sexta-feira, 14 de maio de 2010

III Encontro de Pintura ao ar livre em Vila Real Santo António


O III Encontro de Pintura Rápida ao ar livre vai decorrer em Vila Real Santo António no próximo dia 30 de Maio, entre as 8h00 e as 13h00.
O Encontro visa reunir pintores que irão retratar o centro da cidade e, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, deverá ter participantes portugueses, espanhóis e de outras nacionalidades.
O secretariado será instalado na Praça Marquês de Pombal, a cargo da Associação de Desenvolvimento da Baixa de V.R.S.António (entidade organizadora), que conta com a colaboração do Ateneo de Ayamonte e dos dois municípios raianos, sendo as inscrições efectuadas no local.
Haverá prémios para os cinco primeiros classificados, sendo o primeiro a aquisição da obra vencedora pela quantia de € 1.000,00 e os restantes estadias na hotelaria de Monte Gordo.
No ano transacto, cerca de 50 pintores deram cor ao centro da cidade, retratando as características arquitectónicas e urbanísticas pombalinas.
O Encontro denomina-se “cidades irmãs”, pois ocorre no quadro do acordo de geminação entre V.R.S.António e Ayamonte, realizando-se anualmente em alternância com o Encontro de Pintura de Ayamonte, que habitualmente tem lugar em Setembro.
No final, a organização oferece um almoço de confraternização, onde serão entregues os prémios.

Alcoutim: Abastecimento de água e saneamento básico nos Montes do Rio


A Câmara Municipal de Alcoutim pôs hoje em funcionamento a rede de abastecimento de água e saneamento básico dos Montes do Rio (Laranjeiras, Montinho das Laranjeiras, Guerreiros do Rio, Álamo e Corte das Donas) que, embora estivesse concluída desde o Verão de 2009, estava desactivada à espera da construção da respectiva ETAR. Por orientação do Governo, a autarquia está impossibilitada de construir ETAR’s, pelo que instalou uma fossa, com capacidade para 20m3, que permite um tratamento primário do efluente, sendo, regularmente, limpa e esvaziada através do limpa-fossas.

A rede de abastecimento de água e saneamento básico destes montes ribeirinhos implicou um investimento de 2.355.418.61 euros, valor que incluiu também a melhoria dos acessos aos Montes do Rio. Os trabalhos incluíram a instalação de redes de distribuição domiciliária de água, através de condutas novas, que foram ligadas a dois novos reservatórios construídos no âmbito da mesma empreitada em Guerreiros do Rio e Corte das Donas, e a construção de redes de colectores de águas residuais domésticas.

A fossa agora instalada, que custou á autarquia cerca de 10.000 euros, é uma solução provisória que a Câmara de Alcoutim encontrou para beneficiar a população, até a empresa Águas do Algarve iniciar as obras de construção da ETAR.

DIA DO MUNICÍPIO 2010: LOULÉ, QUARTEIRA E SALIR FORAM OS PALCOS DAS CELEBRAÇÕES















Vice-Presidente José Graça (drtª. na foto) anunciou presença (ainda por confirmar) da Ministra da Educação no lançamento da Escola da Fonte Santa, a 25 de Maio. Palestra sobre o topónimo de Carteia, no Centro Autárquico de Quarteira, Inauguração do Skate Park de Quarteira, lançamento do Portal do Munícipe, nos Paços do Concelho, e Festa da Espiga, em Salir, foram os pontos altos da data

Assinalou-se ontem mais um aniversário do Município de Loulé que este ano, pela primeira vez, coincidiu com as comemorações do Dia da Cidade de Quarteira. Muitos foram os motivos da festa que se centrou na sede do Concelho, na cidade de Quarteira e na vila de Salir.
Na ausência do edil Seruca Emídio, que se encontra em representação do Concelho num Encontro promovido pela Associação Europeia de Municipalidades com Marina, o vice-presidente, José Graça, foi o “chefe de cerimónias”.
Após as tradicionais cerimónias do hastear da Bandeira e Hino Nacional interpretado pelos Artistas de Minerva, em Loulé e Quarteira, a Autarquia associou-se ao programa das comemorações em Quarteira onde, no Centro Autárquico, a Junta de Freguesia local e os elementos do executivo municipal distinguiram os melhores alunos da freguesia. Raquel Sousa Filipe, Jessica Vairinhos, Mariana Costa e João Angelino (considerado também como o melhor aluno do Concelho), foram distinguidos com o diploma de Mérito Escolar 2008/2009 que, segundo José Graça, “constitui um incentivo a todos os jovens para a preparação da sua vida futura mas, também, aos seus professores”.
João Carlos Santos, quarteirense e estudante do Curso de Património Cultural na Universidade do Algarve, apresentou de seguida, uma palestra subordinada ao tema “Quarteira, abordagem de 1 Topónimo”, na qual falou sobre a origem de Carteia.
Durante a cerimónia, o número dois do executivo louletano referiu que este ano as celebrações do aniversário de elevação de Quarteira a cidade não se cingem apenas ao 13 de Maio. Assim, relembrou que, na semana passada, foram inaugurados os novos edifícios de habitação social no Bairro da Abelheira, que permitiram o realojamento de 20 famílias. E já no próximo dia 25 de Maio estão previstas mais dois momentos importantes para a cidade: a inauguração da Creche “Meninos do Aleixo”, da Fundação António Aleixo, e o lançamento da primeira pedra da Escola EB1/JI da Fonte Santa. “Nesse dia está prevista a presença da Ministra da Educação no lançamento da escola, uma situação ainda sujeita a confirmação”, anunciou José Graça.

Skate Park inaugurado

Já no Complexo Desportivo, foi inaugurado o Skate Park de Quarteira, um investimento orçado em 100 mil euros e que reúne todas as condições para a prática de skate, patins-em-linha ou BMX, desde a iniciação até a um nível avançado, permitindo a evolução dos atletas.
“Quarteira tem uma juventude com uma força tremenda e este é o espaço indicado para eles libertarem essa energia que têm a mais”, referiu José Coelho Mendes, presidente da Junta. Já José Graça reportou-se à “tradição deste desporto em Quarteira, que atrai imensos jovens”, fruto também de uma parceria que existe há alguns anos entre a Câmara e a Segurança Social, e que permitiu a instalar um espaço que tem vindo a ser melhorado ao longo dos anos. “Mas agora se fez um investimento como nunca se tinha feito e que coloca este Skate Park ao nível dos melhores do país”, frisou o vice-presidente.
Apesar desta ser a primeira infra-estrutura “com estas características, com esta valência e com esta capacidade de resposta” em todo o Concelho, José Graça anunciou que ainda este mandato será executado um outro Skate Park na cidade de Loulé, no âmbito da reabilitação do Parque Municipal.
“Controlem este espaço e não o deixem vandalizar, mantenham isto em boas condições porque isto é vosso. É muito desagradável para o executivo da Junta ou da Câmara investir e depois ver esses espaços vandalizados. Defendam isto como propriedade vossa”. Foi esta a mensagem deixada pelos dois responsáveis aos jovens que a partir de agora terão um novo espaço ao seu dispor para a prática desportiva e que irá acolher vários eventos, nomeadamente em Setembro próximo do Campeonato Nacional de Patins-em-Linha.

Portal do Munícipe: http://portalmunicipe.cm-loule.pt

Os munícipes de Loulé têm, desde ontem, uma nova ferramenta tecnológica que lhes permitirá aceder a uma série de serviços sem terem de se deslocar aos edifícios camarários. Trata-se do Portal do Munícipe, desenvolvido ao longo dos últimos meses mas que nos próximos meses irá abarcar mais funcionalidades.

Este é um sítio que congrega os serviços de apoio aos munícipes, criado com os objectivos de desburocratização, tornando mais rápido e célere o acesso a determinados serviços, que poderá ser realizado agora apenas com um “click”.
De entre as funcionalidades destacam-se as consultas online de obras particulares, a possibilidade de solicitação de plantas de localização, a consulta de projectos de obras municipais já executadas, em curso ou em projecto, com a descrição e montante de investimento, fotografia e mapa da sua localização, e ainda a Factura Electrónica e Balcão Digital.
Este último é um serviço pioneiro em termos das autarquias algarvias, a ser implementado nos próximos meses. Com a adesão a este serviço, o utilizador receberá uma senha que lhe permitirá não só fazer o pagamento da factura da água, mas também comunicar a leitura do contador, aceder ao historial dos últimos dois anos de facturas, bem como obter cópias das facturas. Esta iniciativa integrada na política de modernização dos serviços municipais tem em vista facilitar a vida dos consumidores mas também ir ao encontro da redução de custos e preocupação ambiental da Autarquia, com a redução da emissão de papel.
Paralelamente, o Portal integra ainda uma área com as deliberações camarárias, algumas Notas do Presidente dedicadas a temas diversos, notícias dos meios de comunicação social sobre o Concelho. O Município passa a estar também nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, Twitter e You Tube.
De acordo com o vice-presidente do Município, este investimento só foi possível graças à aposta que a Câmara tem feito nos últimos oito anos em termos de informatização dos serviços com a aquisição de hardware e software, com investimento anual de meio milhão de euros: “Há esta rede criada que permitiu dar este passo!”.
Em relação à facturação electrónica da água, José Graça salientou o facto de as autarquias pagarem à empresa que faz essa facturação valores elevados. “Ao longo do ano, para 35 mil consumidores, isso representa algumas centenas de milhares de euros. Se houver uma adesão de 10% dos consumidores que venham a fazer o pagamento através do seu portal, só isso justifica esta aposta”, explicou este membro do executivo.
Depois da criação do Centro Autárquico de Quarteira e Loja do Munícipe em Almancil, a Câmara Municipal de Loulé dá agora mais um passo tendo em vista a descentralização dos seus serviços, abrindo esta iniciativa a todos os pontos do Concelho, do país e do mundo, nomeadamente aos proprietários de segunda habitação no Concelho.
Para além do pagamento de água e de outros serviços, José Graça referiu que em termos de obras particulares “o sonho do executivo é que dentro de um ano, o próprio arquitecto possa entregar o projecto sem ter de vir”.
“Este é um passo importante que pode trazer algum retorno em termos do investimento financeiro que foi feito. A partir de hoje o nosso investimento camarário não foi só interno, é também para servir o munícipe”, concluiu.
Milhares na Festa da Espiga
A vila de Salir foi pequena para acolher todos os visitantes que ontem à tarde se dirigiram ao coração do interior do Concelho para assistir a uma das mais marcantes tradições algarvias: a Festa da Espiga.
Rodeado por todo um ambiente de festa, o desfile dos 17 carros foi mesmo o ponto alto das comemorações. Neste cortejo destaque também para a sentida homenagem a José Viegas Gregório, o criador deste evento falecido em 2007, através de um carro com a fotografia deste antigo presidente da Junta de Freguesia de Salir.
Logo atrás seguiram os carros em representação das várias localidades e também das actividades agrícolas que foram o sustento económico desta terra durante décadas. O vinho da Nave do Barão, a aguardente de medronho da Portela do Barranco, as mondadeiras das Barrosas, os queijos da Portela da Nave ou os moinhos da Macheira foram algumas das actividades presentes nesta mostra etnográfica ímpar na região, que atraiu mais uma vez muitos visitantes nacionais e estrangeiros.
À noite, os espectáculos de Tributo.. Zeca Afonso e dos Gaiteiros de Lisboa encerraram as comemorações do Dia do Município em Salir. Mas a Festa da Espiga prossegue hoje e amanhã, com muitas actividades para miúdos e graúdos, um espaço de tasquinhas e espectáculos de música.

A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, desloca-se na próxima terça-feira, 18 de Maio, a duas fábricas de transformação de cortiça, em São Brás de


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, desloca-se na próxima terça-feira, 18 de Maio, a duas fábricas de transformação de cortiça, em São Brás de Alportel, no âmbito do projecto ‘Algarve Inovação’, promovido pelo Governo Civil de Faro.

Incentivar a inovação e o empreendedorismo na região do Algarve é o objectivo deste projecto pioneiro que o Governo Civil de Faro irá desenvolver durante os próximos meses, através da visita a empresas que desenvolvem a sua actividade nas áreas industrial e artesanal, as quais têm-se distinguido pela capacidade de encontrar novas soluções para conquistar o mercado.

“Muitos empresários da nossa região têm revelado uma capacidade genuína e extraordinária para enfrentar as adversidades, impostas, tanto por factores económicos nacionais como internacionais, constituindo por isso um óptimo exemplo de empreendedorismo, o qual deve ser reconhecido e apoiado”, considera a Governadora Civil.

Conhecer e divulgar o vasto leque de soluções e propostas originais desenvolvidas por empresários e empresas da região, constitui o objectivo do projecto ‘Algarve Inovação’, que irá abranger sectores tradicionais tão distintos como os de produção e transformação de cortiça, construção naval, aquicultura e produção de sal, mel, medronho e vinho, entre outros.

No âmbito da primeira iniciativa integrada neste projecto pioneiro a Governadora Civil visitará, pelas 10h30, as instalações da fábrica de César Correia, seguindo, às 12h00, para a unidade fabril da Pelcor, ambas instaladas no concelho de São Brás de Alportel.

Nuno Gonçalves dá o salto do Vela de Tavira para o Sporting


Com o edil tavirense (2º. esqª) Jorge Botelho, familiares e amigos

Mário Patrício, representante do Sporting, e Nuno selaram o acordo
Nuno Gonçalves, atleta do escalão juvenil, formado nas escolas do Clube de Vela de Tavira, que já integrou, por diversas vezes, a Selecção Nacional, na sua categoria, assinou contrato com o Sporting Clube de Portugal, por duas épocas, com opção de mais duas.
Ao jovem, que tem 17 anos e já faz parte da equipa principal do Vela, perguntámos:
- O que representa para ti este teu primeiro contrato com um grande clube?
- Para mim representa uma subida, para um melhor nível, melhor grupo de trabalho, o que é muito importante para a minha formação. Acho que é muito importante, este passo que dei em frente.
- Em conversas anteriores, já me tinhas dito que gostavas de ir para um grande clube. Esta é a realização de um sonho?
- Sim. Representar um clube como o Sporting, sei que não vai ser fácil, pois será muito trabalhoso, mas estou com vontade de ir, porque acho que sou capaz de enfrentar todas as dificuldades.
- Uma das dificuldades vaqi ser os estudos. A outra o estar longe dos pais e dos amigos.
- A vida continua. Os estudos são muito importantes, porque todos sabemos que o andebol não dá para viver. Aos trinta e poucos anos a carreira acaba e temos de continuar com alguma coisa que tenhamos estudado. Portanto, os estudos não podem ser descurados.
Geraldo de Jesus

Apesar de ser a solução menos de 2 % das intervenções nas construções em Portugal procuram a sustentabilidade



Um estudo concluído este mês e subordinado ao tema “Como se está aplicar a sustentabilidade na construção e no imobiliário?” mostra que, quando inquiridos, mais de 20% dos promotores, projectistas e gestores afirmaram que a sustentabilidade é um valor chave.

O Estudo, que analisa um conjunto de casos públicos e privados certificados ou promovidos nos últimos três anos e que afirmam ter práticas ambientais ou sustentáveis, vai ser apresentado no próximo dia 18 de Maio no Congresso LiderA 2010. Foi efectuado pelo Profº Manuel Duarte Pinheiro, Professor do IST e responsável do sistema voluntário LiderA (Sistema de certificação voluntário ambiental e da sustentabilidade).

Quando se analisa o desempenho energético conjugado com a forma como os edifícios se procuram integrar bem no local, com a redução do consumo de energia e água, utilização de materiais duráveis e de baixo impacte e procura em atingir bons níveis de conforto de forma passiva verifica-se que a sua aplicação efectiva e comprovada é inferior a 2%.

Assim, nos últimos três anos, menos de 0.6 % das novas intervenções e reabilitações nas habitações e 1,5 % no sector turístico comprovam uma efectiva abordagem de procura de bom desempenho ambiental global passível de caminhar para a sustentabilidade, de acordo com o LiderA.

Nos últimos três anos o valor dos prédios transaccionados reduziu-se em mais de 10,5 % e o Índice de Produção na Construção de edifícios reduziu-se em 30 %, com um importante impacte na perda de valor do edificado e por vezes com aumentos de consumos de energia, água e custos.

Por outro lado, os dados de mercado indicam que a procura de edificado na área de serviços para arrendar e com preocupações ambientais tem vindo percentualmente a subir, tendo sido referenciados casos em Lisboa que permitem uma valorização de 8 %.

Conclui-se que nos últimos anos aumentaram as referências à procura de bom desempenho energético, ambiental ou de sustentabilidade, embora haja profundas discrepâncias entre o afirmado e o comprovado.

Conclui-se ainda que muitas das aplicações efectivas da procura da sustentabilidade foram efectuadas utilizando as abordagens propostas pelo sistema LiderA para criar edificado e zonas urbanas de elevado desempenho mostrando que é possível melhorar o desempenho com intervenções equilibradas e comprovadas e criando valor na construção, imobiliário e nos serviços.

Portimão recebe exposição inédita da vida e obra de Manuel Teixeira Gomes




A Câmara Municipal de Portimão vai inaugurar no próximo domingo, dia 16 de Maio, às 17h00, no Museu de Portimão, a exposição “Manuel Teixeira Gomes - Entre dois séculos e dois regimes”. A mostra inclui a exibição, pela primeira vez, de objectos decorativos utilizados na estadia do antigo Presidente da I República em Londres, enquanto Embaixador, e o telégrafo de onde recebeu a notícia da implantação da República. O segundo núcleo da exposição, “Portimão nos Alvores do Século XX”, mostra a cidade algarvia no início do século XX. No mesmo dia vai ser apresentado ao público o Prémio Museu Conselho da Europa 2010.

Integrada no plano de comemorações nacionais do 150º Aniversário do Nascimento de Manuel Teixeira Gomes e na mostra conjunta “Algarve: Do Reino à Região”, a exposição “Manuel Teixeira Gomes - Entre dois séculos e dois regimes” desafia os visitantes a acompanhar e descobrir o percurso único de Manuel Teixeira Gomes, natural de Portimão, de onde partiu para as suas viagens comerciais, diplomáticas, políticas, literárias e culturais.

Nela podemos assistir à transição entre o regime monárquico e republicano e ainda ao seu percurso no exílio, a que se impôs, revelando-nos o retomar do prazer da escrita e da fruição da paisagem mediterrânica. Pela primeira vez em Portimão serão expostos objectos decorativos e móveis utilizados pelo sétimo Presidente da I República em Londres, e um telégrafo usado na época, através do qual recebeu na sua terra natal, a notícia da Implantação da República em Lisboa.

Um conjunto de 5 obras do seu grande amigo Columbano Bordalo Pinheiro será também exibido, assim como a réplica do seu busto em bronze que se encontra na cidade argelina de Béjaïa, localidade onde passou os últimos anos do seu exílio.

“Portimão nos Alvores do Século XX” é um segundo momento da exposição e mostra alguns dos principais aspectos da evolução da antiga Vila Nova no primeiro quartel do séc. XX, na transição da monarquia para o regime republicano e as principais alterações realizadas neste período. Novos espaços e equipamentos urbanos surgiram de uma nova organização política e social, das necessidades de desenvolvimento e das carências sentidas no quotidiano dos portimonenses. Terra natal de Manuel Teixeira Gomes, Portimão assiste, no período de 1900 a 1925, à ascensão diplomática deste seu ilustre cidadão, à sua eleição para a Presidência da República Portuguesa e finalmente à sua partida para o exílio.

O dia da inauguração destas duas mostras, que poderão ser visitadas até 31 de Outubro, vai também ficar marcado pela apresentação pública do Prémio Museu Conselho da Europa 2010, conquistado recentemente pelo Museu de Portimão. Há 20 anos que Portugal não era coroado com esta distinção.

“Algarve – do Reino à Região”


Museu do Trajo de São Brás de Alportel
A iniciativa da Rede de Museus do Algarve, desenvolvida em parceria em 13 museus da região algarvia, “Algarve – do reino
à Região”, pretende abordar os últimos mil anos da história e da cultura algarvia, mediante a apresentação de 13 exposições temáticas que decorrem em simultâneo numa perspectiva articulada.
Cada museu escolheu livremente um tema a explorar com o objectivo de oferecer ao público visitante uma pequena parte da história, factos e períodos importantes que se ligam entre si nas diversas exposições para uma visão mais abrangente.
“Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve” é o nome da primeira exposição a abrir ao público, a partir desta sexta-feira, dia 14, pelas 18h00 no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel.
Esta exposição convida a uma viagem no tempo ao século XIX, aqui a máquina do tempo é o edifício do próprio museu, uma enorme casa oitocentista que acolhe a recriação de alguns ambientes da época, o doméstico, social e laboral, passando pela etiqueta, religião, músicas e os meios de comunicação. Um percurso que apela aos 5 sentidos e à emoção de visitar uma época distante, onde o vestuário, marcado pelo movimento romântico apresenta características de relevo na exposição. Os trajes e os objectos da época conduzem o visitante a um mundo de beleza, onde a função e a originalidade marcam presença e contam um pouco mais sobre o passado da região.
A indústria corticeira do século também merece especial atenção nesta viagem. Marco fundamental no desenvolvimento económico e cultural do município de São Brás de Alportel o mundo da cortiça integra todo um conjunto de saberes, utensílios e materiais que continuam na actualidade a exercer a sua função.
Uma viagem no tempo feita por objectos que contam histórias, músicas que despertam paixões e histórias reveladoras de um passado comum, que convidam a descobrir as “Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve”.

Albufeira: AUTARQUIA ASSINOU PROTOCOLO DESTINADO À CRIAÇÃO DA REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO







Com vista à Criação da Rede de Bibliotecas de Albufeira, a Autarquia assinou um Protocolo de Cooperação com os cinco Agrupamentos e com as duas Escolas Secundárias do Concelho.
Decorreu na semana passada a Cerimónia de Assinatura do Protocolo destinado à Criação da Rede de Bibliotecas do Concelho, a qual contou com a presença dos cinco Agrupamentos e das duas Escolas não Agrupadas (a Básica e Secundária de Albufeira e a Secundária de Albufeira).

Com vista a reforçar e estreitar a ligação entre os responsáveis da comunidade educativa local e a Câmara Municipal, o referido Protocolo, válido pelo período de dois anos, define mecanismos de cooperação, que consubstanciam a criação da “Rede de Bibliotecas do Concelho de Albufeira”.

São objectivos da Rede a promoção da cooperação entre Bibliotecas, com vista à gestão, difusão e optimização dos seus recursos documentais; o fomento de dinâmicas de desenvolvimento das literacias; a cooperação na divulgação ou organização de actividades de promoção do livro e da leitura e de acções de formação na área da biblioteconomia; o estabelecimento da prática de empréstimo inter-bibliotecas e a troca de experiências e divulgação de boas práticas; a informatização dos fundos documentais; a partilha do património bibliográfico e a disponibilização on-line de um catálogo colectivo.

A partir desta data, o Município de Albufeira, através da Biblioteca Municipal Lídia Jorge e do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares; o Agrupamento Vertical de Escolas de Albufeira Poente, EB 2,3 D. Martim Fernandes; o Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Francisco Cabrita, o Agrupamento Vertical de Escolas Diamantina Negrão, o Agrupamento Vertical de Escolas de Paderne, o Agrupamento Vertical de Escolas de Ferreiras, a Escola Básica e Secundária de Albufeira e a Escola Secundária de Albufeira comprometem-se a garantir a gestão da Rede de Bibliotecas, das suas actividades, projectos e produtos.

Para o efeito, será criada uma estrutura técnica designada por Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Albufeira, constituído pelos responsáveis pelas bibliotecas das instituições que integram a Rede.

Enquadrada na política educacional e cultural preconizada pela Autarquia, a assinatura do Protocolo de Cooperação deixou satisfeito todo o Executivo, com especial referência para o Presidente da Câmara, para o Vereador da Educação e para a Vereadora da Cultura que, nas suas intervenções, reiteraram a importância do momento e sublinharam as mais-valias resultantes da Criação desta Rede, não só ao nível de recursos e valências, mas também ao nível educativo e cultural, com a promoção do livro e o incremento da leitura.

São Brás de Alportel volta a ser palco da Gala Nacional de Acordeão



A V Gala Nacional de Acordeão regressa ao palco do Cine-Teatro São Brás, no próximo dia 15, pelas 21h30, para uma noite dedicada a um dos instrumentos mais populares da história musical do Algarve, o acordeão. Enraizado na cultura portuguesa, o acordeão foi desde sempre uma referência musical, uma tradição que é transversal a todas as faixas etárias e que se perpetua nos dias de hoje pelas mãos da juventude.
Esta iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, conta com a coordenação técnica do professor Hermenegildo Guerreiro e pretende trazer a São Brás de São Brás de Alportel alguns dos melhores acordeonistas do país, com interpretações diversas que dão provas da versatilidade deste instrumento.
Em palco, uma dezena de acordeonistas mostram o que de melhor se faz e aprende em Portugal. João Carrusca, Sofia Henriques, Celina Piedade, Nelson Marto, Leonel Rodrigues, Fábio Guerreiro, Inês Vaz, João Guerreiro, João Frade e Guy Giuliano são as estrelas da noite, que prometem dar a conhecer novas sonoridades e muitos arranjos originais.
Além das interpretações individuais a V Gala Nacional de Acordeão conta com a participação de dois duos, o Duo “Acordeões em sintonia”, constituído pela dupla Nelson Marto e Leonel Rodrigues e o Duo “Odeon Conexion” composto pelos acordeonistas João Frade e Guy Giuliano.
Nelson Marto e Leonel Rodrigues iniciaram os seus estudos musicais em França, mas foi em Portugal que o projecto “Acordeões em sintonia” ganhou forma. Estes dois acordeonistas uniram talentos e uma enorme vontade de “dar um contributo importante na busca de uma maior popularidade e nobreza do Acordeão.”. Na actualidade contam com dois trabalhos discográficos, o 1º editado em 2007 com músicas originais e o 2º no presente ano, com a mesma preocupação de inovar. A participação destes dois acordeonistas na Gala Nacional de Acordeão promete dar a conhecer novas sonoridades e uma versão personalizada da sintonia entre artistas e acordeões.
O duo “Odeon Conexion”, constituído pelos reconhecidos acordeonistas João Frade e Guy Giuliano, surgiu da vontade de apresentar um reportório diferente do habitual neste tipo de formação. O improviso, a intensidade das valsas francesas, as músicas de norte a sul de Portugal, entre muitas outras sonoridades do mundo integram as actuações deste duo que pretende dar a conhecer o maior número de compositores, conhecidos ou não do grande público. Em palco as músicas do mundo ganham sempre um toque pessoal com arranjos feitos em conjunto, prova viva da cumplicidade e amizade que une estes talentosos artistas.
Durante a V Gala Nacional de Acordeão de São Brás de Alportel muitas serão as surpresas em palco, uma descoberta constante feita ao ritmo da tradição com pitadas de inovação, que revelam sonoridades e novas potencialidades do acordeão.

LABORINHO LÚCIO APRESENTA CONFERÊNCIA EM LOULÉ


DEDICADA AOS TEMAS DA CIDADANIA, DESENVOLVIMENTO E EXCLUSÃO SOCIAL

O ex-Ministro da Justiça Laborinho Lúcio é o próximo convidado do ciclo de conferências “Horizontes do Futuro”, promovido pela Câmara Municipal de Loulé. Esta apresentação subordinada ao tema “Cidadania, Desenvolvimento e Exclusão Social - Direitos e Responsabilidades” está agendada para o próximo dia 27 de Maio, quinta-feira, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com entrada livre.

«Segundo Pierre Sané, “cerca de três mil milhões de pessoas recebem apenas 1,2% do rendimento mundial, enquanto mil milhões nos países ricos recebem 80%. Seria suficiente uma transferência anual de rendimento de 1%, de um grupo para o outro, para eliminar a extrema pobreza”.

Tanto basta para colocar a Questão da Pobreza e da Exclusão Social no plano próprio da Ética Política e Social. E, aí, cruzando-a com as exigências de uma Cidadania moderna, material e activa, e com uma noção de Desenvolvimento, tomado este como objecto de um verdadeiro direito fundamental dos cidadãos, considerá-la como questão de Dignidade, de Responsabilidade e de Solidariedade. Como interpelação a uma urgente reflexão sobre o sentido e a actualidade dos Direitos.» (Laborinho Lúcio).

Álvaro Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, é licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Desempenhou várias funções nomeadamente as de Delegado do Procurador da República nas Comarcas de Seia, Fundão e Santarém; Juiz de Direito nas Comarcas de Oliveira do Hospital e de Tábua; Procurador da República junto do Tribunal da Relação de Coimbra; Inspector do Ministério Público; Procurador-Geral Adjunto; Director da Escola de Polícia Judiciária; Director do Centro de Estudos Judiciários; Secretário de Estado da Administração Judiciária; Ministro da Justiça; Deputado à Assembleia da República; Presidente da Assembleia Municipal da Nazaré; Docente de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa; Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores.

É, actualmente, por designação do Presidente da República, vogal do Conselho Superior da Magistratura; membro eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa; Vice-Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho; e Vice-Presidente do Conselho Directivo da Fundação Centro Cultural de Belém.

É ainda, além de outras actividades na área social, Membro fundador da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; Membro Fundador da Associação Portuguesa de Direito Europeu; Membro fundador da Associação de Criminólogos de Língua Francesa; Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família; Presidente da Mesa do Congresso da Associação dos Juristas de Língua Portuguesa

Tem vários artigos publicados nas áreas de Formação de Magistrados; Organização Judiciária; Aplicação do Direito; Psicologia Forense; Direito e Processo Penal; Direito Judiciário; Cidadania e Direito; Cidadania e Educação; Sistemas de Justiça; Direito e Genética; Direito de Ingerência; Direito Tutelar Educativo; Direitos das Crianças, entre outros.

É autor das obras “Do Fundamento e da Dispensa da Colação”, “A Justiça e os Justos”, “Palácio da Justiça” e “Educação, Arte e Cidadania”. Tem proferido inúmeras conferências sobre temas ligados à Justiça, à Educação, à Cidadania, ao Direito de Crianças e Jovens e ao Direito em Geral. Concebeu e coordenou, na Universidade Autónoma de Lisboa, o “Programa Malhoa”, no domínio do exercício activo da cidadania. Concebeu e coordenou, na Região Autónoma dos Açores, o Congresso da Cidadania.

Premiado na área da Psicologia, foi agraciado pelo Rei de Espanha com a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte, pela sua acção como Ministro da Justiça no âmbito da União Europeia; e pelo Presidente da República Portuguesa, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, pela sua acção como Ministro da República.

UALG: No dia 21 de Maio às 21h30, no Pátio de Letras, o Centro de Investigação em Artes e comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve organiza o pri


No dia 21 de Maio às 21h30, no Pátio de Letras, o Centro de Investigação em Artes e comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve organiza o primeiro evento do Ciclo Artes e Comunicação, que contempla o lançamento de dois livros publicados pelo Centro: Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais, organizado por Gabriela Borges e A máquina encravada. A questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade, de Bruno Mendes da Silva.
A antologia Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais é o primeiro livro da colecção Artes e Media criada a partir de um protocolo entre a Editora Gradiva e o CIAC. Os textos que compõem a antologia abordam processos da criação artística e tecnológica, tanto autorais quanto interactivos, nas suas relações com o ensino, a prática, a teoria e a crítica. Explicitando com isso os limites intersticiais entre diferentes formas de expressão e ressaltando as suas margens, que não estão apenas nas bordas, mas também no interior das próprias manifestações artísticas e comunicacionais.
A apresentação do livro será realizada pelo ensaísta, professor e programador cultural da Fundação Calouste Gulbenkian, António Pinto Ribeiro.
O livro A Máquina Encravada. A questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade foi publicado pela Editorial Novembro e apresenta uma versão mais reduzida da tese de doutoramento em Literatura e Cinema apresentada pelo autor na Universidade do Algarve. Através de pistas encontradas em meios tão distintos como Cinema, Banda Desenhada, Videojogos e Metaversos, A Máquina Encravada prossegue uma noção de temporalidade pós-moderna. Tendo como ponto de partida Taxandria (cidade que parou no tempo), esta procura transdisciplinar visita os conceitos de neo-nomadismo, retenção espacial, simulacro e hiper-realidade.
O livro será apresentado pela coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, que também foi a orientadora da tese.

Cruz Vermelha de Tavira promove Jantar de Solidariedade


A Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa promove, no dia 22 de Maio, pelas 20h00, no Casino de Monte Gordo, um jantar de solidariedade seguido de um leilão de obras doadas por vários artistas da região.

A iniciativa visa angariar fundos para a aquisição de equipamento para a futura Unidade de Longa Duração e Manutenção de Tavira que terá capacidade para 30 utentes.

Esta nova Unidade integra a Rede Nacional e tem como intuito prestar apoio social e cuidados de saúde a pessoas com doenças ou com processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem tratadas no domicílio.

Os bilhetes para o jantar encontram-se disponíveis na secretaria da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha, pelo valor de €40,00 por pessoa.

Macário alerta Passos Coelho para falta de autonomia de pensamento do PSD ao aliar-se ao Governo


O social democrata Macário Correia alertou hoje o líder do PSD, Pedro passos Coelho, para o perigo de uma falta de autonomia de pensamento do partido ao aliar-se ao Governo num "espírito de bloco central".

O Governo anunciou quinta-feira um conjunto de medidas de austeridade, negociadas com o PSD, para acelerar a redução do défice em 7,3 por cento em 2010 e 4,6 por cento em 2011 de forma a responder à pressão dos mercados internacionais.

"Há aqui um certo clima de bloco central que pode esconder alguma autonomia de pensamento do PSD", declarou Macário Correia, quando questionado pela Lusa a propósito do pedido de desculpas que Pedro Passos Coelho fez aos portugueses por estar de acordo com o Governo sobre o aumento de impostos, uma decisão contrária à que tinha defendido no passado.

"Este espírito de Governo de bloco central em que está tudo de acordo pode camuflar, pelo menos não se está a escrutinar com clarividência, uma autonomia de pensamento do PSD nesta matéria", explicou, referindo-se às medidas de austeridade para combater as dificuldades económicas anunciadas pelo Governo.

Para Macário Correia, o país precisa de uma linha de pensamento alternativa, que "pode ter muitas faixas de convergência, mas é sempre bom que os países disponham de soluções de pensamentos alternativos do ponto de vista estratégico e político".

Na opinião do presidente da Câmara de Faro e da Área Metropolitana do Algarve, "há medidas com as quais todos estaremos de acordo e ninguém discorda", todavia Macário Correia observa que nunca se deve perder de vista a salvaguarda de alguma autonomia de pensamento, "porque a unanimidade pode prejudicar alguma liberdade de pensamento e alguma liberdade de crítica que pode ser necessária para o arejamento da sociedade".

"A fusão absoluta de muitas ideias e de muitas medidas pode ser prejudicial para uma massa crítica que o país precisa", acrescentou o ex-deputado do PSD.

Entre as medidas, negociadas com o PSD, estão o aumento do IVA em 1 ponto percentual nos três escalões, a criação de uma taxa extraordinária sobre as empresas com um lucro tributável acima de dois milhões de euros de 2,5 por cento, a redução de 5 por cento nos salários dos políticos, gestores públicos e membros das entidades reguladoras, e uma taxa extraordinária de 1 por cento para quem receba até cinco salários mínimos (2.375 euros por mês) ou de 1,5 por cento para quem receba acima desse valor.
Lusa