terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo garante "melhor atenção" à segurança no Algarve

Através do Governo Civil do Distrito de Faro, o Ministério da Administração Interna - Gabinete do Ministro, a propósito da "situação de segurança interna no Algarve e, em particular, no Concelho de Albufeira", em nota de imprensa, que transcrevemos, garante que "é objecto da melhor atenção por parte do Ministério da Administração Interna, do Sistema de Segurança Interna, das Forças e dos Serviços de Segurança e dos Órgãos de Polícia Criminal. Os indicadores de criminalidade, bem como as medidas necessárias para a prevenir e combater, são analisados de forma sistemática e rigorosa pelas forças e serviços de segurança e por todos os agentes com responsabilidade nesta matéria.

Neste sentido, cumpre esclarecer o seguinte:
- No Distrito de Faro, e por comparação com 2009, em 2010 registou-se um decréscimo de 1.3% na criminalidade geral e uma diminuição de 0.3% na criminalidade violenta e grave. Esta tendência de decréscimo da criminalidade participada no Algarve tem-se acentuado neste ano e, no 1.º trimestre de 2011, verificou-se uma diminuição de 7.9% no total de crimes participados às forças e serviços de segurança e um decréscimo de 21.7% na criminalidade violenta e grave. Cumpre, ainda, destacar que em 2011 se registou "apenas" 1 homicídio, valor inferior ao verificado no período homólogo do ano transacto. Para além da diminuição nos homicídios, verificaram-se decréscimos significativos em alguns dos crimes violentos que causam maior sentimento de insegurança, designadamente nos roubos na via pública e nos roubos por esticão, ambos com decréscimos superiores a 20%.

- Esta tendência de decréscimo a nível distrital também se faz sentir no município de Albufeira, onde se verificou, em 2010, um decréscimo de 5.3% na criminalidade geral e de 21.5% na criminalidade violenta e grave. Tendência esta que se mantém no presente ano, com uma diminuição de 10.2% na criminalidade geral e de 9.7% na criminalidade violenta e grave.

- No decurso dos últimos anos, o Ministério da Administração Interna tem apostado no reforço do dispositivo territorial com a abertura anual de concursos para admissão de elementos nas forças de segurança. Presentemente estão a ser concluídos cursos de formação para a integração de 1000 novos elementos na GNR e de 1000 novos elementos na PSP. Na distribuição dos novos efectivos, o Algarve tem sido contemplado sistematicamente e existem, actualmente, 2.090 elementos (1.224 da GNR e 866 da PSP) afectos a este Distrito. Em Albufeira estão actualmente ao serviço 172 militares da GNR.

- Para aumentar a segurança dos cidadãos e dos seus bens, em 2010 foi criado o Projecto "Algarve Seguro" que visa incrementar a capacidade operacional das forças de segurança através de uma solução integrada de novos instrumentos tecnológicos. Para além do desenvolvimento de uma plataforma de geo-referenciação dos meios das forças de segurança (no âmbito da qual foram distribuídos 225 PDA às forças de segurança), foi criada uma ligação das centrais de alarmes privadas às forças de segurança e ampliado o programa de leitura automática de matrículas, que passou a estar instalado em 10 viaturas.
- Foi também desenvolvido, no Algarve, o Sistema Móvel de Identificação Local de Estrangeiros (SMILE), que visa reforçar a segurança no controlo de fronteiras e suportar as acções de fiscalização em território nacional.
- Durante este período, decorreram várias reuniões com a Câmara Municipal de Albufeira para analisar diversos aspectos da segurança, incluindo um sistema de videovigilância a instalar no centro da cidade. O MAI continua disponível para trabalhar neste projecto e para o submeter ao parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados, bastando para tal que haja uma decisão expressa por parte da Câmara Municipal.
- No âmbito da Lei de Segurança Interna foram criados os Gabinetes Coordenadores de Segurança Distritais, presididos pelos respectivos Governadores Civis. Tal como no resto do país, compete-lhes exercer as competências de aconselhamento em matérias de políticas públicas de segurança interna, de cooperação das forças e serviços de segurança, de aperfeiçoamento do dispositivo territorial e desenvolver estratégias e planos de acção na área da prevenção criminal, entre outras.
- Tendo em conta que o Algarve é um destino privilegiado de férias, tanto de cidadãos estrangeiros como nacionais, todos os anos as forças de segurança reforçam o seu dispositivo no âmbito da Operação Verão Seguro. Através deste programa é intensificado o patrulhamento e são ajustados os meios, humanos e materiais, de forma a concentrar a sua capacidade operacional nas zonas de maior incidência turística. Para além de uma maior visibilidade, pretende-se aumentar o sentimento de segurança em zonas balneares, em áreas turísticas e comerciais e nos principais eixos rodoviários.
- É importante sublinhar que o MAI deu orientações à GNR e à PSP para reforçarem a sua presença, visibilidade e actividade operacional na região do Algarve para elevar os níveis subjectivos e objectivos de segurança e intensificar a prevenção da criminalidade.
- Por fim, resta acrescentar que Portugal é um país seguro, no contexto europeu e mundial. Segundo dados da EUROSTAT, no âmbito da União Europeia, Portugal apresenta a segunda menor taxa de criminalidade participada por 1.000 habitantes", cocnlui o documento emanado pelo Governo Civil do Distrito de Faro.

Tavira recebeu 2ª. CONCENTRAÇÃO INTERNACIONAL DE MOTOS HARLEY-DAVIDSON

Na tarde do dia 27, mais de um milhar de motos marca Harley-Davidson, começou a concentrar-se na Praça da República e permaneceu em Tavira, nos dois dias imediatos, naquela que foi a II Concentração Internacional de motos da mítica marca americana.

Com um vasto programa que incluiu jogos nas águas do Rio Gilão, acrobacias aéreas, Bike Show, desfile nocturno e música ao vivo com as bandas Guanipera Blues Band, Spott Band, Teddy Boys e Re-cover Band.
Os concertos tiveram lugar na discoteca UBI e o momento alto foi o striptease. Na penumbra, as quatro bailarinas fizeram parar as conversas.

As jovens tavirenses “Coyote Girls” – Sandrina Ramos, Jessica Agostinho, Patrícia Esteves e Inês Martins – estiveram no palco e desfilaram entre o público. Uma presença simpática.

A organização contou com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, da H-D Algarve e do Algarve Chapter

Geraldo de Jesus

“III PASSEIO SOLIDÁRIO DE CICLOTURISMO MONTE FIGO TEAM”

Decorreu no passado domingo, 29 de Maio, mais uma edição do já tradicional passeio solidário de cicloturismo organizado pelo Monte Figo Team, que na sua terceira edição voltou a não desiludir e a proporcionar aos cerca de 120 participantes uma manhã única, repleta de emoções.

Para fazer frente aos 70 km de percurso estavam à espera dos participantes dois abastecimentos, o primeiro líquido e o segundo um abastecimento líquido e sólido, que retemperaram energias antes da esplendorosa passagem pela Serra do Monte Figo e da tradicional subida ao Cerro de São Miguel.

Apesar de todas as dificuldades a caravana rolou apressada rumo ao almoço convívio, que incluiu os convidados e atletas participantes, onde foram entregues prémios individuais à equipa mais distante a participar (Toka a Rolar de Almodôvar), equipa com mais participantes (Coobital de Faro), prémio de montanha (Centro de Ciclismo de Loulé) e prémios colectivos de presença.
No final e como epicentro da iniciativa, foram entregues à Secção de Desporto da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais uma Bicicleta, 4 capacetes de protecção, 4 pares de luvas, componentes para as bicicletas (câmaras de ar), 3 bolas de futebol e meias de desporto.
O balanço final da iniciativa acaba uma vez mais por ser altamente positivo, destacando-se não só o carácter lúdico do mesmo, como também a componente solidária, que pelo terceiro ano consecutivo contribuiu para o bem-estar de uma instituição de solidariedade social da região.

Semi Contact: ARENA FARO BI CAMPEÃO NACIONAL 2011

O Clube Arena de Faro sagrou-se no passado fim-de-semana Campeão Nacional por Equipa na disciplina de Semi Contact. O Clube Arena Faro fez-se representar por 13 atletas, conquistando 13 títulos nacionais individuais: 7 Campeões Nacionais, 5 Vice-Campeões e 1 Terceiro Classificado.

O Campeonato Nacional de Kickboxing decorreu na localidade de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra e contou com a participação de 806 atletas e 140 Clubes, nos diversos escalões etários das disciplinas de K-1, Full-Contact, Low-kick e Semi Contact (plena velocidade).

André “Ampolas” Sousa brilhou mais uma vez, vencendo de forma implacável o júnior Renato Canelas, do Ginásio Mr. Big,na categoria de -63,5 kg. Os dois jovens debateram-se num combate empolgante e vigoroso, mas o campeão do Arena, com um jogo muito forte de braço e perna, “atropelou” literalmente Renato, que só a muito custo sobreviveu a este fantástico gladiador. André Sousa é Bi campeão nacional de Kickboxing e apresenta ainda uma margem de progressão, que promete levá-lo às altas lides dos Desportos de Combate.

OURO

Bruno Bejinha / -35 kg

Diana Madeira / -35 kg

Kevin Madeira / -35 kg

Daniel Meneses / -40 kg

Diogo Pestana / - 50 kg

Vasco Reis / +50 kg

André Sousa / - 63,5 kg

PRATA

João Nunes / -40 kg

Ivo Ramalhete / -55 kg

Ingo Costa / -74 kg

Andreia Nunes / - 55 kg

Cláudia Nunes / -50 kg

BRONZE

Sergiu Ciobanu / -55 kg

EM SANTA LUZIA – N’ss Bar: EM NOITE DE FADO VÁDIO

À entrada de Santa Luzia, na Rua Comandante Henrique Tenreiro, já foi sede da Casa do Benfica de Tavira, restaurante e agora o N’ss Bar, um espaço amplo, às sextas-feiras, de quinze em quinze dias, tem fado, desta vez foi fado vádio, com uma convidada, Inês Gonçalves, 2ª. Classificada no I º. Concurso de Fado Ah! Fadista, da Associação Almadrava.

Fez-se silêncio na sala. A guitarra de Ricardo Martins e a viola de Aníbal Vinhas, deram os primeiros tons.

As vozes de Márcio Gonçalves, Susel Caetano, Emanuela Furtado, Tânia Neves, Ângelo Correia e por último a convidada, Inês Gonçalves, fizeram-se ouvir. A ovação da noite para a convidada que teve de repetir, terminando em dueto com Emanuela Furtado.
Impulsionado por Márcio Gonçalves, um espaço diferente, que fazia falta no concelho de Tavira.
A convidada para a próxima noite, dia 10 de Junho, é Aurora Gonçalves, vencedora do Concurso Ah! Fadista.

Geraldo de Jesus