sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O Convento de Monchique sobe ao palco no Teatro Maria Matos em Lisboa

O Município de Monchique apoia a produção artística sobre o Convento, peça que ira estrear no Teatro Maria Matos, em Lisboa, no próximo dia 20 de Novembro.
Trata-se de uma trabalho realizado em Monchique, pela KARNART, Associação, e que contou com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Monchique e cuja técnica associada é o Perfinst - O conceito abrange fundamentalmente duas linguagens, uma representativa das artes do palco e outra das artes visuais. Resultado de um trabalho de pesquisa de campo, através de uma residência artística efectuada em Monchique durante o mês de Setembro, a peça “ O Convento”, retrata uma família que ali reside e os usos e costumes dos residentes na Serra de Monchique. Estará patente ao público de 20 a 28 de Novembro no Teatro Maria Matos em Lisboa.
O imóvel representado e que deu “inspiração” a esta Associação criativa, encontra-se em estado de degradação, sendo que este Património ainda não é, na sua totalidade, propriedade da Câmara Municipal de Monchique. A propriedade onde se insere este Convento é constituída por 6 prédios, dos quais apenas 3 são de posse total do Município de Monchique. A Câmara Municipal pretende enquadrar a salvaguarda daquele Património, e por isso, está a desenvolver o processo administrativo para a Classificação como Imóvel de Interesse Municipal - Património Municipal. Recordamos que o processo de Classificação teve início em 1981, e que só em 2010 a Secretaria de Estado da Cultura informou esta Câmara Municipal que é responsabilidade desta a sua Classificação como imóvel de interesse Municipal. Pretende a Câmara Municipal, após este processo administrativo, envidar todos os seus esforços na promoção da recuperação daquele edifício, sendo que para tal necessita do apoio das Entidades Estatais para resolver o problema da propriedade do imóvel de forma a poder promover a sua reabilitação e usufruto por parte do cidadão.
Temos certo que o processo não será tão célere quando o gostaríamos que fosse, contudo, não podemos ficar indiferentes a toda a situação de degradação que se arrasta a algumas décadas, pouco se tendo feito para a sua efectiva recuperação. A Câmara Municipal está ainda a proceder à avaliação da situação social da família que lá reside, estando no momento a desenvolver esforços para a resolução do problema habitacional dos agregados familiares que habitam aquele espaço.
No futuro, pretende esta Câmara Municipal adquirir a totalidade da propriedade, e encontrar parcerias para a sua recuperação, como é exemplo a instalação de um Hotel/Pousada para o qual já existe projecto nesta Câmara Municipal. A ideia é recuperar de forma sustentada aquele Património, permitindo a fruição pública dos residentes e visitantes de Monchique. Acrescenta-se ainda que está patente uma exposição fotográfica sobre o Convento, da autoria de RUIN´ARTE no Salão Nobre desta Câmara Municipal, após ter estado na Galeria Municipal em Outubro passado. fotos - google