terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MERCADO: "CÂMARA SOLICITA PRESENÇA DE POLÍCIAS PARA PRATICAR ABUSOS DE PODER E INTIMIDAÇÃO CONTRA CIDADÃOS PACÍFICOS" - CFC


"Através da solicitação de carrinhas com polícias para estarem presentes e intimidarem cidadãos pacíficos, o Presidente da Câmara acentua o que CFC desde há muito tem denunciado sobre práticas de prepotência, abuso de poder, intimidação e tentativa de “fazer justiça pelas próprias mãos”, havendo até casos em que atua à margem da lei e/ou com letigimidade duvidosa. Sem o mínimo bom senso, são práticas impróprias de um Estado de Direito Democrático e de um Presidente eleito", acusa o movimento CFC - Cidadãos com Faro no Coração, liderado pelo ex-edil farense José Vitorino, através de nota de imprensa, que transcrevemos.


"O escândalo mais recente ocorre no Mercado Municipal, com atos inqualificáveis para impedir o acesso dos clientes às esplanadas dos Restaurantes e Bares, em que pessoal da Câmara acompanhado por polícias colocou grades de ferro e fitas, ao mesmo tempo que à noite “cortam” a luz e fecham os sanitários!... É uma estratégia sinistra da Câmara, que faz parte do conflito aberto (que CFC já denunciou há meses) pela Autarquia/Mercado SA em que, sem base legal e através de várias formas de coação, argumentando com uma cláusula abusiva imposta unilateralmente aos operadores pelo anterior executivo, querem impôr também abusivamente aumentos que chegam a ser superiores a 500%.
"São conhecidas as muitas práticas de abuso de poder, sendo públicos os casos das esplanadas do Taco de Ouro, Metris e SuiGeneris, bem como o encerramento do Café Aliança, com grande aparato policial e até destruição de bens.
CFC é pela lei e ordem, mas exige-se diálogo e que a Câmara seja a primeira a cumprir a lei, notificando e fazendo mandados aos eventuais faltosos, mas com respeito pelo contraditório e demais dispositivos legais, em vez de atuar a “ferro e fogo” como nos tempos do faroeste"!, conclui o documento CFC.

Castro Marim sem antenas de televisão


No âmbito da política de recuperação e valorização do património histórico, realizada na sede do concelho e de que são exemplo as intervenções realizadas no Forte de São Sebastião, na Colina do Revelim de Santo António e as projectadas para o Castelo, a Câmara Municipal tem em curso um projecto de remoção das antenas de televisão dos telhados das casas da vila de Castro Marim.
Esta operação a cargo da empresa ZON, na sequência de um convite dirigido às empresas da especialidade, vai permitir aos residentes da vila histórica terem acesso gratuito por cabo, aos quatro canais portugueses (RTP1, RTP2,SIC e TVI) e, aproximadamente, 20 canais espanhóis.
A desmontagem da totalidade das antenas existentes nos fogos, bem como as taxas de ligação e os equipamentos colectivos e individuais, necessários à disponibilização dos actuais canais em sinal aberto, serão suportados pela Câmara Municipal.
Os trabalhos de desenvolvimento da rede por cabo decorreram em 2009 e 2010, estando, agora, reunidas as condições para que as ligações às casas possam ser efectuadas. O processo terá carácter de obrigatoriedade e deverá estar concluído no princípio do mês de Junho.
Este investimento de 100 mil euros, que consiste na retirada das extensas e inestéticas antenas de televisão com a preocupação de eliminar as infra-estruturas aéreas existentes, insere-se numa política mais vasta de reabilitação urbana e valorização paisagística da vila de Castro Marim levada a cabo pela Autarquia, no seguimento das requalificações da Envolvente Norte, da Entrada Poente, Envolvente da Escola Primária, Envolvente do Bairro Celorico Drago, Espaços Exteriores da Envolvente da Biblioteca Municipal, Envolvente dos Largos da Conceição e de Santo António, Requalificação das Voltas do Castelo e Acesso ao Cemitério.

Lagos: Ciclo de Palestras “O Que é a Arte?”


“O que é a Arte?” será o tema debatido num Ciclo de Palestras a decorrer no início do próximo mês, nas Bibliotecas Escolares de Lagos, o qual será dinamizado pelo artista plástico Timo Dillner.
O objectivo desta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Lagos, através da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, tem como principal objectivo levar os alunos, em particular, e a população, em geral, a pensar, a reflectir e a pesquisar, sobre este tema. E como de um ambiente educativo e pedagógico se trata, cada Biblioteca Escolar complementará as referidas Palestras destacando sobre o tema o respectivo fundo documental existente, projecção de filmes e viagens virtuais a museus.
No decorrer dos debates tentar-se-á responder às perguntas:”Quando é que o lixo é arte?”; “Pode nada ser arte?”; “Será que tudo pode ser arte?”
As palestras vão ter lugar nos dias 01, 02, 03 e 05 de Março. Nos dias 01 e 02 decorrem pelas 10h15, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária Júlio Dantas; no dia 03 terão lugar pelas 15h00, na Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 Tecnopolis e, no dia 05, decorrem na Biblioteca Municipal de Lagos, a partir das 18h00. A entrada é livre.

FEIRA DE STOCKS DE V.R.S.ANTÓNIO


A Feira de Stocks de Vila Real de Santo António vai decorrer de 26 a 28 de Fevereiro no Centro Cultural António Aleixo, entre as 10h00 e as 20h00.
Esta feira, que se realiza habitualmente em final de estação, visa dar escoamento aos artigos do comércio local e atrair visitantes ao centro da cidade, caracterizando-se pelos preços baixos praticados.
Cerca de trinta expositores locais estarão presentes com artigos de vários ramos de comércio, como pronto-a-vestir, acessórios de moda, calçado, moda infantil, lingerie, artigos desportivos, brinquedos, retrosaria, artesanato, decoração, artigos para o lar, perfumaria.
A Feira de Stocks é organizada pela Associação de Desenvolvimento da Baixa de V.R.S.António, (ADB-VRSA), com apoio do município local.
Esta é a oitava edição da Feira de Stocks promovida pela ADB-VRSA, que desde 2007 organiza o certame duas vezes por ano, no final de estação.

Emprego Jovem - Encontro Regional em FARO


O encontro regional sobre emprego jovem vai decorrer em FARO, a 19 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal. No âmbito do Projecto Reflexão para a Acção, sob o tema "Rumo ao Emprego Jovem", o encontro é apoiado pelo Programa Juventude em Acção.
Este Encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Juventude, em estreita cooperação com o Instituto Português da Juventude, e em colaboração com a Câmara Municipal de Faro, pretende promover a reflexão e o debate sobre o tema da inserção e permanência dos/as jovens no mercado de trabalho, a promoção do emprego jovem e a afirmação da juventude na sociedade.
·Como apoiar e fomentar o emprego jovem?
·Quais devem ser as prioridades da acção política nesta matéria? Que lugar, que caminhos para a informação dos/as jovens, a formação, a orientação profissional, o reconhecimento de competências, a protecção social, a (re)conciliação da vida familiar com a vida profissional, o combate às discriminações, o empreendedorismo, a mobilidade, a participação dos/as jovens no diálogo social, o trabalho socioeducativo com jovens?
·Que políticas e programas poderiam/deveriam ser desenvolvidos?
·De que modo os/as jovens, as organizações de juventude, as comunidades nas quais estão inseridos/as podem contribuir para mais e melhor emprego jovem?
·Que boas práticas existem em Portugal e na União Europeia?
Estes tópicos serão o cerne do Encontro que contará também com a apresentação de projectos inovadores.

1ª. Maratona de Dardos de Albufeira


Ricardo Cardoso da equipa "As Minis Pera" vence maratona
Realizou-se no passado domingo no complexo desportivo do Café Pinheiro na Guia, a 1ª maratona de dardos do Concelho de Albufeira, com o apoio da ADA - Associação de Dardos do Algarve.
A maratona de 10 horas, que começou pelas 2 horas da tarde e terminou á meia-noite, contou com 70 participantes oriundos de várias equipas Algarvias.
O vencedor do 1º quadrante foi Ricardo Cardoso, seguindo-se o 2º lugar com Mário Francisco ambos da equipa "As Minis Pêra" de Pêra, o 3º lugar foi para Pedro Lourenço da equipa "Tugas Master" da Cidade de Lagos.
A afluência de publico foi notória contando com mais de 200 espectadores durante 10 horas, assistindo a uma modalidade em forte crescimento, que cada vez mais tem criado novos adeptos e simpatizantes no Algarve.
Esta é uma modalidade que teve origem em Inglaterra onde conta hoje por milhares os seus praticantes, e desde 2005, que é considerada modalidade desportiva pelo Reino Unido (Irlanda, Escócia, Gales e Inglaterra) e é com grande expectativa que o comité olímpico Britânico se prepara para apresentar Os Dardos, como Desporto Olímpico durante a inauguração dos Jogos Olímpicos de LONDRES em 2012.
Resultados dos vencedores do 1º quadrante:
1º Ricardo Cardoso - Equipa "As Minis Pêra" Pêra
2º Mário Francisco - Equipa "As Minis Pêra" Pêra
3º Pedro Lourenço - Equipa " Tugas Master" Lagos
4º Cláudio Costa - Equipa "CoralTeam" Faro
5º Joanssany Bora Bora
6º José Cabrita - Silves
7º Bruno "Café Pinheiro" Albufeira
8º Nuno Cabrita - Equipa "Team Double 7" Albufeira
9º André Nunes - Equipa "Amigos da Velha" Faro
9º Rui David - Equipa "As Minis Pêra" Pêra
9º Tiago Almeida - Equipa "LionHearts" Lagos
9º Nuno Rodrigues - Equipa "Sem Limites" Pêra

LOULÉ: EXPOSIÇÃO “CONVERSATION PIECE” DE PEDRO CALAPEZ E ANA MANSO


De 23 de Fevereiro a 24 de Abril, a Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, abre portas à Exposição “Conversation Piece”, dos artistas Pedro Calapez e Ana Manso.
A Câmara Municipal de Loulé apresenta uma exposição em diálogo dos dois artistas, cujas intervenções foram especificamente pensadas e realizadas para este espaço, e que tem curadoria de Nuno Faria.
Trata-se de dois artistas de gerações claramente distintas - no ano em que Ana Manso nascia Pedro Calapez era já um dos nomes proeminentes de uma nova geração que se estabelecera no dealbar dos anos 80 -, que são aqui reunidos sob o desígnio do desenho.
Pedro Calapez é um dos artistas de maior relevo no panorama artístico nacional. Nascido em 1953, o seu percurso de quatro décadas, de uma solidez notável, desenvolve-se sempre no sentido de uma renovação constante e da procura de novos desafios. Expôs nas mais prestigiadas galerias, tendo realizado retrospectivas da sua obra no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2004, e no Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, em 2005. O seu trabalho integra algumas das mais importantes colecções institucionais e privadas em Portugal e Espanha.
Após inaugurar a sua primeira exposição individual, na Galeria Marz, em Lisboa, no mês de Janeiro, Ana Manso (1984) viu o seu trabalho chegar a uma plataforma mais alargada de visibilidade e aqueles que já acompanhavam o seu trabalho desde que se formou na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa puderam confirmar que é uma das artistas da nova geração cujo trabalho merece maior atenção por parte da do contexto artístico. Entretanto, a artista foi seleccionada para o Prémio Fidelidade de Pintura, promovido pela Culturgest, em Lisboa.
A exposição de Loulé enfatiza uma característica comum a ambos os artistas, a saber, uma particular sensibilidade aos espaços em que expõem, que resulta frequentemente em intervenções específicas que dialogam com a arquitectura e com o lugar.
No decorrer da exposição e em data a anunciar, será lançado um livro de artista, realizado em colaboração pelos dois artistas.
Pedro Calapez é representado em Portugal pelas galerias Miguel Nabinho (Lisboa) e Presença (Porto). Ana Manso é representada pela Galeria Marz (Lisboa).

ALGARVE RENOVA-SE NO FACEBOOK


A nova página do turismo no Algarve está quase a chegar ao Facebook. Será um espaço onde se encontrarão fotografias, vídeos, as últimas novidades do destino, mas também um sítio onde se poderão deixar comentários sobre a região. Esta nova plataforma de promoção na rede social é apresentada ao público na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no próximo dia 24.
A campanha «Algarve. O segredo mais famoso da Europa» é a base da página no Facebook que terá como objectivo aumentar a visibilidade do destino, aproximando-o dos (possíveis) visitantes. Criada com o apoio de Olivier Soares, especialista em redes sociais na QuickWin Solutions, a plataforma «aprofundará a estratégia de Web Marketing 2.0 do Turismo do Algarve», explica o presidente da entidade, Nuno Aires.
Mas a inovação do Algarve vai ainda mais longe. A partir do dia 24, a entidade terá aplicações gratuitas para terminais iPhone e Android com informações úteis sobre onde ficar e onde comer na região. Disponibilizadas pela AppStore.com.pt, num investimento de mais de cinco mil euros, as aplicações são pesquisáveis em português e inglês a partir do telemóvel, não sendo preciso estar ligado à Internet.

Os utilizadores poderão ainda aceder em ambiente móvel à agenda dos eventos que estão a acontecer na região. Aqui irão descobrir qual a peça de teatro, o espectáculo de dança ou o concerto da actualidade, na única secção que requer uma ligação de dados. Com a iniciativa, o Turismo do Algarve torna-se a primeira entidade regional do país a activar aplicações mobile. Ambas estarão nas lojas da Apple (iTunes) e no Android Market e terão apresentação detalhada na BTL.
Depois do telefone interactivo, dá-se destaque ao próximo Congresso Europeu de Confrarias Eno-gastronómicas, que se realiza de 4 a 6 de Novembro em Albufeira. O dia 24 está então reservado para dar os pormenores ao público sobre a 9.ª edição do evento que espera nove países e cerca de 700 participantes de 94 confrarias.
Da mesma forma, a cortiça algarvia já tem tempo marcado no stand do Algarve. A marca PELCOR organiza (também no dia 24) uma acção de charme para promover os seus artigos. O momento terá a presença de mais de 20 figuras públicas das áreas do cinema, da moda, da televisão, do jornalismo e da música.


Confirmada para o dia seguinte (25) está uma decantação e prova de vinhos da região pela Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve e ainda a apresentação da 2.ª edição «Algarve Spa Week», com a participação dos dez hotéis de cinco estrelas aderentes. Quem sabe se os visitantes do espaço regional na BTL não receberão uma massagem?
Além destas actividades, a feira «Algarve Convida» estará a decorrer em simultâneo dentro do stand Algarve durante todos os dias do certame. O intuito dos anos anteriores mantém-se: fazer venda directa de pacotes de férias a preços especiais. Em 2011, a feira surge com 20 expositores do trade que tentará desafiar os portugueses a idealizarem férias de sonho no destino.
Todas as iniciativas acontecem no stand do Algarve que juntará na mesma zona o Turismo do Algarve e os municípios de Albufeira, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel, Lagoa, Vila do Bispo, Faro, Lagos, Tavira, Olhão e Alcoutim. Concebido de propósito para a BTL 2011, o novo stand ocupará uma área de 900 metros quadrados no habitual Pavilhão 1 da FIL, em Lisboa.


A participação regional no certame vai estender-se ainda à gastronomia. No Pavilhão 4, área dedicada aos comes e bebes, estará o restaurante BLU com pratos típicos de toque gourmet. E o próprio stand da região oferecerá provas diárias de vinhos algarvios na zona de Wine Bar.
O espaço Algarve na BTL pode ser visitado nos dias 25 (das 18h00 às 23h00), 26 (das 12h00 às 23h00) e 27 de Fevereiro (das 12h00 às 20h00), na FIL – Parque das Nações. Mais em www.btl.fil.pt.

Câmara Municipal de VRSA incentiva economia local


A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António continua a incrementar medidas de apoio à competitividade económica do concelho, desta vez com duas novas medidas financeiras no âmbito da urbanização e edificação e do abastecimento de água e recolha de águas residuais. Estas medidas foram aprovadas hoje, em reunião da Câmara Municipal.
Uma vez que o sector da construção civil é dos mais afectados pela conjuntura actual, mas é ao mesmo tempo um dos sectores que gera mais postos de trabalho, a autarquia deliberou, pelo prazo excepcional de seis meses, conceder um desconto de 80% aos valores em vigor aplicáveis às compensações financeiras devidas ao Município pela não cedência de áreas para espaços verdes e equipamentos no âmbito do licenciamento das operações urbanísticas com impacte semelhante a loteamento.


Estas novas medidas vêm juntar-se a outras tomadas durante os anos de 2009 e 2010 e que têm como principal objectivo aliviar os efeitos da crise que se tem sentido e que afecta sobretudo as instituições e os agentes económicos do concelho, repercutindo-se significativamente ao nível social e familiar.
No âmbito da mesma deliberação, está igualmente previsto manter os descontos de 20% em todas as taxas urbanísticas e também o desconto de 40% nas taxas aplicáveis ao licenciamento de estabelecimentos hoteleiros cuja categoria seja de pelo menos 4 estrelas ou qualquer outra actividade económica que crie, pelo menos, 15 postos de trabalho permanentes.
Outra das medidas agora levada a cabo está directamente relacionada com a vertente turística do alojamento e similares de hotelaria, bem como do comércio e indústria locais, sendo instituídos descontos nas facturas de abastecimento de água e recolha de águas residuais domésticas.
De salientar que no início do mês a autarquia tinha já levantado aos proprietários de lotes na zona industrial, por um período de seis meses, o ónus de inalienabilidade sobre os terrenos em que se implantam os seus estabelecimentos industriais, apontando uma solução às empresas e proprietários em dificuldades, tendo em vista o equilíbrio das suas contas e, consequentemente, a dinamização da actividade industrial e sua competitividade.

Opinião: Acordo Ortográfico


DESDE A ESCRITA À MÚSICA, NADA ESCAPA AO (DES)ACORDO ORTOGRÁFICO
Nos nossos sete, oito e nove anos tínhamos que fazer aqueles malditos ditados que as professoras se orgulhavam de leccionar. A partir do terceiro erro de cada texto, tínhamos que aquecer as mãos para as dar à palmatória. E levávamos reguadas com erros destes: "ação", "ator", "fato" ("facto"), "tato" ("tacto"), "fatura", " reação", etc, etc...
Com o novo acordo ortográfico, voltam a vencer-nos, pois nós é que temos que nos adaptar a eles e não ao contrário. Ridículo...
Mas, afinal de onde vem a origem das palavras da nossa Língua? Do Latim!! E desta, derivam muitas outras línguas da Europa. Até no Inglês, a maior parte das palavras derivam do latim.
Então, vejam alguns exemplos: Em Latim, Francês, Espanhol, Inglês, até em Alemão. Reparem:
Velho Português (o que desleixámos), O novo Português (o importado do Brasil)

Actor
Acteur
Actor
Actor
Akteur
Actor
Ator

Factor
Facteur
Factor
Factor
Faktor
Factor
Fator


Tact
Tacto
Tact
Takt
Tacto
Tato

Reactor
Réacteur
Reactor
Reactor
Reaktor
Reactor
Reator

Sector
Secteur
Sector
Sector
Sektor
Sector
Setor

Protector
Protecteur
Protector
Protector
Protektor
Protector
Protetor

Selection
Seléction
Seleccion
Selection
Selecção
Seleção


Exacte
Exacta
Exact
Exacto
Exato

Excepté
Excepto
Except
Excepto
Exceto

Baptismus
Baptême
Baptism
Baptismo
Batismo


Exception
Excepción
Exception
Excepção
Exceção

Optimus
Optimum
Optimum
Óptimo
Ótimo

Conclusão: na maior parte dos casos, as consoantes mudas das palavras destas línguas europeias mantiveram-se tal como se escrevia originalmente.
Se a origem está na Velha Europa, porque é temos que imitar os do outro lado do Atlântico.
Mais um crime na Cultura Portuguesa e, desta vez, provocada pelos nossos intelectuais da Língua de Camões.
JMMC

Assembleias Gerais do SCF para alteração dos estatutos e aprovação de contas

Em nota de imprensa, que transcrevemos, a direcção do Sporting Clube Farense dá conta da realização de duas Assembleias Gerais do Sporting Clube Farense, que irão decorrer no próximo dia 22 de Fevereiro, pelas 19h00 e 21h00, no 3º. andar da sede do clube, na Praça de tanger, respectivamente, para alteração dos estatutos e aprovação do relatório e contas do emblema algarvio - 2009/010.

MAIS DE 9000 MEDICAMENTOS DOADOS NA III EDIÇÃO DO BANCO FARMACÊUTICO


Entre as 9h00 e as 19h00 do passado dia 12, foram doados mais de nove mil medicamentos e produtos de saúde, nas cerca de 105 farmácias, dos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Santarém e Faro. Esta 3ª edição ficou marcada pelo crescimento da Jornada de Recolha de Medicamentos para o Ribatejo, Alentejo e Algarve, experiências que fazem acreditar que esta acção do Banco Farmacêutico irá a pouco e pouco estender-se a todo o território nacional. O número de embalagens recolhidas aumentou 50 % em relação ao ano passado enquanto o número de farmácias aumentou 39%. Os medicamentos angariados vão beneficiar mais de 30 mil doentes de 57 Instituições de Solidariedade Social.
“Esta terceira edição da Jornada de Recolha de Medicamentos veio confirmar a ideia que tínhamos de que mesmo em tempos de maiores dificuldades os portugueses se revelam muito generosos na hora de ajudar aqueles que mais precisam. Neste ano europeu do voluntariado, é de realçar os mais de 250 voluntários que dedicaram meio dia a este gesto de solidariedade, revelador de um exercício de cidadania potenciador de uma sociedade mais justa e solidária. De realçar igualmente a colaboração e o empenho que dedicaram a esta iniciativa cada um dos farmacêuticos e restantes colaboradores das farmácias participantes” explica Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico.
A edição deste ano contou com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácias (ANF), da LogistaPharma e de cada uma das Farmácias aderentes.

Albufeira; WORKSHOPS PARA CUIDADORES INFORMAIS ESTÃO DE REGRESSO


“Tem em casa um familiar doente que precisa da sua ajuda?”
O Gabinete da Família volta a acolher sete workshops destinados aos munícipes que têm a seu cargo familiares dependentes. A iniciativa é gratuita e conta com a participação de técnicos especializados que ajudarão os participantes a esclarecerem dúvidas e partilharem experiências.
De 22 de Fevereiro a 21 de Março, a autarquia vai voltar a realizar diversos workshops destinados a cuidadores informais da população dependente do concelho. Enfermagem, Terapia Ocupacional e Psicologia são as grandes temáticas a abordar por técnicos especializados que irão ensinar os participantes a higienizar, alimentar, tratar na cama ou lidar com patologias incapacitantes dos seus familiares.

As acções vão ter lugar no Gabinete da Família, a partir das 19h30, e dividem-se em sete sessões: Cuidados com o doente diabético e hipertenso (22 de Fevereiro); Cuidados de higiene e conforto à pessoa acamada (24 de Fevereiro); Alimentação e hidratação (2 de Março); Transferências de pessoas com mobilidade reduzida (14 de Março); Prestação de cuidados à pessoa com Alzheimer (15 de Março); Prestação de cuidados à pessoa com Acidente Vascular Cerebral e à pessoa com Parkinson (16 de Março); As dificuldades, stress dos cuidadores (21 de Março).
Para mais informações e inscrições contacte o Gabinete da Família através dos telefones 289 570 742 e 289 599 537.

Estudo sobre a gestão da diabetes de forma estruturada


A gestão da diabetes de forma estruturada pode melhorar significativamente o controlo glicémico geral e reduzir os valores da HbA1c na diabetes de tipo 2 não insulinotratada

Um conceito inovador na gestão da diabetes, que inclui a automonitorização da glicemia de forma estruturada, a visualização dos dados, a análise dos padrões e os ajustes na terapêutica que daí advêm, pode reduzir significativamente os valores da HbA1c, melhorar o controlo glicémico e aumentar a qualidade de vida dos doentes. Estes são os resultados-chave de 12 meses do estudo Structured Testing Protocol (STeP - Protocolo de Teste Estruturado), recentemente publicado na revista científica Diabetes Care.
A automonitorização da glicemia é um elemento bem estabelecido da gestão da terapia em pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2 insulinotratadas.[ii],[iii] No entanto, surgiram opiniões controversas sobre se a automonitorização da glicemia é similarmente benéfica em pessoas com diabetes tipo 2 não insulinotratada.[iv],[v],[vi],[vii] Para obter novas conclusões sobre este assunto foi realizado o estudo STeP: Um ensaio clínico multi-cêntrico, prospectivo, com grupos aleatorizados, que examinou o impacto da automonitorização estruturada da glicemia em 483 pessoas com diabetes tipo 2 não insulinotratada que evidenciaram um controlo glicémico fraco (HbA1c ≥ 7,5%) no início do estudo. Os resultados forneceram novas e significativas evidências sobre a sua eficácia.


A concepção do estudo - controlo normal da diabetes versus controlo estruturado da diabetes

Os participantes foram recrutados em vários consultórios de cuidados primários do leste dos Estados Unidos. Os consultórios foram atribuídos aleatoriamente a um grupo de controlo activo (ACG - active control group, n=227) ou a um grupo de teste estruturado (STG - structured testing group; n=256). A duração do estudo foi de 12 meses e as avaliações dos parâmetros clínicos foram realizadas no início do estudo e durante as consultas marcadas para os meses 1, 3, 6, 9 e 12. Durante as consultas, os profissionais de saúde obtiveram dados laboratoriais relevantes e todos os participantes preencheram questionários relativos à sua qualidade de vida. Os doentes no grupo de controlo activo receberam o tratamento habitual, em conformidade com as recomendações relativas ao tratamento padrão nos E.U.A. Os doentes do grupo de teste estruturado receberam o mesmo tratamento, mas o seu protocolo foi complementado com o conceito de gestão estruturada da diabetes focado na automonitorização estruturada da glicemia. Os doentes de ambos os grupos receberam gratuitamente medidores de glicemia e tiras teste.


Análise dos perfis individuais de glicemia - solução para uma gestão eficaz da diabetes de forma estruturada


O conceito inovador baseia-se em perfis glicémicos de 7 pontos estruturados (em jejum, pré-prandial e 2 horas pós-prandial a cada refeição e ao deitar), recolhidos e documentados ao longo de 3 dias consecutivos antes de cada consulta marcada trimestralmente com o profissional de saúde. Para documentarem os valores glicémicos, a quantidade de refeições, os níveis de energia, e para comentarem a sua experiência com a automonitorização da glucose sanguínea, os participantes do grupo de teste estruturado utilizaram a ferramenta de perfil de 3 dias Accu-Chek® 360° View. Discutiram os perfis obtidos com os seus prestadores de cuidados de saúde em todas as consultas médicas. Para os familiarizar com o protocolo, os doentes no braço de estudo do grupo de teste estruturado receberam uma formação uniformizada em automonitorização da glucose sanguínea, enquanto os seus médicos foram igualmente formados e equipados com um algoritmo que sugere as estratégias de medicação apropriadas.


Valores da HbA1c significativamente reduzidos com a utilização de uma gestão da diabetes de forma estruturada


A análise da intenção de tratar (ITT - intent-to-treat) demonstrou melhorias significativas nos valores médios da HbA1c nos doentes de ambos os grupos, ACG e STG. Contudo, após 12 meses, os valores da HbA1c foram significativamente mais baixos nos doentes do grupo de teste estruturado do que nos participantes do grupo de controlo activo (-1,2% vs. -0,9%; Δ=‑0,3%, p=0,04). A análise de acordo com o protocolo demonstrou uma redução ainda maior na HbA1c (-1,3% vs. -0,8%; Δ=‑0,5%, p<0,003). A avaliação posterior dos dados do grupo de teste estruturado revelou reduções significativas nos níveis de glucose pré e pós-prandial em todos os pontos temporais (p<0,001). Ainda mais importante, não houve uma queda significativa do mês 1 ao mês 12 nas excursões glicémicas pré e pós-prandiais em todas as refeições: pequeno-almoço (44 mg/dL a 35 mg/dL, p<0,005), almoço (25 mg/dL a 17 mg/dL, p<0,03) e jantar (34 mg/dL a 26 mg/dL, p<0,05). Além disso, a amplitude média das excursões glicémicas (MAGE) (p=0,0003) no grupo de teste estruturado indicou reduções médias significativas na variabilidade glicémica (mês 1: 38,5 mg/dL vs. mês 12: 34,3 mg/dL).


Resultados significativos para melhores ajustes da terapêutica e melhor controlo glicémico


A utilização do conceito de gestão da diabetes de forma eficaz e estruturada com a análise dos padrões individuais, conforme aplicado no braço do grupo de teste estruturado com a ferramenta de perfil de 3 dias Accu-Chek 360° View, pode conduzir a melhores resultados médicos, clinicamente significativos, em pessoas com diabetes tipo 2 com controlo deficiente e não insulinotratadas. Uma vez que o protocolo do grupo de teste estruturado dá ênfase ao momento em que os doentes fazem o teste e ao modo como os profissionais de saúde utilizam os dados clinicamente relevantes, suportados pelas ferramentas Accu-Chek da Roche Diabetes Care, pode ser apropriado dar uma atenção especial ao aumento da qualidade da automonitorização da glicemia de forma estruturada e ao modo como os resultados do teste são utilizados. A integração da automonitorização estruturada da glucose sanguínea num programa de tratamento conjunto e, por conseguinte, nas rotinas de terapêutica das pessoas com diabetes de tipo 2 não insulinotratada, pode conduzir a uma melhor interacção médico-doente, suportando decisões terapêuticas mais informadas e resultando num melhor controlo glicémico.
Para mais informação sobre o estudo STeP, visite:Link Diabetes Care - Link Behavioral Diabetes Institute