domingo, 23 de outubro de 2011

Câmara Municipal de Castro Marim aprova alteração do Plano de Urbanização de Corte Velho

A Assembleia Municipal de Castro Marim aprovou, recentemente, a proposta de alteração do Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho (PUHCV), apresentada pela Autarquia. O Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho estende-se por uma extensão de 130 hectares, na freguesia do Azinhal, junto à margem esquerda do Rio Guadiana.
Com a aprovação desta alteração ao Plano de Urbanização, o empreendimento turístico da Herdade de Corte Velho vê assim, substancialmente, transformada a sua natureza, deixando cair a componente do golfe, como inicialmente estava previsto, para dar lugar a um novo conceito de turismo ecológico, centrado na salvaguarda e valorização dos valores naturais em presença. O Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho prevê uma área urbanizável de 320.000 m2, que consagra a existência de 6 Unidades Operativas de Planeamento e Gestão (UOPG), comportando aproximadamente 101.000 m2 de área bruta de construção, distribuída por 573 unidades de alojamento com 1.869 camas, 69,50% das quais destinadas ao uso turístico. Igualmente, prevê-se a construção de 3 unidades hoteleiras de cinco estrelas, incluindo equipamentos desportivos e de lazer, comércio e serviços, cuja componente habitacional é caracterizada por moradias e edifícios multi-familiares. O projecto da Herdade de Corte Velho integra um conjunto de cinco empreendimentos turísticos de grande qualidade em desenvolvimento no concelho, num investimento de 100 milhões de euros, que se afigura de primordial importância para o futuro de Castro Marim, tendo como factores de sustentabilidade, o crescimento da economia e a criação de emprego.

Miguel Freitas quer transparência no projeto de prospecção de gás natural no Algarve

O Deputado do PS, Miguel Freitas, exigiu, esta sexta-feira, “transparência” ao Governo no que concerne à prospeção de gás natural no Algarve, tendo criticado o Executivo por avançar “de forma precipitada” com o projeto, “sem dar explicações aos algarvios”.
“O Governo tinha a obrigação de ter vindo à região dizer o que está em causa, já que este assunto é gerador de dúvidas e medos, muitas vezes infundados, e a população tem o direito de saber exatamente o que está a acontecer”, refere Miguel Freitas, que acompanha este processo desde o Governo Socialista, tendo sido sempre muito exigente relativamente à informação pública sobre a matéria. O Deputado e líder do PS Algarve considera que, ao “avançar precipitadamente” com o projeto, sem dar explicações aos algarvios, o Governo está a gerar uma polémica desnecessária que prejudica a região algarvia.
“Não poderemos evitar uma discussão clara sobre a exploração de gás natural na zona costeira do Algarve, sendo fundamental saber quais os impactos, os riscos e as contrapartidas” salienta Miguel Freitas, que questionou hoje o Governo sobre a programação dos trabalhos inerentes ao desenvolvimento do projeto, bem como o respetivo contributo para a economia nacional e os impactos nas actividades económicas e no emprego a nível regional. No requerimento apresentado na Assembleia da República o Parlamentar eleito pelo Algarve questiona ainda o Executivo quanto aos riscos ambientais provenientes da prospeção do gás natural na costa algarvia e às contrapartidas de investimento na região. “Se há matéria a merecer uma discussão séria e qualificada é esta. E que haja um consenso regional. Nós estamos disponíveis para participar nessa discussão. Não temos nenhum preconceito. Apenas defenderemos o interesse público, da região e do país, tanto no presente como no futuro”, finaliza Miguel Freitas. Miguel Freitas quer também saber qual é a posição dos partidos da maioria, particularmente do PSD, já que a única que se conhece é a do Deputado Mendes Bota que “é militantemente contra”.

ALGARVE HISTORIC FESTIVAL MULHERES COMISSÁRIAS DOMINAM PIT LANE

decorreu no Autódromo Internacional do Algarve o maior evento de carros históricos da Península Ibérica, um dos maiores a nível europeu. Para além das inúmeras curiosidades sobre pilotos e máquinas presentes há ainda que destacar a presença em grande número de mulheres comissárias na zona do ‘pit-lane’, num total de 26.
Ana Mesquita, uma das comissárias do AIA Motor Clube na prova, refere que as mulheres têm vindo a ganhar espaço neste trabalho. Há uns anos seria maioritariamente masculino, mas actualmente isso já não acontece. Num total de 400 comissários, cerca de 100 são do sexo feminino. Nesta prova em particular para além das 26 mulheres comissárias, há ainda um secretariado 100 por cento feminino o que deixou curiosos os 320 pilotos nacionais e internacionais que este fim-de-semana participaram no evento. Recorde que o Festival trouxe a Portugal pela primeira vez os carros Grupo C dos anos 80 que competiram em Le Mans, e as Fórmulas 2 e 3 clássicas que correram pela última vez entre nós há mais de 30 anos, a par do Mundial de Formula 1 Históricos. Outra grande atracção foi o encontro anual do Clube dos Ex-Pilotos de Fórmula 1, que ocorreu este domingo, e que permitiu ao público e aos demais pilotos conviver com grandes estrelas do automobilismo mundial, como a italiana Maria Teresa de Filippis, primeira mulher na Formula 1 ou Mário de Araújo Cabral que reencontrou o carro com que correu em Monza, em 1964, um ATS de grande história para o automobilismo. Estes foram uns dos maiores pontos de interesse deste mega evento, que contou com carros das décadas de 1920 a 1990, em 13 grelhas de partida para 21 corridas. Um museu vivo e dinâmico de 20 categorias de carros. O AHF mostra a história do automóvel com a beleza das grandes máquinas do passado distante ou próximo, desde um Bentley 3 litre Blower de 1923 ou um JAP Morgan de 1929 de três rodas movido por um motor circular, Jaguar ou Aston Martin dos anos 1950, até aos carros das 24 Horas de Le Mans, como os imbatíveis Mercedes C11, Jaguar XJR11, Lancia LC2 ou Porsche.

ALGARVE HISTORIC FESTIVAL SOLIDÁRIO COM O BANCO ALIMENTAR

No âmbito do Algarve Historic Festival que este fim-de-semana teve lugar no Autódromo Internacional do Algarve e na sequência da ‘Charity Parade’ foram angariados 1.020€ a favor do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.
Este valor será utilizado pelo Banco Alimentar na compra de uma balança industrial para a pesagem dos alimentos. Nuno Alves, representante do Banco Alimentar foi quem recebeu o cheque das mãos de Paulo Pinheiro, Administrador da Parkalgar e Francisco Santos, da FS Eventos. “Foi a primeira campanha que fizemos com a Parkalgar e espero que seja o início de uma relação a pensar no futuro. É desejo do Banco Alimentar que esta parceria se mantenha por muito tempo, referiu Nuno Alves. Paulo Pinheiro espera poder desenvolver mais iniciativas deste género: “Numa altura tão complicada como a que vivemos, é um privilégio para a Parkalgar poder dar o seu contributo para ajudar aqueles que mais precisam. É nossa intenção continuar a desenvolver acções deste género”, disse o Administrador da Parkalgar.

ALGARVE HISTORIC FESTIVAL CHEGOU AO FIM

Foi mais um fim-de-semana de excelentes corridas, aquelas que se assistiram este fim-de-semana durante a terceira edição do Algarve Historic Festival no Autódromo Internacional do Algarve. Um evento que marca o panorama automobilístico dos carros clássicos.
18 corridas, mais de 300 carros e 500 pilotos fizeram a festa deste grande evento, o maior da Península Ibérica e um dos maiores da Europa Continental. Um sucesso ao nível da participação mas também do público que não perde uma oportunidade para ver de perto as máquinas que fizeram a história do desporto automóvel.
Corridas renhidas, muitas lutas e emoção até ao cortar da meta.
“Este é um evento pelo qual nutrimos um carinho muito especial. E uma prova que tem um carisma particular e que nos remete para um passado cheio de história. Para o Autódromo Internacional do Algarve é um prazer receber o Algarve Historic Festival”, disse Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar.
Este evento encerra a época desportiva do AIA. Em 2012 muitos mais eventos são esperados no Circuito de Portimão.