quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Polo Aquático: Portinado x Sporting no próximo sábado, em Portimão

Pintura de Edwin Hagendoorn no Cantaloupe, em Olhão


O Cantaloupe Café, Bar, nos Mercados de Olhão, recebe, a partir do dia 9 de Dezembro, uma Exposição de Pintura de Edwin Hagendoorn
Edwin Hagendoorn, nasceu em 02-11-1968, em Roterdão. É um pintor figurativo que desenvolve o seu trabalho no seu país de origem mas também no seu estúdio em Olhão. A maior parte dos temas abordados na sua pintura são retirados do seu quotidiano.
A sua forma de abordagem directa dos temas combinada com a desenvoltura da sua pincelada dão ao seu trabalho uma aparência dinâmica.
No Cantaloupe, Edwin Hagendoorn, expõe três novos trabalhos representando uma forte crítica ao nosso moderno estilo de vida – A nossa procura permanente de aquisição de simbolos representando o sucesso sob a forma de troféus, sexo e carros potentes.

Passeio de Atrelagem - Clube de Atrelagem do Algarve


O Clube de Atrelagem do Algarve organiza, no próximo dia 12 de Dezembro, o 2º Passeio de Natal de Atrelagem.
Para além de proporcionar o convívio dos amantes da atrelagem de competição e de lazer disfrutando de um belo passeio pelo campo. A iniciatíva visa ainda concentrar o maior número de atrelagens.
O Passeio está aberto a todos os proprietários de atrelagens e terá o seguinte programa:
09h30 - Concentração na Coudelaria Sousa, Sítio das Barreiras Brancas,
Loulé, com Porto de honra e tapas.
10h30 - Início do passeio pelo campo
12h00 - Horário previsto para breve concentração das atrelagens frente
à Câmara Municipal de Loulé.
13h00 - Almoço (Porco no Espeto) na Coudelaria Sousa.
Para mais informações, contactar através do telemóvel 962815999.

Zoo de Lagos Recebe Novo Habitante

O Natal está a chegar e o Zoo de Lagos vai ter uma nova prenda para os visitantes. Este sábado, dia 11 de Dezembro de 2010, chega um macho de Vicunha (Vicugna vicugna). Será o único exemplar da espécie em Portugal.
Vem do Zoo de Zlin, na República Checa, ao abrigo dos EEP’s, Programas de Conservação em cativeiro para espécies em via de extinção.
A Vicunha é um camelídeo, dos mais ameaçados, sendo a espécie selvagem aparentada do guanaço que foi domesticado, juntamente com o Lama, de forma a ajudar as populações do Chile , Perú e Bolívia. De porte mais pequeno que os seus parentes, a Vicunha esteve perto da extinção devido à caça e exploração abusiva de lã, uma vez que a sua pelagem tem melhor qualidade entre os camelídeos.
Vivem até aos 20 anos e ao contrário das espécies pertencentes à família dos camelos, as vicunhas necessitam de ingerir água todos os dias.
A instalação deste novo habitante do Zoo de Lagos já está pronta para o receber e a sua chegada será como que uma prenda de Natal antecipada para o parque e para todos os visitantes. Esperamos que em breve chegue uma fêmea de Vicunha para que possa haver reprodução da espécie.

A Igreja Católica celebra a 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição


Esta é uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor.
Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria.
O dogma Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis Deus, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos.
Nos anos 700 esta celebração já existia no oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda a cristandade.
Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, filho de D. Teodósio e D. Ana Velasco, primeiro rei da dinastia de Bragança. Sendo um dos feriados nacionais, de extrema importância para Vila Viçosa, uma vez que é lá que se encontra a imagem de Nª. Sr.ª da Conceição a que D. João IV ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha e Padroeira de Portugal. Depois desse grande momento, os reis seus sucessores nunca mais puseram sobre a cabeça a coroa real.