sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Portimão: São esperados dez mil participantes na 10ª edição da Mamamaratona


Sensibilização para a luta contra o cancro no dia 10 de Outubro – Zona Ribeirinha de Portimão
A Associação Oncológica do Algarve (AOA) pretende juntar dez mil pessoas na Zona Riberinha de Portimão a 10 de Outubro, para participarem na 10ª edição da Mamamaratona, que se poderá transformar no maior evento de solidariedade alguma vez realizado na região algarvia.
A iniciativa, que começará às 10h00, visa sensibilizar os participantes para a problemática da luta contra o cancro, angariando ao mesmo tempo fundos para a construção da Casa Flor das Dunas, residência temporária destinada aos doentes em tratamento na Unidade de Radioterapia de Faro, estimada em um milhão de euros.
A prova terá o ponto de partida e de chegada no Parque de Feiras e Exposições de Portimão e decorrerá ao longo do rio Arade, em plena Zona Ribeirinha de Portimão, num percurso que varia entre os 8Km, no caso da corrida, e os 5km se a opção for a marcha, esperando a organização uma participação próxima das 2500 pessoas de todas as idades, à semelhança das anteriores edições.
Os interessados em participar poderão fazer a sua inscrição por correio até 8 de Outubro, dirigindo a respectiva ficha de inscrição (disponível em www.cm-portimao.pt, www.oaa.pt ou www.mamamaratona.com) para: Associação Oncológica do Algarve, Largo das Mouras Velhas, nº 18, 8000-139 Faro; ou para a delegação de Portimão da AOA – Urb. Do Pimentão, Bloco 2, cave, Três Bicos – 8500 Portimão.
Haverá ainda a possibilidade de as inscrições serem feitas na véspera - no Parque de Feiras e Exposições - das 14h30 às 18h00, ou no próprio dia da prova, entre as 08h00 e as 09h30. Os participantes têm direito a t-shirt, boné e dorsal, sendo que o valor por adulto é de 7,5 euros, enquanto crianças até aos 12 anos pagam 3 euros.
A organização atribuirá um prémio ao grupo (recreativo, cultural, empresarial ou outro) que inclua o maior número de participantes, estando previstas diversas iniciativas de animação, além de exercícios de aquecimento e arrefecimento.
A iniciativa conta com os apoios da Câmara Municipal de Portimão e da Portimão Turis, Administração Regional de Saúde, Instituto de Desporto de Portugal e Associação de Atletismo do Algarve, entre outras entidades da região.

Roteiro Gastronómico pelo Baixo Guadiana




No âmbito da iniciativa «Três Municípios por Uma Região» foi preparado um roteiro da mais típica gastronomia que promove os pratos tradicionais dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, desde 1 a 31 de Outubro.
Uma viagem gastronómica pelos três concelhos da região dando a provar as iguarias mais típicas e outros pratos que se perderam no passar do tempo. Desde os bivalves da ria formosa e os tantos pratos de atum de VRSA, os doces mais típicos do concelho de Castro Marim até aos pratos de caça da vila transfronteiriça de Alcoutim.
A organização é da Associação Odiana e dos três municípios que prepararam um leque de actividades dinamizadoras no âmbito da exposição regional «Algarve do Reino à Região»; uma iniciativa da Rede de Museus do Algarve que aborda os últimos mil anos da história algarvia.
Para mais informações contacte a Associação Odiana através do telefone: 281 531 171 e/ou consulte:
http://www.3mpur.blogspot.com

Município de Lagos distingue melhores alunos do concelho



Autarquia presta homenagem aos docentes e não docentes aposentados
A Cerimónia de Entrega de Prémios de Educação, relativos ao ano lectivo 2009/2010, e de Homenagem aos Professores, Auxiliares de Acção Educativa e Assistentes Administrativos (aposentados entre Setembro de 2009 e Agosto de 2010) decorreu no dia 29 de Setembro, no Centro Cultural de Lagos.

A iniciativa contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, da Directora dos Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar, Laureta Basto (em representação do Director Regional da Educação do Algarve), do Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos e restantes membros do Executivo Municipal.
Estiveram igualmente presentes as direcções escolares de Lagos, os jovens alunos que foram distinguidos com o Prémio Educação e respectivos familiares; os Professores, Auxiliares de Acção Educativa e Assistentes Administrativos a homenagear e demais elementos da comunidade educativa que aceitaram o convite dirigido pela Câmara Municipal de Lagos para assistir a este evento protocolar, que marca também a abertura do ano lectivo 2010/2011.

Para o Presidente da Câmara esta cerimónia reveste-se de especial importância, por “permitir evidenciar o mérito de jovens que, por serem bons alunos, bons filhos e bons colegas, normalmente não dão muito nas vistas”. Na sua intervenção Júlio Barroso salientou, ainda, “a necessidade de se investir na formação dos jovens para que estes, para além de bons alunos, se tornem cidadãos activos e empenhados não apenas no seu desenvolvimento pessoal, como também no desenvolvimento da comunidade”.
Na sua intervenção a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Prof. Joaquina Matos, desejou as maiores felicidades aos colegas de profissão e aos funcionários das escolas que se aposentaram, referindo-se à reforma como uma fase da vida das pessoas que lhes permite realizar actividades e projectos que durante a vida profissional, normalmente, não seria possível.

Recorde-se que o objectivo global dos Prémios de Educação é reconhecer publicamente o esforço do trabalho e o mérito inerentes à obtenção dos resultados escolares de excelência.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Lagos decidiu, uma vez mais, dar continuidade à prática iniciada pelo lacobrigense Dr. José Reis Júnior, que instituiu em Lagos a atribuição dos Prémios de Educação, no âmbito da qual são distinguidos os melhores alunos das escolas locais no ano lectivo anterior.
Inicialmente apenas concedidos aos alunos com melhor classificação do 12º Ano das Escolas Secundárias Júlio Dantas e Gil Eanes de Lagos, os Prémios de Educação passaram a contemplar desde há vários anos a esta parte, por iniciativa da Câmara, igualmente os melhores alunos do 9.º e do 6.º anos de escolaridade.

Actualmente os prémios são atribuídos na sua totalidade pelo Município, mantendo-se o objectivo inicial do fundador desta iniciativa: distinguir os melhores alunos, premiar o seu mérito e incentivá-los a prosseguirem os estudos noutros níveis e motivar os restantes colegas a seguirem o seu exemplo de trabalho e dedicação.

Aos alunos distinguidos, ou seus representantes, foram entregues um certificado e um prémio monetário, que é de 250 euros para os melhores alunos do 6.º ano, de 400 euros para o 9.º ano, e de 500 euros para os melhores alunos do 12.º ano.

A homenagem aos docentes e não docentes (aposentados entre 01.09.2009 e 31.08.2010) que a Câmara Municipal prestou a estes profissionais traduziu-se num reconhecimento pela dedicação demonstrada à comunidade escolar, do concelho de Lagos, ao longo da sua carreira.

A cerimónia foi pontuada por momentos musicais a cargo do Coro Infanto-Juvenil do Grupo Coral de Lagos e da Academia de Música de Lagos.

FARO ASSINALA DIA DO IDOSO


Assinala-se hoje, dia 1 de Outubro, o Dia Internacional das Pessoas Idosas e a Câmara Municipal de Faro associou-se à data através da organização de um encontro/convívio no cinema Ossónoba, em Estoi.
Com organização do Município é de destacar o apoio da Junta de Freguesia de Estoi, da CASA - Centro de Apoio aos Sem Abrigo, da Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer de Quarteira e da Associação de Doentes de Parkinson - Delegação do Sotavento Algarvio, que convidaram os utentes das associações para a 3.ª Idade sediadas no concelho (Provectus – Associação em Prol da Terceira Idade; Santa Casa da Misericórdia de Faro; Associação de Solidariedade Sócio-Cultural de Montenegro; Cimfaro – Casa do Idoso de Meio Rural de Faro; Centro Cultural e Social da Paróquia de Santa Bárbara de Nexe; ARPI – Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro; UATI – Universidade do Algarve para a Terceira Idade) para desfrutarem de um salutar convívio.
Além de assinalar a data, este encontro pretendeu também funcionar como uma acção de sensibilização para problemáticas que se evidenciam especialmente na 3.ª idade e que é importante estar alerta para uma rápida actuação.
É inquestionável o preponderante papel do idoso nas sociedades contemporâneas tanto que para o ano de 2010, em que se comemora o 20.º aniversário da celebração do Dia Internacional das Pessoas Idosas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi escolhido o tema “As Pessoas Idosas e o cumprimento das Metas do Milénio para o Desenvolvimento”.
Para a Câmara Municipal de Faro, esta faixa etária merece o maior respeito e consideração e a autarquia esforça-se para dotar as associações vocacionadas para a 3.º idade das melhores condições, quer através de cedência de instalações, apoios ou mesmo através da partilha de projectos, com o objectivo de dar a melhor resposta às necessidades desta população.

“TOPONÍMIA DA REPÚBLICA EM LOULÉ” É TEMA DE CONFERÊNCIA


Jorge Palma, investigador da história local, apresenta no próximo dia 9 de Outubro, sábado, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Conferência “Toponímia da República em Loulé”.

No mês em que se assinala o Centenário da República, o conferencista irá explicar alguns topónimos da cidade e a sua ligação a factos históricos ocorridos no período da implantação da República e às figuras republicanas naturais de Loulé.

Esta é mais uma das iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Loulé no âmbito das comemorações do Centenário da República. A entrada é livre.

Jorge Palma é natural de Loulé. Licenciado em Engenharia do Ambiente na Universidade do Algarve, em 2007, concluiu a pós-graduação em Higiene e Segurança no Trabalho. É Técnico Superior na Câmara Municipal de Alcoutim desde 2003.

Desde cede despertou interesse pela investigação da história local, nomeadamente sobre a sua terra natal, tendo desenvolvido pesquisas em vários arquivos nacionais. Em 2003 e 2004 integrou a Comissão Organizadora dos 450 Anos da Mãe Soberana – Loulé, a convite da Câmara Municipal de Loulé, e desde 2007, é membro da Comissão Municipal de Toponímia de Loulé.

Foi co-autor da brochura Festa da Mãe Soberana – Nossa Senhora da Piedade de Loulé e do catálogo da exposição Mãe Soberana – O Património, a Festa e as Gentes, publicados pela Câmara Municipal de Loulé em 2003 e 2004, respectivamente, e redigiu a biografia de Maurício Serafim Monteiro, integrada no catálogo da exposição Notáveis Messinenses – Vivências e Contributos. Em 2009 lançou o “Dicionário Toponímico – Cidade de Loulé”.

Olhão acolhe conferência sobre habitação social e realojamento


No dia 11 de Outubro, às 15h00, realiza-se na sede do IPIMAR, em Olhão, a conferência “Construção de Habitação Social e Realojamento em Portugal: Velhos e Novos Paradigmas”, pela Prof. Maria João Freitas.
Socióloga, Investigadora Auxiliar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil/Núcleo de Ecologia Social, nas áreas de habitação, questões urbanas e desenvolvimento de processos de intervenção sócio-territorial, Maria João Freitas tem exercido igualmente funções de chefia e vem trazer novos olhares sobre esta temática.
Esta actividade é concebida no âmbito do projecto “Por um Algarve sem Pobreza”, promovido pela Associação In Loco, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL e a REAPN, e apoiado pelo Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social e pelo Municipio de Olhão.
Para mais informações e inscrições: http://www.in-loco.pt.

GNR FAZ DETENÇÕES POR PRÁTICA DE "JOGOS DE FORTUNA OU AZAR"



O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Portimão, no dia 30/SET/2010, desencadeou uma operação policial num estabelecimento de diversão nocturna, em Alvor – Portimão, no âmbito de um inquérito em investigação acerca de oito meses.
As investigações incidiram sobre actividades de jogos de fortuna ou azar, onde estava montado um esquema em que um indivíduo com uma caixa de papelão, recebia dos clientes quantias monetárias, referentes a apostas em corridas de cavalos que eram transmitidas em dois televisores. Os clientes apostavam num cavalo dos que iria participar numa corrida e dependendo apenas da sorte, ganhariam a aposta se o cavalo ganhasse a corrida, caso contrário perdiam.
Foram detidos em flagrante delito, o promotor do jogo ilícito que se tratava de um cidadão de nacionalidade inglesa, com 46 anos de idade e o responsável pelo bar, de nacionalidade Francesa, com 45 anos de idade. Foram identificados nove apostadores de várias nacionalidades.
Foram apreendidos dois televisores onde eram exibidas as imagens das corridas, 150€, dezenas de boletins de apostas e um cartaz onde eram publicitadas as corridas de cavalos.
Os dois detidos foram notificados para comparecer nos serviços do Ministério Público da Comarca de Portimão, no dia 01/OUT/2010, tendo-lhes sido decretada a medida de coação de termo de identidade e residência.

Centenas de praticantes fazem em Portimão exercício físico no Mais Fitness 2010


No próximo dia 9 de Outubro, a Alameda da Praça da República, em Portimão, recebe a partir das 11h00 todos quantos desejem participar no Mais Fitness 2010, evento que pretende juntar centenas de pessoas com um objectivo comum: fazer exercício físico e contrariar o sedentarismo.
A inscrição é gratuita, não sendo necessário aos participantes estarem inscritos em qualquer ginásio ou health club para aderirem a esta iniciativa, que visa a promoção do bem-estar da população.
O movimento Mais Fitness tem percorrido as praças mais emblemáticas de cada cidade aderente, como sucedeu em Lisboa, Almada, Odivelas, Cascais ou Porto, reunindo praticantes e instrutores da modalidade e todos aqueles que queiram associar-se ao seu espírito.
A organização pertence à AGAP - Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal e tem o apoio da Câmara Municipal de Portimão.
Mais informações: AGAP - 219 242 607 ou info@agap.pt.

PROJECTO “ESCOLA ACTIVA”: RÂGUEBI NAS ESCOLAS DO 1º CICLO



No âmbito do projecto “Escola Activa”, e em parceria com o Rugby Clube de Loulé, teve lugar nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco, uma sessão de sensibilização à prática de râguebi.
São objectivos desta iniciativa divulgar e promover a modalidade no meio escolar, bem como estabelecer a ligação entre as escolas e os clubes, orientando os alunos para a prática de modalidades desportivas como ocupação dos seus tempos livres.
Os alunos receberam com grande entusiasmo este primeiro contacto com a modalidade e todos os que desejem aderir à prática deste desporto colectivo poderão faze-lo às quartas-feiras e sábados, no Parque Municipal.

PROGRAMAÇÃO INTENSA PARA OUTUBRO - MÊS DA MÚSICA NO TEATRO DAS FIGURAS


O mês de Outubro arranca assinalando no Teatro das Figuras o Dia Mundial da Música, com um concerto exclusivo do consagrado pianista Sequeira Costa, que interpretará obras de Chopin.
A música continua, agora em jeito de celebração da mítica banda de Liverpool, quando se assinalam os 40 anos da sua separação. Os Beatles deixaram um imenso legado musical, que veio a ultrapassar em muito a barreira rock, como se poderá confirmar, com a apresentação, no dia 23 de Outubro, do concerto para guitarra e orquestra de cordas “Beatleriana – Yesterday to Penny Lane”. Esta obra do conceituado compositor cubano Leo Brouwer, é um retrato de algumas das canções mais emblemáticas dos Beatles, considerados por muitos, a grande referência da música pop do século XX. O concerto será interpretado pelo solista Eudoro Grade, acompanhado pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direcção do Maestro Nikolay Lalov. Um invulgar concerto que revisitará os êxitos dos Beatles, com uma orquestração surpreendente para este tipo de agrupamento musical.
Nos dias 5 e 6, por ocasião das Comemorações do Centenário da República, o Teatro Análise de Loulé apresenta-se no Teatro Lethes com “Amanhecer na Rotunda”, uma peça que procura retratar, em 12 quadros, os dias que transformaram Portugal numa República.
Depois do êxito de Carminho, o fado regressa ao Teatro das Figuras, no dia 9 de Outubro, com Ana Sofia Varela no ciclo “Tudo Isto é Fado”, interpretando “Fados de Amor e Pecado”, uma incursão no Fado de dois conhecidos compositores João Gil (música) e João Monge (letras).
A 16 de Outubro, os Godai apresentam-se no Teatro Lethes, em mais um momento do ciclo “Bandas de Cá”, num concerto que se caracteriza por uma fusão de blues, jazz e bossa-nova. Os Godai são uma banda farense que se apresentam como mais uma promessa do nosso panorama musical.
A Dança marca o seu lugar na programação deste mês, com a apresentação no dia 16 da Gala Terpsícore, espectáculo que assinala o 6º aniversário da Companhia de Dança do Algarve e com OTANGO um prestigiado musical que promete trazer algumas das mais aclamadas duplas de tangueros da actualidade, ao palco do Teatro das Figuras no dia 20 de Outubro.
De assinalar, por fim, mais uma edição da Festa do Cinema Francês, que trará ao Teatro das Figuras, 14 filmes, distribuídos em 2 sessões diárias, com início às 19h00 e 21h30, respectivamente, e que decorrerão de 24 a 31 de Outubro.
Toda a programação para o mês de Outubro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt.

“Viva a República!” em Castro Marim


Entre 2 e 4 de Novembro, Castro Marim recebe a exposição itinerante “Viva a República… em Digressão”, numa viatura móvel, localizada junto à Casa da Música, sendo visitável das 10 às 20 horas.
A exposição que se insere nas comemorações do centenário da implantação da República em Portugal é dedicada à história da I República, na qual “o visitante é convidado a acompanhar o percurso de evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República, os principais contextos e transformações a que esteve associada.”
Para a Câmara Municipal, “Viva a República… em Digressão”, por vários concelhos do país, constitui uma oportunidade para o público em geral, e os jovens em particular ficarem a conhecer um dos períodos mais emblemáticos da história recente de Portugal.

Olhão: Encontro com a escritora Inês Botelho


A jovem escritora Inês Botelho partilha com o público, no dia 9 de Outubro, às 15h30, na Biblioteca Municipal de Olhão, os livros da sua vida. Uma iniciativa que volta ao convívio dos amantes da leitura no âmbito do Ciclo de Encontro com Escritores, Páginas Trico(n)tadas.
Nestas sessões haverá histórias triplamente contadas e tecidas: a história original, o que dessa história deixou a sua “impressão digital” no autor convidado e ainda o que dela ficou no coração do público. Inês Botelho nasceu a 3 de Agosto de 1986 em Vila Nova de Gaia. Estudou
música, fez incursões pelo cinema e apaixonou-se definitivamente pela escrita aos 15 anos. Escreveu nesta altura o primeiro volume da trilogia O Ceptro de Aerzis e depois A Senhora da Noite e das Brumas (2004) e A Rainha das Terras da Luz (2005). Completamente diferente do mundo fantástico, Prelúdio (2007) reafirma a ductilidade da sua linguagem e O Passado que Seremos (2009) embrenha-nos nas múltiplas verdades na voz de cada indivíduo.
Licenciada em Biologia em 2008, permanece fascinada por esta ciência, pelas suas muitas áreas e ramificações. Juntamente com Tânia Ganho, Inês Botelho tem sido apontada pela crítica literária como uma das mais promissoras autoras da nova geração. O site da autora pode ser consultado em www.inesbotelho.com.
Inês Botelho partilhará com os presentes alguns livros da sua vida como O Som e a Fúria, de William Faulkner e A Bruxa de Oz, de Gregory Maguire.

Deputados do PS eleitos pelo Algarve questionam Governo sobre atraso na abertura do Porto de Quarteira



Os Deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Algarve, manifestaram hoje a sua preocupação pelo atraso na conclusão das obras do Porto de Quarteira, tendo questionado o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, sobre o adiamento da abertura desta infra-estrutura, que consideram de extrema importância para a região.
Para os Parlamentares, que questionaram ainda o Ministro sobre o calendário definitivo da entrada em pleno funcionamento da nova lota integrada naquele empreendimento, o Porto de Pesca de Quarteira representa uma importante mais-valia para o Algarve, tanto como infra-estrutura de apoio a uma das actividades tradicionais da região, como enquanto elemento estruturante da malha urbana e factor diferenciador de um destino turístico de qualidade.
Reconhecendo o esforço feito na requalificação do porto de Quarteira, que ultrapassou os três milhões de euros, os Deputados João Soares, Miguel Freitas e Jamila Madeira, pretendem ver justificadas as razões que impediram a sua abertura durante o mês de Setembro, como fora assegurado pelos responsáveis do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e da Docapesca, permitindo assim a ocupação dos aprestes por parte dos pescadores.
“Face ao não cumprimento da data anunciada, é necessário que sejam justificadas as razões do adiamento da entrada em pleno funcionamento desta infra-estrutura e de forma clara definir o prazo para a entrega da obra”, referem os Deputados socialistas, manifestando a sua preocupação pelo atraso.
“É urgente que o porto de pesca de Quarteira comece a operar rapidamente a cem por cento, tendo em conta a sua importância no contexto regional e o valor dos investimentos efectuados”, consideram os Parlamentares eleitos pelo Algarve, que em Maio deste ano efectuaram uma visita àquele equipamento para se inteirarem sobre a data prevista para a conclusão das obras.
Na altura os Deputados receberam a garantia de que, após concluídos os trabalhos de adaptação técnica exigidas pela nova legislação do sector, o edifício seria entregue pelo IPTM à Docapesca e que entraria em funcionamento até finais de Setembro.

Luís Aleluia ‘bate o pé’ no Auditório de Olhão


A revista à portuguesa chega a Olhão com um espectáculo bem-humorado protagonizado por Luís Aleluia. Ó Zé Bate o Pé, que o Auditório Municipal de Olhão recebe dia 9 de Outubro, às 21h30, é “um protesto popular pela alegria e boa disposição”.
Baseado num humor crítico e apimentado, tradicional na revista à portuguesa, em “O Zé Bate o Pé” também não faltarão as cantigas assim como as caras conhecidas em cima do palco: para além de Luís Aleluia, o popular “menino Tonecas” da série “as Lições do Tonecas” da RTP, fazem parte do elenco Maria Tavares, a Clotilde do programa “Sic 10 Horas”, nome consagrado no Parque Mayer e no Grupo de Teatro “Adoque”, pelas suas complexas e diversas interpretações ou João Rodrigo, presença assídua nos “Malucos do Riso”, programa da SIC.
Fátima Couto, que neste trabalho mostra o seu enorme talento como actriz e também interpreta grandes sucessos da música ligeira portuguesa, tal como Piedade Fernandes e Lourdes Rodrigues, duas presenças jovens e de destacado talento, quer nos palcos quer na televisão, em diversas peças teatrais e participações em telenovelas, fazem igualmente parte da revista que promete agradar ao público olhanense e não só.
Bilhetes à venda no Auditório Municipal.
Horário: 3ª a 6ª e dias de espectáculo, das 14h00 às 18h00
Reservas: 289710170 ou auditorio@cm-olhao.pt