sexta-feira, 15 de outubro de 2010

HELIPORTO MUNICIPAL DE LOULÉ VAI TER EDIFÍCIO DE APOIO


Município vai celebrar protocolo com MAI para criar no local uma das bases de meios aéreos deste organismo
A Câmara Municipal de Loulé aprovou recentemente o projecto de execução da obra de ampliação e remodelação do Heliporto Municipal de Loulé. De acordo com o Comandante dos Bombeiros Municipais de Loulé, José Faísca, “a intenção é criar condições para que em Loulé venha a ser possível, em termos efectivos, a consolidação de permanência de meios aéreos para operações de segurança, protecção e socorro”.
Nesse sentido, será criado um novo edifício que irá garantir a instalação dos meios humanos que prestam apoio no heliporto aos meios de protecção e socorro, nomeadamente ao helicóptero de emergência médica do INEM que tem uma equipa permanente 24 horas por dia para intervir no local.
“Vão-se criar salas onde esses meios vão estar a trabalhar e, inclusivamente, quartos para eles descansarem já que têm de estar 24 horas por dia cá. Como tal, a criação dessa infra-estrutura vai garantir a permanência dessas pessoas porque, neste momento, elas estão dentro de contentores, não se encontram em condições minimamente aceitáveis. Isso vai permitir que eles estejam em instalações condignas e que respondam a essa situação”, frisou o responsável do bombeiros louletanos.
Assim, o novo edifício irá desenvolver-se em U aberto para o hangar, permitindo a definição de braços de ligação e acesso coberto ao edifício, sendo o espaço interior um pátio de carácter polivalente. Este novo corpo integra dois pisos. No rés-do-chão ficará implantada a recepção (um espaço com ligação ao alpendre e viabilidade para a Placa, onde funcionará o controle de entradas, zona de espera, central de comunicações, entre outras funcionalidades), e gabinetes diversos. Já o primeiro andar destina-se fundamentalmente aos quartos para as tripulações. É aqui que ficará instalada uma escada exterior de emergência e de acesso à cobertura.
No âmbito desta obra, será celebrado entre a Câmara Municipal de Loulé e o Ministério da Administração Interna um protocolo que vai permitir que existam aeronaves para apoio ao Serviço de Protecção Civil – busca e salvamento, resgate, transporte de bombeiros, primeira intervenção em incêndios, apoio a unidades em incêndios, na área dos bombeiros. Também na área das outras forças de segurança tais como a GNR, SEF, Polícia Marítima, permitirá que possam utilizar os meios para a prossecução das suas operações de vigilância ou de prevenção. “O Heliporto Municipal de Loulé passa, assim, a ser uma das bases do MAI de meios aéreos ao serviço das suas forças”, explica José Faísca.
Este investimento rondará os 800 mil euros.