quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vila do Bispo participou na “1ª Conferência Inter-regional MEDEEA”

O Município de Vila do Bispo participou, no dia 8 e 9 de novembro, na 1ª Conferência Inter-regional do projeto MEDEEA (Implementação dos Prémios Europeus de Energia na Região do Mediterrâneo), na Ilha de Creta, onde se fez representar pela Vereadora Dr.ª Ana Bela Martins.
O Projeto MEDEEA é financiado a 75% da Cooperação Transnacional Europeia, no âmbito do Programa de Cooperação Territorial da Região Mediterrânica (MED), e tem como principal objetivo alcançar a meta europeia dos “20-20-20” nas Regiões MED. Para isso é imprescindível o melhoramento da governação local no que respeita as questões energéticas através da aplicação da metodologia eea® - Prémios Europeus de Energia, importante ferramenta de planeamento energético municipal nos países do Mediterrâneo.
O evento teve como finalidade envolver os Municípios da Região do Mediterrâneo num conjunto de discussões relacionadas com os planos energéticos e a forma de poupar energia, utilizando para o efeito energias renováveis (energia térmica e solar fotovoltaica), bem como uma avaliação dos recursos eólicos. No primeiro dia, a conferência contou com a presença de especialistas de política energética internacional na implementação da redução de consumos energéticos registados nas cidades. No decorrer dos trabalhos alguns municípios europeus mostraram as suas experiencias na elaboração e implementação de projetos-piloto, assim como os benefícios que o plano energético trouxe para as suas cidades. No segundo, foram efetuadas mesas redondas, para recolha de dados e de caracterização de cada Município/Região e ainda um intercâmbio de experiencias a nível local e regional, que serviram de base de dados para o encerramento da conferência.
Na mesa redonda onde o Algarve esteve representado pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL) e pelos Municípios de Albufeira, Olhão e Vila do Bispo, participaram os parceiros da Associação de Municípios da Eslovénia e as Agências Regional e Local de Liguria e da Provincia de Cosenza na Itália. Para além dos representantes de Portugal, a Conferência contou com a presença de outras individualidades dos restantes países que integram o Projeto. No conjunto, constituiu-se uma audiência variada composta por responsáveis políticos, funcionários públicos de administrações nacionais e regionais. Esta 1ª Conferência Inter-regional - Medeea foi, acima de tudo, uma oportunidade para que os Municípios do Mediterrâneo iniciassem um intercâmbio de experiências e um debate sobre quais as melhores formas de alcançar uma significativa racionalização de consumos energéticos em cada vila e cidade, discutindo questões transnacionais e políticas europeias que favoreçam a implementação e aplicação da metodologia eea ® na Região do Mediterrâneo.
A adesão da Câmara Municipal de Vila do Bispo a este projeto surgiu na sequência de um convite endereçado pela AREAL, entidade que está a promover na região algarvia a metodologia de Certificação Energética dos Municípios, denominada de “European Energy Award - eea®”. Tal metodologia, adoptada em mais de 500 municípios da Europa, permite a certificação das políticas e intervenções municipais no âmbito da poupança energética, promoção das energias renováveis, mobilidade sustentável e também na organização geral e gestão de resíduos.
EDIL ADELINO SOARES AO LADO DE SURFISTA Refira-se que este sistema já foi implementado em muitos Municípios da Europa e é indicado pela Comissão Europeia como sendo uma das melhores ferramentas para a implementação do Pacto dos Autarcas, uma iniciativa da EU que pretende conduzir a uma redução do CO2 a nível municipal em mais de 20% até 2020. A AREAL dará assistência e apoio técnico, tendo como objetivo conseguir a Certificação do Município nos próximos dois anos.