terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O MOVIMENTO "REGIÕES SIM" TOMA POSIÇÃO SOBRE A PROPOSTA DO PSD EM MATÉRIA DE REGIONALIZAÇÃO


“O Partido Social Democrata (PSD) entregou, esta semana, na Assembleia da República o seu projecto de lei em matéria de Revisão Constitucional. Restringindo-me apenas às propostas que tocam no âmbito da Regionalização, considero que se tratou de um passo positivo, e que vai ao encontro de propostas formuladas o ano passado nesse sentido pelo Movimento Cívico “Regiões, Sim!”, e entregues a todos os grupos parlamentares com assento na Assembleia da República, bem como, já este ano, ao próprio e actual presidente do PSD.
Está neste caso a eliminação da obrigação de simultaneidade da criação das regiões administrativas (artigo 255º, parágrafo 1, da CRP).
Por outro lado, embora o Movimento Cívico “Regiões, Sim!” considere que é desejável que a implementação da regionalização possa ocorrer ao mesmo tempo em todo o território continental, é sempre um passo positivo constatar que o PSD tenha evoluído de uma posição adversa à Regionalização, para uma posição favorável a um processo gradualista, expresso na sua proposta de possibilidade de criação de uma ou mais regiões-piloto (novo parágrafo 2 do artigo 255º da CRP).
Poderá, assim, vir a acabar a rigidez da Constituição em matéria de caminhos para a implementação da Regionalização, deixando em aberto todas as possibilidades, competindo ao poder político gerar os consensos necessários para uma escolha do caminho a seguir, e mantendo-se a consulta popular como uma trave mestra de qualquer decisão. Se o consenso político for pela simultaneidade, ela é possível, se for pelo experimentalismo, ele é possível também. Esta flexibilização era necessária.
Sobre este ponto, o Movimento Cívico “Regiões, Sim!” chama a atenção para uma alteração proposta no projecto do PSD, e a que não se tem dado a devida atenção, pelo que significa de corrigir uma situação abstrusa da actual Constituição, e contra a qual nos temos batido.
Trata-se de eliminar o actual parágrafo nº 11 do artigo 115º, o qual estabelece que um referendo só tem efeito vinculativo quando o número de votantes for superior a metade dos eleitores inscritos no recenseamento, ou seja, na prática, um direito de veto por parte de eleitores falecidos e abstencionistas.
Vemos com muito agrado que a temática da Regionalização merece, para já, por parte do Partido Socialista, abertura para discussão e negociação em sede do debate parlamentar de revisão constitucional que ora se inicia. E o “Regiões, Sim!” apela a todas as outras forças partidárias com assento parlamentar para encontrarem o máximo consenso possível em torno da única grande reforma prevista na Constituição desde 1976, e que nunca chegou a ser implementada.”

Badminton - Triunfo em toda a linha da ACD da Che Lagoense


Nas Caldas da Rainha nos dias 08 e 09 de Janeiro jogou-se a terceira jornada nas categorias Seniores.
Na prova Rainha e Elites a ACD da Che Lagoense triunfou em toda a linha, fazendo o pleno em todas as provas e com a curiosidade e situação inédita, de todas as finais serem disputadas com atletas seus.
Assim em Singulares Homens Pedro Martins, venceu na final o seu colega de equipa Tomás Nero.
Em Singulares Senhoras Ana Moura fazendo uma prova notável, venceu na final a sua colega de clube Catarina Cristina.
Em Pares Homens a dupla Rafael Lopes / Tomás Nero venceu na final a dupla Eduardo Leite / António Paiva.
Em Pares Senhoras a dupla Filipa Lamy / Vânia Leça num jogo emocionante ao terceiro set venceu a dupla Ana Moura / Ana Reis.
Em Pares Mistos também num jogo emocionante a dupla Pedro Martins / Ana Moura venceram os colegas de equipa Rafael Lopes / Ana Reis.
Destaque ainda para a vitória da dupla Ângelo Santos / Daniela Conceição em Pares Mistos na categoria B.
Colectivamente a ACD da Che Lagoense venceu de forma categórica, seguida do SIMPS e da Associação Académica de Coimbra.

Páscoa altera data do BTT ALTE 2011


Naquela que já foi considerada uma das aldeias mais típicas de Portugal, esperam-se mais de 2000 participantes nesse mítico evento organizado pela Escola Profissional de Alte.
A edição de 2011 realiza-se a 30 de Abril e não no feriado do dia 25 de Abril como tem sido habitual, pelo facto de a Páscoa ser este ano a 24 de Abril.
Os percursos para este ano já estão definidos, mantendo-se o desafio dos 100 km para o nível Maratona e estão de volta os magníficos single tracks junto da Ribeira de Algibre também para a Meia Maratona.
Mantendo-se o espírito de verdadeira festa do BTT que caracteriza o evento, haverá como sempre diversos níveis e distancias para que todos possam celebrar o BTT, os belos trilhos e as fantásticas paisagens que esta zona da serra e do barrocal algarvio oferecem. Mis informação e inscrições em www.epalte.pt

ELOS CLUBE DE FARO FAZ PARCERIA COM A BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FARO



O Elos Clube de Faro, dirigido por Dina Lapa de Campos, encetou "uma nova parceria com a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, cujo projecto, no âmbito da poesia terá iníco já no próximo dia 12 de Janeiro – quarta-feira, pelas 18,00 horas, no auditório da Biblioteca".
Todos os meses, em cada segunda quarta-feira de cada mês,"o Elos Clube de Faro terá lugar “Quando a poesia acontece...”, com um tema sempre diferente". A primeira edição do dia 12 de Janeiro será subordinada ao tema “Cantando o Mar”.
Ainda no âmbito desta parceria,também no decorrer do mês de Janeiro, no dia 22, pelas 16h00, será apresentado o livro “Breve História da Física”, da autoria de Mariana Fernandes.

“A história da Ria Formosa e dos seus cavalos-marinhos” no 1º Café Oceano de 2011


“A história da Ria Formosa e dos seus Cavalos-marinhos” é o tema do primeiro Café Oceano de 2011, que se realiza no Pátio das Letras, em Faro, às 18h30 do dia 12 de Janeiro, moderado por Jorge Palma, investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve.
Em 2002, a Ria Formosa era um dos locais do mundo com maior densidade de cavalos-marinhos, com uma população estimada em dois milhões de indivíduos. Em 2008 só sobravam 300 mil.
Para onde foram os cavalos-marinhos? O que aconteceu à Ria Formosa num tão curto espaço de tempo? Estas são algumas das questões que serão abordadas por Jorge Palma que lidera um projecto premiado pelo Oceanário de Lisboa, a desenvolver no laboratório de Biologia Pesqueira e Hidrobiologia do Prof. Pedro Andrade, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

ACRAL lamenta exclusão dos Órgãos Sociais da ATA



No balanço das eleições que tiveram lugar na manhã de hoje (11-01- 2011) para os órgãos dirigentes da ATA – Associação de Turismo do Algarve a ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, enquanto sócio fundador desta Associação "lamenta a sua exclusão da lista que foi a votos, visto que desde 2005 ocupava o cargo de Presidente da Assembleia Geral. Antes de ocupar este cargo a ACRAL esteve representada como um dos Vice-Presidentes da Associação desde a sua constituição até 2005".
Através de nota de imprensa, que transcrevemos, "a ACRAL não compreende como uma Associação que, para além dos milhares de associados que representa no Comércio Local, entre os quais 768 associados pertencentes aos sectores da hotelaria e turismo, é colocada de parte não integrando os órgãos sociais de uma Associação que ajudou a constituir. Lamentamos que este tipo de situações aconteçam e informamos que a ACRAL representa o comércio e serviços da região do Algarve e defende os legítimos direitos dos seus associados, em todas as matérias que lhes respeitem, quer junto das entidades nacionais e estrangeiras, assim como junto das associações sindicais.
Para isso, desenvolvemos todos os esforços para uma acção preventiva em defesa dos interesses do comércio e serviços, sua dignificação e reconhecimento da sua indispensabilidade económica e social, quer junto do Estado, quer junto do consumidor não podendo por isso aceitar esta exclusão sem manifestar publicamente o nosso desagrado perante tal facto", conclui o documento da Acral.

No Conservatório Maria Campina - Auditório Pedro Ruivo: VAMOS CONTAR MENTIRAS


A Fundação Pedro Ruivo em parceria com a Produtora C2E, apresenta no próximo dia 29 de Janeiro de 2011, pelas 21h30, no Auditório Pedro Ruivo a peça de teatro de comédia “VAMOS CONTAR MENTIRAS”.
Tendo como cabeças de cartaz os populares actores OCTÁVIO MATOS (o Avelino de “Cenas de um Casamento” – SIC) e LÚIS ALELUIA (o inesquecível Menino Tonecas de tantos anos de sucesso na RTP), secundados por outros actores com papéis de importância relevante no contexto da história, esta peça é acima de tudo um merecido Tributo que a Produtora C2E, em conjunto com o elenco Artístico, prestam a dois dos mais conceituados nomes do Teatro de Comédia Nacional: Raúl Solnado e Armando Cortez.
Esta adaptação da peça retrata a confusão vivida em casa de um casal, na noite em que os mesmos comemoram 15 anos de casados.
Quando estava previsto irem jantar fora com o padrinho de casamento de ambos, uma alteração de última hora faz com que o jantar acabe por se realizar em casa, alteração essa que em muito prejudica o plano de assalto que a empregada doméstica havia planeado para essa noite, em conjunto com o seu irmão e com o seu namorado.
Ora tendo a Dona da casa o hábito de mentir constantemente só por pura diversão, o que vem causando inúmeras confusões e problemas a familiares e amigos, quando esta se apercebe que estão sendo alvo de uma tentativa de assalto, tenta avisar o marido e o seu padrinho de casamento, mas estes não acreditam nela, o que vai originar inúmeras peripécias e muita confusão, ao longo das cerca de 2 horas de duração do Espectáculo.

Em VR Stº. António: Clube Desportivo Faro XXI vence Torneio Triatlo Técnico





O Clube Desportivo Faro XXI venceu o Triatlo Técnico Regional com larga vantagem pontual. Com organização da Associação de Atletismo do Algarve, esta prova composta por uma corrida de barreiras, um lançamento (do peso) e um salto (comprimento ou altura), foi disputada na Nave Coberta de Vila Real de Santo António, na manhã do dia 9 de Janeiro.
No escalão infantil venceram Carolina Glória (CDF XXI) e Pedro Pinheiro (ADCPF). Em Iniciados: Yara Dorsch (CDF XXI) e Adam Ferreira (SLB-F).
Na prova juvenil os primeiros foram Liliane Soares (CRDS) e Ivo Martins (NSF). Colectivamente, o Clube Desportivo Faro XXI mostrou grande equilíbrio nos vários escalões colocando 7 atletas nos pódios. Individualmente, destaque para Yara Dorsch, que em aceso despique com a sua colega de clube, Inês Glória (CDF XXI), alcançou um novo máximo regional nos 60 metros barreiras. Com 10.04 bateu o recorde de Catarina Costa, actualmente atleta internacional do SLB.
Estiveram presentes neste Evento 114 atletas em representação de 12 clubes do Algarve.

PS-Tavira promoveu almoço de Ano Novo: A REGIONALIZAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PORTUGAL


DEPUTADO ANTÓNIO JOSÉ SEGURO FOI O CONVIDADO DE HONRA

MIGUEL FREITAS DEIXOU ALGUNS RECADOS

JORGE BOTELHO NA SUA INTERVENÇÃO

ASSISTÊNCIA INTERESSADA
No passado domingo, 9 de Janeiro, a Comissão Concelhia do P.S. organizou, num hotel da cidade, um almoço de Ano Novo, no qual estiveram presentes, António José Seguro, Deputado na Assembleia da República e Presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Económicos, Inovação e Energia, Miguel Freitas, Deputado e Presidente da Distrital, Jovita Ladeira, Deputada, representantes das Concelhias de Castro Marim, Vila Real de Santo António, Olhão, Faro, Loulé, S. Brás de Alportel e Albufeira, ex-autarcas de Tavira, Fialho Anastácio e Jacinto Rodrigues e cerca de centena e meia de militantes e apoiantes.
Miguel Freitas, começou por referir a presença do dirigente nacional, na região “o que é bem preciso”, prosseguindo com a alusão “a vitória saborosa do PS nas últimas eleições autárquicas. Isso deve-se ao trabalho e militância daqueles que trabalham nesta concelhia. É quando ganhamos que temos de ter a grandeza de perceber quanto importante é manter um partido novo, unido em volta de uma liderança. Estamos em tempo de muitas dificuldades no País, na Região e também em cada um dos concelhos. Temos de estar conscientes de que temos de reagir. Ser autarca hoje é preciso ter uma grande resistência, ter a noção exacta daquilo que são as suas responsabilidades”.
O dirigente algarvio, chamou a atenção para a descentralização para as autarquias de alguns Serviços e para a situação de “endividamento quase insuportável. Temos de reflectir sobre o processo de descentralização em Portugal. Hoje, os Serviços, têm cada vez menos capacidade de resposta, porque têm menos dinheiro e pessoas, para as necessidades”.
 
A REGIONALIZAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PORTUGAL
 
- Não apenas para responder à eficácia do Estado Central, mas também para ajudar a resolver o problema das autarquias. Vamos ter a revisão constitucional e o pior seria se a não tivéssemos. A mensagem que temos de deixar a todos os Partidos, mas particularmente ao PS é a necessidade que essa Revisão Constitucional, tem para avançar. Aquilo que a Constituição impõe relativamente à regionalização não faz sentido. É preciso alterar o texto. Temos de dizer que a obrigatoriedade do Referendo não faz sentido. Só com a regionalização seremos capazes de voltar a crescer de forma consistente, com um novo modelo de coesão Nacional. Combater o desemprego e a crise social.
A mensagem que podemos deixar aos grandes Partidos – PS e PSD – é que se entendam para que se possa avançar com esta Revisão Constitucional. Na região temos o modelo de desenvolvimento quase esgotado. Não podemos pensar que os outros vão fazer por nós. Temos de ser nós a fazer. Vivemos essencialmente do turismo, mas até nisso temos de criar novos caminhos, para trazer mais gente e com mais possibilidades de gastar dinheiro nesta região.
Temos de potenciar os nossos pescadores e agricultores, mas também nos novos investimentos que ai vem, na metalomecânica, nas energias alternativas. Temos tanta coisa para fazer, mas temos de ser nós Algarvios a fazer. Precisamos de todos. Precisamos da regionalização e de autarquias fortes.
Jorge Botelho, Presidente do Município e da Concelhia de Tavira, começou por referir a presença dos ex-autarcas e candidatos “que não ganharam”, prosseguindo: “Ganhamos as eleições porque muita gente trabalhou para isso. Militantes e independentes que nos acompanharam e que apostaram em que éramos capazes de ganhar o que devemos agradecer. Em 2006 escolhemos uma linha. Aqui falamos nós e não interessa quem assim não quer e vencemos em 2009. Apostamos nalgumas ideias que estão no nosso programa e que é para fazer durante quatro anos e ninguém de bom censo pensa que vamos fazer no primeiro ano.
Quando tomamos posse em Outubro de 2009, ninguém nos entregou nada. Tivemos de ir à procura dos processos e isso deu trabalho e vamos conseguir realizá-los”.
Botelho, falou das alterações que houveram, no tocante a festas, como a Passagem de Ano, com fogo de artifício, o carnaval, o Verão “que trouxeram muita gente a Tavira. “Tavira, como terra do centro do Sotavento do Algarve, muitas vezes ficou esquecida, continuar a afirmar-se, como destino privilegiado”.
O Autarca falou de algumas obras já em curso, como a estrada de ligação a Santa Luzia, “em que as pessoas falavam, falavam, mas a obra não aprecia. Começamos a estrada de ligação entre Cachopo e Santa Catarina da Fonte do Bispo. Resolvemos as obras do edifício do BNU, catorze anos em obra e vai ser inaugurado pela Páscoa”. Prosseguiu enumerando outras obras, como a da Igreja das Ondas, a iniciar em breve, do projecto do Porto de Pesca que dura há vinte anos e “a Marginal de Cabanas, fomos nós que a acabamos”.
Mencionou as finanças da autarquia, no retraimento do investimento público e privado. Das urbanizações que ainda não saíram para a rua. Do endividamento e gestão financeira para regularizar a situação. “Tavira é a terra que nos próximos dez anos maior salto irá dar em termos de desenvolvimento. Porque o que os tavirenses querem ter, é oportunidades de investimento e de oportunidades para criar postos de trabalho, ideias claras e credíveis, contas arrumadas, sem entrar em loucuras, com as coisas a acontecerem no terreno. Falar menos e fazer mais”.
A finalizar não se esqueceu de lembrar a continuação da traça das linhas arquitectónicas da cidade “mas olhar também para o mar, para as actividades náuticas que podem gerar riqueza”.
António José Seguro, iniciou referindo que a gestão de Jorge Botelho se tem centrado nas pessoas. Recordou a luta de vinte anos para a construção do Porto de Pesca de Tavira “que não visa só a melhoria das condições de trabalho dos pescadores, mas também atrair turismo de qualidade a este concelho, em competição normal com os concelhos vizinhos. Isso é positivo. Trás riqueza. Só com investimento e riqueza se pode gerar emprego, para esta região”.
Mas nem tudo são boas notícias, prosseguiu: “Entramos neste ano de 2011 numa situação de grande dificuldade Nacional em que são pedidos sacrifícios a todos nós. Ninguém pode ficar de fora. Seria completamente errado se o sacrifício que temos andado a pedir aos portugueses caísse em saco roto. Se os portugueses que estão prontos a fazer sacrifícios não sentissem que a curto ou médio prazo, esses sacrifícios levarão a viver uma vida melhor. Pode não ser para nós, mas tem de ser para as próximas gerações de portugueses, para os nossos filhos. Nós não nos identificamos com a política do corte. Se crescermos economicamente teremos riqueza o que pode gerar emprego de qualidade sustentável.
Nós temos andado a viver há décadas a crédito. Temos andado a gastar o que não temos e temos andado a pedir emprestado aos nossos filhos e netos. Isto não é justo. Nenhuma geração tem o direito de delapidar os recursos futuros. Se continuarmos a gastar o que não temos, então temos de trabalhar muito mais. Nós temos de deixar de viver a crédito. Temos de ser mais solidários com as próximas gerações”.
 
Geraldo de Jesus

Em Albufeira: CANTINA SOCIAL APRESENTADA AO PÚBLICO

Projecto de Solidariedade abre as portas dia 17 de Janeiro
A autarquia de Albufeira apresentou, esta segunda-feira, a “Cantina Social”, na presença das várias entidades e voluntários envolvidos no projecto. Cerca de uma centena de munícipes vão começar a receber ajuda alimentar já a partir da próxima segunda-feira.


A VEREADORA DA ACÇÃO SOCIAL, MARLENE SILVA, CONTIBUI PARA A CAUSA

HÉLDER SOUSA, PRESIDENTE DA JF DE ALBUFEIRA, UM DOS PÁIS DA IDEIA

CARLOS SILVA E SOUSA, PRESIDENTE DA AM, DÁ O EXEMPLO

O EDIL DESIDÉRIO SILVA TAMBÉM DEU O SEU DONATIVO

CONTENTOR DE BENS ALIMENTARES CHEIO, MAS AINDA HÁ ESPAÇO PARA MUITO MAIS

54 VOLUNTÁRIOS INTEGRAM O PROJECTO
“Eu Ajudo!” é o lema da campanha de solidariedade associada à Cantina Social de Albufeira, apresentada ao público pelo executivo, esta segunda-feira, no hall dos Paços do Concelho.
Já a partir do próximo dia 17 de Janeiro, as famílias com maiores dificuldades económicas vão passar a beneficiar de uma refeição diária, composta por pão, sopa, prato principal, sobremesa e bebida.
O novo equipamento vai funcionar diariamente nas instalações da Cantina Municipal, das 18h00 às 20h00, e irá servir perto de 100 indivíduos sinalizados pela autarquia, que compõem 45 agregados familiares. “Estes são os números de que dispomos actualmente, mas que contamos que venham a aumentar após a divulgação do projecto”, refere Marlene Silva, vereadora da Acção Social do município de Albufeira. “É muito importante que toda a comunidade abrace esta causa e nos ajude a divulgá-la”, acrescentou. Marlene Silva agradeceu publicamente o empenho de todos os voluntários, com especial ênfase para as empresas e particulares que estão a patrocinar o projecto: Continente, Modelo, Makro, Recheio, Pingo-Doce, Mercado de Albufeira (peixaria), e a Associação dos Profissionais de Pesca de Albufeira
Sendo um projecto totalmente assente no voluntariado, os seus fundadores –Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Albufeira (com o apoio da Cooperativa de Consumo e Associação dos Trabalhadores da Câmara Municipal) –apelaram à participação e envolvimento de toda a população: “Nós criámos este projecto, mas para concretizá-lo precisamos da colaboração de todos vós. Juntos, conseguiremos minimizar os casos de fome, pobreza e exclusão social que infelizmente atingem uma parte da nossa comunidade”, salientou o presidente da autarquia Desidério Silva. O edil relembrou que “o apoio social prestado pelo município não se esgota neste projecto, mas estende-se a muitas áreas, desde o apoio às IPSS’s, à alimentação escolar e aos programas de apoio ao arrendamento e a estratos sociais desfavorecidos”.
Os 54 voluntários até à data inscritos na “Cantina Social” irão assegurar o cumprimento de várias tarefas, desde o controlo de entradas, orientação de equipas de escalonamento de tarefas, controlo e aprovisionamento de dispensa, supervisão de cozinha e limpeza, sob a orientação da nutricionista e técnica superior da Divisão de Educação da Câmara Municipal, Patrícia Filipe.
O presidente da Junta de Freguesia de Albufeira, um dos mentores do projecto, sublinhou que “iremos continuar a angariar parceiros entre as unidades hoteleiras e outras empresas do concelho”. Hélder Sousa adiantou que estão a ser reunidas todas as condições para que se possa avançar com um projecto semelhante nas restantes freguesias.
No seu discurso, o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa, destacou “a generosidade e solidariedade das gentes de Albufeira, que não passam indiferentes a este tipo de causas sociais”.
Após as intervenções, o executivo contribuiu com a doação de bens alimentares, depositados num dos contentores criados para o efeito. As grandes superfícies comerciais irão dispor de um recipiente semelhante, para que todos possam contribuir com o depósito dos mais variados géneros alimentares, como arroz, massas, azeite, óleo, atum, tomate enlatado, margarina, grão e feijão seco ou enlatado, banha, salsichas ou puré de batata.
Refira-se que no final do primeiro dia da campanha oficial, foi recolhida cerca de meia tonelada de alimentos, só de doadores que assistiram à apresentação.
Para fazer parte deste projecto e ajudar quem mais precisa, basta inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Munícipe, situado no Edifício dos Paços do Concelho, na sede da Junta de Freguesia de Albufeira, na Divisão de Acção Social, Saúde e Juventude do município, ou através do site www.cm-albufeira.pt