quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Albufeira: AUTARQUIA FIRMA PROTOCOLO COM ASSOCIAÇÃO MUSICAL DO ALGARVE


Orquestra do Algarve difunde música no concelho
O Município estabeleceu uma parceria com a Associação Musical do Algarve com vista a dar continuidade às acções desenvolvidas pela Orquestra do Algarve no concelho.
A Câmara Municipal de Albufeira e a Associação Musical do Algarve, entidade gestora da Orquestra do Algarve, assinaram um Protocolo de Desenvolvimento Cultural para o corrente ano.

A Orquestra do Algarve irá, assim, continuar a actuar para os vários públicos do concelho, divulgar a música junto dos estabelecimentos de ensino, colaborar com as Escolas de Música e Conservatórios ao nível da formação musical, entre outras acções.

A Orquestra do Algarve tem actuado por palcos de todo o país e no estrangeiro, contribuindo para a promoção da região algarvia além fronteiras.

Refira-se que a Associação Musical do Algarve foi constituída em 2002, entre as Câmaras de Albufeira, Faro, Lagos, Loulé, Portimão e Tavira, a Universidade do Algarve e a Região de Turismo do Algarve.

4º FESTIVAL SURFÓREGGAE: SONS DA JAMAICA EM QUARTEIRA


Terrakota, Freddy Locks e Bandoo Roots
A 20 de Agosto, Quarteira recebe a quarta edição do Festival Surfóreggae, evento promovido pela Câmara de Loulé e Associação Dinamika, que alia a actividade desportiva, nomeadamente aulas de surf, aos concertos de reggae.
Durante todo o dia, o Festival vai contar com um vasto programa de animação: prancha mecânica, matraquilhos, performances, animação de rua, box machine e bares. Os visitantes vão ter a oportunidade de iniciar-se na prática do surf, em aulas coordenadas por especialistas na modalidade.
Em termos musicais, os sons da Jamaica – terra natal do reggae – são o principal ingrediente deste evento que vai ter este ano um cartaz com grandes nomes do panorama nacional nesta área.
Os Terrakota, que estão de regresso ao Concelho de Loulé, são os cabeças-de-cartaz da noite. O grupo tem como ponto de partida a música orgânica da África Negra, misturada com as sonoridades frescas das Caraíbas, das Índias e do Ocidente. Para os Terrakota, a variedade de ritmos é a palavra-chave que permite transpor a energia de Romì, Junior, Alex, Francesco, David, Humberto e Nataniel, os sete elementos que constituem a banda. Por isso mesmo, essa fusão de influências reggae, sons do sahel, música mandinga, wassolou, chimurenga sound, música árabe, ritmos afro-cubanos ou soukous impõe o uso de uma grande variedade de instrumentos, provenientes dos vários pontos do globo - desde as congas ao djambé ou didjeridoo, além dos habituais baixo, guitarra e bateria.
O primeiro álbum do grupo, "Terrakota", é o resultado de dois anos de trabalho. Editado em 2002, o disco consolida o som quente e exótico que os Terrakota já haviam apresentado através dos seus espectáculos contagiantes, habitualmente descritos como verdadeiras festas transafricanas de cor, ritmo e espontaneidade. Talvez por isso, os Terrakota têm actuado um pouco por todo o mundo. No currículo da banda, consta uma digressão mundial, que os levou a África, à América Latina e à Europa.
Freddy Locks é outro dos artistas já confirmados que irá subir ao palco do Calçadão Nascente. Com uma presença assídua nos programas da Antena 3 e MTV, lançou o seu primeiro disco “Bring Up the Feeling” em 2007. Um álbum que surpreendeu pela positiva atingindo o primeiro lugar da playlist da Antena 3, foi considerado o melhor álbum do ano pela comunidade do reggae “Sunshine Reggae” e “Zona Reggae”. Em 2008 participou no Festival MED, em Loulé, e no Festival Mestiço, na Casa da Música no Porto, entre outros. Em 2009 esteve presente no Palco Positive no Festival Sudoeste na Zambujeira do Mar.
O novo disco “ Seek your Truth” foi lançado no passado dia 24 de Abril. Este álbum é referenciado pela crítica como uma prova do amadurecimento da música reggae feita em Portugal. A grande revelação do Roots Reggae feito em Portugal!
Os Bandoo Roots juntam-se ao cartaz do Surfóreggae. Novo capítulo da viagem multicultural dos Bandoo, “Planeta Água” é a mais recente oferta musical deste criativo colectivo, firmes representantes da música Reggae no Sul de Portugal e Espanha. “Planeta Água” apresenta quatro novos temas, que demonstram a versatilidade musical dos agora, Bandoo Roots. A fusão de estilos continua a ser a imagem, que transparece a raiz da música reggae, unida com o Funk, Rock e Hip-Hop, sempre contagiados pela energia e movimento do ritmo brasileiro. Fortes linhas de baixo e teclas de inspiração Jamaicana; batidas e guitarras num verdadeiro estilo rocker e vozes de intervenção, criam a paisagem do melhor reggae de influências Sul-Americanas escutado nos tempos modernos! Quer seja na sonoridade mais tradicional do Roots Rock Reggae em Sua Cabeça e Civilização, no Funky Rap de Macaco ou no Dancehall em viagem pelo Mapa Mundi; “Planeta Água” é uma afirmação de positividade e consciencialização das verdades e equívocos que unem e desagregam o ser Humano do ser Terra… Será o Planeta do Homem ou o Homem do Planeta? …A música dos Bandoo apresenta as suas respostas, ensina a sentir e convida a dançar!

ALBUFEIRA RECORDA N.ª SR.ª DA ORADA


Celebrações com ponto alto no dia 14 de Agosto
A partir de hoje, Albufeira será palco de uma das mais aclamadas celebrações religiosas da cidade. As Festividades em Honra de Nossa Senhora da Orada acolhem todos os anos centenas de pessoas para prestarem homenagem à Santa Padroeira dos pescadores. A animação deste ano estará a cargo da fadista Carminho.
A Festa em honra de Nossa Senhora da Orada, iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal em parceria com a Paróquia de Albufeira, está de regresso ao concelho para prestar homenagem à Santa Padroeira.

A Procissão de Velas e as Recitações de Terços ocupam os dias de hoje e de amanhã, 12 e 13, deixando para sábado o ponto alto das celebrações. Logo pela manhã, os sinos da Igreja Matriz irão fazer-se ouvir, acompanhados de foguetes. Às 10h00, a Ermida de Nossa Senhora da Orada abre as portas para quem quiser ver a exposição de Arte Sacra alusiva ao culto da Santa. Aí, terá lugar a Missa Solene, às 17h00, com celebração das bodas de ouro sacerdotais de José Rosa Simão. As festividades incluem uma homenagem aos 50 anos dedicados à fé do cónego, ordenado sacerdote na Sé Catedral de Faro, a 14 de Agosto de 1960.

Já no final da tarde, pelas 18h00, a tão aclamada Procissão segue até ao Cais do Porto de Pesca. Os pescadores de Albufeira irão transportar a imagem da sua Padroeira num Cortejo pelo Mar que, todos os anos, junta dezenas de barcos.

À noite, o Largo da Ermida traja a rigor para acolher a fadista Carminho. O penúltimo dia de celebrações termina com uma sessão de Fogo de Artifício, no Porto de Abrigo da Baleeira, pintando o céu de Albufeira das mais variadas cores.

As festividades encerram no domingo, dia 15, com a Festa da Assunção de Nossa Senhora.

Cittaslow: Representantes da Coreia do Sul em Tavira


No âmbito do Cittaslow, Tavira recebeu, no dia 12 de Agosto, uma comitiva representativa das sete cidades da Coreia do Sul que integram este movimento.

A vinda desta delegação prende-se com a necessidade de reforçar a parceria existente, os conhecimentos e a troca de experiências, assim como dar a conhecer o modo de vida dos tavirenses.

Tavira aderiu, em 2008, juntamente, com os municípios algarvios de São Brás de Alportel, Silves e Lagos a este movimento internacional, sendo um dos fundadores da Associação Cittaslow Portugal.

As Cittaslow são cidades de pequena/média dimensão, com menos de 50 mil habitantes, que partilham a preservação da tradição, tranquilidade e qualidade gastronómica.

A Associação Internacional Cittaslow foi criada, em 15 Outubro de 1999, tendo como seu fundador Paolo Saturnini, presidente de Greve, em Chianti (Itália), conjuntamente com os presidentes de Bra, Orvieto e Positano em colaboração com Carlo Petrini, pai do movimento “slow food”.

Actualmente encontram-se na rede Itália, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos da América, Espanha, França, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça e Turquia, num total de 135 cidades, que partilham vivências no âmbito do conceito “slow”.

Para saber mais sobre as Cittaslow e Slowfood consulte: www.cittaslow.net e www.slowfood.com.

ANASTACIA SOBE AO PALCO JÁ ESTA TERÇA-FEIRA


Herdade dos Salgados prepara-se para receber a diva americana
Um dos momentos altos da Programação Allgarve’10 acontece já esta terça-feira com a actuação de Anastacia, na Herdade dos Salgados. A premiada artista americana irá brindar Albufeira com o seu vasto repertório e inigualável voz, num concerto com data exclusiva, este ano, para Portugal. Os bilhetes continuam à venda nos locais habituais.
Anastacia vai actuar ao vivo esta terça-feira, dia 17 de Agosto, na Herdade dos Salgados, em Albufeira. O concerto integrará temas do seu mais recente álbum "Heavy Rotation", bem como os conhecidos êxitos da sua carreira, que conta já com 10 anos de sucesso.
Conhecida mundialmente pela amplitude da sua voz, a diva é uma das mais premiadas cantoras e compositoras da actualidade. O seu álbum de estreia "Not that kind", lançado em 2002, foi um enorme êxito, alcançando o título das dez melhores músicas em oito países. Em 2005, já tinha vendido mais de 20 milhões de discos em todo o mundo.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e online, em http://www.ticketline.pt

"Câmara de Portimão estrangulada financeiramente" - PCP


"1 - A Câmara Municipal de Portimão está em situação de desequilíbrio financeiro. Esta crise que hoje se vive no Município de Portimão, mais de que uma crise conjuntural, é uma crise estrutural, causada pela desastrosa gestão do executivo PS, essencialmente, afundada numa dívida a terceiros que tem vindo a aumentar desde 2007. Desde esse ano a divida aumentou cerca de 350%, atingindo cerca de 105 milhões de euros. Acresce que, neste contexto, a divida de curto prazo é da ordem dos 100 milhões de euros", denuncia, atravé de nota de imprensa que transcrevemos, a Concelhia do PCP de Portimão.
"2- Para resolver a situação, a Câmara Municipal aprovou contrair um empréstimo de 96 milhões de euros a pagar em 12 anos, bem como vender 49% da empresa municipal EMARP por cerca de 50 milhões de euros.
Aprovou ainda, entre outras medidas, o aumento das diversas taxas municipais ou seja quem vai pagar a factura, serão os mesmos de sempre a população que irá ver aumentar o IMI assim como todas as outras taxas e licenças pelo período de 12 anos.
3- A Comissão Concelhia de Portimão do Partido Comunista Português considera como desastrosa a gestão PS do Município e recusa que os vários benefícios concedidos por essa gestão desastrosa, ao favorecer grandes empresas, como é o caso das isenções de taxas e licenças de construção na Quinta da Ouriva e no Morgado do Reguengo e outras, venham agora a ser cobrados à população de Portimão.
4- Ao longo dos anos não se acautelaram os interesses estratégicos do Município, enquanto foram pródigos em gastar dinheiro em festanças que não produziram quaisquer mais valias à cidade, não deixaram no entanto de se submeter às decisões governamentais de passar cada vez mais responsabilidades para as autarquias, não acautelando tudo o que isso envolvia numa perspectiva de futuro. Ao longo dos anos foram enterrados milhões em obras e assumidos compromissos anuais de milhões (caso do autódromo), que não correspondem a nenhuma resposta a necessidades reais das populações, mas constituem encargos com retorno ínfimo, para mais tendo presente a situação económico-financeira do país e dos países, com particular relevância turística para o Algarve. Como o PCP tem dito, os cortes nos direitos sociais e nas condições de vida também atingem esses países, com reflexos consequenciais no movimento turístico e não só.
5- A Comissão Concelhia de Portimão do PCP chama a atenção para o risco real de parte do património municipal ser hipotecado e posteriormente vendido sob a capa da crise e do saneamento financeiro, embora prosseguindo o rumo de corresponder aos interesses dos grupos económicos e ignorando os reais interesses e necessidades dos portimonenses.
6- A Comissão Concelhia de Portimão do PCP alerta ainda para o problema da salvaguarda dos postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores, tanto da EMARP, como do Município, para mais no contexto de aumento generalizado do desemprego que se vive no Município, não podemos esquecer que Portimão hoje detém o triste recorde de concelho com mais desempregados no Algarve, e um dos maiores do País.
7- A gestão PS da Câmara em Portimão, à imagem e semelhança do Governo, sempre na mira dos resultados eleitorais e na defesa dos interesses dos grandes grupos económicos, levou a Câmara a esta situação de pré-falência. Os responsáveis orientaram-se por ilusões e iludiram os eleitores. Agora somos todos vítimas dessa errada política de falsas promessas . As consequências estão à vista, e agora pretendem aumentar os impostos - IMI, IRS, IVA – os serviços públicos - água, luz, transportes e demais taxas, somando sacrifícios aos que já tantos sacrifícios fazem, os trabalhadores, os reformados e os pensionistas, os micro e pequenos empresários e o comércio local em geral.
8- A Comissão Concelhia manifesta o seu repúdio por tais medidas, lembra a todos os portimonenses a imperiosa necessidade de desenvolverem a luta contra tais intentos.", conlui o documento dos comunistas portimonenses.

EUROPEU DE CORTA-MATO ABRE INSCRIÇÕES PARA VOLUNTARIADO


Prova de atletismo terá lugar em Albufeira, dia 12 de Dezembro
Estão abertas as inscrições para o Departamento de Voluntários do Campeonato da Europa de Corta-Mato. Trata-se de um dos mais prestigiados eventos desportivos da modalidade, que decorrerá em Albufeira, já no próximo mês de Dezembro.
Os interessados em integrar a equipa de voluntários da 17.ª edição do “SPAR European Cross Country Championships 2010”, poderão agora fazê-lo através do preenchimento da respectiva ficha de inscrição, disponível em www.albufeira2010.com
Os candidatos seleccionados irão colaborar em diversas áreas, entre elas, o Secretariado, Alojamentos, Apoio às Equipas, Apoio ao Público, Condução de Viaturas, Imprensa, Marketing, Transportes, Aeroporto, Serviços Médicos, Protocolo e Acompanhamento de VIP’s.
Todos os voluntários receberão equipamento desportivo.
Refira-se que este Campeonato é a prova mais importante do calendário europeu da modalidade e junta cerca de 700 atletas oriundos de mais de 30 países da Europa.

Festival do Marisco de Olhão: Fãs ao rubro com Mickael Carreira




NINISTRO DA AGRICULTURA (AO LADO DO EDIL FRANCISCO LEAL) MOSTROU-SE "PREOCUPADO COM OS INCÊNDIOS QUE ASSOLAM O PAÍS"
Mickael Carreira foi, ontem, a estrela maior no Festival do Marisco, pelo menos para as milhares de fãs que não quiseram perder o espectáculo do artista em Olhão. Também os mariscos e bivalves da Ria Formosa, elogiados pelo ministro da Agricultura e Pescas, António Serrano, que ontem visitou o Festival, estiveram em evidência.
Chegaram cedo, cantaram antes dos primeiros sons se ouvirem e também durante todo o concerto e só saíram do recinto quando perceberam que Mickael Carreira não voltava ao palco, depois de um habitual encore e dos autógrafos da praxe. As fãs de Mickael também aplaudiram o pai do jovem artista, Tony Carreira, que marcou presença no Festival do Marisco e até subiu ao palco para cumprimentar os fãs. Momentos de delírio que ficarão marcados nas memórias de muitos que ontem encheram mais uma vez o recinto do Festival do Marisco, junto à Ria Formosa.
Antes de Mickael Carreira actuaram os Corvos que, com o som dos seus violinos encantaram os presentes. Já na primeira noite do Festival, o concerto que antecedeu a actuação dos Platinum Abba, com os Contra Bando – Domingos Caetano e Sara Gonçalves nas vozes – foi um momento alto da animação musical do evento que decorre no Jardim Pescador Olhanense, paredes meias com a Ria Formosa, até domingo, 15 de Agosto.
Logo no início do segundo dia, o Festival recebeu mais um convidado ilustre: desta vez foi o ministro da Agricultura e Pescas, António Serrano que, preocupado com os incêndios que assolam o País, não deixou de destacar a importância do Festival do Marisco para Olhão e para o Algarve, tendo a oportunidade de comprovar in loco a qualidade dos produtos servidos no Festival. António Serrano, acompanhado pelo autarca Francisco Leal e restante comitiva, também visitou o Allgarve Gourmet e apreciou as iguarias preparadas pelo chef Fernando Fonseca, dos Hotéis Real. Hoje é a vez de João Antunes, do Restaurante Vin Rouge (Cascais) mostrar a sua alta cozinha com base em mariscos e bivalves.
Também a música continua a marcar presença no Festival do Marisco. Hoje chegam os sons do Brasil com Netinho, o intérprete do célebre tema “Mila”. Amanhã sobem ao palco Idolomania e no fim-de-semana Daniela Mercury e Europe. O recinto abre as portas às 19h30.

Melhores alunos são-brasenses rumam à descoberta de Roma


O “Prémio melhores alunos 2010”, atribuído pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel aos melhores alunos finalistas dos vários níveis de ensino leva jovens são-brasenses a descobrir as maravilhas da Cidade Eterna…Roma.
A cerimónia de entrega do prémio decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal, no próximo dia 19, pelas 17h00, para entrega simbólica da viagem com destino à capital Italiana, que decorrerá de 27 a 31 de Agosto.
Localizada na região de Lácio, a mítica cidade de Roma encerra em si milénios de história, tendo sido o centro da Roma Antiga (Reino de Roma, República Romana e Império Romano) e mais tarde dos Estados Pontifícios, do Reino de Itália e na actualidade da República Italiana.
Esta cidade que é uma das maiores capitais do mundo, com mais de 2 milhões de habitantes, acolhe no seu interior o estado do Vaticano, a residência do Papa e um sem fim de monumentos históricos, um diverso património arqueológico e notáveis tesouros de arte, que serão agora descobertos pelos jovens são-brasenses.
A autarquia são-brasense oferece anualmente uma viagem aos jovens estudantes que se distinguiram segundo o quadro de honra da Escola dos 2º e 3º ciclos da Escola Poeta Bernardo de Passos e da Escola Secundária José Belchior Viegas.
Na edição deste ano foram premiados, respectivamente: os dois melhores alunos finalistas do 2º ciclo do ensino básico (6º ano) - Catarina Lourenço Moleiro e Cláudia Isabel Ramos Cabrita; aos dois melhores alunos finalistas do 3º ciclo (9º ano) – Catarina Negrão Gago e Luis Filipe de Araújo Oliveira; e os melhores alunos finalistas do ensino secundário (12º ano) – Patricia Isabel Fernandes Viegas e Simone Alexandra do Carmo.
Esta iniciativa pretende dar aos jovens a oportunidade de conquistar uma experiência única de convívio e aprendizagem, através deste Prémio que valoriza o emprenho e a dedicação dos jovens aos estudos, que serão certamente uma mais-valia para alcançar um futuro mais risonho.

GNR DÁ CAÇA A ESTUPEFACIENTES



plantação de cannabis
O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Portimão efectuou ontem a detenção de um cidadão de nacionalidade irlandesa, com 55 anos de idade, na Zona de Vale Galego, Budens - Concelho de Vila do Bispo - encontrando-se o suspeito indiciado pelo crime de tráfico e outras actividades ilícitas.
O indivíduo foi localizado junto a uma plantação de cannabis, que há tempo a esta parte vinha sendo vigiada pelos militares, tendo sido detectado em flagrante delito enquanto procedia à rega das plantas.
O estupefaciente foi apreendido tendo sido contabilizadas 72 plantas de cannabis, o suficiente para realizar mais de 400 doses de consumo individual.
O suspeito detido será presente ao Tribunal de Portimão, sendo que, as investigações no decurso desta acção irão continuar a cargo da GNR.
De salientar que apenas no último mês o Destacamento da GNR de Portimão deteve em duas iniciativas distintas, ambas no Concelho de Monchique, dois outros cidadãos, pelo mesmo crime, tendo sido apreendidas um total de mais 50 plantas de cannabis.

ESPANHOIS - POSSE E TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES

A Guarda Nacional Republicana de Tavira deteve ontem, no decurso de um Controlo Móvel realizado na Fronteira Castro Marim/Ayamonte -, três cidadãos de nacionalidade espanhola pelo crime de posse/tráfico de estupefacientes.
Dois dos indivíduos detectados tinham na sua posse produto estupefaciente suficiente para 230 doses individuais de haxixe, sendo que um outro foi também detectado com 35 doses individuais de haxixe.
Para além do produto estupefaciente, foi ainda apreendida uma das viaturas em que os indivíduos se faziam transportar.
Ainda no decurso do Controlo Móvel realizado, foi também detectada uma cidadã espanhola na posse de 15 doses individuais de haxixe e 0.9 gramas de liamba, tendo sido elaborado o respectivo Auto de Ocorrência por consumo de estupefacientes.

PLANTAS DE LOCALIZAÇÃO GRATUITAS NO MUNICÍPIO DE LOULÉ


O Município de Loulé disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de Agosto, um novo serviço para os seus munícipes. Trata-se da possibilidade de obtenção de plantas de localização através da internet, incluindo-se nesta funcionalidade as cartas militares, ortofotomapas, plantas topográficas e plantas do PDM (Ordenamento e Condicionantes). Aliás, são todos os tipos de plantas que habitualmente são indispensáveis para instruir os vários processos a apresentar ao Município para a aprovação de projectos urbanísticos e outros licenciamentos.

Para obter as plantas de localização, basta ter acesso à internet e consultar o site da Câmara Municipal de Loulé: www.cm-loule.pt ou o Portal do Munícipe: http://portalmunicipe.cm-loule.pt onde se encontram as ligações ao respectivo serviço.

Refira-se que este é um dos serviços mais solicitados na Câmara Municipal de Loulé.

Segundo palavras do presidente da Autarquia, Seruca Emídio, “ao colocar esta nova funcionalidade ao dispor dos munícipes, estamos a contribuir para o seu bem estar, pois deixam de ter de se deslocar à Câmara Municipal para obter as plantas de localização e, para além disso, podem fazê-lo no conforto dos seus escritórios ou em casa, bastando que tenham acesso à internet”. E enfatiza: “e sem ter de pagar qualquer taxa à Autarquia, pois o serviço é gratuito”.

Seruca Emídio refere ainda: “Para além destes, estão em preparação novos serviços, que poderão ser utilizados através da internet e serão apresentados brevemente. São passos muito importantes que resultam da modernização dos serviços do Município e que vamos, gradualmente, colocar à disposição dos cidadãos, os quais esperamos que venham a ser os principais beneficiados com estas medidas”

ANA MOURA ACTUA EM VALE DO LOBO


A 21 de Agosto, pelas 22h00, Vale do Lobo recebe um espectáculo protagonizado por um das mais marcantes jovens fadistas. Ana Moura sobre ao palco para mais um concerto integrado no programa ALLGARVE’10.
No quarto disco de originais, Ana Moura põe a fasquia ainda mais alta e confirma-se como um caso muito sério da música portuguesa. Considerada uma das melhores intérpretes de fado da actualidade, Ana Moura traz a Vale do Lobo o concerto ao vivo do seu novo álbum “Leva-me aos Fados”, que já atingiu o galardão de Platina.
Natural de Coruche, distrito de Santarém, a fadista nasceu numa família onde sempre fora habituada a cantar e a ouvir cantar. Desde cedo desenvolveu uma enorme paixão pela música e, naturalmente, pelo fado. Foi numa visita a uma casa de fados, quando os amigos lhe pediram que cantasse, que o fez pela primeira vez em público. Desde essa altura, Ana Moura editou 4 álbuns, todos eles aclamados pela crítica nacional e internacional e pelo público que a tem seguido com enorme atenção, e esgotou salas por todos os cantos do mundo.
O seu repertório inclui os mais variados temas, passando pelos fados mais tradicionais mas também por experimentar novas letras e músicas e interpretando criações dos mais conceituados autores e compositores contemporâneos. Ana Moura já colaborou com a banda britânica The Rolling Stones, com a qual actuou no Estádio de Alvalade, em Julho de 2007, e Prince já elogiou publicamente a "sensualidade da voz" da fadista, contando com a participação dela no Festival Super Bock Super Rock 2010.