domingo, 15 de janeiro de 2012

Mulheres Socialistas Algarvias: ANA PASSOS EMPREGOU-SE A FUNDO E DERROTOU ESMERALDA RAMIRES

Projeto "Juntas pela Mudança!" venceu Candidatura ao Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Algarve (DFMS)
Ana Passos (lista B), deputada socialista na Assembleia Municipal de Faro e ex-assessora do extinto Governo Civil de Faro, então liderado por Isilda Gomes, venceu ontem a ex-deputada Esmeralda Ramires (lista A) na candidatura ao DFMS, por 128 votos contra 84, entre um total de 217 votos. Também para o Conselho Político a lista B derrotou a oponente (126 - 89).
Tal como na história, bem se pode dizer que foi a vitória da "David" contra a "Golias" no PS-Algarve, nomeadamente no que ás mulheres socialistas diz respeito, com Ana Passos a capitalizar o facto de se encontrar desempregada e, assim, ter conseguido tempo para fazer uma campanha porta-a-porta, onde encontrou grande parte das mulheres na mesma condição, por isso abertas ao diálogo e ao projecto apresentado pela equipa de Ana Passos - "Juntas pela Mudança". Em declarações a Algarve Press, Ana Passos reconheceu: "Em vários locais do Algarve onde nos deslocámos encontrei muitas mulheres nas minhas condições. Primeiro olhavam-nos com alguma desconfiança, mas quando sabiam que estavam perante uma mulher, mãe desempregada, abriram-se e acabámos a trocar experiências de vida, falando das dificuldades familiares, tudo de forma aberta e frontal".
Uma liderança partilhada para imprimir nova dinâmica ao Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Algarve (DFMS), é a proposta da candidata à presidência deste órgão, Ana Passos, que apresentou hoje, em Faro, o projeto "Juntas pela Mudança!". A mensagem de mudança foi "a linha mestra da candidatura", apresentada por todo o Algarve, com a colaboração de mais quatro mulheres socialistas, com a qual Ana Passos pretende "modernizar e revitalizar" o DFMS na região.
"Todas tinham vontade de ser ouvidas e dialogar. Vamos continuar com esta proximidade, o Partido Socialista (PS) precisa disto, tanto mais que o PS sempre foi e continua a ser um partido com muita sensibilidade social. Juntos somos capazes e vamos dar a volta", sublinhou Ana Passos, enfatizando, a concluir, a ideia da "necessidade de maior próximidade e abertura" do partido aos seus militantes e à restante sociedade civil. Recordemos que das várias ideias chave do manifesto que serviu de base à candidatura apresentada à eleições pela Lista B, vencedora das eleições ao Departamento das Mulheres Socialistas do Algarve, destacam-se as propostas para uma liderança partilhada pela distribuição de pelouros aos vários membros do secretariado, a promoção de acções de formação na área da capacitação e ideologia política e a criação de um Conselho Consultivo aberto à participação de simpatizantes do Partido Socialista. Criar uma rede regional de mulheres autarcas do PS e abrir o DFMS à sociedade civil constituem outras apostas do projeto "Juntas pela Mudança!", que conta com o apoio de várias mulheres com uma vasta experiência em cargos de liderança política no Algarve.

Cristóvão Norte dinamiza Parlamento dos Jovens em Faro

Cristóvão Norte, deputado eleito pelo círculo de Faro, conduziu as sessões de discussão do Parlamento dos Jovens em Faro, na Escola Afonso III, no passado dia 12 de Dezembro, sessão que contou com a presença de mais de 100 alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos. A sessão de debate compreendeu o nível de ensino básico e versou sobre o tema das Redes Sociais: Combate à Discriminação. As sessões foram bastante participadas pelos jovens inscritos para o Programa Parlamento dos Jovens, e visam estimular nesta fase a reflexão e o debate para as medidas e propostas que as escolas apresentarão depois à fase da sessão distrital.
Os temas permitem partir de algo que é actual e que faz parte da vida dos jovens: as redes sociais, e durante as sessões foram abordadas as várias vertentes da participação cívica e da problemática da discriminação, e em que medida pode ser feito o aproveitamento da Internet e das ferramentas para facilitar o envolvimento e partilha de novos saberes, novos contactos, aproximação de pessoas que não se conhecem e que na rede são iguais, independentemente das diferenças. Também durante as sessões foram respondidas às interrogações e curiosidades dos alunos acerca do funcionamento do Parlamento português, do trabalho e organização dos deputados e de vários temas relacionados com a actualidade, aos quais o deputado respondeu e deu o seu testemunho sobre o trabalho desenvolvido no exercício das suas funções. À margem da sessão, o parlamentar algarvio considerou que “ se trata de uma iniciativa válida que suscita o interesse dos jovens na construção de uma cidadania activa, causa essencial para valorizar a democracia e incutir no espírito dos mais jovens a importância de combater qualquer forma de discriminação. “

ALGARVE É O MELHOR DESTINO DE GOLFE EUROPEU

O Algarve foi considerado o destino de golfe com o melhor best value for money da Europa Continental nos prémios da revista britânica «Today’s Golfer», ficando à frente da Turquia ou da Costa Brava no título. A região reuniu 32 por cento dos votos dos 3276 eleitores, revelou a publicação.
O destino algarvio foi o grande vencedor dos «Today’s Golfer Travel Awards», tendo sido a única região do país que conseguiu figurar na lista dos premiados. Mas as distinções não ficaram por aqui. Nas categorias de «Melhor Campo de Portugal» e de «Melhor Hotel/Resort de Portugal», o Algarve continuou a liderar a preferência dos votantes: o Oceânico Old Course, em Vilamoura, e o Dona Filipa Hotel & San Lorenzo Golf Resort, em Vale do Lobo, ficaram em primeiro lugar, com 31,31 por cento e 15,44 por centos dos votos, respetivamente.
«É com muito orgulho que recebemos a notícia de que o Algarve foi mais uma vez escolhido pela qualidade do seu produto golfe, ainda por cima tratando-se de um prémio atribuído por um meio de comunicação do Reino Unido, que continua a ser o nosso principal mercado emissor de turistas», diz o presidente do Turismo do Algarve, António Pina, para quem as «empresas da indústria do golfe estão de parabéns pelo serviço de excelência que têm desenvolvido». A «Today’s Golfer» é uma das revistas temáticas mais vendidas do Reino Unido e todos os meses chega a mais de 200 mil golfistas britânicos. É desde 2010 uma publicação aprovada pela IAGTO (International Association of Golf Tour Operators).
«Today’s Golfer Travel Awards» Best value destination (Europa continental)
1. Algarve (32%) 2. Turquia (19%) 3. Costa Brava (11%) Melhor campo de Portugal 1. Oceânico Old Course, Vilamoura (31,31%) 2. Onyria Palmares Golf, Meia Praia – Lagos (11,63%) 3. San Lorenzo Golf Course, Quinta do Lago (11,55%) Melhor hotel/resort de Portugal: 1. Dona Filipa Hotel & San Lorenzo Golf Resort, Vale do Lobo (15,44%) 2. Le Meridien Penina Golf & Resort, Penina – Portimão (15,22%) 3. Dom Pedro Golf Resort, Vilamoura (13,74%)

Portimão mantém tarifas de utilização dos equipamentos desportivos municipais

Durante este ano, a Câmara de Portimão vai manter a tabela de tarifas em vigor desde 26 de Maio de 2011 e respeitante aos equipamentos desportivos municipais, para não desincentivar a prática desportiva dos munícipes com menores recursos financeiros. Na deliberação da medida foram ponderados fatores como as projeções do Banco de Portugal, que apontam para uma acentuada contração da economia portuguesa neste ano e para uma queda significativa da atividade económica, o que se refletirá no rendimento real das famílias e no consumo privado.
Concorreu ainda para a tomada de decisão a circunstância de - como refere o princípio da equivalência jurídica - o valor das tarifas não dever ultrapassar o custo da atividade pública local e o benefício auferido pelos munícipes, tendo em conta o coeficiente de incentivo e de desincentivo da política camarária prosseguida. Outro fator que pesou na manutenção da tabela, que entrou em vigor em setembro último, foi a sua aprovação num momento de conjuntura económico-financeira excecionalmente adversa. Caso a Câmara de Portimão tivesse adotado o aumento automático de tarifas, de acordo com a média de inflação, que considera o índice de preços ao consumidor apurado pelo Instituto Nacional de Estatística, as mesmas seria acrescido da cobrança de IVA à taxa de 23 por cento. De referir que da medida não resultará desalinhamento com a receita prevista no Plano de Saneamento Financeiro e no Orçamento Municipal de 2012.

Fuseta e Armona candidatas às 7 Maravilhas – Praias de Portugal

As praias da Fuseta e da Armona, no concelho de Olhão, são candidatas às 7 Maravilhas – Praias de Portugal®. Esta é mais uma iniciativa que pretende promover a qualidade ambiental do nosso país, nomeadamente a beleza da nossa costa e os nossos recursos hídricos. Podem ser feitas candidaturas em sete categorias, sendo as de Olhão na área de praias de dunas.
Os 21 finalistas serão conhecidos a 7 de maio, seguindo-se depois a fase de votação pelos portugueses, até 7 de setembro. No dia seguinte será feito publicamente o anúncio dos sete vencedores, de acordo com cada uma das áreas. Mais informações em www.7maravilhas.sapo.pt.

Portimão apresenta três candidatas às “7 Maravilhas – Praias de Portugal”

Praia da Rocha, Praia do Barranco das Canas (Alemão) e Praia de Alvor O Município de Portimão vai candidatar três praias às “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, evento que pretende promover a qualidade ambiental do país, nomeadamente os seus recursos hídricos e a beleza da costa, rios e albufeiras, como um dos fatores decisivos da escolha de Portugal enquanto destino turístico.
As Maravilhas candidatas são organizadas pelas dez regiões turísticas do país em sete categorias distintas, sendo que Portimão aposta na sua diversidade e riqueza balnear, ao apresentar candidaturas em três categorias: “Praias de Arribas”, “Praias de Dunas” e “Praias Urbanas”.
Praias selecionadas são conhecidas a 7 de fevereiro Depois da divulgação, no próximo dia 7 de Fevereiro, das candidaturas selecionadas para a segunda fase, segue-se entre maio e setembro a votação pública, culminando todo o processo com o anúncio público das praias vencedoras nas sete categorias consagradas, em cerimónia marcada para 8 de setembro e a transmitir em direto pela RTP.
A eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal” é um projeto de caráter privado com manifesto interesse público, organizado pela EIPWU Lda., entidade licenciada oficialmente pela sociedade New Seven Wonders Portugal, e q ue conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e da Marinha Portuguesa.