quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Isilda Gomes deseja «UM FELIZ ANO NOVO DE 2011»


Vamos iniciar o Novo Ano com a comemoração, pela 44ª vez consecutiva, do «Dia Mundial da Paz», uma efeméride que constitui um justo e multimilenar ensejo da Humanidade, cuja história tem sido marcada, ao longo dos milénios da presença do homem sobre a Terra, por sangrentos conflitos que, ainda hoje, não obstante todos os compromissos assumidos e esforços realizados, continua a ser uma presença indesejável em vários continentes.
Daqui que o meu voto primeiro seja que em 2011 se instale um clima de verdadeira paz, entre todos «os homens de boa vontade» e que esta seja a grande meta alcançada, mercê de uma vivência assumida por cada um de nós de liberdade, de igualdade, de fraternidade e de justiça social.
Duas comemorações, à escala internacional, se calendarizam com especial relevância para este Novo Ano, que são as comemorações dos Anos Internacionais do Voluntariado e das Florestas, efemérides de marcante importância fundamental, para todos.
O Voluntariado, uma das mais belas formas de estender as mãos a outras mãos, numa cadeia ininterrupta de solidariedade, surge como a doação plena e a partilha fraterna, em prol dos outros.
A floresta é o grande pulmão verde pelo qual o Mundo respira e que é garante da própria vida sobre a Terra, o que nos vai motivar para redobrar os esforços assumidos e desenvolvidos.
Para todos os Algarvios, gente boa, generosa, ordeira e honrada, da qual faço parte e à qual me dedico com determinação e empenho, sem esquecer os que se encontram longe da Região Natal e com uma comum afectividade para os mais carenciados, os meus votos de um Feliz Ano Novo e que, sem esquecer as dificuldade que temos de solidariamente enfrentar, encontremos o clima de compreensão, de ajuda mútua e de partilha voluntária.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

GNR DÁ CAÇA AO TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES


A Guarda Nacional Republicana de Albufeira deteve na tarde de ontem, 28 de Dezembro, na Rua da Igreja Velha em Albufeira, três cidadãos portugueses, dois do sexo feminino de 21e 22 anos e um do sexo masculino de 18 anos de idade, residentes na cidade de Albufeira, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.
Este grupo de indivíduos está referenciado pela prática do crime de furto, tendo recentemente sido detidos em flagrante delito, aquando do furto de um estabelecimento de restauração na baixa da cidade de Albufeira.
Estes indivíduos residem na mesma casa, não lhe sendo conhecida actividade profissional, suspeitando-se façam das actividades criminosas, o modo de subsistência.
Ao ser efectuada busca à residência dos indivíduos, foram-lhe apreendidas 104 doses de heroína, 602 doses de haxixe e ainda 10 telemóveis, de várias marcas.
Os detidos vão ser presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Albufeira, no dia de hoje, para primeiro interrogatório e aplicação da medida de coacção.
Na tarde de ontem, 28 de Dezembro de 2010, cerca das 14H30, durante uma fiscalização de trânsito na E.N. 125, próximo da Guia-Albufeira, militares do Destacamento de trânsito, detiveram um indivíduo de nacionalidade portuguesa de 48 anos de idade e constituíram arguido um cidadão português de 45 anos de idade, ambos pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.
Após terem sido solicitados os documentos da viatura, o condutor apresentava um comportamento estranho, denotando um nervosismo exagerado, o que levantou forte suspeita, tendo atirado pela janela para a berma um saco plástico que veio a ser recolhido pelos militares, tendo-se constado que continha cerca de 500 doses de heroína.
Os dois indivíduos são residentes em Pêra, concelho de Silves, tendo o condutor ficado detido e o acompanhante sido sujeito a Termo de Identidade e Residência, sendo notificado para comparecer no Tribunal de Albufeira.
O detido vai ser presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Albufeira, no dia de hoje, para primeiro interrogatório e aplicação da medida de coacção.

Tavira: Contrato para a construção do Centro Escolar da Horta do Carmo foi assinado hoje


Teve lugar hoje, a assinatura do contrato referente à empreitada de construção do Centro Escolar da Horta do Carmo, em Tavira, o qual compreende as valências de ensino básico do 1.º ciclo e de jardim-de-infância.
O procedimento de adjudicação para a empreitada de construção deste equipamento decorreu em Concurso Público Internacional, e foi contratado à empresa Sá Machado & Filhos, S.A, pelo valor estimado de € 2.474.000,00.
As obras terão início após a obtenção do visto do Tribunal de Contas e o prazo previsto para a sua conclusão será de 18 meses.
Este equipamento terá capacidade para 290 crianças, das quais 240 no 1.º ciclo, e 50 crianças em jardim-de-infância. No 1.º piso estão previstas quatro salas de aulas, duas salas de educação plástica, sala dos professores e educadores, biblioteca escolar, sala de aula de educação especial e arrumos.
No 2.º piso localizar-se-ão seis salas de aulas, três salas de educação plástica, gabinete de trabalho dos professores e espaços de arrumos. Como áreas comuns estão projectadas o polivalente, o refeitório, a cozinha, o bar, a sala de atendimento, a sala da associação de pais, os vestiários, os arrumos e as despensas.
Pretende-se, com esta obra, proceder à modernização do parque escolar na área do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar, facultando mais e melhor educação para as crianças do nosso concelho, em infra-estruturas de qualidade.

XI ENCONTRO DE CHAROLAS EM PECHÃO



No âmbito do Programa de Animação de Natal e Ano Novo da Freguesia de Pechão, decorre, já no próximo dia 02 de Janeiro, a partir das 14h30, no Largo da Igreja, o XI Encontro de Charolas.
Este ano, com a participação de cinco charolas, nomeadamente: Charola do Grupo Etnográfico de Quelfes, Charola do Clube Desportivo Montenegro, Charola Ossónoba de Estói, Charola do Grupo Desportivo e Cultural de Machados e a encerrar o Grupo de Cantares de Janeiras “As Matraqueiras” da Associação Cultural Fuzetense, com a participação especial de Domingos Caetano.
Neste dia, estará ainda aberta ao público a Exposição de Desenho «Nas Mãos as Mãos», de Paulo Serra, na Galeria de Arte da Casa Museu de Pechão, sita no Largo da Igreja.
Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Pechão que conta com o apoio da Câmara Municipal de Olhão.

S.Brás de Alportel no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social




São Brás de Alportel ofereceu um presente para o Futuro, no encerramento do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social
O Município de São Brás de Alportel encerrou o ano de 2010, Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, com a inauguração do novo Mini Campo Desportivo Relvado, instalado no Bairro Social João Rosa Beatriz, no passado dia 18 de Dezembro.
A chuva persistente, na manhã fria de sábado, 18 de Dezembro, não impediu a realização da tão aguardada cerimónia de inauguração do Mini Campo Desportivo Relvado, instalado na nova Zona Desportiva do Bairro Social de São Brás de Alportel. A inauguração deste novo espaço desportivo e social marcou o encerramento das actividades alusivas ao Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, em São Brás de Alportel, em forma de "presente para o futuro".
A instalação deste equipamento nos espaços exteriores de um Bairro Social, onde vivem muitas centenas de pessoas e onde diariamente muitas crianças, jovens e famílias podem agora encontrar um espaço de desporto e convívio assume-se da maior importância para a construção de uma comunidade mais inclusiva e de um "futuro verdadeiramente melhor, mais justo e mais solidário" . Este foi assim um verdadeiro presente para o futuro. "Futuro, que se joga com todos", como sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, António Eusébio, na cerimónia de inauguração.
Isilda Gomes, Governadora Civil de Faro ajudou o autarca a descerrar a placa de inauguração desta obra que muito mais do que um novo espaço desportivo constitui uma importante intervenção na área social, da maior relevância, no contexto actual.
Na cerimónia marcou ainda presença uma representante da Associação de Futebol do Algarve, o representante do Banco Espírito Santo, Dr. Jorge Cruz, sendo esta a entidade responsável pelo apoio financeiro este projecto, fruto de uma parceria estabelecida com a Federação Portuguesa de Futebol; bem como o Delegado Regional do Instituto do Desporto, Dr. Joaquim Paulino, os vereadores da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro e Marlene Guerreiro, com as pastas do desporto e da acção social, respectivamente, Presidente da Junta de Freguesia, David Gonçalves e Presidente da Assembleia de Freguesia José Romeu, entre muitas entidades e muitos residentes do Bairro Social que não deixaram de presenciar este importante momento.
A instalação deste novo equipamento integra a estratégia de promoção da actividade desportiva no município, e vem juntar-se ao primeiro Mini Campo Desportivo Relvado, instalado no Parque de Desporto e Lazer, para complementar uma rede de espaços ao dispor da comunidade, que pretendem incentivar a prática do exercício físico a toda a comunidade.
Esta nova infra-estrutura desportiva integra uma rede nacional de equipamentos, construídos no âmbito da Medida 4 “Mini-Campos Desportivos”, desenvolvida em parceria pelo Instituto do Desporto de Portugal e pela Federação Portuguesa de Portugal, que se dirige fundamentalmente aos jovens, à população mais carenciada e às pessoas com menos condições de mobilidade. Neste âmbito, a construção deste Mini Campo resultou de um protocolo de colaboração firmado entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a Federação Portuguesa de Futebol e o Banco Espírito de Santo.
Dotado de relvado sintético e de excelentes condições de segurança e de apoio à prática de desporto, o Mini Campo permite a prática de diversas modalidades, tais como: futebol, FUTSAL, basquetebol, voleibol, andebol, ginástica, entre muitas outras modalidades que poderão passar agora a integra rotina de todos os jovens e famílias residentes no Bairro Social.

Governo Civil de Faro restitui veículo aos Bombeiros Voluntários de Faro


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, entregou hoje aos Bombeiros Voluntários de Faro, uma viatura de transporte de pessoal e de equipamento, que se encontrava inoperacional desde 2009.
O referido veículo, com capacidade para transportar até nove pessoas, encontrava-se inoperacional na sequência de um acidente rodoviário, quando se encontrava em missão de serviço dos Bombeiros Voluntários de Faro, tendo sido restituído àquela corporação após a sua reparação. A intervenção, no valor de sete mil euros, foi suportada pelo Governo Civil de Faro.
Para a Governadora Civil, a restituição da referida viatura aos Bombeiros Voluntários de Faro reveste-se de grande significado, tendo em conta que permitirá reforçar a sua capacidade de resposta em ocorrências de protecção e socorro.
“Todos os equipamentos que permitam aumentar a capacidade operacional dos Bombeiros são essenciais, pelo que, tendo sido possível a sua recuperação, não podíamos aceitar que esta importante viatura permanecesse inoperacional por questões financeiras”, considerou Isilda Gomes, que procedeu hoje à entrega simbólica do veículo no Governo Civil de Faro.
Adquirido pela Associação Humanitária de Bombeiros de Faro em Janeiro de 2006, o veículo destina-se a missões de transporte táctico de pessoal e equipamento operacional em operações de protecção e socorro, nomeadamente, combate a incêndios, situações meteorológicas adversas e outras actividades no âmbito da Protecção Civil.

MORREU O FARENSE QUE ERA "SÓ PRETO E BRANCO"


Joaquim Sequeira, que aos 60 anos de idade tinha regressado aos "leões" de Faro no início desta temporada, para treinar a equipa do SC Farense, que milita na II Divisão Nacional (13º), Zona Sul, foi encontrado esta manhã já sem vida em sua casa, segundo fontes próximas do emblema da capital algarvia, vítima de doênça súbita.
Joaquim Sequeira, que foi adjunto de Paco Fortes nos anos 90, na I Divisão, além de responsável técnico de outos emblemas algarvios, como o Silves e Padernense, que conseguiu subir à III Divisão Nacional, antes de enveredar pela carreira de treinador jogou no SC Farense, na década de 70, na I Divisão.
A notícia caíu em Faro que nem uma "bomba". Morreu o farense que se gabava de ser "só preto e branco", quando confrotado com associados que dividiam a sua simpatia por mais de um clube.
O farensismo de Joaquim Sequeira ficou ainda conhecido por ter afirmado a um árbitro da I Divisão, em pleno jogo do seu SC Farense: "sr. árbitro, o senhor é grande mas não é grande coisa", tudo porque a arbitragem, na opinião de Sequeira, estaria a prejudicar o Farense.
Homem frontal e amigo do seu amigo, Joaquim Sequeira, que eu tive a enorme honra de ter conhecido e lidado muito de perto durante muitos anos, não só na minha condição de jornalista, mas também como farense, é mais um farense que, a mim e a muitos farenses, deixa muitas saudades.
Quantas tardes e noites que eu, o saudoso José Mealha e o Bernardino Martins passámos com o Sequeira no Farense e, sobretudo, na sede do Futebol Clube S. Luís, discutindo o futebol formação e o futuro dos dois clubes, muito mais promissor, considerávamos (e ainda considero), se os dois emblemas cumprissem um acordo que ainda chegou a ser assinado, para aproveitamento mútuo dos jovens das respectivas escolas, que continuam a perder-se para o futebol, na sua maioria, de forma inglória.
Á família enlutada apresento as minhas mais sentidas condolências.
Manuel Luís