sábado, 11 de dezembro de 2010

IPJ: 5º Aniversário da Loja Ponto JA de Faro


No próximo dia 16 de Dezembro, a Direcção Regional do Algarve do Instituto Português da Juventude assinala o 5º Aniversário da Loja Ponto JA de Faro.
As Lojas Ponto JA são espaços públicos feitos à medida dos jovens, onde estes podem usufruir de um vasto conjunto de informações e serviços e onde têm acesso à Internet, xbox, sala de estudo, espaço de exposições e gabinete de saúde juvenil.
Durante o dia 16 de Dezembro decorrerá uma acção de formação sobre alimentação saudável dirigida a alunos do secundário e orientada pela nutricionista do Gabinete de Saúde Juvenil do IPJ.
Pelas 16h30 será inaugurada a Exposição Colectiva "Maratona Fotográfica 2010 - Faro à noite” e pelas 17h30 actuará o Quarteto de Metais da Associação Filarmónica de Faro.

Serviço de análises clínicas ao domicílio facilita vida aos idosos de Alcoutim



Um serviço de análises clínicas ao domicílio começou este mês a funcionar em Alcoutim. A iniciativa é de um Laboratório de Análises Clínicas, que quer, desta forma, responder a uma necessidade da população alcouteneja, isolada nos montes e com dificuldades de deslocação até às aldeias.
A dirigir o projecto estão Maria e António André. Maria André é natural dos Castelhanos, da freguesia de Martim Longo. Depois de uma vida feita em Lisboa resolveu regressar à terra natal com o marido e, com 30 anos de experiência em análises clínicas e conhecimento da realidade concelhia, contribuir para a melhoria de vida da população alcouteneja.
As colheitas ao domicílio são realizadas entre as 7.30h e as 11.00h, à Segunda-Feira, mediante marcação e sem qualquer custo acrescido. A entrega dos resultados também é feita ao domicílio. A par deste serviço domiciliário, o laboratório trabalha com um posto em Martim Longo e uma extensão do mesmo em Alcoutim.
O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim,Francisco Amaral, louva esta iniciativa, que se integra na política de cuidados ao domicílio que o Município promove e estimula.

Na UALG: Seminário internacional da CPLP debate “Qualidade do Ensino Superior”


A Qualidade do Ensino Superior: Isomorfismo, Diversidade e Equidade vai estar em debate na Universidade do Algarve, nos dias 13 e 14 de Dezembro, no II Seminário Internacional sobre Ensino Superior na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP). Este encontro científico decorre no Anfiteatro Vermelho da Faculdade de Economia (Edifício 9), no Campus de Gambelas, e conta ainda com as participações das universidades de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.
A realização deste evento visa a construção de um espaço comum do Ensino Superior na CPLP, facilitando o intercâmbio de saberes e experiências, a mobilidade académica, o mútuo reconhecimento dos estudos e contribuindo para a criação e desenvolvimento de centros de pesquisa na Comunidade dos Países Lusófonos.
O interesse científico deste encontro desenvolve-se em torno de vários eixos que se traduzem no fortalecimento do diálogo para a concertação de políticas públicas de Ensino Superior, na coordenação de posições comuns para a articulação com outras instâncias, tais como organismos internacionais, redes e blocos educativos/formativos, e na incrementação de estratégias de acção conjunta para a transformação do Ensino Superior, fomentando assim para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
De sublinhar o interesse em torno desta temática, uma vez que a cooperação interinstitucional e internacional poderão contribuir significativamente para o desenvolvimento das potencialidades das instituições envolvidas e para o fortalecimento dos processos de integração dos sistemas de Ensino Superior na CPLP.

British Airways lança nova rota London City – Faro


A companhia aérea British Airways passa a ligar o centro de Londres à região do Algarve a partir do próximo ano. A inauguração da nova rota está marcada para 07 de Junho de 2011.
Esta operação é de grande importância para o Algarve já que irá ligar a região ao centro da capital do seu principal mercado emissor. Adicionalmente, esta nova rota vem permitir a diversificação da oferta da British Airways que pretende com esta operação captar novos segmentos de passageiros residentes na cidade de Londres.
London City- Faro será a segunda rota da British Airways em Faro. O serviço de 3 Voos
semanais será assegurado pela subsidiária BA Cityflyer, com um Embraer 190 de 98
lugares. A companhia já disponibilizou a venda de bilhetes no seu site, em: www.
britishairways.com
A British Airways voa actualmente para Faro a partir de Londres Gatwick. Esta é uma rota anual que se mantém em operação desde 2008, tendo transportado no corrente ano mais de 110.000 passageiros (dados de Novembro’10).

London City Airport- Faro
Terças e Quintas 09h40 12h35
Domingos 13h05 16h00
Faro -London City Airport
Terças e Quintas 13h20m 16h15m
Domingos 16h40m 19h35m

1º DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A PARAMILOIDOSE PREMIADO A NíVEL INTERCIONAL


A campanha “Uma nova data no calendário português: Primeiro Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose – Doença dos Pezinhos”, desenvolvida pelo Grupo Inforpress, foi considerada, pelo júri dos European Excellence Awards, como o melhor projecto de relações públicas realizado em Portugal, no ano de 2010, a nível nacional e regional. A campanha foi, também, eleita uma das melhores quatro, a nível europeu, na categoria healthcare, tendo integrado a short list que foi à avaliação final do júri internacional.
O prémio foi entregue esta quinta-feira, em Praga, a Ana Margarida Ximenes, Country Manager do Grupo Inforpress em Portugal. Os European Excellence Awards premeiam, anualmente, os melhores trabalhos de comunicação europeus.
“A capacidade de criar uma história sobre a doença e envolver o país inteiro foi o factor crítico de sucesso neste projecto. É muito estimulante o reconhecimento de ser considerada a melhor campanha de Portugal e uma das melhores a nível healthcare de toda a Europa. Mais importante do que isso, porém, é sentir que estamos a ajudar os milhares de doentes em Portugal ao colocar o tema na agenda mediática e dos decisores”, explica Ana Margarida Ximenes.
A Paramiloidose, também conhecida como “Doença dos Pezinhos”, é uma doença rara, hereditária e crónica. Sem tratamento é, geralmente, fatal. Há cerca de 10 mil doentes em todo mundo e Portugal é o país com maior número de casos: 1500 casos e, anualmente, surgem 100 novos diagnósticos positivos. Durante 50 anos a única alternativa terapêutica para a patologia foi o transplante de fígado. A FoldRx, uma biotecnológica norte-americana, investigou e desenvolveu a primeira terapêutica oral para o problema. A empresa seleccionou o Grupo Inforpress para, em conjunto com a Associação de Doentes de Paramiloidose e o Hospital de Santo António, criar e desenvolver uma campanha integrada de relações públicas que incluiu a implementação e execução do primeiro dia nacional da doença e toda a comunicação da patologia, resultados clínicos e a nova esperança que o medicamento representa.

Mercadinho dos Artesãos revela criatividade são-brasense


Amanhã, Domingo, dia 12 de Dezembro, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel abre as portas à criatividade dos artesãos são-brasenses no I Mercadinho dos Artesãos, uma iniciativa que pretende ocupar o espaço Polivalente sempre ao 2º domingo de cada mês.
Entre as 10h00 e as 17h00 o Mercadinho dos Artesãos dá mostras do que de melhor se faz em São Brás de Alportel, desde o artesanato tradicional às novas aplicações de técnicas ancestrais, este mercadinho revela uma grande diversidade de objectos e um sem fim de novas utilidades.
Composto por mais de 4 dezenas de expositores, os visitantes podem apreciar as novas criações artísticas destes artesãos que têm a capacidade de reinventar o velho e elaborar novas peças feitas pela habilidade e mestria de quem sonha criar peças novas.
As bancas iluminam-se nessa época natalícia com peças em pele de cortiça, objectos feitos de materiais reciclados, bijutaria, doces tradicionais, objectos decorativos, cestinhos típicos, entre muitos outros materiais, que podem perfeitamente transformar-se em bonitas lembranças de Natal.

São Brás de Alportel despede-se de 2010 a Passos de Dança



A magia da dança regressou, este sábado, ao palco do Cine-Teatro São Brás pelos passos de dezenas de bailarinas de palmo e meio, da Escola de Dança Municipal. O Espectáculo de Dança de Natal, apresentou várias modalidades de dança, que mostraram, passo a passo, o resultado de meses de dedicação a esta forma de expressão artística.
A Escola de Dança Municipal de São Brás de Alportel foi criada em 2000 com o objectivo de enriquecer a diversidade de formação para os jovens, abrindo portas à área da dança, bem como fomentar a igualdade de oportunidades para todos. Esta oferta formativa na área da dança destina-se a crianças e jovens a partir dos 3 anos de idade, nas modalidades de Dança Educativa, Iniciação à Dança Clássica, Dança Clássica, Gimnodança e Dança Jazz Contemporâneo.
Neste espectáculo, a Escola de Dança Municipal apresentou um conjunto de coreografias de ballet e gimnodança, ensaiadas pela Professora Marta Morais. Estes 2 estilos de dança revelam as diversas potencialidades do movimento corporal: o ballet é um estilo de dança muito exigente que alia vários movimentos circulares à leveza corporal criando uma bonita harmonia nas suas interpretações, enquanto a gimnodança revela a energia da ginástica associada à capacidade expressiva da dança, numa explosão de cor e movimento.
O Espectáculo de Dança de Natal, pela Escola de Dança Municipal celebrou, passo a passo, a magia do Natal e despediu-se de 2010 a dançar ao ritmo da esperança que ilumina o palco, onde prometem regressar no próximo ano.

Miguel Freitas visita centros de formação profissional no Algarve


O Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas, visita, no próximo dia 13, segunda-feira, a partir das 09h30, dois centros de formação profissional no âmbito da UGT e da ACRAL, na sequência das reuniões que a Direcção regional do Partido tem vindo a promover com as estruturas da Administração e os parceiros sociais da região.
Avaliar o impacto do ensino profissional no contexto social da região, é o objectivo das duas visitas de trabalho a realizar pelo líder socialista, que reconhece a “forte aposta que o Algarve tem feito na formação de activos, criando novas oportunidades de emprego, no sentido de responder aos problemas de empregabilidade na região”.
Miguel Freitas desloca-se pelas 09h30 ao Pólo do Instituto de Educação Técnica de Seguros (INETESE), a funcionar nas instalações da Direcção Regional da Agricultura e Pescas, no Patacão, onde um total de 43 alunos frequentam os cursos de Técnico de Banca e Seguros e de Secretariado. Pelas 11h00 desloca-se à sede da ACRAL, associação promotora de vários cursos a decorrerem actualmente em diversas áreas como a de formação modelar, interna e de educação de adultos, envolvendo um total de 1028 alunos em toda a região.

São Brás de Alportel desafia a uma volta ao mundo na II Semana Intercultural



Em São Brás de Alportel o espírito do Natal é partilhado por todas as culturas do mundo que se juntam para celebrar a II Semana Intercultural do município, de 11 a 18 de Dezembro.
Composta por uma miscelânea de culturas provenientes das mais de 40 nacionalidades que residem no município de São Brás de Alportel, a II Semana Intercultural pretende sensibilizar para outras tradições, outros conceitos de Natal que variam consoante o país, mas que mantêm alguns princípios em comum, como a solidariedade e a paz.
Neste âmbito, a II Semana Intercultural de São Brás de Alportel integra um vasto programa de actividades dedicado a esta quadra festiva. No sábado, dia 11, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel acolhe, entre as 10h00 e as 12h00, a Acção de Sensibilização e Informação, do Centro Local de Apoio à Imigração. Esta acção pretende dar a conhecer os diversos serviços prestados às comunidades imigrantes a residir no município, no sentido de melhor integrar e orientar as comunidades estrangeiras.
Neste sábado a solidariedade é guiada pelos olhos do coração de Ricardo Martins, músico e compositor que regressa a São Brás de Alportel para participar na acção “Vamos Ajudar os meninos do hospital a sorrir”, mediante a cedência de 10% do valor arrecadado com a venda do seu mais recente trabalho “Caminheiro de Mim”. Esta acção promovida em colaboração pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro tem por objectivo angariar fundos para renovar o serviço de pediatria e dar um pouco mais de conforto às crianças hospitalizadas.
No exterior do Mercado Municipal decorre ainda um espectáculo composto por actuações de dança, teatro, música e louvores, pelo Grupo de São Brás de Alportel Semeadores da Boa Nova. O encerramento da animação cabe à interpretação coreográfica de um “Flash Mob Tour” por 40 jovens do Programa Escolhas.
Esta encenação integra o Programa Escolhas “Portas Abertas” que apresenta um fim-de-semana, dias 11 e 12, repleto de actividades com várias sessões informativas, workshops, convívios e passeios pedagógicos. O Programa Escolhas, desenvolvido em São Brás de Alportel há vários anos, tem por objectivo promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, dando especial atenção a descendentes de imigrantes e minorias étnicas, tendo em vista a igualdade de oportunidade e o reforço da coesão social.
No dia 18, a interculturalidade apresenta-se à mesa, entre as 10h00 e as 12h00, no Mercado Municipal. A I Demonstração de Culinária integra uma Mostra de Sabores do Mundo, uma viagem ao mundo dos sabores e dos aromas que fazem parte da identidade cultural de cada país.
A viagem pelo mundo das culturas termina com a exposição da Árvore de Natal Intercultural decorada com pequenos objectos de todas as cores que compõem o globo. Patente de 11 de Dezembro de 2010 a 6 de Janeiro de 2011, no Cine-Teatro São Brás e com mais de 2 metros de altura revestidos por materiais alternativos, como canas, cartões, arames e guardanapos de papel, a Árvore de Natal Intercultural pretende ser um símbolo de fraternidade entre os diferentes povos. Em vez das habituais bolas e fitas decorativas esta árvore acolhe pequenos objectos decorativos típicos de várias culturas que conduzem os visitantes à descoberta de novas visões do Natal e do mundo.
A II Semana Intercultural de São Brás de Alportel mostra desta forma várias visões e interpretações de Natal para uma quadra festiva de horizontes abertos para outras formas de celebrar o nascimento de Jesus

MENDES BOTA DENUNCIA: ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE SILVES ATIRADO PARA AS CALENDAS


O deputado Mendes Bota acaba de interpelar o Governo, solicitando esclarecimentos sobre a data prevista para o início da construção do Estabelecimento Prisional de Silves, bem como as razões de a estimativa de custos inscritos no PIDDAC para 2009 ter derrapado em 61% a mais, na estimativa inscrita no Orçamento do Estado para 2011. Ou seja, em apenas dois anos, o orçamento inicial previsto da obra passou de 50 para 80 milhões de Euros.
Mendes Bota pretende saber porquê, e quer também uma previsão para o início de uma infra-estrutura que tem vindo a ser adiada há décadas, sendo bastante necessária para uma região onde a criminalidade está longe de retroceder. O deputado também pediu informações sobre a capacidade da população prisional prevista no actual projecto.

Festa de Natal Para os Carenciados de Faro



No próximo dia 18 de Dezembro pelas 12h30, terá lugar a Festa de Natal que a C.A.S.A. – Centro de Apoio aos Sem Abrigo, organiza para as famílias carenciadas de Faro que actualmente apoia.
O palco desta festa terá lugar este ano na Escola Secundária Pinheiro e Rosa em Faro, que se disponibilizou para abrir num sábado para acolher esta festa de solidariedade.
Será oferecido um almoço a cerca de 500 Carenciados de Faro (sem abrigo, idosos excluídos socialmente e famílias carenciadas), resultante dos donativos obtidos junto da sociedade civil, entre particulares e empresas privadas, o qual será confeccionado pelas funcionárias da Escola que se voluntariaram para o efeito, e que será servido por dezenas de voluntários da associação e muitos alunos da Escola que de propósito para o efeito se organizaram num esforço assinalável.
Duas Bandas de música local e Isabel Frade terão a seu cargo a animação musical para todos os presentes.
Mas sem dúvida que um dos momentos mais altos será todo o programa de animação que de propósito foi preparado para cerca de 120 crianças carenciadas, o qual terá ateliers de pintura, peças de teatro, jogos diversos, entre muitas outras actividades, que culminará com a oferta de centenas de brinquedos angariados na Campanha “CASA MÁGICA SOLIDÁRIA” nas Escolas de Faro e junto de muitas entidades particulares, que serão dados às crianças presentes por “Pais Natais” a cargo do Moto Clube.
Por fim serão doados Cabazes de Natal com variados géneros alimentares e outros a todas as famílias carenciadas presentes.