quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Campeonato Nacional MX2 decide-se na Cortelha



O próximo dia 21 de Novembro, volta a ser sinónimo de Motocross para as gentes da Cortelha, habituadas à azáfama no que respeita à organização de provas de Motocross. Assim, como não poderia deixar de ser, a caravana do Nacional de Motocross assenta arrais no circuito algarvio e faz do dia 21 de Novembro um dia repleto de adrenalina e de pura emoção.
Depois da realização do GP Polisport de Portugal, a contar para o Campeonato do Mundo de Motocross MX3, e do Grande Prémio de Maio – Loulé Concelho, o Circuito Internacional da Cortelha (CIC), ultima os pormenores finais para receber mais uma grande prova da modalidade, desta vez a 4ª e última prova do Campeonato Nacional de MX2, prova que irá pontuar para o Campeonato de Motocross de Portugal.
Com a chancela da Federação de Motociclismo de Portugal, espera-se que seja mais um dia de pura adrenalina e emoção na aldeia da Cortelha, no interior do concelho de Loulé. O próximo dia 21 de Novembro, traz renovado dinamismo ao interior algarvio, com a realização da derradeira etapa do Campeonato Nacional de MX2.
O Circuito Internacional da Cortelha, sofreu várias alterações e melhorias, com a novidade da criação de novos e espectaculares saltos, que farão as delicias de todos os que acompanham este desporto. As condições naturais em que se insere o CIC continuam a ser um dos aliciantes deste evento, com a prova a trazer uma dinâmica e envolvência diferente ao Algarve.
Esta etapa do Campeonato Nacional de Motocross na classe de MX2, será sem dúvida uma prova de extrema importância para a caravana do Nacional de Motocross, numa época em que o calendário é constituído por 4 provas, a prova da Cortelha será a última e após a realização da 3º prova, que se realizou nos Açores, Luis Correia cimentou ainda mais a sua liderança, somando agora 147 pontos, com o Sandro Marcos em segundo lugar com 118 pontos, mas ainda com hipóteses de se sagrar Campeão Nacional.
Assim, no próximo dia 21 de Novembro, na Cortelha aguarda-se uma prova cheia de emoções fortes, pois estará em jogo, o titulo Nacional, na classe de MX2.
Não será assim de admirar que muito público marque presença na Cortelha, a 21 Novembro, para abraçar aquele que será um dos maiores eventos do Nacional de Motocross, a realizar este ano.
Como é publicamente conhecido, o piloto Algarvio, Henrique Venda que sofreu um aparatoso acidente no passado dia 16 de Outubro, em França numa Prova a contar para o Campeonato da Europa de Supercross, encontra-se ainda em coma no Hospital de Marselha.
Neste sentido, a Associação dos Amigos da Cortelha, num gesto de apreço e solidariedade, decidiu doar à família do Henrique Venda, parte dos proveitos obtidas na Prova do próximo dia 21 de Novembro.
A última prova do Campeonato Nacional de MX2 – Cortelha 2010 é uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha.

GNR Detém "amigos" do alheio e recupera objectos furtados



A Guarda Nacional Republicana de Loulé, no passado dia 30OUT10 (Sábado), deteve um cidadão português de 23 anos de idade e constituiu arguidos 3 cidadãos ucranianos de 21, 28 e 39 anos, todos residentes em Loulé, por suspeita de furto interior de residência no Sítio do Sobradinho de Alfeição em Loulé.
Os indivíduos foram surpreendidos nas imediações de uma residência assaltada, na posse de alguns artigos furtados, tendo sido recuperados vários artigos nas imediações da mesma, designadamente, um computador, um leitor de DVD, várias garrafas de bebidas e uma caixa de ferramentas, que os meliantes se preparavam para transportar.
Os responsáveis pela moradia foram alertados pelo sistema de alarme da residência, tendo contactado de imediato a GNR, tendo sido possível consumar a detenção de um indivíduo já referenciado por furtos em residências e suspeito de vários delitos ocorridos na zona, o qual procedeu à identificação dos outros três.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Loulé, ontem, 02 de Novembro de 2010, tendo o mesmo sido o mesmo restituído à liberdade, mediante aplicação da medida de Termo de Identidade e Residência.

Na sequência de uma investigação que já decorria acerca de dois meses, a Guarda Nacional Republicana de Loulé, em 02NOV10 levou a efeito buscas domiciliárias no Bairro do IGAPHE em Quarteira, em cumprimento de Mandados de Busca emitidos ao abrigo de um Processo-Crime por Furtos no Interior de Residências e Receptação ocorridos na zona de Quarteira e Vilamoura.
Das buscas resultaram a apreensão de diverso material suspeito de proveniência ilícita designadamente: computadores, máquinas fotográficas, relógios, leitores de CDs, DVDs e MP3, um par de Ski’s, artigos em ouro, armas brancas e munições de calibre de guerra (7,62mm utilizadas p/ Esp. Aut. G3) e ainda cerca de 300 doses de haxixe.
Dois indivíduos, ambos portugueses, de 23 e 27 anos de idade, e residentes em Quarteira, foram detidos por suspeita de vários crimes, nomeadamente, tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida, furto e receptação, e foram presentes hoje (03NOV10) no Tribunal Judicial da Comarca de Loulé, desconhecendo-se até ao momento quais as medidas de coacção aplicadas.

“António Padinha e Tomás Cabreira: Obreiros do Republicanismo”


No âmbito das comemorações do Centenário da República, realiza-se, no dia 04 de Novembro, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a conferência “António Padinha e Tomás Cabreira: Obreiros do Republicanismo”.
António Padinha, como habitualmente é conhecido, nasceu, em Tavira, na madrugada de 11 de Junho de 1868, fruto da relação entre José Pires Padinha e Ana dos Mártires Padinha, residentes à data na rua Direita.
Depois do 5 de Outubro de 1910 o seu nome é escolhido para dirigir os destinos camarários da sua terra natal, primeiro como Administrador, mais tarde como presidente da Comissão Municipal Administrativa e, por fim, como presidente da Comissão Executiva. A sua figura está associada a um conjunto de obras que pretendia requalificar a cidade e recuperar o prestígio que ameaçava perder. Junta à actividade política, no centro republicano e ao governo municipal, o ofício de clínico no Montepio Artístico e no Compromisso Marítimo, os cargos de gerente na Armação do Barril, director na companhia da fábrica Tavirense e presidente da Assembleia-Geral do Teatro Popular.
Morreu, em casa, a 29 de Novembro de 1916, vítima de um acidente cerebral, facto que origina uma profunda comoção na cidade. Os seus restos mortais repousam num jazigo de família no cemitério municipal de São Pedro.
Tomás Cabreira nasceu, em Tavira, a 23 de Janeiro de 1865 e faleceu na mesma cidade a 4 de Dezembro de 1918. Personalidade multifacetada e cativante, um acérrimo defensor da República, um visionário. Em vida foi militar, economista, estadista, engenheiro, professor universitário, maçon, escritor e investigador. Mas, apenas viveu para servir a pátria!

Venda ambulante em Portimão mais ordenada


A Câmara de Portimão está a requalificar o terreno adjacente à Urbanização TAU, junto ao Mercado Municipal, para que esse espaço em breve possa receber a venda ambulante que actualmente decorre na zona próxima dos edifícios Príncipe Real.
A intervenção em curso, que engloba a instalação de bancas de venda devidamente apetrechadas para a actividade, inclui ainda a captação das águas pluviais, colmatando as lacunas que se verificam no local em termos de saneamento básico e criando as melhores condições possíveis para vendedores e clientes.
Desde o passado Verão, têm sido tomadas diversas medidas de fiscalização e ordenamento da venda ambulante, nomeadamente na Zona Ribeirinha de Portimão e na Praia da Rocha.
Em particular durante os meses de Agosto e Setembro, foram realizadas 25 acções de fiscalização em locais não autorizados, que resultaram na apreensão de diverso material, grande parte do qual alegadamente contra-feito, e na detecção de casos em que os vendedores não tinham pago as respectivas licenças.
Estas acções fiscalizadoras foram realizadas por elementos do Mercado Municipal de Portimão e da Fiscalização Municipal, em conjunto com agentes da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Polícia Marítima, sem as quais as mesmas não teriam sido possíveis.

“Vaivém Oceanário” em Alcoutim


A vila de Alcoutim vai receber, a partir do próximo domingo, 7 de Novembro, e até dia 10, a visita do “Vaivém Oceanário”, um projecto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa.
A iniciativa, inserida no programa de actividades de educação ambiental desenvolvidas pelo Município de Alcoutim, é fruto de uma parceria entre esta autarquia e o Oceanário de Lisboa.
Dirigindo-se a públicos de todas as idades, o “Vaivém Oceanário” é composto por uma viatura dotada dos mais modernos equipamentos áudio, vídeo e de um quiosque multimédia que recria os ambientes marinhos e transporta a cultura do Oceanário à população, com o objectivo de o dar a conhecer e sensibilizar para a protecção dos oceanos.
O Vaivém Oceanário estará estacionado no Cais de Alcoutim e poderá ser visitado nos seguintes horários: entre as 10:00h e as 13:00h e entre as 14:30h e as 19:00h, no domingo; entre as 09:00h e as 13:00h e entre as 14:30h e as 18:30h, na segunda e terça-feira; entre as 09:00h e as 13:00h, na quarta-feira.

Sporting Clube Farense – Escalões de Formação: Rachadinho é o novo treinador dos Juniores do clube


Infantis A
Equipa dos "Traquinas"
Após alguma reflexão entre a Direcção do clube e a equipa técnica dos Juniores, decidiu-se que seria benéfico para a equipa uma mudança no comando técnico deste escalão de formação. Assim, de comum acordo, Rachadinho, substitui o anterior técnico, José Henriques.

Juvenis e Iniciados com sortes diferentes

Entretanto começaram os campeonatos regionais de Juvenis e Iniciados e nestes escalões os resultados foram os seguintes
Juvenis
E. Lagos, 2 – SCF, 1
Iniciados
SCF, 10 – imortal, 0

Traquinas do Farense na Copa Ibérica 2010/11
"Os Traquinas das Escolas de Futebol do S.C.Farense, iniciaram a sua participação no Torneio COPA FUT IBERICA 2010/11. O objectivo será sempre promover a relação saudável entre as crianças e o futebol, preparando-as para a competição dos escalões futuros.
Nesta fase realizou-se a 1ª Jornada em VRS António.
Este torneio é constituído por 8 equipas do Algarve que numa fase posterior irão realizar jogos na Andaluzia
.
Infantis só com vitórias


Já começou o Campeonato Distrital de Infantis A e B
As nossas equipas entraram com o pé direito, arrecadando duas vitórias em ambos os escalões.
Resultados desportivos 1ª Jornada
Infantis A SCF x Ginasio Tavira - 5 – 2
Infantis B SCF x Montenegro - 11 – 3
Entretanto este fim de semana realizou-se a 2.ª jornada do Campeonato Distrital de Infantis A.
Resultados desportivos 2ª Jornada
Olhanense x Infantis A SCF - 3 – 6