quinta-feira, 25 de março de 2010

Portimão: Pilotos do Mundial de Superbike prometem muita competitividade


O presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, recebeu, ontem à tarde, nos Paços do Concelho, alguns dos principais pilotos que competem neste fim-de-semana na segunda ronda do Mundial de Superbike, marcada para o Autódromo Internacional do Algarve.
Michel Fabrizio, James Toseland, Jonathan Rea, Max Biaggi, Leon Haslam, Ruben Xaus, Tom Sykes, Miguel Praia e Eugene Laverty foram unânimes nos elogios ao traçado da pista algarvia e garantiram uma prova cheia de competitividade, que se espera ser presenciada por cerca de 40 mil espectadores, número adiantado por Paulo Pinheiro, administrador do Autódromo.
O responsável sublinhou na ocasião que, no primeiro ano de existência, aquele equipamento desportivo “teve um impacto directo na economia local na ordem dos 4,2 milhões de euros, o que constitui um significativo retorno à aposta feita e aos apoios recebidos.”
Ao destacar a presença em Portimão de sete construtores, “o maior número no que toca a todos os campeonatos de motociclismo que se realizam nesta temporada desportiva, o que assegura desde logo a máxima competitividade”, Paulo Pinheiro expressou a vontade da equipa da casa ¬– Parkalgar Honda – em querer conquistar o título mundial, contando para isso com a classe dos pilotos Miguel Praia e Eugene Laverty, o triunfador da prova de abertura, realizada na Austrália.
Manuel da Luz saudou os pilotos presentes, “actores de um dos mais espectaculares campeonatos mundiais do desporto motorizado”, distinguindo “a visibilidade que a prova terá, através de imagens cheias de emotividade e adrenalina que serão passadas em dezenas de países, o que prestará um forte contributo ao sector turístico, tão importante nesta fase de redução da procura.”
O autarca chamou a atenção para o exemplo do Autódromo, localizado no Sítio do Escampadinho, em plena zona rural do município, “concretizado em contra-ciclo com o actual cenário económico e conjuntural, bastante desfavorável, pelo que este é um paradigma do querer, da coragem e de visão de futuro.”

Tavira: [AL-MaSRAH Teatro] Oficina de Interpretação - 1 a 14 de Abril


1, 2, 5, 7, 9 e 14 de Abril - 15h às 18h - M/14 No Clube de Tavira

As várias estratégias para abordar a construção de uma personagem.
Podemos conceber toda uma panóplia de personagens, desde as mais grotescas às que mais se aproximam de nós, mas para as levarmos a bom porto temos de recorrer sempre a um pequeno grande truque: a imaginação.
Partindo de uma abordagem física do trabalho do actor, esta oficina pretende abrir caminhos criativos para a personagem, qualquer que seja o tom da representação.
Orientadora: Patrícia Amaral
Inscrições até 31 de Março através do 967 779 122 ou alteatro.c@gmail.com
Oficina integrada na Semana da Juventude de Tavira 2010

Workshop de Fotografia em Lagoa


A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa, promove nos dias 17 e 18 de Abril de 2010, um Laboratório de Fotografia, intitulado "Desenhos de Luz", dirigido por Maria Dulce Margarido.

Segundo a formadora, "este workshop permite ao participante entrar no mundo mágico da imagem, através da abordagem do contexto histórico da fotografia, colocando em prática o uso do diafragma, obturador, fotometria, composição e enquadramento, ampliador e técnicas de laboratório".

O objectivo desta acção de formação passa por desenvolver nos participantes a compreensão dos princípios básicos da luz, e a sua importância nos fundamentos da Fotografia.

Maria Dulce Margarido é professora de Artes Visuais. Membro do IPF - Instituto Português de Fotografia. Membro da APAF - Associação Portuguesa de Arte Fotográfica. Leccionou cursos de fotografia na Escola Garcia da Horta (Castelo de Vide), na Escola Prof. José Buisel (Portimão), no CLCC - Centro de Linguas Cultura e Comunicação (Portimão), e no ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão). Participou em júris de concursos de fotografia e organizou exposições em Lisboa.
Esta formação decorrerá na sede da associação em Lagoa e encontra-se aberta a um mínimo de 8 participantes e a um máximo de 16 participantes, com idade superior a 16 anos. A carga horária prevista totaliza as 10 horas distribuídas, pela manhã (10h-13h) e tarde (15h-19h) de Sábado, e pela manhã (10h-13h) de Domingo. O valor da inscrição é de 40 Euros para não sócios e 30 Euros para sócios. O valor inclui o material a utilizar na formação. As inscrições poderão ser efectuadas através do site da associação em www.ideiasdolevante.net ou, em alternativa, através do número 282010080, das 18h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira. Após a realização da formação, os formandos receberão um certificado de participação.

Proprietários de casas da ilha da Fuzeta intimados a desocupar habitações


Os proprietários das casas construídas em Domínio Público Hídrico na ilha da Armona do núcleo da Fuzeta foram hoje intimados pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve a desocupar as casas até 23 de abril para as demolições avançarem.

"Ficam os interessados notificados para desocuparem as construções, deixando-as livres de pessoas e bens, impreterivelmente até ao dia 23 de abril de 2010", lê-se num edital publicado hoje na imprensa e assinado pela presidente da Administração da Região Hidrográfica (ARH), Valentina Calixto.

A ARH, para efeito das demolições das construções existentes em terrenos do Domínio Público Hídrico na ilha da Armona (núcleo da Fuzeta), toma posse administrativa das edificações a partir de 26 de abril e a partir desta data as demolições podem avançar.

"Tais edificações afetam a qualidade ambiental e paisagística da zona e encontram-se em risco de galgamento e destruição pelas águas do mar, com a consequente dispersão dos respetivos resíduos e inerente perigo para a segurança de pessoas e bens, o que impõe a sua urgente remoção", lê-se no edital.

As casas que têm se ser desocupadas e posteriormente demolidas "mantém-se em terrenos do Domínio Público Marítimo sem que os proprietários disponham de qualquer título emitido por entidade competente da jurisdição na área", explica a ARH.

As tempestades de mar deste inverno registadas na praia da Fuzeta destruíram total ou parcialmente 44 das 71 casas existentes naquele núcleo habitacional.

Sete casas foram destruídas em dezembro de 2009, 11 em janeiro de 2010, 17 em fevereiro e mais nove este mês, segundo dados da ARH.

Em fevereiro, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, já havia declarado que as demolições das edificações existentes na ilha da Fuzeta iam ser antecipadas para antes da época balnear.

A ilha da Armona faz parte de um conjunto de ilhas da Ria Formosa, um sistema lagunar, alvo de um programa de requalificação denominado "Polis Litoral Ria Formosa".

O programa Polis tem um período de intervenção até 2012 e a área de intervenção é de 48 quilómetros de frente costeira e 57 quilómetros de frente lagunar, abrangendo cinco municípios: Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

As ilhas que vão intervenção pelo Polis são as da Fuzeta,

O objetivo principal é proteger e requalificar a zona costeira visando a prevenção de risco e promovendo a conservação da natureza e biodiversidade com uma gestão sustentável.
Lusa

ABSOLVIDOS

.


OS SEIS ABSOLVIDOS (OBVIAMENTE)"SATISFEITOS E GRATOS POR SE TER FEITO JUSTIÇA NUM CASO QUE MUITO OS ABALOU, PROFISSIONAL E PESSOALMENTE", mas agora prometem fazer tudo para "REFAZER A IMAGEM E A VIDA".



Carlos Gonçalves (1º), António Soares (centro) e Carlos Teixeira rejubilavam de alegria pela absolvição


Eduardo do Vale (Chaby) ao lado de João Gomes também não escondia a sua satisfação por ser ter feito "justíça"


João Gomes com António Correia

João Gomes, que presidiu à Asssociação de Futebol do Algarve (AFA) entre 2002 e 2005 e perdeu nos dois actos eleitorais seguintes, em 2005 para Viegas Ramos e em Fevereiro de 2008 para Alves Caetano, foi esta tarde “absolvido” pelo Tribunal Judicial de Faro dos cinco “crimes” de “peculato” que estava acusado, na sua maioria ligados ao “congresso do futebol algarvio”, realizado em fortaleza quando presidia aos destinos da AFA, bem como no caso dos “bilhetes oferecidos” para o jogo Portugal – Inglaterra, disputado no Estádio Algarve em 2004.
O colectivo de juízes do Tribunal de Faro absolveu de todas as acusações, além de João Gomes, os restantes arguídos que então faziam parte do elenco directivo da AFA – Eduardo do Vale (Chaby), António Correia, António Soares, Carlos Gonçalves e Carlos Teixeira. Algarve Press, único jornal regional presente na leitura da sentença, apresentará, em breve, um extenso trabalho, com declarações dos agora absolvidos sobre este processo que, há anos, tem marcado as notícias do futebol algarvio e não só.

Manuel Luís

III Colóquio da Associação dos Amigos da Pedriatria do Hospital de Faro


23 de Abril , Grande Auditório da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas
“Construindo uma experiência de partilha… Afectos e limites na infância e na adolescência” serve de mote para o III Colóquio da Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro, que se realiza no próximo dia 23 de Abril, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.
Rui Lourenço, presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, João Guerreiro, reitor da UAlg, Luís Correia, director da Direcção Regional de Educação do Algarve, Ana Paula Gonçalves, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, e Maria Rosa Machado, presidente da Associação dos Amigos da Pediatria, vão presidir a sessão de abertura, com início marcado para as 9h00.
O 1º Painel, “Ser adolescente”, vai ser moderado por Saul Neves de Jesus, professor catedrático da Universidade do Algarve. Adelaide Coelho, professora do 3º ciclo e secundário, abordará a temática “O Adolescente e a Escola” e João Paulo Pereira, psicólogo clínico, falará sobre “Comportamentos desviantes na Adolescência”. “A Sexualidade na Adolescência” será outro tema em destaque, abordado pelo sociólogo António Filhó. O painel terminará com a intervenção de Amália Pacheco, ginecologista/obstetra, que falará sobre “A Gravidez na Adolescência”.
O 2º Painel, moderado por Jorge Leitão (advogado), aborda a problemática de “O divórcio e as crianças” e conta com as intervenções de Ana Paula Grifo, mediadora familiar, que evidenciará “A criança, a família e o divórcio. “O Risco e as Consequências” servirá de mote para a intervenção de Marta Chaves, coordenadora regional da Acção da Saúde para Crianças e Jovens em Risco.
Da parte da tarde será apresentado o último painel, que terá como tema central “A Saúde e a Escola de mãos dadas... Aprender como actuar na doença”, moderado por José Maio, director do Serviço de Pediatra do Hospital de Faro. “A Doença e a Escola”, por Maria Esteves (técnica superior de educação), “A Doença e o Jardim de Infância”, por Graça Bernardo (educadora de infância), “Acidentes Escolares no Serviço de Urgência Pediátrica”, por Maria Filipe Barros (pediatra) e Elsa Rocha (pediatra) marcam a primeira parte deste último painel.
Procurando assim apresentar possíveis respostas aos pais, encarregados de educação, educadores e outros, que trabalham com crianças e jovens adolescentes, serão ainda abordadas temáticas por profissionais da área da Saúde que, no seu dia-a-dia, vivenciam casos concretos. A pediatra Maria João Virtuoso apresentará “Saberes e Mitos sobre a Doença Crónica: Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH)”. Manuela Calha (pediatra) trará para discussão a “Diabetes Mellitus tipo I”, Carla Mendonça (neuropediatra) fará uma abordagem às “Doenças Neurológicas”, e Maria Alfaro (pediatra) terminará o ciclo de intervenções, que antecedem o período de debate, apresentando uma comunicação sobre a “Asma”, doença que afecta perto de 150 milhões de pessoas em todo o mundo.
Os temas apresentados neste III Colóquio coincidem com as sugestões dos participantes do II Colóquio, realizado em 2009.

Sobre a Associação dos Amigos da Pediatria

A Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro é uma entidade de natureza privada, de carácter particular, sem fins lucrativos, cujo objectivo primeiro é o de humanizar e melhorar os cuidados prestados neste Serviço.
São ainda objectivos da Associação organizar e apoiar todas as iniciativas conducentes a uma melhoria dos cuidados de saúde e bem-estar do doente de Pediatria, colaborar activamente na área social do hospital, em particular no acolhimento, internamento, serviço ambulatório e assistência domiciliária ao doente de Pediatria, promover e apoiar as iniciativas culturais e recreativas da comunidade que se destinem a beneficiar o Serviço de Pediatria do Hospital e os seus utentes, fomentar o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos entre os seus associados e outras pessoas interessadas pela saúde infantil, contribuir para o desenvolvimento da educação e ensino em saúde infantil e promover congressos, conferências, colóquios.

Futsal: Lagos e Benfica à beira do título no Campeonato Regional do Algarve no escalão de escolas




Realizou-se esta segunda-feira o penúltimo jogo de futsal para o Campeonato Regional do Algarve no escalão de escolas, onde o Sport Lagos e Benfica venceu a equipe Jograis de Santo Aleixo de Estói por uns expressivos 6-1. Para o Sport Lagos e Benfica se sagrar campeão basta empatar no último jogo, que se irá realizar no Pavilhão da Escola Secundária Júlia Dantas, em Lagos, pelas 15 horas, no dia 11 de Abril, Domingo.