terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Desenhos semanais - José Sarmento: "O PIMPOLHO"

A DESENHAR DIZEM-SE MUITAS COISAS...



Página On-line em http://sarmento-news.blogspot.com

Opinião de Octávio Escolástico: Estado vegetativo ou coma


Octávio Escolástico
Doutorado em Hipnose Clínica


Um grupo de cientistas conseguiu estabelecer comunicação com pacientes em estado vegetativo ou coma, em que estes respondiam mentalmente “sim” ou “não” às perguntas dos investigadores. O estudo foi publicado pelo New England Journal of Medicine, em Fevereiro de 2010.
Os médicos das universidades de Cambridge, na Inglaterra, e de Liége, na Bélgica, pediram a um paciente belga em estado vegetativo/coma que imaginasse actividades motoras, como jogar ténis, para responder “sim”, e imagens espaciais, como ruas, para manifestar “não”. Os especialistas sabiam que cada tipo de pensamento activaria uma determinada área do cérebro. Por intermédio de uma técnica de Imagem por Ressonância Magnética, os médicos puderam identificar cada resposta dada.
Para avaliar a precisão da nova ferramenta de diagnóstico, os investigadores avaliaram 44 pacientes diagnosticados pelos médicos como estando em coma. A aplicação de uma escala, demonstrou que dezoito desses pacientes (41%) não estavam em estado vegetativo, mas num estado minimamente consciente (em catalepsia do sono). Outras pesquisas anteriormente realizadas já haviam demonstrado que os pacientes em estado vegetativo podiam aprender, isto aconteceu, quando alguns investigadores conseguiram comunicar com um paciente que se encontrava em coma há 23 anos. Outra ocorrência que mereceu profunda análise foi quando um pai despertou a filha do coma fazendo-lhe perguntas de matemática.
O estudo concluiu que o uso deste processo pode levantar questões éticas, como, por ex., se é correcto desactivar os aparelhos para deixar um doente em estado vegetativo morrer, já que ele pode ter algum grau de consciência e até capacidade de manifestar vontade própria.
A verdade é que este estudo veio corroborar o que eu afirmo há vários anos: “A mente é uma essência autónoma, que se manifesta através do cérebro e restante organismo, mas não é uma segregação cerebral”. Por outro lado, também comprova a inexactidão da ciência sobre o conceito do estado vegetativo, ao afirmar que o indivíduo em estado vegetativo pode parecer acordado e apresentar alguns reflexos, mas não tem consciência do ambiente que o cerca e é incapaz de sofrer mentalmente e sentir dor. Um entendimento grave e que é posto em causa neste estudo.
Se há alguma coisa pior do que entrar em coma, é a pessoa não estar em coma e os médicos julgarem que a pessoa está em coma. Este estudo comparou vários métodos para detectar o nível de consciência das pessoas e demonstrou que cerca de 40% dos pacientes diagnosticados como estando no estado vegetativo, estavam, na verdade, num estado alterado de consciência designado por paralisia do sono ou minimamente consciente.
omne@sapo.pt

Música ajuda pessoas com doença de Alzheimer


Um estudo, realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Boston (BUSM), revela que a música ajuda significativamente a memorização de informação verbal pelas pessoas com doença de Alzheimer, mesmo quando comparadas com pessoas que não sofrem da doença.
Segundo o investigador Brandon Ally, Professor Assistente de Neurologia e Director de Pesquisa de Neuropsicologia do Centro para a Neurociência Translacional Cognitiva da BUSM, os resultados do estudo confirmam que o reconhecimento das letras de músicas acompanhadas por melodia é superior ao reconhecimento de letras apresentadas na forma falada. Dos participantes com doença de Alzheimer, 40% conseguiu reconhecer as letras das músicas acompanhadas por melodia, enquanto apenas 28% conseguiu reconhecer as letras apresentadas na forma falada. Contudo, e contrariamente ao esperado pelos investigadores, a música não ajudou a memorização e reconhecimento nos participantes do grupo de controlo.
As conclusões do estudo sugerem uma diferença fundamental nos processos de codificação e recuperação de informação em pessoas com doença de Alzheimer e em idosos saudáveis, quando sujeitos a estímulos musicais e não musicais, visto o seu processamento ser responsável pelo desencadeamento de um processo que envolve todas as áreas cerebrais - mais lento nas áreas do cérebro associadas à memória em pessoas com doença de Alzheimer. O processamento de estímulos musicais pode permitir o desenvolvimento de terapias para a melhoria da memória recente em pessoas com doença de Alzheimer.

O Estudo

O estudo, publicado online pela Neuropsychologia, comparou a capacidade de memorização de letras de 40 músicas diferentes por um grupo composto por pessoas com doença de Alzheimer e um grupo de controlo composto por idosos saudáveis. Metade das letras das músicas utilizadas no estudo foram apresentadas aos participantes acompanhas por melodia e a restante metade foi apresentada apenas na forma falada. Após cada apresentação foi solicitado aos participantes que indicassem se reconheciam a letra exposta.
http://www.bu.edu/phpbin/news/releases/display.php?id=2078


A Doença de Alzheimer


A doença de Alzheimer, de causa ainda desconhecida, provoca a neurodegeneração e o consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais culminando na total perda de autonomia. Os sintomas iniciais da Doença de Alzheimer incluem perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio e pensamento, provocando alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades de vida diária.
Estima-se que, em Portugal, mais de 90 mil pessoas sofrem desta doença que atinge, maioritariamente, a faixa etária a partir dos 60 anos. Todos os anos, na Europa, são diagnosticados 800 mil novos casos.

Opinião: "Os Municípios do Algarve em números"


Ricardo Gomes



Foi publicado recentemente o anuário financeiro dos municípios portugueses, referente a 2008 e 2009 pelo menos das tabelas e dos gráficos, permite por um lado desmistificar algumas questões levantadas nos últimos tempos acerca da performance financeira de alguns municípios e por outro, fazer uma breve caracterização da posição dos municípios algarvios, no que toca às suas contas. O que se poderá retirar desta caracterização? Qual a realidade dos municípios algarvios?
O Algarve é constituído sobretudo por municípios de dimensões populacionais médias, financeiramente independentes, numa média regional de 72,5%. Contúdo grande parte dos municípios algarvios são altamente castradores para os seus municípes e visitantes, uma vez que os impostos que cobram têm um peso substâncial nas suas receitas totais; Há 7 municípios do Algarve no top 10 dos que, em termos nacionais mais peso de impostos apresentam nas suas receitas. A liderar esta lista, temos Loulé, Albufeira e Lagos, curiosamente os mais turísrticos. Os restantes, também aparecem nesta lista, mas com um peso menor.
Temos ainda municípios com grandes estruturas humanas, baixando aritméticamente a produtividade individual, sendo que apenas 1 município no Algarve tem um peso inferior a 20% das depesas de pessoal nas suas depesas totais. Faro e Silves, são os que mais peso desta rúbrica apresentam; 43%. No entanto e apesar deste cenário, as CM’s conseguiram manter uma taxa de liquidez mediana, em termos nacionais, sendo Albufeira o município com maior liquidez (19 milhões de €) e Silves com a menor (apenas 14 milhões) mediados por VRSA, Loulé, C. Marim na 1ª metade da tabela e Portimão, Olhão, e Faro na 2ª.
Em termos de endividamento, Faro em relação a 2007 aumentou o seu endividamento em 16%, suplantado por Portimão, que viu o seu endividamento crescer 139%. Inversamente, municípios como Albufeira inverteram a tendência, baixando o seu nível de endividamento. Constata-se ainda que a grande maioria dos credores dos municípios algarvios, são fornecedores, nomeadamente em aquisições de bens e serviços, denotando ou despesismo ou simplesmente uma pobre gestão dos recursos e uma falta de planeamento comprometedora. Faro apresenta cerca de 79% das suas dívidas são a fornecedores, num montante de cerca de 24 milhões de €. Sendo a pior percentagem da região, não é a única que apresenta uma dívida a forncedores acima dos 50% das suas receitas.
Em jeito de conclusão, creio ser seguro referir que esta caracterização demonstra que os serviços municipais no Algarve estão mal organizados. A começar pelo excessivo pessoal, muitas vezes mal qualificado, envelhecido, cansado e alimentando um clientelismo partidário que nenhum benefício trás aos municípios. As actividades são frequentemente mal planeadas e concebidas, deixando lugar a execuções efectuadas de forma menos legal e sem ter em conta as necessidades dos municípes. A região viveu em termos políticos, grosso modo década e meia de desperdicíos que os actuais autarcas não estão a conseguir sanear, com sérias reprercussões na minha geração e certamente na da minha filha. Não existe investimento na melhoria da qualidade de vida e o pouco que existe é inócuo face às necessidades, por consequência da falta de recursos de investimento. Talvez seja o que acontece quando a política se sobrepõe ao bom senso na gestão do bem público. Neste aspecto, remeto o leitor para as linhas que escrevi acerca da reforma da organização política do nosso País, que foi publicado há algumas semanas.
ricardo.sousa.gomes@gmail.com

Boxe em Faro: "Best of Portugal Sub 18 - Etapa Nacional"


A Associação de Boxe do Algarve realiza no dia 29 de Janeiro, no Pavilhão do S.C. Farense, a Prova “Best of Portugal Sub 18 – Etapa Nacional”, que será o evento de abertura da Temporada 2011 na região do Algarve. Esta prova é exclusivamente para boxadores masculinos juniores e o seu objectivo é constituir a equipa que irá participar nos próximos eventos internacionais organizados pela ABA:

Fevereiro 2011 – “Best of Iberia - Sub 18" - Etapa Ibérica;

Março 2011 – “International Best of - Sub 18" - Torneio quadrangular internacional com a participação de quatro equipas oriundas de quatro países.

Programa do Evento:


12:00 – 14:00 – Pesagens e Sorteio

15:30 – 17:00 – Seminário Arbitragem / Seminário Técnico (Treinadores e Adjuntos)

18:30 – Inicio do “Best of Portugal Sub 18 – Etapa Nacional”

EMPRESÁRIOS DE ECO-TURISMO REUNEM-SE EM MADRID

Numa organização da rede Enterprise Europe Network e da CCDR Algarve

Cerca de uma centena de empresários e dirigentes associativos de vários países europeus e sul-americanos, entre os quais quinze representantes nacionais, reuniram-se no passado dia 19 de Janeiro, em Madrid, no decurso da FITUR 2011, para discutirem e estabelecerem relações de negócio no âmbito do eco-turismo e turismo sustentável.

Artur Gregório (dir.), da Associação In Loco, numa reunião de trabalho

Comissão organizadora (esq. para dir): José Navarrete (Chile), Ilyana Draganova (Bulgária), Javier Díaz (Espanha) ; Julia Beile (Alemanha) e Paulo Bota (Portugal)
O encontro empresarial foi organizado pela Enterprise Europe Network, rede de apoio e aconselhamento às PME em matéria de inovação, internacionalização e financiamentos da União Europeia, num espaço amplo, integrado no centro de convenções da feira, onde tiveram lugar várias dezenas de reuniões bilaterais.
A comitiva nacional foi coordenada pela CCDR Algarve, membro da rede europeia, sendo maioritariamente constituída por agentes económicos regionais, como por exemplo o Monte do Álamo, a Natura Algarve, a Formosamar e a Associação In-Loco, entre outros.
O objectivo principal da iniciativa é a obtenção de futuros acordos comerciais ou técnicos, pelo que a CCDR Algarve acompanhará as negociações entretanto iniciadas e reportará à Comissão Europeia os resultados práticos das mesmas.
A Enterprise Europe Network tem agendado novos encontros internacionais, nomeadamente no âmbito das feiras Fruit Logistica (Berlim, 10 e 11 de Fevereiro), Egética-ExpoEnergética (Valência, 16 e 17 de Fevereiro) e na EcoBuild (Londres, 3 de Março).

COM 104 ANOS DE IDADE - MORREU O "TI" JOSÉ RAMOS


A REGIÃO PERDEU, SE NÃO O MAIS, UM DOS SEUS MAIS IDOSOS
Nasceu no dia 8 de Outubro de 1906, em Garrobo, Freguesia de Cachopo. Toda uma vida passada na serra amanhando a terra e constituindo família.
No dia seu aniversário, tal como muitos outros, fomos dar-lhe os parabéns, tendo-o encontrado acamado, muito acarinhado pelas filhas, restante família e amigos.
“Ti” Zé Ramos, depois de uns meses acamado, acabou por sucumbir, na sua residência em Mercador – Cachopo - na noite do passado dia 17 de Janeiro. O seu funeral, acompanhado por elevado número de familiares e amigos, ocorreu no dia imediato, para o cemitério de Cachopo
A “lei” da vida levou “Ti” Zé Ramos, com 104 anos de idade.
À família enlutada, apresentamos sentidas condolências.
Que descanse em paz.

Geraldo de Jesus

Futsal distrital: SONÂMBULOS SEGUEM EM FRENTE



FUTSAL – Taça Distrital
Sonâmbulos F.L.A, 4 – Carvoeirense, 3

No passado sábado, a equipa dos Sonâmbulos, da 3ª. Nacional, recebeu em jogo a contar para os oitavos de final da Taça Distrital, no Pavilhão Municipal da Luz de Tavira, a equipa do Carvoeirense, da 1ª. Divisão Distrital.
Mostrando maior experiência, a equipa Luzense, adiantou-se no marcador sempre pressionada pela visitante, chegando ao intervalo a vencer por 4 – 2.
Na segunda parte, a equipa visitante não baixou os braços, criou situações de golo, aproveitando uma das oportunidades e quase no final teve o golo do empate à vista o que obrigaria a prolongamento. O resultado estava feito e a equipa dos Sonâmbulos segue em frente.
No final do jogo, Nuno Xabregas, treinador dos Sonâmbulos, disse-nos que jogos deste tipo são complicados. “Avisei os meus jogadores para as dificuldades e na primeira parte estiveram bem. Na segunda parte não estiveram tão bem. Sofremos um golo podíamos mesmo ter sofrido o golo do empate. Os jogos da taça são assim. Agora temos de pensar nos jogos do campeonato. Já estamos acima da linha de água, portanto, já sentimos menos pressão”.
Arbitragem positiva de Ivo Luz e Hugo Viegas.

Geraldo de Jesus

Projecto liderado pela UAlg apresentado em Bruxelas



O projecto KIMERAA, liderado pela Universidade do Algarve, foi apresentado em Bruxelas no passado dia 20 de Janeiro a convite do projecto SEAS-ERA. A reunião, que se realizou na sede da BELSPO – Belgian Science Policy, englobou, para além da apresentação do KIMERAA, as apresentações de Luis Cuervo Spottorno, representante da Comissão Europeia sobre a “Estratégia Europeia para o Atlântico” e de Carlos Berrozpe, da Direcção Geral do Ambiente acerca da “Directiva para um Quadro Estratégico Marinho”.

Sobre o SEAS-ERA
Desenvolvido no âmbito da iniciativa ERA-NET do Sétimo Programa Quadro para a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, o SEAS-ERA tem como objectivo principal facilitar a criação de uma estrutura estável e duradoura para o fomento da investigação marinha nas bacias marítimas europeias. Reúne o Marine Board da European Science Foundation e os vinte maiores organismos europeus de financiamento de investigação marinha, entre os quais se encontra a Fundação para a Ciência e a Tecnologia em Portugal.
O projecto SEAS-ERA visa a criação de uma Agenda da Marinha Europeia e da Investigação Marítima e de uma estrutura europeia operacional estável, reforçando a cooperação entre os estados-membros e evitando a fragmentação das políticas científicas através da promoção de sinergias a nível regional e europeu para a realização de uma programação conjunta.


Sobre o KIMERAA

O projecto KIMERAA - Transferência de Conhecimento para Melhorar a Economia Marítima nas Regiões do Espaço Atlântico - tem como objectivo criar mecanismos para a transferência de conhecimento entre empresas e organizações científicas no Cluster do Mar. É liderado pela UAlg, através do CRIA, Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, é co-financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional até 2012.
A apresentação do KIMERAA à parceria SEAS-ERA procurou aproximar os dois projectos que têm objectivos estratégicos complementares e um leque de actividades específicas que podem interagir fortemente. O desenvolvimento, através do KIMERAA, de uma base de dados com organizações que têm competências e serviços na área das ciências marinhas e cluster marítimo no Espaço Atlântico foi sublinhado como uma actividade com interesse estratégico para a SEAS-ERA. A informação recolhida irá alimentar uma ferramenta online que será divulgada a potenciais interessados, decisores políticos, instituições de investigação e empresas do Espaço Atlântico. Para facilitar a inserção dos contactos das organizações que pretendam ser listadas e participar nesta iniciativa a ferramenta terá um motor de busca com informações georreferenciadas e recursos adicionais para as actividades marítimas específicas. A ferramenta estará disponível através do sítio do KIMERAA (www.kimeraa.eu). Para além desta, outra das actividades fundamentais do projecto KIMERAA é a criação da ENKTAA – Rede Europeia de Transferência de Conhecimento no Espaço Atlântico - que será facilitada com a implementação desta ferramenta e será uma oportunidade adicional de interacção com o projecto SEAS-ERA.

“SPEM – 5ª Gala Maria Campina”


A Fundação Pedro Ruivo com o apoio do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, vai apresentar um Espectáculo Solidário – 5ª Gala Maria Campina, em Faro, no próximo dia 04 de Fevereiro (sexta-feira), pelas 21h30m, cujo objectivo será apoiar a Delegação Distrital de Faro da SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica e degenerativa de causa desconhecida, caracterizada por apresentar áreas de desmielinização no Sistema Nervoso Central, com início na adolescência tardia ou no jovem adulto (20-40 anos), progredindo geralmente por surtos, sendo a sua evolução caracterizada pela grande variabilidade de alterações neuromotoras, com tendência à incapacidade progressiva do indivíduo.
Este Evento de Solidariedade tem como finalidade a angariação de fundos que permitam uma acção mais eficaz na nossa Instituição no apoio que é prestado, de modo a permitir responder às necessidades dos seus associados, familiares e/ou prestadores de cuidados, que não sabem como lidar com a “invasão” desta doença nas suas casas, bem como para a obra/construção de uma nova Sede Distrital de Faro da SPEM.
Todas estas iniciativas e outras que se seguirão nunca são demais para ajudar na promoção da qualidade de vida dos nossos associados, nunca esquecendo a realidade e necessidades daqueles que justificam a nossa existência.
Para participar neste Evento poderá obter mais informações na Delegação Distrital de Faro da SPEM, através dos contactos 289829268 / 926005845 ou por e-mail: faro@spem.org; ou então na Fundação Pedro Ruivo através do contacto 289873115 ou pelo email: fundpruivo@sapo.pt.