sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FESTA DA NOSSA SRª DA GLÓRIA EM BENAFIM: INAUGURAÇÃO DO “PÁTIO DA DNª ANTÓNIA”


No próximo dia 23 de Outubro, sábado, realiza-se na aldeia de Benafim, interior do Concelho de Loulé, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Glória. O momento alto do programa de festividades vai ser a inauguração do “Pátio da Dnª Antónia”.
As celebrações arrancam pelas 9h00, com uma alvorada com foguetes e morteiros.
Para as 11h300 está agendada a inauguração do Pátio, numa cerimónia presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, e presidente da Junta de Freguesia de Benafim, Fernando Vargues.
O “Pátio da Dnª Antónia” é uma praça pública no centro de Benafim. Trata-se de um espaço cuja filosofia se baseia nos antigos pátios algarvios, onde as pessoas se juntavam no fim das tardes de Verão para momentos de convívio, onde se secavam os figos, entre outras actividades.
Este será um local com muitas sombras, onde as pessoas poderão passar momentos de lazer, conviver, jogar às cartas, etc.., e que se destina sobretudo aos mais idosos. Pretende-se, assim, recuperar uma tradição que se está a perder e que faz parte de um Algarve esquecido no tempo.
Mas esta é também uma homenagem a Antónia do Carmo Provisório da Silva Campos, benemérita de Benafim que contribuiu bastante para o incremento da freguesia, com a sua acção em defesa do campo e na criação de dinâmicas de desenvolvimento harmonioso do interior, das quais se destaca a criação da Quinta do Freixo.
A festa prossegue pelas 13h30, com a abertura da mesa das ofertas, seguindo-se a Eucaristia Solene celebrada pelo Padre Carlos Matos.
Às 15h30 tem início a procissão pelas ruas da aldeia e, às 17h00, é o momento da venda das ofertas.
O programa termina com um baile.

Inauguração oficial do pólo de Portimão da ETIC – Escola Técnica de Imagem


A oferta do ensino especializado em Portimão vai ser reforçada a partir das 17h30 de 18 de Outubro, com a inauguração oficial do primeiro pólo da ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação, localizado na Rua França Borges, nº 26 - 1º andar, no edifício onde funcionou a Caixa de Crédito Agrícola.

Posteriormente, cerca das 18h00, terá lugar no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão o momento “Opening ETIC-Algarve”, a que se seguem intervenções oficiais e a passagem do documentário “Elogio ao ½”, de Pedro Sena Nunes.

Esta aposta da ETIC, que pela primeira vez cria um pólo fora de Lisboa, visa responder às necessidades de formação no sector dos audiovisuais no sul do país e vem de encontro ao desejo do Município de Portimão de promover um ensino de excelência, nomeadamente em áreas de produção cultural, artística e tecnológica.

A oferta pedagógica apresenta um leque alargado de cursos de técnicos na área do audiovisual e inclui Design de Comunicação e Multimedia, Design gráfico, Fotografia, Fotografia publicitária, Pós-produção fotográfica, Ilustração, Motion design, Música electrónica, Pós-produção vídeo, Produção de espectáculos e eventos, e ainda Webdesign.

Os cursos iniciam-se na segunda quinzena de Outubro, devendo os interessados dirigir-se directamente às instalações da ETIC, em pleno centro da cidade de Portimão, ou através dos seguintes contactos: web: http://eticalgarve.com/; telemóvel: 282 111 494; email: info@eticalgarve.com.

Para além da Câmara Municipal de Portimão, o pólo local da ETIC também contará com os apoios da Algarve Film Commission e das empresas Apple e Adobe.

Albufeira: AUTARQUIA REFORÇA SERVIÇO DE TELEASSISTÊNCIA


Apoio social aos idosos em destaque
A Câmara Municipal vai adquirir mais 10 unidades de teleassistência, aumentado assim para 26, o número de utentes que beneficiam desde serviço. Trata-se de um equipamento que reforça a segurança, diminui o isolamento e contribui para a dignidade da população idosa.
O Município vai adquirir 10 novos equipamentos para o serviço de teleassistência, num investimento a rondar os 3200,00€.

Este serviço inovador de telecomunicações, existente em Albufeira desde 2007, tem-se revelado uma preciosa ajuda para os idosos com mais de 65 anos que vivem em situações de isolamento. Através de uma central telefónica com uma linha de assistência a funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano, os técnicos especializados prestam apoio de acordo com as necessidades dos utentes: “Emergência 24” para casos de saúde ou segurança, “Assistência ao Lar” que permite solicitar variados serviços de reparação no lar, e “Voz Amiga” para quem apenas necessita de uma palavra de conforto ou companhia.

Alguns dos idosos a quem foi entregue o equipamento acabaram por falecer ou por transitar para lares de acolhimento. O sistema passa, então, para outro utente, cujo rendimento seja igual ou inferior ao salário mínimo nacional, ficando a seu cargo apenas o custo das chamadas.

Após três anos de utilização, o serviço de teleassistência tem provado a sua utilidade e irá continuar a ser um dos instrumentos de apoio social da autarquia de Albufeira.

Portimão acolhe maior competição internacional de karaté shotokan



5º Campeonato do Mundo no Arena
O Portimão Arena recebe entre 21 e 24 de Outubro o 5º Campeonato do Mundo de Karaté, na sequência da atribuição do evento ao nosso país pela Organização Mundial de Karate estilo Shotokan, a JSKA – Japan Shotokan Karate Association.

A importante prova, cuja realização estará a cargo da JSKA – Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, terá um amplo programa de competição desportiva nos dias 23 e 24 de Outubro, sendo antecedida por formação para árbitros e estágio técnico para competidores e praticantes.

No total, são esperados mais de 700 atletas de 30 países e cerca de cem árbitros, além de dirigentes e acompanhantes, estando associado ao evento um programa de turismo e lazer, como forma de potenciar o retorno económico para a região, cujo contributo directo para os quatro dias se estima em mais de um milhão de euros.

O programa, além da competição (Kata/Kumite para competidores masculinos e femininos, desde os 8 anos até mais de 65 anos), oferece ainda a oportunidade de treino com os mais competentes instrutores de shotokan no mundo: Sensei Abe (9º Dan) JSKA instrutor chefe, Sensei Nagaki (8º Dan) assistente do instrutor chefe e outros instrutores seniores da JSKA Shihankai.

Com três medalhas de ouro na edição anterior, Portugal é um dos favoritos, a par de potências mundiais como o Japão, a Suíça, a África do Sul, a Inglaterra ou a Espanha. De referir que em Portugal existem cerca de 16 mil praticantes de karaté, o que faz desta a 6ª modalidade mais praticada no país.

Segundo os organizadores, “a escolha de Portimão foi fortemente influenciada pela existência de excelentes infra-estruturas – como o Portimão Arena - e de recursos exemplares, em particular a capacidade de acolhimento e a qualidade da oferta hoteleira, para além de aspectos ligados ao clima e à atractividade turística.”

Albufeira: CRIANÇAS APRENDEM CIRCUITO DO PÃO

1200 alunos participam em iniciativa inserida na Semana da Alimentação








A autarquia de Albufeira, em parceria com a Nuclegarve, desenvolveram o projecto "Ciclo do Pão", com o objectivo de ensinar aos alunos o trajecto deste alimento, desde a sementeira até à mesa.
No âmbito da Semana Mundial da Alimentação, alunos de Jardins-de-Infância e de escolas básicas do 1.º ciclo do concelho visitaram uma exposição interactiva sobre o ciclo do pão, no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), de 11 a 15 de Outubro.
Cerca de 1200 crianças tiveram a oportunidade de aprender “in loco” o circuito do pão, desde o lavrar da terra, passando pela sementeira, a ceifa, a debulha, a moagem, o amassamento, e terminando com a sua cozedura no forno. Alunos e professores descobriram alguns dos mistérios da antiga história do pão, que se cruza com a história da vida das gentes.
Após o visionamento de uma história infantil sobre o tema, os mais pequenos visitaram a mostra sobre as várias fases deste alimento e as técnicas que lhes estão associadas, ilustradas através de fotografias e dos utensílios tradicionais expostos. Por último, cada aluno confeccionou o seu papo-seco, com a ajuda dos padeiros, e provou um pouco de pão.
O evento teve como objectivo incentivar projectos relacionados com a Educação Alimentar e reflectir sobre o tema do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de Outubro e que este ano versa sobre “O Direito à Alimentação”.
Para o vice-presidente José Carlos Rolo, “este tipo de iniciativas lúdico-pedagógicas permitem por um lado preservar a memória dos nossos antepassados, por outro ensinar aos nossos alunos que o pão antes de chegar à mesa tem um longo ciclo a percorrer e que as coisas não são assim tão simples de conseguir. É necessário esforço e disciplina em qualquer actividade desempenhada".

Ciclismo: VIDAL FITAS E PALMEIRAS RESORT/PRIO NOMEADOS PARA OS MELHORES DO ANO



Vidal Fitas e a Palmeiras Resort/Prio foram os nomes apontados pela Federação Portuguesa de Ciclismo para a atribuição do Prémio “Desportistas do Ano”. Os nomes estão na corrida aos melhores de 2010 na categoria de melhor treinador e melhor equipa, respectivamente.

Os prémios são atribuídos pela Confederação de Desporto de Portugal, onde cada federação atribui um nome por cada categoria, são elas de Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminino, Jovem Promessa, Melhor Treinador, e Melhor Equipa.

Conhecidos os candidatos de todas as federações, um júri de individualidades ligadas ao desporto, irá seleccionar cinco finalistas por cada categoria. Os nomes serão conhecidos no próximo dia 6 de Novembro. A partir daí, a votação é feita on-line pelo público, e os resultados divulgados no dia 16 de Novembro, na 15ª Gala do Desporto.

Lançamento do livro “O Colégio Jesuíta de Vila Nova de Portimão: Comunidade e Património”


No próximo dia 21 de Outubro, o professor doutor António Manuel Hespanha apresentará o livro “O Colégio Jesuíta de Vila Nova de Portimão: Comunidade e Património”, de Ana Figueiredo Santos, numa cerimónia que terá lugar a partir das 18h00 na Igreja do Colégio.
A autora, ligada ao ensino e a instituições de solidariedade social durante algum tempo e actual presidente da Junta de Portimão, é licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Exactas e Humanas da Universidade do Algarve e Mestre em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
A presente obra resulta da sua pesquisa histórica em torno da génese, edificação e crise do Colégio Jesuíta de Vila Nova de Portimão, e respeita ao período de meio século de administração jesuítica.
Com este livro, com selo das Edições Colibri e patrocínio do Município de Portimão, Ana Figueiredo Santos procura divulgar a conjunção de vicissitudes económicas, culturais e ideológicas que concorreram para a construção de um dos marcos patrimoniais de maior interesse cultural, artístico e turístico da região algarvia.
O texto aborda, de uma forma rigorosa, não só os elementos relativo ao poder económico do seu fundador, Diogo Gonçalves, e das famílias portimonenses endinheiradas da época, como também identifica, neste património, um modo de afirmação social e ideológico no qual se viram reconhecidos.
Sem prejuízo do aspecto mais central da pesquisa preconizar saber até que ponto o Colégio se constituiu um espaço de formação de elites locais, a autora aflora aspectos da vida quotidiana dos indivíduos nessa época, o que faz com que o visitante que percorra as suas vetustas paredes, nelas consiga, com o fascínio da imaginação, reviver modos de vida de gente lendária que, nesse local, foi alicerçando os contrafortes da cidade de Portimão.

MACÁRIO CORREIA CONHECE IDADE DAS SUAS ARTÉRIAS



Campanha Idade das Artérias em Vilamoura a partir de hoje e até Domingo
O edil de Faro, Macário Correia, vai efectuar o teste da Idade das Artérias amanhã, pelas 16:30, no Hotel Tivoli Victória, em Vilamoura.
O Presidente da Câmara Municipal de Faro, que fará uma intervenção no Congresso Português de Aterosclerose, associa-se assim a esta campanha que visa alertar para a aterosclerose e doenças cardiovasculares.
As actividades laborais são as que mais ocupam actualmente a população activa, constituindo por isso o espaço ideal para a promoção da saúde cardiovascular. Implementar programas de prevenção de doenças cardiovasculares nos locais de trabalho é o conselho da campanha Idade das Artérias, que estará presente no Congresso Português de Aterosclerose, de 15 a 17 de Outubro, em Vilamoura.
“Educar para Prevenir” é o tema da edição deste ano do Congresso Nacional de Aterosclerose, que se realiza no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura, entre os dias 15 e 17 de Outubro. Neste contexto a Idade das Artérias, campanha nacional de sensibilização para a aterosclerose e doenças cardiovasculares, sugere que a educação passe pelo local de trabalho, através da implementação de medidas de prevenção.
A recomendação da Idade das Artérias, iniciativa que permite, através do recurso a um equipamento, a medição da verdadeira idade das nossas artérias, surge no âmbito do alerta da Associação Europeia para a Prevenção e Reabilitação Cardiovascular (AEPRC): é não só necessário investir em medidas de prevenção das doenças cardiovasculares como é essencial implementar essas medidas no local de trabalho.
A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida através de programas que promovam a prática regular de exercício físico, uma alimentação saudável, a cessação tabágica e uma melhor gestão do stress psicossocial. O trabalho é a actividade que ocupa mais tempo a toda a população activa e, por isso, constitui a oportunidade ideal para a promoção da saúde cardiovascular junto de um grande número de pessoas. Quando um programa de saúde é bem sucedido no local de trabalho, a sua influência acaba por se estender, naturalmente, à família do trabalhador.
A sensibilização dos trabalhadores para a importância de hábitos de vida saudáveis vem também beneficiar as próprias empresas. Trabalhadores saudáveis têm maior capacidade de trabalho e maior produtividade. Para além disso, há ainda o reconhecimento da empresa pela sociedade como organização socialmente responsável que ajuda a manter os seus trabalhadores felizes.
Não devem ser esquecidas também as implicações económicas. Um trabalhador saudável poderá desenvolver a sua actividade até mais tarde, algo que é de importância significativa numa altura em que as políticas socioeconómicas tendem a aumentar a idade da reforma.
Ainda segundo a AEPRC, as alterações laborais podem passar por simples actos diários como a entrega pessoal de mensagens (em vez do envio por correio electrónico) ou a utilização de escadas em vez do elevador. A criação de instalações que possibilitem a prática de exercício físico durante as pausas laborais; workshops que ensinem a lidar com o stress e os conflitos laborais; aulas de ressuscitação cardiopulmonar ou a colocação de máquinas automáticas que disponibilizem alimentos com baixo teor de sal e de gorduras são outras das soluções propostas.
A campanha “Idade das Artérias” é promovida pela Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) e a AstraZeneca.

Câmara apresenta nova edição dos “Anais do Município de Faro”


No próximo dia 26 de Outubro, pelas 18 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro, vai ser lançado o volume XXXVI dos Anais do Município de Faro, coordenado pelo Prof. Doutor Joaquim Romero de Magalhães, catedrático da Universidade de Coimbra,
A República é o tema deste volume, que será apresentado pelo Prof. Doutor António Rosa Mendes, e que conta com trabalhos do Dr. Paulo Pires, Eng.º Jorge Filipe Palma, Dr. Nuno Osório Cortes, Prof. Artur Mendonça, Dr.ª Dália Paulo, Dr.ª Cláudia Matos e Dr.ª Elsa Vaz.
A publicação dos Anais do Município de Faro iniciou-se em 1969, sob a direcção do insigne académico farense, Professor José António Pinheiro e Rosa, na altura Director da Biblioteca e dos Museus Municipais.
Ao longo de quarenta anos, a autarquia tem prosseguido a sua missão de fomentar o estudo da história da cidade e do seu concelho e de preservar a sua memória escrita, daí o empenho na continuidade desta publicação que prestigia, preserva e divulga o património cultural do concelho de Faro.
Como habitualmente a publicação será posta à venda na Biblioteca Municipal de Faro.

Município de Lagos procedeu à entrega das instalações na nova Esquadra da PSP



Inauguração terá lugar a 27 de Outubro, Dia do Município
O Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, o Sub-Director da Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos (DGIE) do Ministério da Administração Interna (MAI), António dos Ramos Cavaco, e o representante do Comando Distrital de Faro da PSP, assinaram, ontem, os documentos que oficializam a entrega das novas instalações e respectivos equipamentos por parte do Município à DGIE que, por sua vez, procedeu à entrega das mesmas à PSP.

Este acto formal decorre do facto da empreitada de construção deste novo equipamento, assim como o seu apetrechamento, terem sido dinamizados pelo Município, no âmbito dos protocolos estabelecidos com a entidade financiadora, a DGIE/MAI.

Os documentos ontem assinados irão permitir os trabalhos de mudança da Esquadra de Lagos para as novas instalações a partir de dia 20 do corrente mês, prevendo-se que a abertura ao público ocorra no dia 25, ou seja, dois dias antes da Cerimónia Oficial de Inauguração, que será presidida por S. Exa. o Ministro da Administração Interna, Dr. Rui Pereira.

PS/VRSA reflecte sobre os desafios autárquicos do futuro


Planeamento rigoroso e controle das despesas é o caminho a seguir

O PS de Vila Real de Santo António (VRSA) promoveu recentemente um debate sobre as temáticas de actualidade na gestão autárquica com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio, o presidente da Assembleia Municipal de Olhão, Filipe Ramires e o presidente da Junta de Freguesia da Conceição de Tavira, António Vitorino.
A principal conclusão deste encontro foi a de que não existe futuro para as autarquias sem um controlo rigoroso das contas municipais e sem um planeamento criterioso em todos os âmbitos de intervenção local.
Consensual foi igualmente a necessidade de dotar de mais meios as assembleias municipais, de forma a garantir a eficácia no controle das decisões dos executivos, tal como está previsto na legislação, sendo também muito importante aumentar o nível de competências das freguesias, procurando responder mais prontamente aos problemas que afectam as populações.
Na sua intervenção, António Eusébio referiu que o grande desafio do futuro é a “sustentabilidade”, considerando que esse é já um problema do presente onde se verificam sérios problemas de “sustentabilidade económica e financeira” com naturais reflexos negativos no plano social.
O edil sambrazense deixou a seguinte reflexão: “até quando podemos continuar a dar resposta às necessidades e exigências dos cidadãos e como podemos continuar a manter os níveis de qualidade de vida e bem-estar que alcançámos nos últimos tempos, com um aumento constante das despesas e com a diminuição vertiginosa das receitas?”.
Para António Eusébio o “diagnóstico das autarquias não é cor-de-rosa”, sendo que muitas “sofrem de doenças graves, muitas das quais crónicas, outras mesmo degenerativas, devido à actuação dos seus protagonistas”.
O autarca lembrou ainda que há autarquias que se encontram “completamente asfixiadas com o endividamento”, acumulando dívidas que geram graves prejuízos para a economia local. Para combater esta lógica de gestão desastrosa deu o exemplo do seu município onde os pagamentos são efectuados em duas semanas, fruto de uma gestão rigorosa e um controle das finanças muito “apertado”.
Jovita Ladeira, líder do PS/VRSA e vereadora na autarquia vilarealense, encerrou o debate vincando a sua preocupação pela actual situação financeira no município de VRSA, onde o endividamento já superou os 111 milhões de euros. “O estado actual das finanças da câmara de VRSA é tão grave que condiciona toda a acção do actual executivo e dos executivos futuros, deixando-os sem as mínimas condições para cumprirem os compromissos com os eleitores e dar respostas favoráveis aos problemas que afectam as populações”, afirmou.
A autarca considera também que as autarquias têm de “gastar melhor e definir prioridades estratégicas/orçamentais com uma agenda de objectivos e de medidas bem calendarizadas e articuladas, para não hipotecar o futuro das populações”. “Não queremos um concelho de pessoas mediáticas, mas um concelho com emprego e qualidade de vida”, enfatizou.
A líder local dos socialistas defendeu ainda o reforço das competências das freguesias e o aumento dos meios de fiscalização da Assembleia Municipal, de forma a melhorar a gestão autárquica e a eficácia no controlo das decisões e a sua aplicação.

HELIPORTO MUNICIPAL DE LOULÉ VAI TER EDIFÍCIO DE APOIO


Município vai celebrar protocolo com MAI para criar no local uma das bases de meios aéreos deste organismo
A Câmara Municipal de Loulé aprovou recentemente o projecto de execução da obra de ampliação e remodelação do Heliporto Municipal de Loulé. De acordo com o Comandante dos Bombeiros Municipais de Loulé, José Faísca, “a intenção é criar condições para que em Loulé venha a ser possível, em termos efectivos, a consolidação de permanência de meios aéreos para operações de segurança, protecção e socorro”.
Nesse sentido, será criado um novo edifício que irá garantir a instalação dos meios humanos que prestam apoio no heliporto aos meios de protecção e socorro, nomeadamente ao helicóptero de emergência médica do INEM que tem uma equipa permanente 24 horas por dia para intervir no local.
“Vão-se criar salas onde esses meios vão estar a trabalhar e, inclusivamente, quartos para eles descansarem já que têm de estar 24 horas por dia cá. Como tal, a criação dessa infra-estrutura vai garantir a permanência dessas pessoas porque, neste momento, elas estão dentro de contentores, não se encontram em condições minimamente aceitáveis. Isso vai permitir que eles estejam em instalações condignas e que respondam a essa situação”, frisou o responsável do bombeiros louletanos.
Assim, o novo edifício irá desenvolver-se em U aberto para o hangar, permitindo a definição de braços de ligação e acesso coberto ao edifício, sendo o espaço interior um pátio de carácter polivalente. Este novo corpo integra dois pisos. No rés-do-chão ficará implantada a recepção (um espaço com ligação ao alpendre e viabilidade para a Placa, onde funcionará o controle de entradas, zona de espera, central de comunicações, entre outras funcionalidades), e gabinetes diversos. Já o primeiro andar destina-se fundamentalmente aos quartos para as tripulações. É aqui que ficará instalada uma escada exterior de emergência e de acesso à cobertura.
No âmbito desta obra, será celebrado entre a Câmara Municipal de Loulé e o Ministério da Administração Interna um protocolo que vai permitir que existam aeronaves para apoio ao Serviço de Protecção Civil – busca e salvamento, resgate, transporte de bombeiros, primeira intervenção em incêndios, apoio a unidades em incêndios, na área dos bombeiros. Também na área das outras forças de segurança tais como a GNR, SEF, Polícia Marítima, permitirá que possam utilizar os meios para a prossecução das suas operações de vigilância ou de prevenção. “O Heliporto Municipal de Loulé passa, assim, a ser uma das bases do MAI de meios aéreos ao serviço das suas forças”, explica José Faísca.
Este investimento rondará os 800 mil euros.