quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ALGARVE HISTORIC FESTIVAL ARRANCA AMANHÃ EM PORTIMÃO

O terceiro Algarve Historic Festival (AHF), um dos quatro maiores na Europa continental, arranca amanhã no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) e traz a Portugal pela primeira vez os carros Grupo C dos anos 80 que competiram em Le Mans, e as Fórmulas 2 e 3 clássicas que correram pela última vez entre nós há mais de 30 anos.
A par do Mundial de Formula 1 Históricos estas serão as corridas mais significativas do evento. Outra grande atracção será o encontro anual do Clube dos Ex-Pilotos de Fórmula 1 que permitirá ao público e aos demais pilotos conviver com grandes estrelas do automobilismo mundial, como a italiana Maria Teresa de Filippis, primeira mulher na Formula 1, Mário de Araújo Cabral que vai reencontrar o carro com que correu em Monza, em 1964, um ATS de grande história para o automobilismo, Richard Attwood (vencedor de Le Mans), Tony Brooks, Nani Galli, entre muitos outros. Estes são uns dos maiores pontos de interesse deste evento que terá carros das décadas de 1920 a 1990, em 13 grelhas de partida para 21 corridas. Será um museu vivo e dinâmico de 20 categorias de carros.
O AHF mostra a história do automóvel com a beleza das grandes máquinas do passado distante ou próximo, desde um Bentley 3 litre Blower de 1923 ou um JAP Morgan de 1929 de três rodas movido por um motor circular, Jaguar ou Aston Martin dos anos 1950, até aos carros das 24 Horas de Le Mans, como os imbatíveis Mercedes C11, Jaguar XJR11, Lancia LC2 ou Porsche . Mais de 260 inscritos com carros a ultrapassar as três centenas entre mais de 500 pilotos de 23 nacionalidades distintas. O programa oficial contempla quinta-feira, dia 20 para treinos livres, treinos cronometrados no dia seguinte e no fim-de-semana, 22 e 23, as corridas e os desfiles beneficentes a favor do Banco Alimentar, com destaque para o desfile de domingo das lendas da Fórmula 1. Em suma: um festival com inúmeros atractivos que marcam a maior prova de automobilismo histórico da Península Ibérica. Bilhetes a partir de 5€ à venda na loja do AIA ou no site: www.autodromodoalgarve.com

Faro: Feira de Stª Iria atrái milhares de visitantes

Numa iniciativa do Município, em colaboração com a Ambifaro, e cumprindo uma tradição anual que remonta ao Século XVI, está a decorrer, entre 14 e 23 de Outubro, no Largo (estacionamento) de S. Francsico, mais uma edição da Feira de Santa Iria.
O horário de funcionamento varia, sendo das 17h00 às 24h00 nos dias de semana, e das 15h00 à 01h00 aos fins-de-semana (ao Domingo encerra às 24h00). Num período de forte contenção económica e de crise generalizada, reconhece a Ambifaro, "é-nos grato constatar o continuado interesse que esta iniciativa desperta, seja nos expositores participantes no recinto, mais de 200, dos mais variados sectores de actividade, seja na adesão popular que se volta a registar. Também sinais do interesse neste acontecimento são os pedidos de cedência gratuita de espaços para Campanhas de Solidariedade Social de várias instituições que estão a decorrer no recinto, e com os quais decidiu o Município e a Ambifaro colaborar.

Doutorando da UAlg ganha prémio da IEEE Photonics Society (IPS) nos EUA

Bruno Romeira recebeu hoje nos EUA o prémio da IEEE Photonics Society (IPS) Fellowships Graduate Student 2011. Trata-se da primeira vez que este prémio é atribuído a um estudante de doutoramento de uma universidade portuguesa.
Este trabalho de investigação compreende o estudo de circuitos optoelectrónicos integrados não lineares capazes de produzirem sinais óticos e elétricos com níveis de ruído bastante baixos na banda de frequências das micro-ondas. As funcionalidades destes circuitos incluem a conversão de sinais elétricos em sinais óticos e vice-versa, assim como a geração e controlo de portadoras elétricas e óticas caóticas. Estes osciladores optoelectrónicos permitirão simplificar os sistemas de distribuição de sinais de micro-ondas nas redes de comunicação rádio sobre fibra e aumentar a largura de banda dos pontos de acessos às redes sem fios. Sobre o premiado Bruno Romeira é natural de Faro, tendo terminado o curso de Física e Química na Universidade do Algarve em 2006. Entre 2006 e 2008, foi investigador no Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT) da Universidade do Algarve, investigando a área das nanoestruturas. Desde 2008 que se encontra a desenvolver a sua tese de doutoramento no CEOT do Departamento de Física da Universidade do Algarve, sob a supervisão do Prof. Doutor José Figueiredo, em colaboração com a Universidade de Glasgow, no Reino Unido, e com a Universidade de Sevilha, em Espanha. Nos últimos quatro anos, Bruno Romeira tem participado ativamente em programas nacionais e internacionais de pesquisa. É autor e coautor de artigos em revistas internacionais, dois capítulos de livros, três patentes, além de ter apresentado cerca de vinte comunicações em eventos e conferências internacionais. Já participou em várias reuniões do IEEE, incluindo o IEEE/LEOS Student Graduate (2008), na Conferência Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD, (2008), na Conferência Europeia Physical Society para Jovens Cientistas (2011), além de ter recebido vários prémios, designadamente da Fundação Calouste Gulbenkian.

Silves recebe 9º Encontro de Arqueologia do Algarve

O 9º Encontro de Arqueologia do Algarve terá lugar nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, na Fissul, em Silves.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Silves, que conta com a colaboração da Universidade do Algarve, Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico,IP e Direcção Regional de Cultura do Algarve. O evento assume novamente o seu formato regular, objectivando-se na apresentação de comunicações e posters resultantes de trabalhos arqueológicos (de campo ou estudos) ocorridos na ou sobre a região do Algarve no biénio de 2010/2011.
As inscrições decorrem até dia 20 de Outubro (Ficha de Inscrição). Inscrição e esclarecimentostravés dos seguintes contactos: Sector de Arqueologia da Divisão de Património Histórico Arqueológico e Museus da Câmara Municipal de Silves, Praça do Município, 8300-117 Silves. Email: maria.gonçalves@cm-silves.pt - Telefone directo: 282444100.