domingo, 15 de janeiro de 2012

Mulheres Socialistas Algarvias: ANA PASSOS EMPREGOU-SE A FUNDO E DERROTOU ESMERALDA RAMIRES

Projeto "Juntas pela Mudança!" venceu Candidatura ao Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Algarve (DFMS)
Ana Passos (lista B), deputada socialista na Assembleia Municipal de Faro e ex-assessora do extinto Governo Civil de Faro, então liderado por Isilda Gomes, venceu ontem a ex-deputada Esmeralda Ramires (lista A) na candidatura ao DFMS, por 128 votos contra 84, entre um total de 217 votos. Também para o Conselho Político a lista B derrotou a oponente (126 - 89).
Tal como na história, bem se pode dizer que foi a vitória da "David" contra a "Golias" no PS-Algarve, nomeadamente no que ás mulheres socialistas diz respeito, com Ana Passos a capitalizar o facto de se encontrar desempregada e, assim, ter conseguido tempo para fazer uma campanha porta-a-porta, onde encontrou grande parte das mulheres na mesma condição, por isso abertas ao diálogo e ao projecto apresentado pela equipa de Ana Passos - "Juntas pela Mudança". Em declarações a Algarve Press, Ana Passos reconheceu: "Em vários locais do Algarve onde nos deslocámos encontrei muitas mulheres nas minhas condições. Primeiro olhavam-nos com alguma desconfiança, mas quando sabiam que estavam perante uma mulher, mãe desempregada, abriram-se e acabámos a trocar experiências de vida, falando das dificuldades familiares, tudo de forma aberta e frontal".
Uma liderança partilhada para imprimir nova dinâmica ao Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Algarve (DFMS), é a proposta da candidata à presidência deste órgão, Ana Passos, que apresentou hoje, em Faro, o projeto "Juntas pela Mudança!". A mensagem de mudança foi "a linha mestra da candidatura", apresentada por todo o Algarve, com a colaboração de mais quatro mulheres socialistas, com a qual Ana Passos pretende "modernizar e revitalizar" o DFMS na região.
"Todas tinham vontade de ser ouvidas e dialogar. Vamos continuar com esta proximidade, o Partido Socialista (PS) precisa disto, tanto mais que o PS sempre foi e continua a ser um partido com muita sensibilidade social. Juntos somos capazes e vamos dar a volta", sublinhou Ana Passos, enfatizando, a concluir, a ideia da "necessidade de maior próximidade e abertura" do partido aos seus militantes e à restante sociedade civil. Recordemos que das várias ideias chave do manifesto que serviu de base à candidatura apresentada à eleições pela Lista B, vencedora das eleições ao Departamento das Mulheres Socialistas do Algarve, destacam-se as propostas para uma liderança partilhada pela distribuição de pelouros aos vários membros do secretariado, a promoção de acções de formação na área da capacitação e ideologia política e a criação de um Conselho Consultivo aberto à participação de simpatizantes do Partido Socialista. Criar uma rede regional de mulheres autarcas do PS e abrir o DFMS à sociedade civil constituem outras apostas do projeto "Juntas pela Mudança!", que conta com o apoio de várias mulheres com uma vasta experiência em cargos de liderança política no Algarve.