sábado, 6 de fevereiro de 2010

Castro Marim: Um desenho pelas crianças do Haiti


A Câmara Municipal de Castro Marim acaba de lançar uma campanha de solidariedade a favor das crianças do Haiti, denominada Desenhamos por HaiTI – dos meninos (as) do Algarve para os meninos (as) do Haiti, na sequência do terramoto em Port-au-Prince, capital do Haiti, ilha situada nas Caraíbas, no passado dia 12 de Janeiro e que causou milhares de mortos.
Trata-se de um desafio da autarquia aos alunos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas do concelho de Castro Marim (1º,2º e 3º ciclo) que pretende ver alargado a todas as escolas do mesmo grau de ensino do Algarve, levando-os a participar de forma solidária e procurando o envolvimento da restante comunidade.
Sob o tema “ser solidário”, pretende-se que as crianças e jovens do Algarve elaborem uma ilustração, original, em suporte papel cavalinho, folha branca A4. Elaborados os trabalhos, deverá ser pela criança autora promovida a venda junto da comunidade local, não podendo o preço da referida obra ser inferior a 1€.
O valor conseguido com a venda dos vários desenhos será canalizado para uma instituição reconhecida que esteja a operar no terreno em prol das crianças do Haiti, até final do mês de Fevereiro.
O montante da receita, depois de recolhido pelos professores responsáveis, será encaminhado para os Directores de Agrupamento que o deverão depositar numa conta bancária aberta para o efeito: Caixa Geral de Depósitos com o NIB 003502340000746050097.
A ilustração e respectiva venda deverão ocorrer entre os dias 8 e 12 de Fevereiro de 2010.
A Câmara Municipal de Castro Marim espera, com esta iniciativa, mobilizar as crianças, respectivas famílias e a comunidade em geral em torno de uma causa maior e contribuir para a recuperação daquele país, que luta pela sobrevivência.
Para mais informações poderá consultar o regulamento da acção em www.cm-castromarim.pt, ou através dos seguintes contactos telefónicos: 281531701; 961369307;

Ajuda Alimentar Animal: Próxima campanha é no Jumbo em Faro


Depois do sucesso conseguido com a Loja Solidária Animal, cujas receitas reverteram para as associações PRAVI, MAF e Pata Vermelha, o Núcleo do Algarve do Projecto Ajuda Alimentar Animal (PAAA) retomou as campanhas de recolha de alimentos para animais abandonados da região.
A próxima tem data marcada para o próximo fim-de-semana, dias 5, 6 e 7 Fevereiro, no Jumbo em Faro, seguida de outra, no Continente da Guia, nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro.
No fim-de-semana passado, o PAAA Algarve este no Pão de Açúcar de Olhão, numa campanha que mais uma vez se revelou um sucesso.
Marta Correia, coordenadora do PAAA Algarve salienta a necessidade da realização destas campanhas tendo em conta que “cada vez se descobrem mais casos de miséria aliadas sempre aos animais”
“Todos os dias recebemos pedidos de ajuda pelo que toda a contribuição é necessária. Isto é um problema da sociedade que poderia ser corrigido se houvesse vontade para tal por parte da classe politica e se houvesse um julgamento social da população a quem faz atrocidades contra animais” rematou a responsável.
O PAAA Algarve precisa também de mais voluntários. Os interessados em colaborar como voluntários podem entrar em contacto através do email paaa.algarve@gmail.com.
A par destas campanhas, a Loja Solidária continua também a funcionar aos fins-de-semana e feriados na Loja Tuta-e-meia, situada no Edifício Varandas de Faro. No pouco tempo que esteve aberta, entre 27 de Novembro e 24 de Dezembro, a loja solidária com artigos doados por particulares e empresas, a reverter para as Associações PRAVI, MAF e medicamentos entregues para a PATA VERMELHA, angariou cerca de 1000€.

Daniel Sampaio na Biblioteca Municipal de Olhão


Dia 9 de Fevereiro (3ª feira), a partir das 21h30, Daniel Sampaio, psiquiatra, ensaísta e escritor estará presente na Biblioteca Municipal de Olhão, para falar sobre as relações entre pais e filhos. Intitulada “Pais vs filhos: problemas, desafios e seu futuro no campo da saúde mental”, a intervenção de Daniel Sampaio irá então versar sobre as interacções entre pais e filhos e as suas consequências. Um dos principais introdutores, em Portugal, da Terapia Familiar Sistémica, Daniel Sampaio tem organizado no Hospital de Santa Maria o atendimento de jovens com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa, para além da criação de uma nova Unidade para Jovens em Risco no mesmo hospital.

9 de Fevereiro - Terça-feira (21.30h) - Cineclube de Olhão apresenta "Linha de Passe" de: Walter Salles e Daniela Thomas (M/16), em exibição na SALA 3 no RIA SHOPPING com o elenco: Sandra Corveloni, João Baldasserini, Vinícius de Oliveira; 2008 // 108min. // Drama, Brasil.

Concurso de Fotografia “Biodiversidade e Sociedade” 2010
A Natura Escolas lança a 2ª edição do concurso de fotografia com o tema “Biodiversidade e Sociedade”.
Os candidatos poderão enviar as suas fotos até ao dia 18 de Junho - final do ano lectivo.
Este concurso tem como objectivo sensibilizar os jovens e comunidade escolar para a importância da biodiversidade nos ecossistemas e importância da conservação desses mesmos ecossistemas perante a ameaça do Homem e suas actividades.
Todos os alunos do 2º ciclo ao ensino secundário, de todas as escolas do Algarve podem concorrer com um máximo de 2 fotografias. Estas devem obedecer às regras presentes no regulamento.
As 12 melhores fotos serão parte de uma exposição fotográfica no Ria Shopping e os vencedores terão direito a um passeio de barco no Parque Natural da Ria Formosa.
O regulamento do concurso encontra-se disponível em http://escolanatura.wordpress.com
fonte: APOS

Lagoa: Associação Artedosul apresenta “Ratotil vai ao Algarve”


A Associação Artedosul apresenta, no próximo dia 15 de Fevereiro, pelas 15h, no Auditório Municipal de Lagoa, o Projecto Artístico-Pedagógico “Ratotil vai ao Algarve”.
Esta produção foi concebida pelas bailarinas Carla Lopes e Joana Cordeiro. Dirigida a crianças dos três aos nove anos em contexto escolar e familiar, visa despertar, sensibilizar e fomentar no público uma atitude crítica através da transmissão de valores culturais ligados à família, à alimentação saudável e à protecção do meio ambiente.
“Ratotil vai ao Algarve” é uma história com ratos, culinária, aventura e muitas surpresas.
Os bilhetes para o espectáculo custam 2.5 euros para crianças e 5 euros para o público em geral. Para obter mais informações ou realizar reservas, por favor contacte a organização através do telefone do Auditório Municipal de Lagoa: 282380473.
A Associação Artedosul é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Albufeira (Algarve), e cujos objectivos principais são a divulgação da Música erudita e da Dança, a promoção de espectáculos, edições musicais e a colaboração com as autarquias na execução destes objectivos.