quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ALBUFEIRA RECORDA N.ª SR.ª DA ORADA


Celebrações com ponto alto no dia 14 de Agosto
A partir de hoje, Albufeira será palco de uma das mais aclamadas celebrações religiosas da cidade. As Festividades em Honra de Nossa Senhora da Orada acolhem todos os anos centenas de pessoas para prestarem homenagem à Santa Padroeira dos pescadores. A animação deste ano estará a cargo da fadista Carminho.
A Festa em honra de Nossa Senhora da Orada, iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal em parceria com a Paróquia de Albufeira, está de regresso ao concelho para prestar homenagem à Santa Padroeira.

A Procissão de Velas e as Recitações de Terços ocupam os dias de hoje e de amanhã, 12 e 13, deixando para sábado o ponto alto das celebrações. Logo pela manhã, os sinos da Igreja Matriz irão fazer-se ouvir, acompanhados de foguetes. Às 10h00, a Ermida de Nossa Senhora da Orada abre as portas para quem quiser ver a exposição de Arte Sacra alusiva ao culto da Santa. Aí, terá lugar a Missa Solene, às 17h00, com celebração das bodas de ouro sacerdotais de José Rosa Simão. As festividades incluem uma homenagem aos 50 anos dedicados à fé do cónego, ordenado sacerdote na Sé Catedral de Faro, a 14 de Agosto de 1960.

Já no final da tarde, pelas 18h00, a tão aclamada Procissão segue até ao Cais do Porto de Pesca. Os pescadores de Albufeira irão transportar a imagem da sua Padroeira num Cortejo pelo Mar que, todos os anos, junta dezenas de barcos.

À noite, o Largo da Ermida traja a rigor para acolher a fadista Carminho. O penúltimo dia de celebrações termina com uma sessão de Fogo de Artifício, no Porto de Abrigo da Baleeira, pintando o céu de Albufeira das mais variadas cores.

As festividades encerram no domingo, dia 15, com a Festa da Assunção de Nossa Senhora.