sexta-feira, 13 de maio de 2011

Confiança dos consumidores portugueses idêntica à dos romenos

O Cetelem lançou, no dia 9 deste mês, o Barómetro Europeu 2011 do Observador Cetelem, cujas principais conclusões mostram que a percepção dos consumidores em Portugal e na Roménia, relativamente à situação do seu país, é igual. Numa escala de 0 a 10, 2,6 é a nota que ambos os países atribuem à avaliação da sua situação actual, o que revela uma fraca confiança nos seus mercados. Esta é uma das análises do Observador Cetelem que, anualmente, estuda as tendências e comportamentos de consumo na Europa.

O aumento generalizado do desemprego, a crise da dívida do Estado, as tensões sobre o poder de compra e perspectivas económicas incertas, são tudo motivos de inquietação para os consumidores num enquadramento económico difícil. Segundo o Observador Cetelem, o moral dos consumidores foi afectado pela crise financeira que levou ao aumento do desemprego, à excepção da Alemanha. Em consequência desta morosidade Portugal apresenta um saldo negativo entre o consumo e a poupança.

«Uma das tendências que o estudo revela é de que em 2011, o número de famílias a quererem reduzir as suas despesas irá diminuir. No entanto, continuaremos a verificar o desejo por parte das famílias de constituir uma poupança de precaução que poderá ser mobilizada em caso de dificuldades financeiras temporárias. As compras privilegiadas pelos portugueses serão: as viagens/lazer e o conforto da casa, os electrodomésticos, o mobiliário, o equipamento TV, hi-fi ou vídeo e as obras em casa, e os telemóveis.», revela Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
O Observador Cetelem 2011 vem demonstrar que, nestes tempos conturbados, o comportamento do consumidor modificou-se. O tempo de reflexão para efectuar compras importantes pode ser superior a um mês para metade da população. O consumidor leva a cabo uma verdadeira investigação para encontrar a melhor oferta possível e precisa de tempo para decidir. O estudo mostra que em 66% dos casos, os portugueses comparam atentamente os preços e procuram sistematicamente as promoções. São ainda eles os consumidores que mais utilizam os sites de comparação de preços.
A Internet é preferida ao vendedor para obter informações e formar uma opinião. É utilizada por 88% da população portuguesa. Apenas 38% dos portugueses consideram os vendedores competentes e só 21% os consideram “vendedores apaixonados”. Cerca de 75% dos consumidores portugueses pesquisam primeiro na Internet para em seguida efectuar a sua compra na loja.
«Em 2010, o Observador Cetelem mostrou a emergência de um comportamento de consumo mais responsável, com o crescimento acentuado dos produtos biológicos, justos ou em segunda mão. Este ano, decidimos analisar o processo de compra do consumidor, que já não é apenas um especialista, mas que se torna num verdadeiro investigador para se assegurar de que concretiza o melhor negócio possível.» afirma Conceição Caldeira Silva.
Neste contexto, qual é o papel do vendedor? A relação do consumidor com o vendedor terá chegado a uma ruptura? São estas estão as questões que o Observador Cetelem procura responder na sua edição de 2011.
Muito sucintamente, as análises mostram que o comércio electrónico não pôs em causa a existência das lojas, como inicialmente podíamos pensar e, por outro lado, os consumidores continuam a necessitar da presença dos vendedores no ponto de venda. Enquanto existirem lojas, existirão vendedores. Estes deverão, no entanto, adaptar-se às novas exigências de consumidores cada vez mais informados, que precisam de ser surpreendidos. Existem agora novas expectativas: o ponto de venda deve transformar-se num palco de experimentação, com vendedores cada vez mais apaixonados e cada vez mais competentes.
As análises e previsões do Barómetro Europeu 2011 do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE. As sondagens aos consumidores foram realizadas com base num inquérito barométrico, realizado através da Internet e aplicado, também, por amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de treze países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia. No total foram inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.

X Encontro de Psicologia no Campus de Gambelas


Nos próximos dias 18 e 19 realiza-se o X Encontro de Psicologia no Algarve, no Anfiteatro Teresa Júdice Gamito, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, no Campus de Gambelas. A edição deste ano terá como tema central os Desafios na intervenção psicológica em situação de crise, abordando quatro áreas: Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Social e das Organizações, Neurociências e Neuropsicologia, Psicologia Educacional.
Além das conferências, decorrerão ainda dois workshops, um na área da Psicologia Clínica e da Saúde e outro na área da Psicologia Educacional

FARO: Exposição no Museu Regional do Algarve "100 Anos de Institucionalização do Turismo"


A Câmara Municipal de Faro inaugura, no próximo dia 16 de Maio, pelas 18h00, no Museu Regional do Algarve, a Exposição "100 Anos de Institucionalização do Turismo".

De Sagres para a Guiné-Bissau – Expedição Humanitária

Guiné-Bissau é o destino dos dois motards, Joel Fonseca e José Miranda da ONGD “Coração Sem Fronteiras” que partiram hoje, dia 13 de maio, da Fortaleza de Sagres.
Junto à Capela Nossa Senhora da Graça (Sagres) os dois voluntários receberam a bênção do Padre Joel Teixeira que engrandeceu o projeto “Coração na Guiné”, ato que contou com a presença do autarca Adelino Soares, do secretário executivo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Domingos Simões Pereira, membros do Moto Clube “Corvos de São Vicente” e ainda dos alunos de várias escolas do concelho.

Para concretizarem esta expedição com cerca de 7.500 km, os dois aventureiros terão de atravessar oito países até chegarem aquele país africano, considerado um dos mais pobres do mundo, e assim entregar em mãos material escolar e hospitalar.
A expedição surge após a campanha realizada ao longo de três meses, onde angariaram 13.500 livros. São livros Infantis, Juvenis, de História, Geografia, Matemática, Banda Desenhada, Dicionários e Gramáticas, que vão servir para a reabilitação de duas bibliotecas e para apoiar dezassete Oficinas de Língua Portuguesa em várias localidades da Guiné-Bissau.

Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, nomeadamente através da promoção da campanha de angariação de material escolar designada “Um livro para o coração” e na doação de mobiliário escolar.
Toda ajuda humanitária angariada vai ser enviada num contentor de barco para a Guiné-Bissau.
De salientar que ”Coração na Guiné” é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento com diferentes projetos implantados na área da ajuda humanitária. "Coração na Guiné" nasceu para ajudar a melhorar as condições de vida das mulheres e das crianças mais desfavorecidas da Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo onde a taxa de analfabetismo é elevada.
Acompanhe de perto esta missão que vai fazer bater muitos corações na Guiné-Bissau, em http://www.coracaonaguine.com/.

ADSBA TENTA CATIVAR DADORES DE SANGUE NAS ESCOLAS



Aliado às colheitas de sangue a ADSBA sensibilizou os jovens, futuros dadores, com palestras esclarecedoras de inúmeras dúvidas que se realizaram, no passado dia doze, em Faro:
- Escola Secundária de Pinheiro e Rosa
- Escola “Hotelaria e Turismo do Algarve”

Psoríase afecta mais de 250 mil portugueses

A PSOPortugal vai realizar uma palestra de esclarecimento sobre a psoríase, no próximo dia 19 de Maio, às 17h30, no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. A iniciativa, dirigida pela dermatologista Helena Rijo, é aberta a estudantes, doentes, seus familiares e público em geral.

A psoríase é uma doença auto-imune que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não sendo contagiosa é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afecta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.
Sob o lema “Sentimos muito mas não contagiamos. Contagioso é o preconceito” a PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase – entidade com seis anos de existência, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase. E também a alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase.

Faro: “MATINÉ DE BOXE OLIMPICO – II EDIÇÃO”

O Clube desportivo ARENA FARO promove “MATINÉ DE BOXE OLIMPICO – II EDIÇÃO”, no próximo dia 22 de Maio, pelas 16H00, na Escola Pinheiro e Rosa, em Faro. O evento decorre sobre a supervisão técnica da Associação de Boxe do Algarve e sob a égide da Federação Portuguesa de Boxe.

A Matine compreenderá 6 combates de boxe nacionais e 6 combates internacionais e contará com a presença dos Clubes Arena Faro, Juventude Sport Campinense, Big Gym, Lisboa F.C., C. D. Yoon (Espanha), entre outros.
“André Sousa, João Vieira, Pedro Agostinho, Jorge Amaral, Toni Gonçalves, Flávio Silva, Francisco Brito e Ana Xavier são vários nomes que preenchem a excelente grelha de combates desta Matine” assegura o responsável técnico do Arena Faro, Walter Pestana. Segundo o técnico, "a realização de matines de Boxe cria uma nova dinâmica neste género de evento desportivo e facilita a adesão do público à modalidade".

Derrube de último armazém no BAirro dos Pescadores de Quarteira

Dia histórico no 12º aniversário da Cidade. BAIRRO DA LATA DE QUARTEIRA DÁ LUGAR A PARQUE NATURAL NA LIGAÇÃO A VILAMOURA. Novo espaço de lazer pode estar concluído no Verão de 2012.

Realizou-se esta manhã a cerimónia simbólica de remoção do último armazém do antigo Bairro dos Pescadores de Quarteira. Aquele que durante décadas foi considerado como uma “mancha negra” do turismo algarvio, ficou hoje totalmente erradicado e, já no próximo ano, este local irá transformar-se num parque natural para usufruto por parte da população e dos turistas, com espaços verdes, áreas de lazer e recreio e um novo mercado municipal.

Naquele que foi considerado pelos representantes da freguesia e do Concelho como um “dia histórico para Quarteira”, Seruca Emídio, presidente da Câmara Municipal de Loulé, quis mostrar, também de forma simbólica, o seu empenho na eliminação desta bairro que contribuiu para a má reputação da cidade, e ele próprio conduziu a máquina que demoliu a derradeira construção deste local.

“A tentativa de resolver este problema iniciou-se há alguns mandatos atrás. Mas chegou hoje o momento crucial de deitarmos abaixo as últimas construções aqui existentes”, referiu o autarca que sublinhou a dupla importância desta iniciativa. Por um lado, em termos da imagem turística, Seruca Emídio disse tratar-se de “uma zona privilegiada, com uma frente mar extraordinária, que faz a ligação entre Quarteira e Vilamoura, e que em termos de segurança e de imagem, daquilo que pretendíamos vender para o turismo de qualidade, punha em causa tudo o que quiséssemos fazer”.
Do ponto de vista social, o edil falou da “barreira física que existia entre uma interligação harmoniosa entre a cidade de Quarteira e Vilamoura”. “Em termos sociais, sempre foi encarado pela população de Quarteira como um obstáculo de separação entre o turismo de qualidade, para aqueles com melhores condições de vida – Vilamoura – e os pescadores e a população nativa de Quarteira. Agora vai-nos permitir fazer uma ligação harmoniosa entre estas duas zonas e, inclusivamente, transformá-la numa só”, disse ainda.
Neste local marcado negativamente durante décadas, quer do ponto de vista da imagem urbana, quer em termos sociais, irá nascer um parque urbano natural. O projecto assinado pela PROAP, e que está já na sua fase de conclusão, diz respeito a uma área de mais de 17 hectares, onde serão criadas espaços de lazer e recreio, uma zona dunar e com vegetação autóctone e cicloviais. Junto ao Porto de Pesca, irá nascer o novo Mercado Municipal de Quarteira que, segundo o presidente da Autarquia louletana, “vai resolver problemas de condições de funcionamento dos actuais mercados do peixe e da fruta aqui de Quarteira”.
Este equipamento será, de resto, a única construção prevista. Seruca Emídio garantiu que, “a Sul da Vala Real, não irão nascer mais prédios”. “Apenas na parte norte, do domínio privado, é que haverá a possibilidade de construção”, afirmou este responsável.
Em termos de prazos de execução, o presidente da Câmara de Loulé disse que as obras deste parque urbano (à excepção do mercado) poderão arrancar no início do próximo ano. No Verão de 2012 este investimento pode ser mesmo uma realidade. “A parte mais complexa e morosa é a movimentação de terras e modelação das dunas”, explicou o autarca.
Neste momento tão importante para a cidade de Quarteira, Seruca Emídio sublinhou ainda o empenho e colaboração da QUARPESCA, associação dos pescadores, na pessoa do seu presidente, Hélder Rita, que “trabalhou sempre com o objectivo de ajudar a resolver o problema”. Nesse sentido, Seruca Emídio disse que, como contrapartida, a Câmara irá pagar uma parte da renda dos armazéns dentro do Porto de Pesca. “Assim foi possível ajudarmos os pescadores e incentivá-los a passar para dentro do Porto, e desta forma articulada, deitarmos isto tudo abaixo”, concluiu.

Programa Escola Alerta: Crianças e jovens dão valioso contributo para maior consciencialização sobre deficiência considera Governador Civil de Faro

O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, realçou hoje o importante contributo das crianças e dos jovens para uma maior consciencialização sobre questões sociais como a deficiência, tendo elogiado a participação das escolas algarvias no Programa Escola Alerta, que visa precisamente sensibilizar os mais novos para esta temática.
“O envolvimento dos mais jovens nestas iniciativas permite desenvolver o seu interesse por questões de natureza social, permitindo assim a formação de novas consciências, mais justas e mais solidárias”, sublinhou Carlos Silva Gomes, que presidiu esta manhã à cerimónia de entrega de prémios do concurso regional do Programa Escola Alerta, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P. e o Governo Civil de Faro.

Durante a sessão, que contou com a presença dos alunos e professores premiados, o Governador Civil reconheceu o papel da escola pública na construção de uma nova cidadania, tendo salientado ainda a importância de uma colaboração permanente entre educadores e famílias na promoção de valores que sustentem a integração social.
O importante papel da escola pública na formação cívica foi também realçado pelo Diretor Regional Adjunto da Educação no Algarve, Eduardo Dias, que defendeu um investimento permanente nesta instituição, de forma a torná-la “mais interventiva, forte e pujante”.
Opinião corroborada pelos professores das escolas premiadas no âmbito do Programa Escola Alerta, para quem a participação neste concurso permite a alunos e educadores do Algarve, “darem pequenos, mas importantes passos, na conquista de uma integração social cada vez mais ampla”.
Na 8ª edição do concurso regional foram vencedores, na Categoria 1 (1º e 2º ciclos) e Categoria 2 (3º ciclo e ensino secundário), respetivamente, os trabalhos ‘Recuperação de espaços escolares: identificação de salas e serviços da escola’ apresentado pelos alunos da Escola E.B. 2,3 de São Vicente, Vila do Bispo e ‘Consciencialex Forte’, da autoria dos alunos do Agrupamento Vertical Escolas do Algoz, Silves.
Para além de diplomas entregues aos alunos, foram oferecidos às duas escolas vencedoras prémios pecuniários no valor de 600 euros, destinados à aquisição de material ou de serviços de caráter pedagógico que revertam a favor das escolas e do benefício dos alunos.
O júri, constituído por representantes do Governo Civil de Faro, Universidade do Algarve, Direção Regional de Educação e Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, distinguiu ainda, na Categoria 1, os trabalhos ‘Um dia na Vida do Tiago’, apresentado pela Escola EB1J/1 Coca Maravilhas, Portimão (2º lugar) e “Mentes sem barreiras”, da autoria dos alunos da EB 2,3 de Algoz, Silves (3º lugar).
Na Categoria 2 foi atribuído um 2º prémio ao trabalho ‘Transição para a vida: um Martim na Escola Alerta’, apresentado por alunos da Escola EB 2,3 D. Martim Fernandes, de Albufeira. Os alunos classificados foram distinguidos com diplomas.
O Concurso “Escola Alerta” visa sensibilizar os alunos do Ensino Básico e Secundário para a participação na superação da discriminação, sobretudo no que diz respeito a pessoas com deficiência, através da eliminação de barreiras sociais, de informação e comunicação, urbanísticas e arquitetónicas, que dificultam ou impedem a acessibilidade, o pleno gozo dos direitos humanos e de cidadania e, consequentemente, o exercício efetivo desses direitos.
Sensibilizar e mobilizar os alunos para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os das pessoas com deficiência ou incapacidade e promover a participação das escolas e da comunidade na construção de uma sociedade para todos, constituem ainda objetivos do projeto.

1ª MARCHA “C.A.S.A. SOLIDÁRIA”

O Centro de Apoio aos Sem Abrigo - C.A.S.A., Instituição Particular de Solidariedade Social, vai levar a efeito no próximo dia 22 de Maio, domingo, uma Actividade de Solidariedade, com vista à angariação de apoios financeiros para ajuda aos carenciados do concelho de Faro, a que designámos "Marcha CASA Solidária", que consistirá numa Marcha com três distâncias (3 Km - 6 Km - 10 Km) e que contará com o apoio de diferentes Instituições, com destaque para o Municipio de Faro, Freguesia da Sé, Associação de Atletismo do Algarve, Programa Nacional de Marcha e Corrida, Associação - Emoção Está no Ar, Equipa de Reabilitação Cardíaca – Serviço de Cardiologia, Hospital de Faro E.P.E.

Esta Marcha contará com a presença dos melhores atletas nacionais e internacionais que irão participar na véspera na Taça da Europa de Marcha, que se vai realizar em Olhão e que se sensibilizaram para este evento de solidariedade.
A Marcha terá o seu inicio e final na Pista de Atletismo de Faro às 10h (concentração pelas 9h30), sendo o ponto mais distante de viragem no Cais Velho da cidade.

A participação é aberta a todas as pessoas, independentemente do sexo e da idade, sendo que a inscrição na mesma será feita através de donativo financeiro individual, podendo ser feita até ao dia 21 de Maio pelas 21h00 na morada abaixo indicada, na Junta de Freguesia da Sé ou no dia da própria Marcha, dia 22 de Maio, até às 9h30 na Pista de Atletismo de Faro.

“FADO à Conversa c/ ANTÓNIO PINTO BASTO e Convidados” no Auditório Pedro Ruivo

A Fundação Pedro Ruivo em parceria com a Produtora C2E, apresenta no próximo dia 21 de Maio de 2011, pelas 22h00, no Auditório Pedro Ruivo, o espectáculo “FADO à Conversa c/ ANTÓNIO PINTO BASTO e Convidados”.

Um inovador formato em Espectáculos de FADO, a decorrer num ambiente e ritmo descontraído seguindo um guião pré-definido e pensado para uma duração de até duas horas de duração, evoluindo fruto de conversa à mesa de um Bar entre o Produtor-Entrevistador com o Fadista António Pinto Basto, além de com seus convidados.

Numa das mesas do Bar cenográficamente montado em palco, irão estar sentados os 3 músicos de acompanhamento, enquanto para outras mesa estarão outros Convidados seleccionados aleatóriamente, que poderão ter oportunidades de intervenção directa em momentos específicos, dependendo das evoluções nas conversas.
A troca de diálogos entre Produtor c/ Fadista e seus Convidados também de classe Artística, versará momentos e/ou factos marcantes da evolução em carreira do Artista principal, pretendendo-se que ao longo das duas horas previstas possam ser interpretados até 20 fados (16 deles da discografia do próprio António Pinto Basto e 4 a serem divididos entre solos e/ou duetos com os convidados especiais (outros Fadistas que irão variando ao longo dos Espectáculos a realizar), além de pontualmente poderem acontecer também declamações de poemas se e quando julgados oportunos.
No palco, comandado pelo Produtor, um computador portátil irá emitindo para projecções em ecrã também presente na decoração do Palco, fotos e/ou vídeos ligados aos temas/assuntos/factos, etc, que possam estar a ser abordados, enriquecendo o acompanhamento de cada assunto.