sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Luís Gomes em Cabo Verde

No âmbito do protocolo de geminação com o Município do Sal, VRSA coloca ao serviço da economia local parceria com Cabo Verde
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA), Luís Gomes, está em Cabo Verde, na Ilha do Sal, acompanhado por uma comitiva de empresários locais. A visita insere-se no primeiro Encontro Internacional das Geminações do Município do Sal, edilidade com a qual a cidade vila-realense se encontra agora oficialmente geminada. Além de cimentar a ligação entre as duas localidades, a visita irá tratar de temas ligados ao turismo, comércio e indústria naval.
Durante a jornada, serão avaliadas, por parte dos empresários algarvios, as potencialidades de investimento naquele país, processo que será acompanhado pela Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (Acral).
No dia 19, sábado, a Câmara do Turismo de Cabo Verde organiza ainda uma reunião com empresários locais dos vários municípios geminados com o Sal, de forma a partilhar experiências, analisar novas oportunidades de negócios e envolvê-los nos processos de geminação. Para efectivar as parcerias activas, o Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, já inaugurou a Praça das Geminações, na localidade de Santa Maria, onde figura agora uma árvore em representação de cada município geminado com o Sal. A cerimónia foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, que assinalou a plantação de uma árvore alusiva a Vila Real de Santo António.

Apresentação do Banco Local de Voluntariado de Faro

Seminário “Cidadania e Responsabilidade” A Câmara Municipal de Faro, no âmbito da apresentação do Banco Local de Voluntariado de Faro, realiza um Seminário no dia 28 de novembro, pelas 15h00, dedicado à temática do voluntariado, intitulado “Cidadania e Responsabilidade Social”, no Auditório 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve.
O Seminário Cidadania e Responsabilidade Social enquadra-se no âmbito das Comemorações do Ano Europeu do Voluntariado 2011 e visa destacar as práticas de voluntariado existentes assim como evidenciar exemplos de sucesso de Bancos Locais de Voluntariado bem como sensibilizar para a prática do voluntariado e para os deveres cívicos. Contamos com a presença da Presidente da Comissão Nacional Para a Promoção do Voluntariado, Dra. Elza Chambel.
As inscrições apesar de gratuitas são obrigatórias e deverão ser remetidas com o nome, contacto telefónico, endereço de e-mail e função ou entidade, para o bancolocaldevoluntariado@cm-faro.pt, até dia 27 de novembro (sujeito à capacidade do Auditório).

1ªs Jornadas do Associativismo Desportivo

A Associação Teia D’Impulsos organiza, no dia 1 de Dezembro, as 1ªs Jornadas do Associativismo Desportivo, que decorrerão no Auditório do Museu de Portimão, subordinadas ao tema Inovação e Empreendedorismo.
Segundo os promotores, o associativismo desportivo deverá estar preparado para dar respostas adequadas aos desafios que se colocam na actualidade, de forma a prosseguir as suas missões e cumprir os objectivos a que se propõe, através de um trabalho conjunto onde imperem sinergias entre agentes desportivos, clubes, associações e municípios, de modo a rentabilizar ao máximo os recursos disponíveis. Neste sentido, as Jornadas visam criar um espaço de formação e de diálogo aberto e construtivo que venha a dar frutos no crescimento e desenvolvimento do associativismo desportivo a nível local, debatendo a problemática do desporto no meio associativo, bem como discutindo e delineando estratégias para a promoção de mais e melhor desporto a nível local. Do programa científico, destaque para as comunicações de José Manuel Meirim, subordinada ao tema da informação jurídica na vida de uma associação desportiva, e de Rui Lança, sobre os hábitos de formação dos dirigentes de associações desportivas.
Na mesa redonda, onde vão participar representantes do Instituto de Desporto de Portugal, da Câmara de Portimão, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e de uma associação desportiva, será tema de discussão o financiamento e a sustentabilidade das associações desportivas, tendo em conta os condicionalismos económicos actuais. Destinadas a atletas, treinadores, dirigentes desportivos, professores e alunos de educação física, as 1ªs Jornadas do Associativismo Desportivo terão ainda uma importante componente interactiva, sendo os participantes convidados a participar activamente em grupos de trabalho onde serão discutidas diversas temáticas referentes à gestão das associações desportivas. Haverá também um espaço para comunicações livres, no qual os interessados terão a possibilidade de expor e apresentar posters científicos, que tenham por tema base o desporto. A participação nas Jornadas encontra-se sujeita a inscrição prévia, estando disponíveis todas as informações em www www.teiadimpulsos.pt.

Campeonato Nacional Universitário de Xadrez na Universidade do Algarve

Ao longo do próximo dia 24 de Novembro, decorrerá o Campeonato Nacional de Xadrez (Rápidas Mistas) na sala polivalente da AAUALG, no edifício do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, no Campus da Penha. Esta é a segunda organização nacional universitária no presente ano lectivo, da Associação Académica da Universidade do Algarve através do seu Gabinete de Desporto em parceria com a Federação Académica de Desporto Universitário e conta com o apoio técnico da Academia de xadrez do Algarve.
A competição conta com a participação de 24 estudantes em representação de diversas instituições de ensino superior nacionais, tais com a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, das Universidades Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e naturalmente da Universidade do Algarve. A academia algarvia conta com o Bruno Joaquim do curso de Engenharia Civil, com Claudio Fernandes do curso de Finanças Empresariais e com Guilherme Portada do curso de Economia, disponíveis para procurar a melhor forma de conquistar o cheque-mate vitorioso.

Presidente da Assembleia da República inaugura iluminação de Natal do Refúgio Aboim Ascensão

Já começaram a ser montadas as três mil lâmpadas das grandes árvores de natal do Refúgio Aboim Ascensão, em Faro.
Há 26 anos que a tradição se cumpre e as duas árvores seculares do jardim do Refúgio recebem as luzes natalícias que iluminam um Natal diferente para Crianças entre os 0 e os 6 anos que recebem apoio desta instituição fundadora da Emergência Infantil em Portugal.
Este ano Assunção Esteves, a primeira mulher presidente da Assembleia da República portuguesa, vai presidir à inauguração da iluminação natalícia, que acontecerá no dia 1 de Dezembro, pelas 17h30. A seu lado vai contar com a presença do secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova Almeida, e também de Fernando Negrão, presidente da primeira comissão da Assembleia da República para os Direitos da Liberdade e Garantias e de Mendes Bota, presidente da Comissão para a Ética,a Cidadania e a Comunicação da Assembleia da República.
Por sua vez, a visita da população aos mais pequenos vai acontecer a partir das 17 horas. “É com enorme prazer que mais uma vez abrimos as portas desta instituição à população. E somos gratos à presença dos nossos ilustres convidados e à sua demonstração de afectos às nossas Crianças nesta santa quadra de Natal”, declara Luís Villas-Boas, director do Refúgio Aboim Ascensão. No total são 3 mil luzes, distribuídas ao longo de 30 metros. Para as acender são precisos 17 interruptores; por cada interruptor ligado 200 luzes ganham vida! Esta tradição é assegurada este ano graças ao apoio da Câmara Municipal de Faro e de Mecenato. E para a montagem das luzes a equipa do Refúgio Aboim Ascensão conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Loulé.
Ao longo de 35 dias - entre 1 de Dezembro e 6 de Janeiro - as luzes fotoeléctricas vão acender-se a cada cair de noite para proporcionar a magia do Natal a que todas as Crianças têm direito. A partir de dia 1 de Dezembro o Natal ganha vida com as várias surpresas que particulares, entidades e associações vão proporcionar para os bebés e meninos do Refúgio Aboim Ascensão. “Apesar da crise económico-financeira a nossa instituição consegue, felizmente, manter uma situação estável porque quem nos tem ajudado continua a ajudar”, explica Luis Villas-Boas. Até 1 de Novembro de 2011 a equipa técnica desta instituição já tinha encaminhado para a família - original ou adoptiva - cerca de 40 Crianças. Foi "com satisfação" que Luís Villas-Boas viu no início da semana o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, anunciar a criação da «Agenda da Criança» durante o primeiro trimestre de 2012. Uma iniciativa em prol dos direitos das Crianças através da união de todos os sectores da sociedade.

Já sabe qual é a sua conserva de azeitona preferida?...

Em tempo de azeitona, o Mercado Municipal de São Brás de Alkportel convida a descobrir novos sabores e sugestões no Workshop “Como Fazer a conserva de azeitonas”, amanhã, dia 19, durante a manhã.
No mês de Novembro a tradição regressa aos olivais e às pequenas explorações familiares de oliveiras espalhadas em quintais e hortas. As famílias voltam a reunir-se em torno da apanha da azeitona, uma azáfama anual com muitos momentos de convívio e de entreajuda recompensados em azeite ou em azeitonas de mesa.
Em época de azeitona, Vitória Azinheira revela saberes e sabores da conserva… britadas, esmagadas, com orégãos, sal, pimenta, alho…vários segredos que dão aquele sabor tão especial às azeitonas. Descubra quais os temperos adequados para cada tipo de azeitona, tendo em conta a espécie, o estado de maturação, as preferências dos sabores, entre muitas outras dicas para ter na sua mesa as azeitonas mais saborosas de sempre! fotos google

O Convento de Monchique sobe ao palco no Teatro Maria Matos em Lisboa

O Município de Monchique apoia a produção artística sobre o Convento, peça que ira estrear no Teatro Maria Matos, em Lisboa, no próximo dia 20 de Novembro.
Trata-se de uma trabalho realizado em Monchique, pela KARNART, Associação, e que contou com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Monchique e cuja técnica associada é o Perfinst - O conceito abrange fundamentalmente duas linguagens, uma representativa das artes do palco e outra das artes visuais. Resultado de um trabalho de pesquisa de campo, através de uma residência artística efectuada em Monchique durante o mês de Setembro, a peça “ O Convento”, retrata uma família que ali reside e os usos e costumes dos residentes na Serra de Monchique. Estará patente ao público de 20 a 28 de Novembro no Teatro Maria Matos em Lisboa.
O imóvel representado e que deu “inspiração” a esta Associação criativa, encontra-se em estado de degradação, sendo que este Património ainda não é, na sua totalidade, propriedade da Câmara Municipal de Monchique. A propriedade onde se insere este Convento é constituída por 6 prédios, dos quais apenas 3 são de posse total do Município de Monchique. A Câmara Municipal pretende enquadrar a salvaguarda daquele Património, e por isso, está a desenvolver o processo administrativo para a Classificação como Imóvel de Interesse Municipal - Património Municipal. Recordamos que o processo de Classificação teve início em 1981, e que só em 2010 a Secretaria de Estado da Cultura informou esta Câmara Municipal que é responsabilidade desta a sua Classificação como imóvel de interesse Municipal. Pretende a Câmara Municipal, após este processo administrativo, envidar todos os seus esforços na promoção da recuperação daquele edifício, sendo que para tal necessita do apoio das Entidades Estatais para resolver o problema da propriedade do imóvel de forma a poder promover a sua reabilitação e usufruto por parte do cidadão.
Temos certo que o processo não será tão célere quando o gostaríamos que fosse, contudo, não podemos ficar indiferentes a toda a situação de degradação que se arrasta a algumas décadas, pouco se tendo feito para a sua efectiva recuperação. A Câmara Municipal está ainda a proceder à avaliação da situação social da família que lá reside, estando no momento a desenvolver esforços para a resolução do problema habitacional dos agregados familiares que habitam aquele espaço.
No futuro, pretende esta Câmara Municipal adquirir a totalidade da propriedade, e encontrar parcerias para a sua recuperação, como é exemplo a instalação de um Hotel/Pousada para o qual já existe projecto nesta Câmara Municipal. A ideia é recuperar de forma sustentada aquele Património, permitindo a fruição pública dos residentes e visitantes de Monchique. Acrescenta-se ainda que está patente uma exposição fotográfica sobre o Convento, da autoria de RUIN´ARTE no Salão Nobre desta Câmara Municipal, após ter estado na Galeria Municipal em Outubro passado. fotos - google