domingo, 28 de fevereiro de 2010

Apoio às vítimas de tráfico discutido em Olhão



A Biblioteca Municipal de Olhão acolheu, esta sexta-feira à tarde, uma sessão de sensibilização subordinada ao tema «Migrações – Oportunidades e Respostas de Inserção», que contou com as oradoras Rita Bessa e Júlia Cardoso, do projecto SUL, da APAV.
“Temos que continuar a apostar na prevenção, não só nos países de destino mas também nos de origem”. A opinião é de Rita Bessa, gestora do projecto SUL, referindo-se às vítimas de tráfico e exemplificando, tal como a técnica Júlia Cardoso casos concretos que têm surgido na instituição.
Para aquelas responsáveis, não se pode esperar que as pessoas vítimas de tráfico apresentem confiança imediata nos técnicos ou nas polícias, ou que estejam dispostas a falar contra os seus traficantes até que estejam seguras, assim como as suas famílias.
“São pessoas extremamente fragilizadas, não têm suporte familiar, amigos”, disse Rita Bessa, que referiu alguns mitos relacionados com o tráfico de seres humanos: “que só acontece a pessoas com pouco dinheiro, a ingénuos ou que os imigrantes vêm roubar os nossos empregos”. A verdade dos factos é que “não há perfil de vítima, acontece em todas as idades”, garantem.
Durante a acção de sensibilização, foram também revelados alguns indicadores que podem levar a perceber que estamos perante uma vítima de tráfico: quando a pessoa não tem controlo dos seus documentos, se foi recrutada para fazer um tipo de trabalho e é forçada a fazer outro, se lhe está a ser retirada uma parte do ordenado, se é forçada a práticas sexuais contra a sua vontade ou não tem liberdade de movimentos. O agressor joga com o facto de a pessoa estar irregular no País para mais facilmente conseguir o que quer.
Muitas vezes, as vítimas não conhecem os seus direitos, daí a importância de divulgar que podem ter acompanhamento psicológico, social, médico e acolhimento. Estas pessoas têm o direito a estar em segurança e existe uma casa para vítimas de tráfico em Portugal, onde trabalham técnicos especializados nesta área. Existem respostas para estas situações, foi a mensagem que as técnicas do projecto SUL quiseram passar na tarde que partilharam com o público na Biblioteca Municipal de Olhão.
SUL é uma unidade de apoio à vítima imigrante da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que tem como missão proteger e apoiar imigrantes vítimas de crime e vítimas de violência de género. Com sede em Tavira, pode ser contactada pelo telefone 281 325 763 ou pelo e-mail sul@apav.pt.

Secretária de Estado da Reabilitação sensibiliza crianças de Portimão para o problema da acessibilidade



A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, presidiu esta sexta-feira a uma acção de sensibilização para a problemática da acessibilidade, dirigida a cerca de 350 crianças da EB1 Major David Neto, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, e que teve lugar no Teatro Municipal de Portimão.
A introdução a este encontro foi feita pela engenheira Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e coordenadora da Rota Acessível de Portimão, que se encontra quase concluída e visa eliminar as barreiras arquitectónicas existentes no centro administrativo da cidade, permitindo uma melhor circulação a pessoas portadoras de deficiência motora ou com outros graus de dificuldade de movimentos.
Precursora a nível nacional e uma das primeiras na Europa, a Rota Acessível de Portimão apresenta um percurso contínuo com cerca de 6 km, desobstruído e devidamente sinalizado, num investimento autárquico de 300 mil euros.
Na sua intervenção, Idália Moniz elogiou o pioneirismo de Portimão nesta matéria, defendendo que “verdadeira liberdade é quando as cidades acabam com os obstáculos e todos podem ir à escola”, uma ideia forte facilmente entendida pelos presentes.
Depois de chamar a atenção para os direitos das pessoas com deficiência, a responsável governamental pediu às crianças que “falem a toda a gente das barreiras arquitectónicas e urbanísticas, a começar lá em casa, junto dos vossos pais, porque é muito importante que se construa um mundo cada vez melhor e destinado a todos, e isso só se consegue se estivermos devidamente sensibilizados”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, “faz todo o sentido esta forte aposta do Município na inclusão social, porque as pessoas, sem quaisquer excepções, têm o mesmo direito a serem felizes, vivendo a vida na sua plenitude”.
De referir que o Agrupamento Vertical de Escolas Major David Neto possui um serviço especializado de apoio educativo e tem em desenvolvimento um plano de melhoria dos equipamentos, nomeadamente com levantamento de acessibilidades e sinalética em Braille, contando nos seus quadros com alguns professores de educação especial, enquanto outros têm formação de base na área da inclusão das crianças portadoras de deficiência.
No final da sessão desta manhã, as crianças receberam exemplares do “Livrinho de Pintar”, edição com actividades didácticas que posteriormente será oferecida a todos os alunos do 1º Ciclo dos vários agrupamentos do município.

IEFP ABRE CURSO DE COSTURA EM SILVES



O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), com o apoio da Câmara Municipal de Silves (CMS), organiza um curso de costura, em Silves, que terá início em Abril. As inscrições estão abertas.
Este curso destina-se a desempregados, com mais de 18 anos e o 6º ano de escolaridade (no mínimo). No final, os alunos terão uma certificação profissional como Costureira(o) e ficarão com habilitação escolar equivalente ao 9º ano.
Para efectuar a inscrição são necessários os seguintes documentos: fotocópia do Bilhete de Identidade, fotocópia do Cartão de Contribuinte e Certificado de habilitações (mínimo 6º ano).
Para mais informações e para efectuar as inscrições, os interessados deverão contactar o Gabinete de Inserção profissional da CMS, através do e-mail gip@cm-silves.pt, ou o Centro de Emprego de Portimão, o Pólo de Formação de Silves ou qualquer Centro de Emprego ou de Formação. Poderão, ainda, fazer a inscrição por e-mail, usando o endereço cte.portimao@iefp.pt, indicando nome completo, Bilhete de Identidade e Telefone.

XVII Feira dos Enchidos Tradicionais de Monchique



Nos próximos dias 6 e 7 de Março, decorrerá a XVII Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique, estando a inauguração oficial marcada para as 11h00 de Sábado.
O certame conta com cerca de meia centena de expositores, onde os visitantes podem experimentar o verdadeiro gosto da tradição através dos já reconhecidos enchidos, do excelente medronho e do mel da região, da singularidade do artesanato local, dos deliciosos doces e dos pratos típicos que enriquecem a gastronomia local tradicional, confeccionados à base de carne de porco preto.
Na edição deste ano, a animação musical vai ser uma constante, tendo no Sábado o concerto com “XAILE” às 21h30 e no Domingo espectáculo de Fernando Mendes “MENDES.COME” às 19h. Durante os dois dias ocorrerão acções de animação complementar com FARRA FANFARRA e a XIX Gala Internacional do Acordeão (Sábado 15h00).
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Monchique mantém o seu esforço no sentido da recuperação e promoção das especificidades locais — as tradições, o artesanato e a gastronomia — apostando na promoção de um turismo sustentável em espaço rural.
Sendo a singularidade da gastronomia Monchiquense um factor de atracção inegável no contexto regional, que importa explorar cada vez mais e melhor, integrada no certame será dinamizada uma Mostra Gastronómica à qual aderiram, este ano uma dezena de restaurantes do concelho, a saber: “ Fonte dos Chorões”, “ Charrette”, “Palmeirinha dos Chorões”, “Teresinha”, “Jardim das Oliveiras”, “O Fernando”, “Luar da Fóia”, “Paraíso da Montanha” e “O Planalto” e “O Parque”.
Pela noite fora, decorrerá de Sexta a Domingo a FESTA DA RIJA nos bares - BARLEFANTE e CAFÉ DA VILA, com a actuação dos DJ BOB FIGURANTE feat RAS DA MULA (Barlefante) e DJ DEELIGHT (Café da Vila) e pela 1.ª vez uma mostra de bebidas/cocktails à base de MEDRONHO e MEL.

GIP de Lagoa incentiva a inserção profissional de desempregados



Dos 94 utentes que procuraram espontaneamente o GIP de Lagoa em Janeiro, a maioria (62%) procurou apoio na Procura activa de emprego, onde se inclui encaminhamento para ofertas de emprego, apoio à elaboração de currículos e cartas de apresentação e informação e encaminhamento acerca das medidas de apoio ao emprego, nomeadamente os programas de estágios do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. e a Medida de Apoio ao Empreendedorismo – Criação do próprio Emprego.
Pretende-se proporcionar aos utentes do GIP Lagoa um serviço de proximidade, procurando detectar as suas reais necessidades através da elaboração de um diagnóstico efectuado em fase de atendimento social.
A Câmara Municipal de Lagoa ambiciona que os cidadãos do Concelho continuem a procurar os serviços no âmbito do apoio à Inserção Profissional, conscientes de que utilizaremos todos os instrumentos disponíveis no sentido de contribuirmos para o desenvolvimento dos níveis de qualidade de vida dos cidadãos que assim o necessitem.
Conforme refere o Vice-Presidente, Rui Correia, Vereador do pelouro da Acção Social: “No contexto económico actual impõe-se uma atitude crítica e empreendedora, capaz de ultrapassar as adversidades encontradas em matéria de empregabilidade. Acreditamos nas capacidades de cada um em desenvolver competências que promovam a sua inserção profissional. Pretendemos apoiar o desenvolvimento de uma atitude crítica, dinâmica, criativa e inovadora, fundamental no desenvolvimento das sociedades actuais.”

Água e esgotos a 11 localidades do concelho de Castro Marim


Num investimento sem precedentes no concelho, na área do saneamento básico, e quando se encontram em fase de conclusão as redes de abastecimento de água, drenagem e tratamento de esgotos em nove localidades das freguesias do Azinhal e Odeleite, a Câmara Municipal tem em análise as propostas para a construção do Subsistema Central (1ª fase) que irá permitir levar água de qualidade e esgotos às localidades do interior do concelho como Piçarral, Eira Grande, Sentinela, Murteira de Cima, Murteira de Baixo, Portela Alta de Cima, Portela Alta de Baixo, Quebradas, Corujos, Casa Branca e Choça Queimada.
As obras do Subsistema Central (1ª fase) terão início no decurso do primeiro semestre de 2010, com um investimento de 4,2 milhões de euros que contempla a construção de duas estações elevatórias de água, duas centrais hidropressoras, cinco estações elevatórias de águas residuais, oito estações de tratamento de águas residuais e mais de 40 Km de condutas.
Com a construção desta obra, que tem um prazo de execução de 18 meses, o concelho dá um passo muito significativo no cumprimento da directiva comunitária da água, transposta no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais (PEAASAR II), em que o Estado Português se compromete até 2013, atingir um nível de atendimento superior a 95%.
Refira-se, ainda, que os espaços envolventes a esta gigantesca infra-estrutura a ser construída vão ser devidamente requalificados por forma a conferir a cada uma das o­nze localidades uma maior atractividade.
Acerca deste investimento, o presidente da câmara municipal, José Estevens, afirmou “Temos a consciência da importância desta obra para a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem. E acreditamos que dentro de meia dúzia de anos, com a concretização dos empreendimentos turísticos Almada D’Ouro e Corte Velho, o futuro destas freguesias será completamente diferente. Estou firmemente convencido que vamos conseguir inverter o processo de despovoamento que nas últimas décadas nos empobreceu, devolvendo a confiança e o investimento a estas terras, que decerto irão gerar postos de trabalho e a fixação de novas pessoas”.

El-Jadida e Albufeira afirmam cooperação



Cônsul de Marrocos no Algarve promoveu aproximação entre Cidades. El-Jadida, antiga Mazagão, é uma das mais importantes cidades turísticas de Marrocos

Albufeira e El-Jadida continuam a trabalhar na aproximação das suas comunidades. A jornada de trabalho que decorreu no passado dia 19 de Fevereiro incluiu ainda a ratificação do Acordo de Cooperação e uma visita a alguns pontos daquela cidade marroquina.


Albufeira e a cidade marroquina de El-Jadida continuam a trabalhar na definição de um programa de cooperação conjunta. Sob a égide do consulado de Marrocos no Algarve, liderado por José Alberto Alegria, a delegação de Albufeira que visitou a cidade marroquina incluiu a presença do Presidente da Câmara, Desidério Silva e do Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa.

Desporto, Educação, Cultura, Ambiente, Transportes Urbanos e Turismo foram alguns dos temas aflorados na jornada de trabalho que juntou as principais forças vivas da comunidade urbana de El-Jadida. O encontro serviu também para ratificar o Acordo de Cooperação entre ambos os municípios e para as apresentações oficiais entre os autarcas das duas cidades, uma vez que El Jadida elegeu recentemente novo Presidente da Comunidade Urbana.

A comitiva de Albufeira teve ainda oportunidade de visitar alguns dos pontos mais importantes da cidade, com destaque para o Teatro Municipal – o mais antigo de Marrocos - o Estádio Municipal – utilizado pelo DH Jadida, actual líder do campeonato marroquino de futebol – ou a zona histórica – local com profunda influência lusitana.

Refira-se que El-Jadida, antiga Mazagão, é uma das mais importantes cidades turísticas de Marrocos e tem diversas características que a aproximam ao concelho de Albufeira. El-Jadida é conhecida pela ligação a Portugal, sendo que a chamada “Cidade Portuguesa” - parte integrante do seu núcleo histórico - está considerada uma das 22 maravilhas de origem portuguesa no Mundo. Actualmente, o Turismo encontra-se em franca expansão, com o golfe, o sol e mar, a gastronomia e o património a constituírem mais-valias para a região.

Aljezur adere ao Projecto “O Meu Eco-Sistema”


O Município de Aljezur aderiu ao projecto “O meu eco-sistema” promovido pelo GEOTA – Grupo de Estudos e Ordenamento do Território, o qual visa, nomeadamente, promover o envolvimento dos munícipes na melhoria da qualidade ambiental do concelho, através da criação de uma plataforma electrónica nacional de informação, sensibilização e participação do público em matéria de ambiente e sustentabilidade.
Município adere ao Projecto “O Meu Eco-Sistema”

O Município de Aljezur aderiu ao projecto “O meu eco-sistema” promovido pelo GEOTA – Grupo de Estudos e Ordenamento do Território, o qual visa, nomeadamente, promover o envolvimento dos munícipes na melhoria da qualidade ambiental do concelho, através da criação de uma plataforma electrónica nacional de informação, sensibilização e participação do público em matéria de ambiente e sustentabilidade.

Assim, através deste projecto, o munícipe de Aljezur terá a oportunidade, de aceder a um site interactivo (ainda em construção), o qual pretende aproximar-se a um balcão virtual, podendo aí realizar diversas iniciativas, tais como:

1) Informar-se sobre a forma correcta de encaminhar os diversos fluxos de resíduos na sua localidade.
2) Comunicar as suas apreciações e dúvidas às entidades competentes responsáveis pela gestão dos fluxos de resíduos na zona, obtendo de modo facilitado esclarecimentos.
3) Relatar à Câmara Municipal, de modo tipificado e com encaminhamento automático, situações que considere dignas de melhoria ou de manutenção do espaço público e na qualidade ambiental local.
4) Partilhar informações úteis e de forma organizada sobre bens e serviços ambientais disponíveis.

Espera-se assim que o projecto contribua para melhorar a comunicação entre as entidades competentes e os munícipes com vista à melhoria da qualidade ambiental do concelho de Aljezur, facilitando o acesso à informação, estimulando a participação e permitindo uma resposta e um acompanhamento dos serviços mais próximo dos munícipes.

Alimentação mais saudável em Alcoutim


Criar hábitos alimentares saudáveis é o grande objectivo desta iniciativa da Autarquia de Alcoutim.
São cerca de 80 alunos que beneficiam desta iniciativa do Município de Alcoutim. O grande objectivo é incutir práticas alimentares saudáveis e a ideia tem sido bem aceite.
Duas vezes por semana, os alunos do 1º ciclo da E.B.I. de Martim Longo e Alcoutim lancham uma peça de fruta. Não conseguindo aderir ao regime de fruta escolar proposto pela Comissão Europeia, que exigia produtos que obedecessem aos regimes públicos de qualidade certificada de produção integrada, modo de produção biológica, denominação de origem protegida, indicação geográfica protegida ou de protecção integrada, a Câmara Municipal de Alcoutim optou por suportar sozinha a iniciativa, numa tentativa de não prejudicar os alunos deste concelho.
A par da fruta, a iniciativa contempla também a distribuição de legumes. Os alunos das duas escolas acolheram bem esta medida, que veio promover o consumo de alimentos mais saudáveis, numa tentativa de combater a obesidade infantil.

7ª edição da Taça de Portugal KOFUKAN levou 400 Atletas a Albufeira


Realizou-se no dia 27 de Fevereiro de 2010 no pavilhão de Olhos de Água em Albufeira, a 7ª edição da Taça de Portugal KOFUKAN, prova que contou com a presença de 400 atletas aproximadamente, repartidos por todos os escalões.
O K.C.C.O. esteve em sua representação 25 atletas, que subiram ao pódio por 26 vezes, alcançando no global, 100% de eficácia!
Das 26 vezes, quatro, foram para os lugares mais ambicionados, os primeiros, que foram alcançados por, Tânia Gil em kumite sénior feminino, Ruben Custódio em kumite Juniores Masculinos pesados, Serghei Odajui em kumite Juvenis Masculinos Altos e Catarina Rodrigues em Kata Pré-Infantil até cinturão Branco/Amarelo!
Destaca-se Tânia Gil que foi considerada a atleta feminina do dia, tendo alcançado um primeiro lugar em kumite e um segundo lugar em kata.

Albufeira: Apresentação de Livro "SOMBRAS REFLECTIDAS"


Novo livro de Renato Costa apresenta uma perspectiva puramente literária e filosófica dos seus projectos desde 2005. A obra será apresentada em Albufeira, pela escritora Luísa Monteiro. Sombras Reflectidas é o título este seu trabalho que será apresentado pela escritora Luísa Monteiro, na Biblioteca de Albufeira no próximo dia 5 de Março, às 18.30 horas.
O projecto de gastronomia portuguesa iniciado em 2005 pelo gastrónomo
e investigador Renato Costa, dedicado ao Algarve e ao Sul de Portugal,
é enriquecido com a publicação de um novo livro que tem como novidade
a abordagem da cozinha como uma filosofia de vida, feita a partir de
uma poesia singular, transformada em narrativas de elevada
espiritualidade e riqueza semântica. Sombras Reflectidas é o título
deste seu trabalho que será apresentado pela escritora Luísa Monteiro,
na Biblioteca de Albufeira no próximo dia 5 de Março, às 18.30 horas.
Esta é assim uma nova abordagem, menos técnica, menos associada ao
rigor das suas investigações no arquivo, ou ao detalhe dos múltiplos
projectos gastronómicos que despertaram o interesse em Portugal e no
estrangeiro pela sua cozinha intemporal, e mais centrada na
preocupação sempre presente do autor em reunir os seus trabalhos em
torno de uma ideia geral ou de uma eventual síntese suprema (como uma
alma). Nos seus projectos gastronómicos, a recuperação do património
gastronómico, por exemplo, é tão importante como o rigor das suas
definições ou a fronteira dos contrastes entre o novo e o antigo.
Se noutros projectos, o gastrónomo questiona até ao limite os
contornos das cozinhas do Sul de Portugal, e os princípios aceitáveis
de uma renovação gastronómica dentro de uma marca, como por exemplo o
sentido do uso de açúcar nos doces, ou técnicas e pontos de cozedura,
desta vez Renato Costa incluiu apenas no seu menu um conjunto de
textos literários de apurada sensibilidade e de personagens que
revelam que a nossa natureza é a mesma daquilo que de mais elementar
nos rodeia. É nessa condição natural que o ser humano estará sempre,
muito para além daquilo que consome, ou da sua condição perecível.
Este novo livro de Renato Costa, na linha de muitas das suas
publicações sobre as cozinhas do Sul de Portugal e do Algarve, é mais
um testemunho importante dos seus trabalhos gastronómicos e ensaios.
Conta também com excelentes ilustrações de Francisco Salter Cid. A
edição é da jornalista Dina Adão e a publicação da Editora
Caleidoscópio (Março de 2010).

Mundialito 2010: Luta contra a Obesidade


No jogo diante das Ilhas Faroé, a Selecção Nacional Feminina A, em colaboração com a ADEXO - Associação de Obesos e Ex-Obesos de Portugal, levou a cabo uma acção de sensibilização com vista à promoção de uma vida saudável.

No Estádio Municipal da Belavista, no Parchal, para além da informação habitual acerca da Obesidade, os responsáveis pela organização estiveram disponíveis para realizarem rastreios e disponibilizaram uma vasta bibliografia afecta ao tema.

Para Carlos Oliveira, Presidente da ADEXO, esta acção teve como principal objectivo reforçar a necessidade do exercício físico e da mudança de alguns hábitos, de forma a contrariar a doença. "Na sociedade actual, a imagem corporal é cada vez mais importante, é como uma projecção de identidade, relevante e com influência em todos os níveis. Associada, por norma, a doenças como a diabetes, hipertensão, colesterol elevado ou doença cardíaca, a obesidade tornou-se uma doença pública indesejada, sendo, por isso, necessário contrariar determinados hábitos como o sedentarismo ou a falta de exercício físico. O nosso intuito é mobilizar as pessoas, incentivando todos os jogos tradicionais e fomentando a criação de momentos desportivos para se obterem dias divertidos e muito exercício. Esperamos que o Algarve Cup seja um exemplo desse esforço", disse.

“CENÁRIOS – V MOSTRA DE TEATRO DE LOULÉ”


De 5 de Março a 18 de Abril, o Concelho de Loulé acolhe um dos mais importantes eventos ligados ao teatro na região algarvia. Trata-se do “CENÁRIOS – V Mostra de Teatro de Loulé”, uma iniciativa que conta com a participação de sete grupos (três profissionais e quatro amadores) que irão levar a arte dramática às onze freguesias do Concelho, através de peças concebidas especificamente para este evento.

A componente pedagógica é outro dos destaques desta Mostra, que pretende também incutir no público o gosto pelo teatro enquanto uma das mais importantes manifestações artísticas.
Esta Mostra de Teatro arranca no dia 5 de Março, às 21h30, no Convento de Stº António, com a apresentação da peça “CAL”, pelo Teatro da Terra (Centro de Criação Artística de Ponte de Sôr). Trata-se da segunda produção do grupo, que percorre três contos de José Luís Peixoto extraídos do livro homónimo (“A velha Carlota”, “A idade das mãos”, “O homem que está sentado à porta”). O Teatro da Terra, apoiando-se no universo singular de José Luís Peixoto, constrói um espectáculo onde o imaginário corresponde ao local onde esta estrutura se decidiu fixar, e que tem como protagonista a actriz Maria João Luís.
No dia 7, às 21h00, na ASCA, Almancil, e dia 14, às 14h30, na Casa do Povo de Alte, é a vez do Grupo de Teatro Arte de Viver da Universidade Sénior de Loulé apresentar o “Auto do Ti Jaquim”. Trata-se de uma encenação de José Teiga, baseada na obra do poeta Aleixo, e que pretende homenagear todos os mestres de saberes que ainda exercitam os seus ofícios e todos os que povoaram as aldeias e vilas, com a sua criatividade, e assim enriqueceram o tecido económico e social deste vasto concelho de Loulé.

Dirigido às escolas, nos dias 11 (às 10h00 e às 14h00) e 12 de Março (às 10h45 e às 14h30), no Centro Paroquial de Loulé, a companhia Tea-Atrito leva a cena “O Homem não é um Macaco”.

Recentemente criado na freguesia de Alte, o grupo Ao Luar Teatro apresenta a 13 de Março, pelas 15h30, no Grupo Desportivo Ameixialense, “Por entre Valados”. Tendo a serra como pano de fundo, o uso de máscaras tradicionais portuguesas, música ao vivo, o espectáculo convida a uma viagem simpática aos mistérios encerrados no imaginário dos lugares comuns. A peça volta a estar em cena a 28 de Março, às 21h00, no Centro Social e Cultural Parragilense, e a 3 de Abril, pelas 15h30, no Centro de Dia de Benafim.

O TAL- Teatro Análise de Loulé, repente nesta Mostra de Teatro, apresenta no dia 13 de Março, pelas 21h00, na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, “Senhor de Nenhures”. A peça transporta-nos para uma estética muito particular, inspirada no trabalho de Roberto Vidal Bolaño, autor maior da língua Galega, num drama profundo através de um texto intemporal que alcança e discute os dramas e a opressão humana nas suas mais variadas vertentes.

Este grupo de Loulé traz ao CENÁRIOS uma outra peça: “Na Pensão ‘Luar do Cadoiço’”. O espectáculo vai estar em cena a 20 de Março, pelas 15h30, no Centro Paroquial da Tôr, e pelas 15h30m, e no dia 28, à mesma hora, no Centro Comunitário de Vale Silves.

O Teatro Amador de Quarteira sobe ao palco nos dias 21 de Março, pelas 15h30, no Centro Comunitário da Nossa Senhora da Conceição (Barranco do Velho), e dia 10 de Abril, pelas 21h00, na Sociedade Recreativa de Vale Judeu, com o espectáculo de revista “Salve-se quem puder”.

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março, às 17h30, o Mercado Municipal de Loulé vai ser palco de uma Maratona de Teatro com os grupos Teatro Análise de Loulé, Teatro Amador de Quarteira e Teatro Arte de Viver.

Finalmente, no encerramento do programa do CENÁRIOS, dia 11 de Abril, pelas 21h30, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve apresenta no Mercado Municipal de Loulé o espectáculo “A Cova dos Ladrões”.

Refira-se que todos os espectáculos têm entrada livre, à excepção da peça inaugural, apresentada pelo Teatro da Terra, no Convento de Stº António, cujo preço de entrada é de 5 euros.

Na parte pedagógica desta Mostra de Teatro, os músicos Rui Baeta e Ruben Alves vão coordenar o atelier “A Voz Cantada no Teatro Musical II”, que se realiza nos dias 10,11,17 e 18 de Abril, no Palácio Gama Lobos (Ginásio dos Espanhóis), das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30. No dia 18 de Abril, às 21h00, tem lugar uma audição final com apresentação do atelier, em local a designar