sábado, 13 de novembro de 2010

Portimão prepara-se para receber Campeonato do Mundo de Patinagem Artística 2010


A pouco mais de dez dias da abertura do Campeonato do Mundo de Patinagem Artística 2010, que se realizará no Portimão Arena entre 24 de Novembro e 4 de Dezembro, ultimam-se os detalhes para a recepção às comitivas de tão importante competição desportiva.
A elite da modalidade virá a Portimão competir nas disciplinas de Figuras Obrigatórias, Patinagem Livre, Dança, Show e Precisão, com cerca de 1500 atletas nos escalões júnior e sénior, que representarão 25 países em singulares e pares, destacando-se da selecção nacional Hugo Chaputo, o primeiro português campeão do mundo.
Com vista a estimular a patinagem artística, ao longo da competição todos os jovens praticantes de Portimão têm entrada livre, sendo que o público poderá comprar o bilhete diário por 10 euros, podendo adquirir vários pacotes, a preços mais vantajosos.
A partir de 22 de Novembro, entre as 08h00 e as 20h00, os interessados poderão assistir gratuitamente aos treinos dos patinadores, tomando o primeiro contacto com os candidatos ao ceptro mundial, estando a cerimónia de abertura marcada para as 19h00 do dia 23, momento em que o Município de Portimão dará as boas-vindas às delegações participantes, que desfilarão no Portimão Arena.
Decorridas mais de três décadas desde que Portugal recebeu a prova, o Campeonato do Mundo de Patinagem Artística 2010 regressa ao nosso país numa organização conjunta entre a Federação de Patinagem de Portugal e o Município de Portimão, em parceria com o Instituto do Desporto de Portugal, da Fédération Internationale de Roller Sports, inserindo-se na programação das Comemorações do Centenário da República.
Informações complementares e programa em:
www.cmpatinagemportimao2010.com.

Acções de sensibilização foram importante contributo para redução de incêndios florestais no Algarve, considera Governadora Civil de Faro


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, considerou, esta sexta-feira, que as acções de sensibilização desenvolvidas no âmbito do Plano Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PDDFCI), constituíram um contributo decisivo para os resultados registados no Algarve, durante o último Verão, em matéria de incêndios florestais.
Isilda Gomes, que falava durante a reunião da Comissão Distrital de Defesa da Floresta (CDDF), no âmbito da qual foram apresentados os balanços da época de incêndios 2010 e do Plano Distrital de Sensibilização integrado no PDDFCI, salientou que estas acções constituem um instrumento fundamental na prevenção dos incêndios florestais, tendo em conta que a segurança de pessoas e bens começa em cada cidadão.
“É importante envolver os cidadãos nesta problemática, porque grande parte ainda não se consciencializou da sua responsabilidade individual no que concerne à defesa da floresta e, enquanto não conseguirmos que assumam esse compromisso, será muito difícil atingirmos plenamente os objectivos a que nos propomos”, frisou a Governadora Civil, para quem o investimento na educação cívica deve constituir uma aposta prioritária nesta área.
No âmbito do Plano Distrital de Sensibilização foram efectuadas diversas acções envolvendo todos os agentes de Protecção Civil integrados no PDDFCI, das quais se destacam as sessões de esclarecimento orientadas por técnicos da Autoridade Florestal Nacional, que decorreram em 30 freguesias de 13 concelhos do Distrito, com a participação da Guarda Nacional Republicana e da Autoridade Nacional de Protecção Civil e que contaram com a presença de cerca de 400 pessoas, a maioria habitantes em zonas do interior.
Durante a reunião Isilda Gomes destacou ainda o empenho das autarquias na implementação das medidas de prevenção, nomeadamente no que diz respeito às operações de limpeza das zonas florestais, este ano condicionadas devido às condições meteorológicas. A Governadora Civil realçou no entanto que, no âmbito da campanha para o próximo Verão, esta é uma intervenção a executar de imediato.
“Temos de ser mais actuantes, de forma a garantirmos uma maior tranquilidade na próxima época porque, embora tenhamos um bom planeamento e uma rede muito bem estruturada, não podemos correr riscos de última hora”, salientou Isilda Gomes, observando que, apesar dos bons resultados obtidos este ano, a redução do número de ignições continua a ser uma prioridade.
Este ano o Algarve registou uma redução significativa do número de ocorrências comparativamente a anos anteriores, tendo sido o Distrito do País com a menor área ardida. Entre Fevereiro e Outubro registaram-se 376 ocorrências, a maioria durante os meses de Julho (47) e Agosto (92) e nos concelhos de Loulé (65) e Silves (49). A área ardida atingiu os 193 hectares, sendo a maior percentagem nos concelhos de Alcoutim (74 hectares) e Silves (36.7 hectares). Comparativamente a igual período de 2009, este ano registaram-se menos 225 ocorrências e menos 1.547 hectares de área ardida.
Na base destes resultados esteve, segundo a Governadora Civil, todo o esforço e empenho dos responsáveis municipais e regionais pela prevenção e combate dos incêndios florestais, cuja resposta articulada permitiu desenvolver “um trabalho exemplar apesar das condições adversas registadas durante os meses de Verão”.
Uma opinião corroborada pelo Director Regional das Florestas no Algarve, António Miranda, para quem a prevenção estrutural, um dos pilares do PDDFCI, deve ser encarado como elemento fundamental da resposta estruturada que se pretende para a região.
“A Autoridade Florestal Nacional tem desenvolvido um trabalho intenso para conseguir na região uma gestão articulada dos espaços florestais, porque só assim será possível concretizarmos efectivamente os planos municipais e distritais de defesa da floresta, garantindo resultados cada vez mais positivos na prevenção dos incêndios florestais”, frisou António Miranda, adiantando que, em 2011 vão ser intervencionados cerca de 4.500 hectares no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), contemplando assim um dos requisitos impostos pelo PDDFCI.

PS Algarve quer ser esclarecido sobre despedimentos no aeroporto de Faro


O Deputado e Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas, vai reunir, na próxima semana, com as administrações da Groundforce e da Portway, em Lisboa. Relativamente à Groundforce, Miguel Freitas pretende ser esclarecido sobre os critérios de gestão que levaram à suspensão da actividade no Aeroporto de Faro, processo sobre o qual considera “necessário o apuramento da verdade”.
Para Miguel Freitas, que reuniu esta tarde com a Comissão de Trabalhadores e representantes dos sindicatos, com vista a avaliar as repercussões do encerramento da Groundforce em Faro, esta é uma situação preocupante sobretudo no que diz respeito ao futuro dos 336 funcionários atingidos pelo despedimento colectivo, sendo por isso necessário perceber as condições que levaram à opção da empresa.
“Queremos saber toda a verdade sobre este processo, nomeadamente o que se passou ao longo dos últimos anos na Groundforce e quais os critérios de gestão que levaram ao encerramento da actividade, precisamente no Aeroporto de Faro, já que esta é uma empresa deficitária não apenas no Algarve mas a nível nacional”, refere o líder regional do PS.
Miguel Freitas reiterou a sua apreensão relativamente às implicações que o encerramento da Groundforce de Faro poderá ter no contexto social e económico da Região, designadamente para o futuro profissional dos trabalhadores e para o Algarve enquanto destino turístico.
O Deputado pretende ainda saber se foi feita e em que condições decorreu a negociação da passagem da posição comercial da Groundforce para a Portway, bem como qual o futuro da handling no Aeroporto de Faro, tendo em conta que, com a suspensão da operação desta empresa, assistir-se-á a um monopólio desta actividade no Aeroporto de Faro.
Após as reuniões com as administrações das duas empresas vai solicitar uma reunião com o Governo com vista a discutir esta matéria.

Pousadas da Juventude com preços pouco acessíveis a jovens - Deputada PSD



«A Movijovem é uma cooperativa, não obstante, é tratada como uma empresa, talvez por isso tem sido apelidada por “Saco Azul do Governo”- se isto não o preocupa, a nós preocupa-nos.». Foi assim que a deputada do PSD, Antonieta Guerreiro, iniciou a sua intervenção junto do ministro da presidência, Pedro Silva Pereira. «Os 2 produtos que a Movijovem gere (o Cartão Jovem e a rede de 50 Pousadas de Juventude), produzem cerca de 2 milhões de euros, pergunto-lhe como é que é possível que a Movijovem seja deficitária? – Numa altura em que é preciso fazer Bons Cortes e não, Cortes Cegos, como é que o Governo pretende tornar a Gestão da Movijovem mais eficiente, principalmente, quando vai aumentar os preços das estadias de um produto que se pretende que seja social».
No próximo ano, as escolas vão ter muitas dificuldades em fazer face às viagens programadas e, mais ainda, as famílias com toda a austeridade a que vão estar sujeitas enquanto a Movijovem em vez de assumir o seu papel social junta-se ao resto da economia perdendo competitividade «estamos a falar de um produto social – Pergunto-lhe se isto faz sentido?!», reiterou a deputada algarvia.
Antonieta Guerreiro ilustrou a sua intervenção com dados que apelida de despesistas, na medida em que a sede nacional da Movijovem tem cerca de 80 funcionários distribuídos por uma “Direcção” da qual dependem um “Secretariado”, quatro “Gabinetes”, dois quais são de “Assessoria”, mais um “Gabinete de Controlo de Gestão” e um “Gabinete para Projectos Especiais” e ainda nove Direcções Gerais. A deputada alertou a tutela para o facto de, apesar de haver tantas pessoas a trabalhar na sede nacional da Movijovem, os jovens queixarem-se de que o sítio electrónico desta cooperativa nem sempre ter os seus conteúdos actualizados.

GNR Fiscaliza estabelecimentos de diversão nocturna e controla estrangeiros ilegais


A Guarda Nacional Republicana desencadeou, na noite de ontem, uma operação de prevenção da criminalidade, detecção de estrangeiros em situação legal, combate ao tráfico de droga e fiscalização rodoviária, com incidência na condução sob efeito do álcool e habilitação legal para conduzir.
A operação decorreu em vários concelhos do Algarve, tendo sido empenhados militares dos Destacamentos Territoriais, Destacamento de Trânsito e Destacamento de Intervenção, num total de cerca de 70 militares.
Foram fiscalizados 353 veículos e respectivos condutores, tendo sido levantados 44 autos de contra-ordenação por infracção à legislação rodoviária, 1 auto por posse de 16 doses haxixe e detidos 7 cidadãos portugueses, com idades entre os 26 e os 46 anos de idade, por condução de veículo automóvel sob efeito do álcool, tendo acusado TAS entre 1,24/l e 1,95/l e detido um cidadão estrangeiro de nacionalidade brasileira de 28 anos de idade por condução de veículo de duas rodas, sem habilitação legal.
Foram fiscalizados 2 estabelecimentos de diversão nocturna e controlados 70 cidadãos de várias nacionalidades estrangeiras.

Faro > Vigília civil contra os despedimentos da Groundforce encheu a praça frontal ao Aeroporto

Realizou-se na noite de ontem, sexta-feira, uma vigília à entrada da aerogare do Aeroporto de Faro, em apoio aos trabalhadores – ora despedidos -, da escala de Faro da Groundforce.
A sociedade civil organizou essa vigília no sentido de chamar a atenção de todos os cidadãos, pelo “selvagem” despedimento de 336 trabalhadores dessa empresa de handling do referido aeroporto algarvio. Centenas de anónimos vieram dar uma palavra amiga e de apoio aos trabalhadores, incluindo muitas crianças de escolas da cidade.
Foto-Reportagem de Manuel Andrade (Osores)





INFFORMAÇÃO AOS TABALHADORES UH//FARO
1. A Administração da SPDH e o Ministério do Trabalho já responderam à carta que a CT enviou, iniciando assim o processo de negociação previsto no Código de Trabalho para o despedimento colectivo que se iniciou no dia 10 de Novembro. Essa reunião esta marcada para o próximo dia 16 de Novembro às 10h00.
2. Apesar do Código de Trabalho atribuir à CT a representação dos trabalhadores neste processo, é nosso entendimento que a resposta deve ser colectiva, coordenada entre todas as estruturas representativas dos Trabalhadores sem excepção.
3. Nesse sentido, a Comissão de Trabalhadores já convidou todos os Sindicatos da Empresa para uma reunião a realizar no próximo dia 15 de Novembro, às 14.30. É objectivo dessa reunião concertar uma posição comum face ao processo de despedimento colectivo agora iniciado, e uma estratégia concertada de luta para derrotar esta tentativa de concretização de um despedimento colectivo, preparando uma delegação colectiva à reunião com a Administração e o Governo.
4. Os Trabalhadores conhecem as limitações impostas pelo Conselho de Administração ao funcionamento da Comissão de Trabalhadores. Apesar disso, e sendo simultaneamente necessário garantir a presença num conjunto de reuniões e iniciativas em Lisboa, porque entendemos ser determinante o aprofundamento do contacto directo com os Trabalhadores da Escala de Faro, deslocar-se-ão a Faro, no próximo dia 12 de Novembro os membros da CT João Varzielas e Pedro Ribeiro, e no dia 14 de Novembro o Coordenador da CT, Fernando Henriques.
5. O tempo agora é de unidade. Acreditamos que é possível derrotar este processo de despedimento colectivo que agora se iniciou, defendendo os postos de trabalho e a própria Empresa. Mas tal só será possível através da acção convergente, determinada e unida de todos os Trabalhadores e de todas as suas organizações.
SSEEMMPPRRE