terça-feira, 11 de maio de 2010

ALBUFEIRA ATRIBUI BOLSAS DE ESTUDO NO VALOR DE 110 MIL EUROS


Apoio beneficia 45 estudantes do ensino superior

Mais de uma centena de alunos de Albufeira que frequentam o ensino superior apresentaram candidatura às Bolsas de Estudo. Destes, 45 foram aprovados, prosseguindo os seus estudos dentro e fora da região.
O Município de Albufeira está a apoiar 45 alunos que frequentam o ensino superior, dentro e fora do Algarve, mediante a atribuição de uma bolsa de estudo que contempla o período lectivo 2009/2010. Na totalidade, as bolsas ascendem a 110 mil Euros, distribuídos por 23 alunos que estudam na região do Algarve, 21 alunos noutros estabelecimentos do país e ainda uma aluna que usufrui de uma bolsa de investigação.
Refira-se que a atribuição de Bolsas de Estudo a alunos com recursos financeiros diminutos e que frequentam o ensino superior é uma prática do Município de Albufeira desde 1998.
Às bolsas deste ano concorrem 104 candidatos que frequentam o ensino superior, 58 dos quais, no Algarve. O valor das bolsas é de 60% do salário mínimo nacional para quem estuda fora da região, 50% para os que estudam no Algarve e 40% para os investigadores.
A lista definitiva destes candidatos foi aprovada em deliberação da Câmara Municipal na reunião do passado dia 4 de Maio.

Lagos recebe Nacional de Pista de Patinagem de Velocidade




Terá lugar na Pista da Escola Secundária Júlio Dantas o Nacional de Pista de Patinagem de Velocidade, para os escalões de Cadetes e Seniores na época 2010, organização da Federação de Patinagem de Portugal e do Roller Lagos C.P. O Campeonato Nacional disputar-se-á no último fim de semana de Maio, com três jornadas, dia 29 de Maio – Sábado, a partir das 10h, a primeira, de tarde a partir das 15h a segunda, para terminar no domingo, dia 30 de Maio, numa sessão matinal com início pelas 9h.
Neste Campeonato Nacional estarão em disputa dezasseis títulos de Campeão Nacional
Individual, quatro em cada escalão/sexo, quatro em provas de estafetas e quatro colectivos, nas classificações acumuladas por equipas.
O evento abre com as provas de apuramento, contra relógio – 300m e séries de 500m e 1Km, para na parte da tarde se realizarem as finais da velocidade e as finais directas das provas de fundo – 3Km/5Km/10Km e 15Km. Serão no domingo de manhã as provas de estafetas e a entrega de prémios às equipas Campeãs Nacionais em cada escalão.
A entrada é livre e prevê-se a presença de uma centena de patinadores de quinze clubes, até porque em simultâneo se disputa a Taça Nacional de Escolares e Infantis (patinadores entre os 5 e os 10 anos).
A emoção e as altas velocidades (os patinadores atingem os 50Km/h) vão estar presentes em Lagos durante um fim de semana a não perder, onde as maiores figuras serão os Campeões Europeus – Martyn Dias e Diogo Marreiros, do Roller Lagos C.P., Emanuel Fernandes, um dos melhores velocistas europeus – 12º na Alemanha em Abril último e Ricardo Esteves – A.D.A. Canelas, recente Campeão Nacional de Estrada nas provas de velocidade, em Seniores Masculinos.
A nível Feminino as atletas da Madeira – C.C.D.R Prazeres nos Seniores e Cadetes– Andreia Canha e Dina Rodriguez, a vice campeã europeia de cadetes em 2008 – Elisabete Batalim, também do Roller Lagos e ainda a 8ª europeia de 2009 – Marta Nunes do Clube de Patinagem de Beja, agora a viver e a treinar na Bélgica, serão as figuras em maior destaque.

Quarteto com Piano de Moscovo no Auditório Municipal de Olhão



O Auditório Municipal de Olhão recebe no dia 15 de Maio, pelas 21h30, o brilhante “Quarteto com Piano de Moscovo”. Formado por Alexei Eremine, Guenrikh Elessine, Alexandre Delgado e José Pereira, trata-se de uma oportunidade única para assistir a um espectáculo diferente.


“Uma vida sem música é extremamente triste e quanto mais bela, profunda e variada for essa música, mais rica será a vida das pessoas”, afirma o director da Cistermúsica, Alexandre Delgado, violetista desde 1994 do quarteto formado em Setembro de 1989 por Alexei Eremine (piano), Andrei Kevorkov (viola), Guenrikh Elessine (violoncelo) e Timofei Bekassov (violino).

Entre vários artistas com quem colaborou este quarteto musical, contam-se o Quarteto Borodin e António Rosado.
O seu primeiro concerto realizou-se a 25 de Janeiro de 1990, em Moscovo. Nesse ano, mas em Junho, o QPM estreou-se em Portugal. Seguiram-se concertos em Moscovo e São Petersburgo.

A partir de 1993, asseguraram uma temporada anual de dez concertos, tendo-se tornado quarteto residente da Casa Verdades de Faria/Museu da Música Portuguesa. Desde 2004, integram o grupo não só o violetista português Alexandre Delgado como também o violinista José Pereira.

O Auditório Municipal de Olhão tem vindo a ganhar prestígio, tanto pelos espectáculos que acolhe, como pela excelente adesão do público, que se revela caloroso e exigente. Na noite de 15 de Maio, a apresentação deste quarteto acrescentará, com certeza, mais um momento de excepcional beleza musical neste palco olhanense.

Turismo de Albufeira no Rock in Rio



Associados do Turismo de Albufeira em parceria com o Município de Albufeira irão promover as suas empresas no Rock in Rio, através da oferta de fins-de-semana, passeios de barco e baptismos de mergulho, que irão ser sorteados nos diversos passatempos que a Autarquia irá promover no recinto do evento.

Numa iniciativa inédita no Rock in Rio, o Município de Albufeira irá ter um stand promocional no recinto do evento, permitindo a promoção da marca “Albufeira” naquele que é considerado o maior evento de música e entretenimento do mundo.

A APAL – Turismo de Albufeira, através dos seus Associados, fez questão de se associar a esta iniciativa do Município, dando integral apoio à mesma com a oferta de vários produtos turísticos que serão sorteados no stand de Albufeira.

O apoio dos Associados do Turismo de Albufeira a esta iniciativa foi fundamental, pois permitirá dar uma maior atractividade ao stand do Município e ao mesmo tempo uma maior visibilidade à marca Albufeira no recinto do evento.

A destacar a Indigo Divers – Centro de Mergulho de Albufeira, que irá oferecer baptismos de mergulho aos vencedores de alguns dos passatempos, a Algarve Seafaris, que irá também oferecer passeios de barco pela costa Algarvia, o Aldeamento Vila Nova Resort, o Aldeamento Balaia Golf Village, a Luna Hotéis, Garvetur Alojamentos e o Hotel Montechoro, que irão oferecer respectivamente vários fins-de-semana para serem sorteados no evento.

Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovens em Risco do Hospital de Faro organiza 2ª Semana da Não-Violência



O Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovens em Risco do Hospital de Faro promove entre 31 de Maio e 4 de Junho a 2ª Semana da Não-Violência. O programa inclui conferências, oficinas de formação, actividades lúdicas e pedagógicas, exposição de trabalhos e um seminário. Paulo Sargento, psicólogo, comentador televisivo e docente na Universidade Lusófona é um dos conceituados especialistas que vai marcar presença neste evento.
Este ano a iniciativa extravasa o espaço do Hospital de Faro e, para além do auditório da instituição de saúde, vai decorrer pontualmente na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve e no Acampamento de Etnia Cigana do Cerro do Bruxo.
A sessão de abertura da semana tem lugar no dia 31 de Maio, pelas 11:00 horas, no auditório do Hospital de Faro e conta com as intervenções de Ana Paula Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, de José Maio, Director do Serviço de Pediatria desta unidade, e de Raul Coelho, Coordenador do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital de Faro (NHACJR).
O programa prossegue com a conferência “Ser Criança...Crescer com Afecto...”, proferida por Paulo Sargento, psicólogo e professor da Universidade Lusófona.
A primeira oficina de formação, sob o tema “Sexualidade Saudável como Prevenção do Risco”, está marcada para as 14:00 horas no auditório do Hospital de Faro e vai ser leccionada por Alexandra Gomes, professora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UALG, mestre e doutoranda na Área de Comportamentos Sexuais de Risco (inscrição obrigatória gratuita).
No dia 1 de Junho, pelas 10:00 horas, tem lugar mais uma oficina de formação sobre “Violência sobre as Crianças e Jovens, a Família, a Escola e a Sociedade”, orientada por Helena Gomes, ex-coordenadora regional do PEETI/ Técnica da CPCJ Loulé (inscrição obrigatória gratuita).
O programa contempla ainda, na parte da tarde, a partir das 14:00 horas, actividades direccionadas para os mais pequenos: uma peça de teatro, levada a cena Grupo de Técnicos do Serviço de Pediatria; um momento de magia, protagonizado pelo Mágico Ambrósio e um momento simbólico de lançamento de balões.
O dia 2 de Junho é dedicado às oficinas de formação. Pelas 9:00 horas tem lugar uma oficina sobre o tema «Brincando...Crescendo...Prevenindo», orientada por Maria Rosa Machado na Escola Superior de Saúde da UALG. Às 11:00 horas, Fernanda Simões, Helga Nunes, Sónia Pimpão falam sobre «Prevenção da Negligência» no Acampamento de Etnia Cigana Cerro do Bruxo.
À tarde, a partir das 14:00 horas, um grupo de alunos finalistas do Curso Educação Social, sob a orientação de Ana Baião, vai abordar o tema «Violência no Namoro» no auditório do Hospital de Faro (inscrição obrigatória gratuita).

Seminário encerra a Semana
O programa prossegue no dia 4 de Junho com um seminário sobre a temática da violência infantil. A sessão de abertura está marcada para as 9:00 horas e conta com as intervenções de Rui Lourenço, presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, Ana Paula Gonçalves, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, e Raul Coelho, do NHACJR.
Em cima da mesa vão estar ainda temas como «Estado Actual e Perspectivas para o Futuro da Acção da Saúde para Crianças e Jovens em Risco», proferido por Marta Chaves, coordenadora regional da Acção da Saúde para Crianças e Jovens em Risco; «A Experiência da Polícia de Segurança Pública com Crianças e Jovens em Risco», apresentado por Mário Oliveira, comissário da PSP; «A Intervenção do Sector de Assessoria aos Tribunais com Crianças e Jovens em Risco» explicado por Maria do Carmo Brandão, e a «A Intervenção do Tribunal com Crianças e Jovens em Risco», por Beatriz Borges, juíza do Tribunal de Família de Faro. A moderação do painel fica a cargo de Raul Coelho, Coordenador do NHACJR.
O painel da tarde abordará temas como «Violência na Família», apresentado por Maria Mercês Covas, professora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, «Cyberbullying, Bulling Escolar, causas e consequências», por Tânia Paias, psicóloga clínica, e «Violência Saudável nas Crianças e Jovens», explicado por Ana Almeida, psicóloga clínica. O painel vai ser moderado pela pediatra Maria José Sousa.
O ingresso para o seminário de dia 4 de Junho tem um custo de 10 euros e a data limite para as inscrições é 25 de Maio. As inscrições para as oficinas de formação são limitadas aos lugares existentes e a sua formalização pode ser efectuada por correio, fax ou telefone. Telefone: 289-001932/92-5482240 - Fax: 289-001934

Gabinetes de Saúde Juvenil do IPJ com novas valências



O Programa Cuida-te tem por objectivo promover a Saúde dos mais jovens e sensibilizar para estilos de vida saudáveis, permitindo aos jovens desenvolver competências de forma global e integradora, ao nível da saúde sexual e reprodutiva, nutrição, exercício físico e de prevenção de consumos nocivos.
São parceiros do Instituto Português da Juventude no Programa Cuida-te:
Administrações Regionais de Saúde, o Centro Hospitalar Lisboa/ Norte, a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida, a Direcção-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, a Direcção-geral de Saúde, o Instituto da Droga e da Toxicodependência, o Instituto de Desporto de Portugal e o Instituto Português do Sangue.
Os Gabinetes de Saúde Juvenil (medida 4 do Programa Cuida-te) são espaços de atendimento e aconselhamento gratuitos, anónimos e confidenciais, que contam com técnicos especializados em diversas áreas.
No Algarve existem dois Gabinetes de Saúde Juvenil, um na Direcção Regional do Algarve do IPJ na Rua da PSP em Faro e outro na Loja Ponto JA de Portimão na Rua Pé da Cruz.
Além da área de psicologia assegurada por psicólogos voluntários, os jovens têm agora também ao seu dispor atendimento nas áreas da nutrição e exercício físico, saúde sexual e consumos resultante de parcerias com o Conselho Nacional de Juventude - CNJ e com a Associação de Planeamento Familiar – APF, respectivamente.
Para terem acesso aos horários dos Gabinetes de Saúde Juvenil os interessados podem telefonar para o IPJ através do telefone 289 891820 ou consultar o portal www.juventude.gov.pt

LOULÉ DELEGA COMPETÊNCIAS NOS AGRUPAMENTOS ESCOLARES


Escolas recebem subsídios para gestão de equipamentos e informática
O Município de Loulé firmou esta tarde um protocolo com os sete agrupamentos escolares do Concelho tendo em vista a delegação nos órgão de direcção e gestão de competências relativas ao pessoal não docente dos 2º e 3º ciclos, nomeadamente no que concerne à gestão corrente e ao poder disciplinar.
Esta iniciativa surge em virtude da necessidade de operacionalizar o exercício destas competências e ainda de promover uma gestão o mais próximo possível das pessoas geridas.
Simultaneamente, com o objectivo de promover, da melhor forma possível, a operacionalidade da gestão do parque escolar, pondo em prática a gestão diária da manutenção corrente das instalações, a Autarquia e os agrupamentos escolares celebraram igualmente um protocolo, através do qual é atribuído um subsídio às escolas, em função das turmas de cada estabelecimento.
Assim, serão distribuídas as seguintes verbas destinadas à manutenção corrente das instalações da escola sede do agrupamento: Agrupamento Vertical de Escolas de S. Pedro do Mar - 6.500€; Agrupamento Vertical de Escolas Engº Duarte Pacheco – 7.500€; Agrupamento Vertical de Escolas de Almancil – 7.750€; Agrupamento Vertical de Escolas Padre João Coelho Cabanita – 7.750€; Agrupamento Vertical de Escolas de Salir – 3.750€; Agrupamento Vertical de Escolas D. Dinis de Quarteira – 7.000€; Agrupamento Vertical de Escolas de Boliqueime – 4.750€.
Finalmente, em matéria de informática, as escolas dos agrupamentos também recebem uma verba da Autarquia para manutenção corrente e renovação do material informático com os seguintes valores: Engº Duarte Pacheco - 20.927€; Almancil – 15.834€; Padre Cabanita – 23.300€; D. Dinis – 10.572€; S. Pedro do Mar – 18.669€; Boliqueime – 17.038€; Salir – 7.682€.
Dotar os agrupamentos escolares de mecanismos de operacionalidade que potenciem o melhoramento do funcionamento das escolas do Concelho de Loulé é a principal linha orientadora da Câmara Municipal de Loulé que elege a Educação uma das áreas prioritárias da acção do executivo.