quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Portimão: Herman José estreia novo espectáculo

“Adeus, vou ali e já venho” é o espectáculo que Herman José criou especificamente para a 4.ª edição do Solrir – Festival de Humor e que dia 4 de Janeiro estreia no palco do Portimão Arena, ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão.

O espectáculo mistura êxitos musicais (“És tão Boa”, “Saca Rolhas”, “Canção do Beijinho”, por exemplo), histórias de vida, stand up e evocação de personagens que ganharam vida própria, caso de Serafim Saudade, Maximiana, Nelo e José Estebes, entre outras figuras do percurso artístico do humorista.

Nesta noite sobem ainda ao palco Carlos Pacheco e o Grupo Boa Esperança, com os sketches “Chamem o Médico” e “Hollywood do Manel”.

O Solrir, uma iniciativa da autarquia através da empresa municipal Portimão Turis, tem na edição deste ano um espaço especial para os menores de seis anos, gratuito, com jogos e pinturas, coordenado por animadores bem dispostos.

Solrir

4.º Festival de Humor de Portimão

· 1 a 4 de Janeiro de 2010

· 21h30

· Portimão Arena – Parque de Feiras e Exposições – Portimão

· Preço: 3,50 euros

· Bilhetes à venda: Portimão Turis, Pavilhão Atlântico, FNAC, ABEP e Agência Alvalade, El Corte Inglés, Media Markt, Turismo de Lisboa, www.blueticket.pt, www.pavilhaoatlantico.pt

· Classificação etária: maiores de 6 anos

Programa:

1 de Janeiro

Fernando Mendes

· Estreia de “mendes.com”, o espectáculo que assinala os 30 anos de carreira do actor Fernando Mendes. Com Luís Portugal, António Vaz Mendes e Cristina Areia.

Adriano Pereira e o Grupo “Barraca Armada”

· Interpretação do tema “Funcionários Públicos”, que conta com 129 mil visualizações no YouTube e, representação da peça “Barão de Paumole”.

2 de Janeiro

João Seabra e o Teatro Experimental Mexilhoeira Grande

· Deambulações humorísticas inspiradas no quotidiano

Quim Roscas e Zeca Estacionâncio

· Dupla humorística, protagonista do programa “Telerural”, transmitido na RTP.

3 de Janeiro – Comédia em Pé

Nilton

Eduardo Madeira

Aldo Lima

Francisco Menezes

4 de Janeiro

Herman José

· Estreia nacional de “Adeus, vou ali e já venho”, espectáculo criado por Herman José propositadamente para o Solrir.

Carlos Pacheco e o Grupo Boa Esperança

· “Chamem o Médico”

· “Hollywood do Manel”

VR Stº. António garante: Grande Reveillon em Monte Gordo


ACTA - Espectáculo "George Dandin" de Molière em Faro



A ACTA termina a digressão do espectáculo “George Dandin” de Molière, no Teatro Lethes, em Faro, com apresentações nos dias 8 e 9 de Janeiro, às 21h30, dia 10 de Janeiro, às 16h00 e nos dias 15 e 16 às 21h30 e dia 17 às 16h00. O espectáculo encenado por Luís Vicente, tem a duração de 1h15m, é indicado para maiores de 12 anos e o custo de entrada é de 10€ com vários descontos.

Aparentemente trata-se apenas de uma hilariante comédia de costumes, cujo enredo assenta nos estratagemas de uma jovem mulher para ludibriar o seu marido. Dá-se, porém, o caso, de o enredo ter como pano de fundo o prenúncio da Revolução Francesa: portanto, não é uma mera comédia de costumes. E este aspecto, a nosso ver, absolutamente fundamental, foi que levou Marx a estudar o texto de Molière, e a referi-lo como um documento exemplar no que respeita à análise da aliança de classes; e que nos leva a nós a pô-lo em cena numa perspectiva de contemporaneidade no que se refere os seus conflitos internos.

George Dandin vive um drama interior e um drama social que o tornam ridículo, porque se deixou envolver por uma situação à qual não é capaz de se adaptar. É ridículo não como pessoa, mas como elemento desajustado duma estrutura em que entrou indevidamente, sem todo um ritual de iniciação ideológica e afectiva. A casa onde, na condição de trabalhador rústico se sentia bem e feliz, tornou-se atroz, não tanto pela ameaça de infidelidade de sua mulher Angélique, mas sobretudo pela impossibilidade de estabelecer relações de convivência que respeitassem a sua personalidade e os seus valores.

A sua tensão psicológica não é de um «marido enganado», mas a de um marido confundido socialmente por ter feito um casamento desigual, de que já está profundamente arrependido, com uma mulher que não lhe pode pertencer, mesmo que tenha assinado uma acta matrimonial.

George Dandin assume um estatuto ideológico bem definido, tornando-se o personagem e o lugar de um conflito, de um processo levado ao palco, em que o público fará de jurado. Duas (o)posições sociais que se digladiam num espectáculo que dá mais para pensar do que para rir.

Este espectáculo conta com a participação dos actores Afonso Dias, Bruno Martins, Elisabete Martins, Glória Fernandes, Luís de A. Miranda, Mário Spencer, Pedro Mendes e Tânia Silva, os figurinos são de Alice Alves, a execução cenográfica é de Tó Quintas, a assistência de encenação de Elisabete Martins, com direcção de cena de Pedro Mendes, desenho e operação de Luz de Octávio Oliveira, operação de som de Pedro Leote Mendes, produção executiva de Elisabete Martins, comunicação e divulgação por Cristina Braga, secretariado por António Marques e direcção de produção de Luís Vicente.

SB Alportel: CONTRUÇÃO DE NOVO MINI CAMPO DESPORTIVO RELVADO


São Brás de Alportel termina o ano de 2009 a promover a saúde e o bem-estar de toda a população, com a conclusão de mais uma infra-estrutura do Parque de Desporto e Lazer, desta feita a criação do Mini Campo Desportivo Relvado.

Localizado na zona exterior do Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires, o mini - campo desportivo em relvado sintético, com uma dimensão de 22X12m, apresenta excelentes condições de segurança e apoio à prática de diversas modalidades desportivas, entre as quais: futebol, FUTSAL, andebol, voleibol e basquetebol.

Esta nova infra-estrutura pretende incentivar à adopção de um estilo de vida mais saudável, ao mesmo tempo que promove o convívio da família e dos amigos, que em conjunto podem experimentar novas modalidades, num espaço próprio e integrado no centro urbano da vila.

A instalação deste equipamento desportivo resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol do Algarve, no âmbito da Medida 4 “Mini - Campos Desportivos”, desenvolvido em parceria com o Instituto do Desporto e pela Federação Portuguesa de Futebol.

O Parque de Desporto e Lazer de São Brás de Alportel conta já com um conjunto de infra-estruturas: Piscinas Municipais Cobertas, Campo de Futebol em relvado sintético, Mini-Campo Desportivo Relvado e em fase de conclusão o novo Complexo de Ténis. Para valorizar as infra-estruturas anteriormente existentes, a Câmara Municipal prepara a requalificação do Parque Desportivo do município, prevendo para o ano de 2010, obras de melhoria do Pavilhão Municipal.

JOVENS DE 10 PAÍSES EM FARO

O Presidente da Câmara Municipal de Faro, José Macário Correia, vai receber, no próximo sábado, dia 02 de Janeiro, pelas 11:00,nos Paços do Concelho, um grupo de 35 jovens de dez países - Grécia, Chipre, Estónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Reino Unido, Espanha, Gana e Portugal.

Importa realçar que esta recepção se enquadra num intercâmbio organizado pela “YEU – Youth for Exchange and Understanding”. A YEU é uma das mais importantes organizações juvenis internacionais, com sede em Faro, que tem em curso várias acções com vista ao envolvimento dos jovens em questões sociais a nível local. O “Eurogames 2010” é um dos projectos mais significativos da sua missão e visa a promoção da inclusão social de pessoas com deficiência, através da metodologia de Educação Não Formal (ENF).

As políticas juvenis representam um eixo fundamental da participação dos jovens na sociedade, pelo que os encontros e intercâmbios juvenis, como o que se tem registado na última semana em Faro, impulsionam a sua participação activa, permitindo uma consciencialização das diferentes realidades sócio-culturais e da importância do trabalho em conjunto para construir uma sociedade mais aberta e tolerante.

Faro quer estar na primeira linha do ressurgimento de associações juvenis que constituem um meio insubstituível para fomentar o espírito cívico, a partilha de experiências e a disseminação de conhecimentos, de molde a que as novas gerações sejam mais empreendedoras, civicamente activas e solidárias.

ESPECTÁCULO DE PASSAGEM DE ANO EM QUARTEIRA MUDA DE LOCAL


José Cid e OqueStrada no Pavilhão Drª Laura Ayres

Condições climatéricas na base da decisão

A Câmara Municipal de Loulé, organizadora do espectáculo de passagem de ano na cidade de Quarteira, decidiu alterar o local da realização do mesmo tendo em conta as condições climatéricas que se fazem sentir e as previsões meteorológicas para o dia de amanhã, quinta-feira, 31 de Dezembro.

O espectáculo inicialmente previsto para a Praça do Mar, em Quarteira, vai realizar-se no Pavilhão da Escola Secundária Drª Laura Ayres, na mesma cidade. Este pavilhão tem todas das condições de acolhimento dos milhares de espectadores esperados e, independentemente das condições que se façam sentir, o espectáculo vai realizar-se.

Recorde-se que pelas 22h00 sobem ao palco os OqueStrada, uma das grandes revelações musicais de 2009. Apesar de terem uma carreira já com alguns anos, o grupo lançou este ano “Tasca Beat: O Sonho Português”, o trabalho que é o resultado de uma saga de sete anos bem vividos em palcos variados por entre ruas, festivais de renome, coretos e bailes de Verão. A primeira edição do Festival MED (2004) foi um dos locais por onde este grupo passou.

Formado em Almada em 2002, o quinteto é composto por Miranda na voz, Lima na guitarra portuguesa, Zeto na guitarra e voz, Donatello no acordeão e Pablo na contra-bacia (um contrabaixo feito com uma bacia…). Criam música 100% livre, 200% bem-humorada e 300% genuína. Cantando em português, crioulo, espanhol, francês e inglês, os OqueStrada juntam, por vezes na mesma canção, referências criativas tão diferentes quanto o fado, o funaná, a ska, a pop e a canção francesa. Num palco transformado em tasca imaginária, onde as desgarradas são constantes e o teatro acompanha a música, o público deixa de ser apenas espectador e torna-se cúmplice do espírito.

Um dos pontos altos desta festa será a subida ao palco de um dos dinossauros da música portuguesa: José Cid. Com uma carreira longa que começou na década de cinquenta, com bandas como Os Babies e o Quarteto 1111, foi a título individual que José Cid ganhou maior projecção, sobretudo pela participação no EuroFestival da Canção e pela composição e interpretação de temas intemporais da música portuguesa como “Nasci P’rá Música”, “Na Cabana junto à Praia” ou “20 Anos”.

No novo milénio, José Cid volta à ribalta, recuperando temas antigos e promovendo espectáculos em vários pontos do país, com um surpreendente interesse por parte das novas gerações. Em 2009, volta aos discos, com o lançamento do álbum “Coisas do Amor e do Mar”, que irá apresentar também nesta passagem de nano em Quarteira, sem esquecer os seus grandes êxitos.

Quanto ao espectáculo pirotécnico previsto, caso não exista um substancial agravamento das condições climatéricas, irá manter-se. A entrada é livre.

Portimão: ministra da Saúde no lançamento simbólico da Unidade de Cuidados Continuados Integrados Al-Vita.


Entrega de 13 viaturas para cuidados

continuados integrados

A ministra da Saúde, Ana Jorge, esteve ontem presente na cerimónia simbólica de lançamento da primeira pedra da Unidade de Cuidados Continuados Integrados Al-Vita que, devido às condições climatéricas adversas, teve lugar no salão nobre da Câmara de Portimão, onde também foram entregues as chaves de 13 viaturas a equipas de cuidados continuados integrados, destinadas a reforçar a sua mobilidade na região algarvia.

Horácio Nunes, responsável pela empresa PRO-FN Serviços de Saúde, Lda., disse tratar-se de um “risco totalmente privado, fruto da confiança que a empresa tem na rede de cuidados continuados que está a ser implantada e que oferece as melhores garantias de uma sustentabilidade duradoura”.

“Em nome da qualidade de vida dos futuros beneficiários, da sua reabilitação e reintegração, vamos investir cerca de 7 milhões de euros, criando na Quinta da Ouriva entre 60 a 70 novos postos de trabalho, num local com excelentes acessibilidades e muito perto do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio”, sublinhou o empresário, que espera iniciar as obras em Janeiro próximo, para que a unidade seja inaugurada ainda em 2010. A Al-Vita disporá de duas tipologias: média duração e reabilitação, e longa duração e manutenção, cada uma com 35 camas.

Segundo o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, “neste ciclo político desfavorável, com uma crise económico-financeira de fortes contornos sociais, a área da saúde deve ser encarada de forma particularmente sensível, cabendo ao poder autárquico trabalhar com a tutela e o Governo na procura de soluções”.

“A contra-exemplo, quando os privados se revelam tão empreendedores, como é o caso, fugindo ao paradigma da subsídiosite aguda, estamos todos de parabéns”, destacou o presidente, que focou os “passos dados pela autarquia para resolver diversos condicionalismos, ao longo de todo o processo”.

A propósito, Manuel da Luz reiterou a disponibilidade do Município para “colaborar com o poder central na descentralização de competências, em particular no sector da saúde”, tendo lembrado o trabalho em curso no que toca à prevenção e ao estímulo de estilos de vida saudáveis, de que é exemplo o programa Exercício e Saúde, que movimenta mais de mil seniores, assim como o apoio fitoterapêutico a três centenas de acamados em Lares de Terceira Idade, entre outros projectos.

A ministra da Saúde reconheceu o esforço que está a ser feito neste âmbito pelo Município, referindo que “estamos no bom caminho, tanto no Algarve no seu todo, como em Portimão, de forma muito especial”.

Com a entrega das viaturas que se registou ontem, a região passa a dispor de 28 equipas de cuidados continuados integrados, que apoiam mais de 1500 utentes em Albufeira, Alcoutim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo/Aljezur e de Vila Real de Stº António/Castro Marim.

Rui Lourenço, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, realçou na ocasião “a aposta muito séria nas parcerias que têm sido feitas com as instituições particulares de solidariedade social, Misericórdias e privados, o que faz do Algarve a região do país que dispõe de mais equipas preparadas para dar assistência domiciliária a pessoas com doenças crónicas ou incapacitantes, e nos coloca em posição privilegiada ao nível da União Europeia”.