terça-feira, 6 de setembro de 2011

VRSA: Mais salas de aula e manutenção da totalidade dos apoios no arranque do ano lectivo

O ano lectivo 2011/2012 arranca no concelho de Vila Real de Santo António com duas novas salas na escola básica 2,3 D. Fernando (Vila Nova de Cacela) e fica assinalado pela cobertura total da rede pública do pré-escolar para as crianças de quatro e cinco anos. Apesar do cenário de racionalização de custos, a autarquia vilarrealense vai também manter a generalidade dos apoios que vinha prestando aos alunos, não reduzindo nenhuma das valências sociais em vigor.
É o caso da componente de apoio à família, serviço que garantirá a presença de um técnico autárquico nas salas do pré-escolar, entre as 15h30 e as 18h00. Ao contrário da generalidade das autarquias, que cobram uma mensalidade pela valência, em VRSA o apoio será disponibilizado de uma forma completamente gratuita, facilitando o quotidiano dos pais. Também ao nível dos auxílios, a autarquia continuará a disponibilizar transporte escolar gratuito para todas as crianças até ao nono ano de escolaridade. No ensino secundário, os alunos com o escalão A são transportados gratuitamente e os beneficiários do escalão B pagam 25% do valor do passe escolar. Os restantes alunos pagam 50% do título escolar. À semelhança do que tem acontecido, será oferecida uma visita de estudo, num autocarro camarário, a todos os estudantes do primeiro ciclo e pré-escolar. Na mesma linha, serão disponibilizados livros e materiais escolares aos alunos com escalão A e B do primeiro ciclo do ensino básico e pré-escolar. Também para os beneficiários do escalão A do primeiro ciclo, as refeições escolares serão disponibilizadas a custo zero, enquanto os beneficiários do escalão B terão uma comparticipação de 50 por cento. Quanto aos materiais pedagógicos, está a ser concretizada a instalação de quadros interactivos nas escolas 1/JI Caldeira Alexandre e na Escola Básica 1/JI de Monte Gordo, ao abrigo do programa PO Algarve 21. O mesmo equipamento já é disponibilizado na Escola Básica 1/JI Santo António. De acordo com a vereadora com o pelouro da educação, Conceição Cabrita, «a estas valências junta-se ainda o trabalho de proximidade das equipas de psicólogos que, durante todo o ano lectivo, trabalham em articulação com alunos, professores e encarregados de educação». À disposição da população escolar estarão igualmente os três espaços internet concelhios – Vila Real de Santo António, Cacela e Monte Gordo –, bem como as bibliotecas escolares, que se encontram a funcionar em articulação com a biblioteca municipal Vicente Campinas. Alunos da Manta Rota ganham escola com mais valências Os 44 alunos do primeiro ciclo da Escola Básica São João, na Manta Rota, foram transferidos para Vila Nova de Cacela (sede de freguesia), a pedido dos encarregados de educação, que apresentaram à autarquia um abaixo-assinado manifestando essa vontade. De acordo com a vereadora com a pasta da educação, Conceição Cabrita, a mudança satisfez as exigências dos pais, que pediam o fim das deslocações diárias dos estudantes a Vila Nova de Cacela para almoçarem e frequentarem as aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ou a biblioteca. A escola da Manta Rota, totalmente requalificada há dois anos, irá agora funcionar como um pólo da Universidade dos Tempos Livres.

Olhão;: Sessão sobre vendas agressivas para prevenir

“Idosos + Alerta, Vendas Agressivas” é o tema da sessão de informação que decorre no próximo dia 12 de Setembro, a partir das 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal, em Olhão. A iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) em colaboração com o Município de Olhão.
Esta sessão, realizada através da Rede Social de Olhão, é dirigida aos consumidores em geral, principalmente à população idosa, e tem como principais objectivos informar sobre o que são vendas agressivas; tipos de abordagem para realizar um venda agressiva; tipos de vendas agressivas existentes; como reagir em situações em que se recebe a informação de que se ganhou um prémio, quando na verdade se trata apenas de um aliciante para conseguir vender algum produto; passos a dar para cancelar contratos de compra e venda; como prevenir burlas e assaltos ou o que fazer em caso de assalto. Na sessão de esclarecimento, em parceria com as forças de segurança, pretende-se ainda que a população alvo seja capaz de identificar situações de risco e, desta forma, evitar ser enganada. Os interessados em participar devem enviar a sua inscrição para o email redesocial@cm-olhao.pt, até ao próximo dia 8 de Setembro.

“SEMANA LOULÉ MUNICÍPIO EDUCADOR”: ACTIVIDADES PROMOVEM PROJECTOS

Com o objectivo de dar visibilidade às acções educativas do Concelho de Loulé, sejam elas de carácter formal, informal ou não formal, entre os dias 12 a 17 de Setembro vai ter lugar a “Semana Loulé Município Educador”, uma iniciativa que pretende apresentar o Projecto Educativo Local à comunidade e divulgar as acções e actividades de várias entidades que contribuem para a construção de Loulé Município Educador.
A “Semana Loulé Município Educador “ pretende, assim, sem pretensiosismo, mostrar um pouco do que são os contributos dos diversos serviços, entidades e pessoas para afirmar Loulé como Município Educador, um projecto colectivo. A programação da Semana “Loulé Município Educador” inclui um conjunto de actividades diversificado e dirigido a diferentes públicos alvo. As actividades programadas para a Semana incluem palestras e sessões de sensibilização sobre várias temáticas, visitas guiadas a equipamentos e recursos educativos como o Arquivo Municipal e os pólos museológicos, sessões de cinema e teatro, o peddy-paper “Marchar com História”, ateliers e actividades de expressão plástica e mostras de actividades desportivas e educativas, entre outras. De acordo com a Carta das Cidades Educadoras (AICE; 2004): “Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece”. Em 2007, o Município de Loulé aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), integrando desde então a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras. A Cidade Educadora tem na sua génese a ideia de que educar é uma responsabilidade de toda a sociedade, e de que a Educação não se deve centrar exclusivamente na Escola, sendo um direito de todos e ao longo de toda a vida.

VATe - Apresenta "A mais Louca História da Aviação" no Jardim Manuel Bivar em Faro

O VATe – Serviço Educativo da ACTA vai apresentar o espectáculo “A Mais Louca História da Aviação” no dia 09 de Setembro às 22h00 em frente ao Coreto no Jardim Manuel Bívar em Faro, integrado na Faro Mostra, Feira de Associações Culturais e de Solidariedade do Concelho de Faro, iniciativa das Festas do Concelho que se realizam de 07 a 10 de Setembro.
O espectáculo “A Mais Louca História da Aviação” tem texto de Jeannine Trévidic e Elisabete Martins a partir de Alexandre Honrado e é encenado por Jeannine Trévidic.
Falado em inglês, conta com a participação dos actores Elisabete Martins e Nuno Silvestre. O espectáculo tem a duração de 15m e é indicado para maiores de 6 anos.

Mais de metade dos jovens portugueses recebem até 20 € de semanada

Um estudo desenvolvido pelo Observador do Cetelem para perceber quais as intenções de compra dos portugueses no regresso às aulas, revela que 31% das famílias portuguesas com filhos em idade escolar atribuem até 10 euros de semanada a cada jovem para despesas de alimentação, papelaria e extras, o que perfaz um total máximo de 40 euros por mês. 28% dos inquiridos afirma que os seus filhos utilizam entre 11 e 20 euros por semana.
Existe ainda um número de famílias (2%) que coloca à disposição dos seus filhos mais de 50 euros por semana, que feitas as contas representam 200€ ao fim de um mês. 2% é um valor residual, mas que acaba por influenciar a média nacional (24 euros), que não é representativa da grande maioria. «Na conjuntura actual, os portugueses contam cada vez mais o dinheiro, tendo necessidade de ponderar o valor de semanada que podem disponibilizar aos filhos. Nos resultados do inquérito verificámos ainda que existe uma percentagem de famílias portuguesas que, simplesmente, não atribui semanada aos seus filhos, ou por não lhes ser economicamente possível, ou por não acharem necessário fazê-lo», afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal. Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 27 a 29 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ: APRESENTAÇÃO DO LIVRO “A SUBSTÂNCIA DO TEMPO” DE ISABEL PEREIRA ROSA

No âmbito da “Semana Loulé Município Educador”, que decorrerá de 12 a 17 de Setembro, a Biblioteca de Loulé acolhe a apresentação do livro “A substância do tempo”, de Isabel Pereira Rosa, no dia 16 de Setembro, sexta-feira, pelas 21h00
. A obra aborda o tema do voluntariado porque, segundo a autora, desde que conhece o significado da palavra tem “uma profunda admiração por todos os voluntários, pessoas que abdicam do seu tempo, do seu conforto, para ir ajudar outras que precisam muito”. O livro constitui, desta forma, “uma homenagem a todos os que dão o seu melhor em prol dos mais desfavorecidos”. “A substância do tempo” toma por referência o Ano Europeu do Voluntariado (2011) e sucede ao auto-biográfico “Memórias de uma professora”, editado em 2009, também pela Chiado Editora. Isabel Pereira Rosa foi professora de Língua Portuguesa, de Inglês e de Educação Especial em diversas escolas do país. Em 1998 editou o livro de ficção “Folhas Soltas”, seguido de duas publicações infantis – o “Tesouro da Serra de Montejunto” (2000) e “Sozinho(s) em Casa” (2003). Publicou ainda vários contos e poemas, em boletins, revistas literárias e antologias. A entrada Livre

Autarquia de Alcoutim avança com Núcleo Museológico Dr. João Dias

A Câmara Municipal de Alcoutim celebrou ontem um protocolo com a família do Dr. João Francisco Dias, médico benemérito “alcoutenejo”. Mediante este protocolo, a família do Dr. João Dias compromete-se a proceder à doação do espólio do bem feitor e a autarquia alcouteneja a honrar o nome e os feitos do médico e cirurgião, promovendo a criação do núcleo museológico “Dr. João Dias”.
O Dr. João Dias nasceu na Tenência, freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim, mas veio fixar-se em Alcoutim e aqui exercer a sua profissão, depois de se licenciar em Coimbra, no ano de 1927. Faleceu em 1955, com apenas 57 anos, mas a sua memória perpetua-se até aos dias de hoje, como bom médico e cirurgião extraordinário. Gente de terras bem distantes vinha a Alcoutim em busca deste afamado doutor.
Depois da sua morte, a população de Alcoutim homenageou-o mandando erguer um busto à entrada da vila, mas agora a autarquia alcouteneja acredita que o núcleo museológico vai fazer mais para avivar a memória do reconhecido médico. O núcleo vai ser instalado nas antigas dependências do Hospital da Misericórdia e, segundo a Dr.ª Victoria Cassinello, nora do falecido Dr. João Dias, vai contar com a biblioteca privada do médico, material do consultório, instrumentos de medicina e material cirúrgico, objetos pessoais, algumas fotografias e jornais da época com referências à sua figura benemérita. Na cerimónia de assinatura do protocolo, Dr.ª Victoria Cassinello lembrou as palavras de Ramón e Cajal, Prémio Nobel da Medicina Espanhola, “É certo que grandes coisas se têm feito com insuficientes recursos e ambientes desfavoráveis. O génio paira acima destas circunstâncias”, sublinhando a importância da musealização do consultório para a identidade social do território. O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral, comprometeu-se a tornar o espaço museológico num local vivo, numa justa homenagem ao benemérito Dr. João Dias.

I Jornadas Científicas debatem a Medicina no Futuro

O Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica da Universidade do Algarve (NEMed/AAUAlg) realiza, no dia 17 de Setembro, as I Jornadas Científicas NEMed/AAUAlg, subordinadas ao tema Medicina no Futuro. A iniciativa decorre no Anfiteatro Verde (Edifício 8), no Campus de Gambelas. O programa das jornadas contempla 3 mesas redondas, que abordarão as seguintes temáticas: “Emergência Médica - Que futuro?”, “Investigação laboratorial e aplicações futuras na prática médica” e “Organização e Gestão de Saúde – Que futuro?
Constantino Saklarides, director da Escola Nacional de Saúde Pública, vai encerrar as palestras, abordando o papel do "Médico do Futuro”, com uma breve reflexão sobre o rumo da Medicina e sobre o que é exigido ao médico na sociedade do século XXI. Segundo a Comissão Organizadora, estas jornadas vão debruçar-se sobre “temas actuais e de interesse para a comunidade médica, em particular, e para a sociedade, em geral, porque as mudanças ocorridas em Portugal e no Mundo, nos últimos anos, têm vindo a alterar o paradigma médico nas suas várias vertentes: clínica, laboratorial/investigação e organização/gestão de saúde”. Paralelamente, vai ser apresentado um concurso de Posters Científicos, com o prémio monetário de mil euros, a ser distribuído pelos dois primeiros lugares.

Atletismo: Ana Cabecinha brilhante no Campeonato do Mundo

Foi brilhante a prestação da atleta Ana Cabecinha (Clube Oriental de Pechão) na prova de 20Km Marcha no Campeonato do Mundo de Pista que decorreu em Daegu – Coreia.
Na madrugada (em Portugal) do dia 31 de Agosto decorreu a prova de 20Km Marcha, em condições muito difíceis, com a presença da atleta Ana Cabecinha, que apesar de todas as contrariedades vividas durante a época, chegou á competição principal do ano na sua melhor forma ao classificar-se na 7ª posição com a excelente marca de 1h31.36 entre as 50 participantes em representação de mais de 30 países.
Ana cabecinha e o seu inseparável técnico Paulo Murta O Algarve continua a ser muito bem representado nos grandes palcos Mundiais da nossa modalidade, felicitando a Associação de atletismo do Algarve, a atleta Ana Cabecinha e o seu treinador Paulo Murta pelo seu desempenho. Em relação a esta prova destacamos ainda o nível da disciplina no nosso País, que para alem de Ana Cabecinha, com as excelentes prestações de Susana Feitor (6ª posição) e Inês Henrique (10ª posição).

Câmara de Faro explica a "Actualização das Rendas"

O regime de Renda Apoiada, aprovado pelo Decreto Lei n.º 166/93 de 7 de Maio tem vindo a ser adoptado por outros Municípios e pelo Estado através do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), esclarece a Câmara Municipal de Faro, através de nota de imprensa que transcrevemos na íntegra: "Em reunião ordinária da Assembleia Municipal de 22/06/2010 foi aprovado o “Regulamento de Acesso e Gestão do Parque Habitacional do Município de Faro” que vem definir a forma de acesso e gestão do parque habitacional, e introduz a implementação do Regime de Renda Apoiada. Este regime de renda é considerado o mais justo para os agregados familiares mais desfavorecidos, uma vez que o valor calculado tem por base o rendimento mensal declarado de cada agregado familiar e o valor real da fracção (conforme Dec.º Lei 329/A de 2000), pagando assim cada agregado mediante as suas possibilidades e de acordo com o tipo de fogo, ano de construção e condições da construção.
A aplicação da “Renda Apoiada”, em todos os fogos municipais, tem igualmente por objectivo uniformizar os vários regimes de renda até agora em vigor, por forma a que não se verifiquem situações de injustiça entre os arrendatários dos diferentes bairros sociais. Esclarece-se também que este regime considera reduções resultantes do facto de existirem pessoas com deficiência ou dependentes no agregado familiar. Em reunião de Câmara de 26 de Janeiro de 2011 foram aprovadas as regras de aplicação do Regime da Renda Apoiada aos fogos de habitação social municipais e a actualização dos valores mensais da mesma, em aplicação do Regulamento citado. Sendo que a proposta aprovada considera um prazo de 1 ano para uma progressiva actualização para os casos em que tem lugar um aumento de renda. Constatou-se que dos 372 fogos municipais, 104 possuíam rendas inferiores a 10 euros (67 dos quais inferiores a 5 euros). Com a actualização permanecem 48 fogos com rendas inferiores a 10 euros (35 dos quais inferiores a 5 euros). O valor da renda média passou de 48,71 euros para 106,96 euros, verificando-se em 80 fogos uma descida da renda. Foi colocado ao dispor de todos os interessados a informação relativa aos procedimentos desenvolvidos e nesta sequência foi pedida informação sobre os rendimentos e composição dos agregados familiares em Março passado, tendo-se concluído esse processo no dia 15 de Abril, ainda que com prorrogação de prazo para os arrendatários que fundamentadamente o solicitaram.
Durante o mês de Março efectuaram-se sessões de esclarecimento, em todos os bairros sociais sobre o processo em que se esclareceram as dúvidas dos arrendatários e se explicou o que se estava a fazer. No mesmo mês foi publicado em jornais regionais o Edital n.º 110/2011 que menciona a deliberação da reunião de Câmara de 26 de Janeiro de 2011, bem como foi afixado na Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia no mês de Fevereiro. Os arrendatários foram ainda todos notificados por escrito com 30 dias de antecedência em relação à data em que a actualização das rendas entra em vigor. Nos meses subsequentes foram igualmente feitas várias dezenas de atendimentos pelos técnicos da área social, para recolha da documentação e esclarecimentos a todos os arrendatários que o solicitaram, dando a conhecer a base de cálculo das rendas. Posteriormente, foram aprovados os termos da aplicação prática do Regime de Renda Apoiada e oficiados todos os inquilinos para que informassem no prazo de 15 dias todas as despesas permanentes com situações de doenças crónicas, ou outras previstas nos termos do Regulamento, propondo o mês de Outubro como data para o início da aplicação da actualização da renda. Nos casos excepcionais em que a renda aumenta mais de 100% foi também deliberado que a sua actualização pode ser feita em 18 meses. Finalizando este processo, em Reunião de Câmara de 06/09/2011, foi aprovada a Proposta relativa aos casos de redução de renda por razões excepcionais. Tendo sido recebidos 44 processos de arrendatários solicitando a reapreciação do valor da renda com base nos regulamento, sendo que 6 deles foram indeferidos porque de acordo com os cálculos efectuados já irão pagar um valor de renda inferior ao actual. Dos 37 requerimentos analisados, verificou-se a redução do valor da renda a pagar em 28 casos e o faseamento do pagamento em 18 meses nas 27 situações em que o valor do aumento ainda assim é superior a 100%. Dado que a gestão do Parque Habitacional Municipal é um processo complexo e dinâmico, obviamente que a todo o momento que se registem alterações nos rendimentos, ou situações devidamente fundamentadas, os casos serão apreciados nos termos regulamentares e a renda poderá ser revista no mês imediatamente seguinte. O Município encontra-se agora a preparar os novos contratos de arrendamento e permanece disponível para com os seus serviços de acção social, esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam permanecer sobre este processo", conclui a nota de imprensa da autarquia.

CFC: "Aumentos das rendas municipais são uma monstruosidade"

"Conluio" entre Macário Correia e PS é responsável pela situação, critica o movimento CFC - Cidadãos com Faro no Coração, liderado pelo antigo edil farense, José Vitorino, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra: "Os monstruosos aumentos de rendas nas habitações municipais, são um atentado à dignidade humana e revelam total falta de consciência social, merecendo do CFC o mais firme repúdio e contestação. São o resultado do Regulamento proposto à Assembleia Municipal pelo Eng. Macário Correia e que foi votado a favor pelo PS e pela maioria.
Em muitos casos, as novas rendas chegam a ultrapassar em 60 vezes os valores actuais, atingindo algumas cerca de 5000 € por ano. Só gente sem coração faz isto! O Movimento Autárquico CFC, manifesta-se solidário com os arrendatários, exige a suspensão e revisão das medidas tomadas e que sejam dadas sem efeito as notificações feitas aos inquilinos com os novos aumentos. Para resolver o assunto, deverá ser criada no âmbito da Assembleia Municipal uma Comissão com representantes de todas as forças autárquicas. O CFC tem acompanhado o problema e reunido com os inquilinos, concordando todos com a correção dos abusos e a atualização das rendas, mas com equilíbrio e bom senso. O que nenhuma pessoa de bem pode aceitar é uma monstruosidade que provoca desespero e problemas de saúde. As pessoas não têm como pagar. Perante o desemprego crescente, ordenados congelados ou a descer e encargos a aumentar, por legítimo direito à indignação e por não lhes darem ouvidos, os inquilinos estiveram presentes nas duas últimas reuniões da Assembleia Municipal. Mas como é habitual, o Presidente da Câmara não deu qualquer resposta concreta na quinta-feira. Ontem, com total desprezo pelas pessoas que durante horas ordeiramente estiveram à espera, nem uma palavra lhes dirigiu. No problema há aspectos de ilegalidade e autênticas "vigarices" da Autarquia para com os arrendatários. Mas, sobretudo, a questão é de insensibilidade social com uma atitude despudorada do Eng. Macário Correia com o apoio do PS, como tem acontecido em todo mandato. Pela parte do CFC, tratando-se de uma questão social relevante, manter-se-á na luta e recorrerá a todos os meios legais e democráticos para que sejam corrigidas as injustiças", conclui o documento.

MAIS DE 320 CARROS NO ALGARVE HISTORIC FESTIVAL

A um mês do encerramento do prazo de inscrições – a 7 de Outubro, o III Historic Festival no Algarve regista mais de 250 participantes e com a garantia de ultrapassar os 320 inscritos, naquele que é um dos quatro maiores eventos de automobilismo histórico na Europa, fora do Reino Unido. De 20 a 23 de Outubro, este evento histórico no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) será, de novo, o mais importante na Península Ibérica, com 21 corridas de 20 diferentes categorias de carros.
É igualmente uma oportunidade para os pilotos ibéricos competirem com pilotos europeus, em particular na categoria Single Seaters – Formulas Ford, V, Vauxhall Jr e F 1430. Outra prova espectacular vai ser o Sir Stirling Moss Trophy, carros desportivos dos anos 50 numa corrida com troca de pilotos reabastecimento e onde já estão inscritos mais de 35 máquinas: Lotus XI, XV e XVII; Cooper Monaco e Bobtail; Astron Martin BDR1, 2 e 3; Elva MkV; Lister Jaguar; Triumph TR2; e Lotus Elan (classe para convidados). Groups 1, 2, 4 e A PRE-1986 é uma corrida também ideal para os pilotos ibéricos, numa prova de 60 minutos para um ou dois pilotos, carros com pneus slick. Podem correr todos os carros do Campeonato Nacional, como os Porsche e Escort e onde estão inscritos modelos como Ford Capri; BMW CSL; Jaguar XJ12; Datsun 240Z. PRE-1966 U2TC, corrida de 60 minutos para um ou dois pilotos e carros com pneus radiais com piso da época, e os 1000km Pre-1972 Prototypes, corrida de 1h 45 minutos para um ou dois pilotos com reabastecimento, para sport protótipos construídos até 31 Dezembro 1971, são outras duas provas ao alcance dos pilotos portugueses e espanhóis. Caso único no desporto mundial
Como vem acontecendo há uma década, o automobilismo histórico é um caso único no universo do desporto mundial, registando notável crescimento dos seus eventos em número, relevância e retorno internacional, e na quantidade de participantes, em contra ciclo com as demais actividades, que têm sentido o peso do estado da economia. Pelo mais elevado nível sócio-económico-profissional dos seus praticantes (concorrentes e pilotos/proprietários dos automóveis) os Historic Festival têm vindo a proliferar em toda a Europa e na América do Norte. 1- segue Com mais de 450 pilotos de mais de 23 nacionalidades ao volante de uns 320 carros históricos, a “população residente” do paddock do AIA superará as 1200 pessoas, não contando com o pessoal de organização (mais de 300 pessoas). Cerca de 80 por cento destes participantes, equipas, parceiros, amigos, familiares, são estrangeiros de mais de 23 nacionalidades. Trata-se assim de uma fonte de receita considerável para o turismo regional, nomeadamente em unidades hoteleiras, restauração e empresas de serviços, desde o Aeroporto de Faro – que receberá um adicional de umas 800 entradas e saídas – até às rent-a-car. O AHF é um museu dinâmico da história do automóvel com a beleza das grandes máquinas do passado distante ou próximo, desde um Bentley 3 litre Blower de 1923 ou um JAP Morgan de 1929 de três rodas movido por um motor circular, Jaguar ou Aston Martin dos anos 1950, até aos carros das 24 Horas de Le Mans, como os imbatíveis Mercedes C11 ou os Jaguar XJR11 ou os Lancia LC2 ou os Porsche, o espectador terá de tudo, inclusive, pela primeira vez nos últimos 30 anos em Portugal, carros de Fórmula 2 e de Fórmula 3. Grande atracção será o Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1 com carros de 1970 e 1986. Tudo isto ali no paddock, à disposição para o espectador tocar, ver de perto, conversar com pilotos e chefes de equipa, sem as restrições das provas modernas. Um ou outro poderá, até, experimentar sentar-se num destas preciosas máquinas. Um espectáculo diferente de um Historic Festival. Finalmente, e pela primeira vez, o AIA e o AHF foram escolhidos pelo CIAPGPF1-Grand Prix Drivers Club para sediar a sua reunião anual e Assembleia Geral, o que implica a presença de grandes nomes da Fórmula 1, como Sir Stirling Moss, Richard Attwood, Maria Teresa de Filippis – a primeira mulher a pilotar um F1 – Tony Brooks, Nanni Galli, Patrick Tambay, Mário de Araújo Cabral e Pedro Lamy, entre outros, darão ainda mais renome ao novo Drivers Club do AHF, às sessões de autógrafos no paddock e ao desfile de domingo na pista.

Marina de Albufeira certificada com Galardão das 5 Âncoras de Ouro

Após uma recente reavaliação à Marina de Albufeira, esta foi novamente certificada com Galardão das 5 Âncoras de Ouro. Situada na Costa Sul de Portugal na ponta da histórica cidade de Albufeira, com 475 postos de amarração, encontra-se esta agradável e bem equipada marina. Concebida pelo Arquitecto Português Tomas Taveira, a Marina de Albufeira encontrasse inserida num complexo constituído por várias lojas, bares, restaurantes, apartamentos para férias e zona de recreio. Localizada numa zona espectacular, com um toque especial que suscita sentimento de férias tranquilas e memoráveis. Com uma Gestão sustentável de grande rigor, ao nível do ambiente, da Higiene e Segurança e de uma forte política na formação dos seus colaboradores e de todas as actividades, nomeadamente na qualidade dos seus produtos e serviços. Fazem desta Marina, um local de eleição para os nautas.
Neste âmbito, destaca-se ainda a Certificação Ambiental pela Norma ISO 14001:2004 e a atribuição da Bandeira Azul pelo oitavo ano consecutivo, que encorajam as boas práticas ambientais em prol da melhoria contínua dos serviços prestados ao cliente. O Director da Marina, o Dr. José Massapina diz “ Estamos muito orgulhosos e felizes pela renovação deste certificado. É o resultado do trabalho árduo de toda a equipa da Marina de Albufeira. A Marina de Albufeira é merecedora da atribuição das 5 Âncoras de Ouro e congratulamos a sua Direcção e staff”. A The Yacht Harbour Association (TYHA) apoia marinas e negócios relacionados em todo o Reino Unido e internacionalmente, os serviços incluídos são: A Atribuição do Prémio de Âncoras de Ouro, que é atribuído há já 23 anos e é baseado no Código de Boas Práticas de concepção, construção e funcionamento de marinas da TYHA. A classificação é atribuída de uma a cinco Âncoras de Ouro. Cada prémio atribuído é um sinal assegurado da credibilidade e qualidade da marina, sendo o número de âncoras uma demonstração da qualidade das instalações e padrão do serviço disponível aos proprietários dos postos de acostagem e o total cumprimento dos regulamentos legais. Para mais informação sobre o Programa das Âncoras de Ouro visite o Web-site www.which-marina.com.