforços levados a cabo pela duas Associações para negociar soluções alternativas com o Governo, bem como todos os apelos efectuados por inúmeras entidades nacionais e europeias (nomeadamente a Confederação Europeia do sector – HOTREC), ambos os organismos vêem com apreensão o futuro da restauração, que terá forçosamente de se reestruturar para se adaptar a esta nova realidade.
Numa primeira fase, as Associações reconhecem que essa reestruturação poderá ter que passar pela extinção de postos de trabalho, uma vez que os custos com recursos humanos serão, a curto/médio prazo, a única rubrica onde as empresas poderão actuar para anular o efeito do aumento do IVA.
O encerramento de um grande número de estabelecimentos e um maior incentivo à economia paralela serão outros cenários sobre os quais será necessário ter atenção. Neste sentido, a APHORT e a AIHSA continuam a defender a criação de medidas de combate à economia paralela que permitam por um lado, gerar mais receita para o Estado e, por outro, travar a concorrência desleal e criar uma maior transparência no sector. Ambas as Associações entendem que este é o momento para uma reflexão sobre o futuro do sector, comprometendo-se, desde já, a dar seguimento ao trabalho que têm vindo a desenvolver no sentido de dotar os seus associados das ferramentas necessárias para fazer frente ao actual contexto económico", conclui o documento.

Universidade do Algarve atribui Honoris Causa em dia de aniversário

A Universidade do Algarve celebra 32 anos às 17h00 do dia 14 de Dezembro, atribuindo o Doutoramento Honoris Causa a João José Pedroso de Lima, Professor jubilado da Universidade de Coimbra.
A cerimónia decorrerá no Grande Auditório do Campus de Gambelas e inclui uma sessão pública aberta à comunidade. Do programa constam várias intervenções, das quais se destacam a do novo Doutor e a laudatio proferida por Veiga Simão, padrinho do homenageado, além dos discursos do Presidente do Conselho Geral, Fernando Ulrich, e do Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro. De salientar ainda a entrega de três prémios aos diplomados com mérito no ano letivo de 2009/2010 - Prémio Caixa Geral de Depósitos, Prémio BPI e Prémio APECA. A investigação na UAlg também será distinguida com a entrega do Prémio de Apoio à Promoção da Investigação Científica, patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve.
O programa das comemorações culminará com um concerto da Orquestra do Algarve, às 21h30, tendo como maestro John Avery. Sobre João José Pedroso de Lima Natural de Coimbra, é licenciado em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra (1957), doutorado em Física pela Universidade de Manchester (1970) e Professor Catedrático da Universidade de Coimbra desde 1982. Dedicou a sua atividade pedagógica a diversas áreas da Física Médica, da Bioengenharia e das Ciências Biomédicas, tanto em termos de graduação como de pós-graduação, nos planos nacional e internacional, sendo responsável pela formação de várias gerações de médicos, físicos e técnicos de radiologia. Com livros publicados, com cerca de duas centenas de artigos em revistas científicas de mérito e inúmeras prestações em conferências, João José Pedroso de Lima tem contribuído para o reconhecimento internacional da investigação científica portuguesa, em domínios como os da Física Médica, da Bioengenharia e das Ciências Biomédicas. Do seu percurso constam já cerca de duas dezenas de prémios e distinções por trabalhos de investigação, sendo também membro de várias sociedades científicas, das quais se destacam a Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear e a Sociedade Portuguesa de Proteção contra as Radiações. Apesar de jubilado, mantém-se ativamente a colaborar com as Universidades de Coimbra, de Trás-os-Montes, de Aveiro e do Algarve.