terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MAIS DE 9000 MEDICAMENTOS DOADOS NA III EDIÇÃO DO BANCO FARMACÊUTICO


Entre as 9h00 e as 19h00 do passado dia 12, foram doados mais de nove mil medicamentos e produtos de saúde, nas cerca de 105 farmácias, dos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Santarém e Faro. Esta 3ª edição ficou marcada pelo crescimento da Jornada de Recolha de Medicamentos para o Ribatejo, Alentejo e Algarve, experiências que fazem acreditar que esta acção do Banco Farmacêutico irá a pouco e pouco estender-se a todo o território nacional. O número de embalagens recolhidas aumentou 50 % em relação ao ano passado enquanto o número de farmácias aumentou 39%. Os medicamentos angariados vão beneficiar mais de 30 mil doentes de 57 Instituições de Solidariedade Social.
“Esta terceira edição da Jornada de Recolha de Medicamentos veio confirmar a ideia que tínhamos de que mesmo em tempos de maiores dificuldades os portugueses se revelam muito generosos na hora de ajudar aqueles que mais precisam. Neste ano europeu do voluntariado, é de realçar os mais de 250 voluntários que dedicaram meio dia a este gesto de solidariedade, revelador de um exercício de cidadania potenciador de uma sociedade mais justa e solidária. De realçar igualmente a colaboração e o empenho que dedicaram a esta iniciativa cada um dos farmacêuticos e restantes colaboradores das farmácias participantes” explica Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico.
A edição deste ano contou com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácias (ANF), da LogistaPharma e de cada uma das Farmácias aderentes.