terça-feira, 18 de outubro de 2011

Universidade búlgara atribui doutoramento honoris causa a docente da UAlg

José Leitão, professor catedrático da Universidade do Algarve, foi distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Agrária de Plovdiv, na Bulgária, no passado mês de setembro. José Leitão licenciou-se em Engenharia Agronómica (especialidade Agricultura Tropical e Subtropical), em 1982, na Universidade Agrária de Plovidiv, com a nota média de curso de 5,73, num máximo de 6, e com a nota máxima de 6 no exame final de Estado.
A partir de 1982 foi aluno de doutoramento da mesma Universidade, tendo recebido em 1987 o grau de Ph.D. em Biologia Celular outorgado pela Academia de Ciências da Bulgária. O Professor José Leitão mantém, desde há largos anos, colaboração com o Departamento de Genética e Melhoramento de Plantas da referida universidade.

MAMAMARATONA 11 - Mais de 5.000 CORRERAM PELA VIDA

Pelo 11º ano consecutivo, a Associação Oncológica do Algarve, organizou o evento Mamamaratona, no internacionalmente conhecido “Mês Rosa”, tendo tido a participação de cerca de 5.000 pessoas, sendo que mais de 2.500 se inscreveram para a causa “Corra pela Vida”. A iniciativa ocorreu no passado dia 16 de Outubro, tendo como ponto de Partida/Chegada, a Antiga Lota da Zona Ribeirinha de Portimão.
Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Empresas Privadas, ou Clubes Desportivos, inscreveram-se na MM, criando 25 grupos, de 10 a 77 participantes. O montante ilíquido angariado até ao momento presente, na Mamamaratona 11 foi de 17.500€. No entanto, aguardamos outros donativos referentes ao evento, até ao fim do ano.
Como já vai sendo hábito, vários atletas ‘deram a cara’ por esta causa de luta contra o Cancro da Mama, e de angariação de fundos para a construção da “Casa Flor das Dunas”, uma residência de apoio ao doente oncológico. Destacamos a presença de António Fortunato, António Silva, Ana Cabecinha, Carlos Cabral, Helly Van Hulst, etc. Todos atletas de gabarito, olímpico, internacional, nacional e regional.
Antes da Partida, o Presidente da A.O.A, Dr. Santos Pereira apelou à consciencialização das mulheres para realizarem o seu auto‑exame regularmente, para a detecção precoce do Cancro da Mama. No local, foram também distribuídos milhares de panfletos informativos sobre a problemática do Cancro. Os participantes inscritos habilitaram-se a vários prémios, sorteados numa tômbola, no final da Corrida/Marcha. Os prémios constaram de 3 estadias no Hotel Golf & Resorts, 2 Jantares no Grupo Nosolo Água, 3 pratos da Olaria de Porches, cedidos pela Região de Turismo do Algarve, vários kits da Mary Kay e da Avène, 5 jóias pela entrada no Ginásio Beto Fitness, vouchers de tratamentos de estética no Body Concept - Portimão, entre outros. Resta-nos atribuir palavras de agradecimento a todos os voluntários que ajudaram a dinamizar o evento, destacando-se o grande animador em palco, o Sr. José Pereira. Não percam a próxima edição Mamamaratona 12, o maior evento de Solidariedade a Sul do País, porque nós, também não!

Motociclismo: Miguel Praia com melhor resultado de sempre em Portimão

A última corrida da época da Parkalgar Honda que teve este domingo lugar no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), teve um sabor agridoce para a equipa portuguesa. Se por um lado a satisfação do excelente oitavo lugar de Miguel Praia por outro a tristeza de ver Sam Lowes cair quando ocupava a segunda posição da tabela.
Miguel Praia não teve a tarefa facilitada. O piloto português viu-se impossibilitado de efectuar o ‘warm-up’ da manhã e isso condicionou a performance nas primeiras voltas da corrida: “Demorei tempo a encontrar o meu andamento. Quando finalmente encontrei o meu ritmo fui sempre melhorando e nas últimas voltas dei o tudo por tudo até chegar ao oitavo lugar. Foi uma corrida muito difícil. Não foi a minha melhor corrida do ano mas foi certamente a mais trabalhosa. Depois deste final devo agradecer a toda a equipa da Parkalgar Honda mas também ao público que este fim-de-semana se deslocou ao AIA”, disse o piloto algarvio que foi fortemente aplaudido pelo público presente.
Sam Lowes não escondia a insatisfação pelo desfecho da sua prova: “Estava tudo a correr tão bem. Fiz um bom arranque e cheguei rapidamente ao segundo lugar. Estava com um andamento muito forte e certamente que iria discutir o primeiro lugar do pódio. Mas, a determinada altura na curva Vip, quando menos esperava perdi a frente da moto e fui ao chão. Ainda voltei à corrida mas fui forçado ao abandono. Tenho imensa pena pois estava fortemente convicto que ia dar a primeira vitória da época à Parkalgar em ‘casa’”, referiu Lowes que ao longo do fim-de-semana foi bastante acarinhado pelo público português. A época chega ao final com Sam Lowes na sexta posição do Campeonato e Miguel Praia no 13º lugar. O grande vencedor da temporada foi Chaz Davies. Resultados da Corrida: 1º Chaz Davies – Yamaha YZF R6 2º David Salom - Kawasaki ZX-6R 3º James Ellison – Honda CBR 600 RR (…) 8º Miguel Praia - Honda CBR600RR a 1.551 Fanáticos do Rally

86.000 pessoas > passaram pelo AIA para assistir ao Mundial de Superbike!

O Autódromo Internacional do Algarve acolheu este fim-de-semana a última etapa do Campeonato do Mundo de Superbike e Supersport. Um evento que se viria revelar uma enorme festa não só pela competitividade em pista mas também pelo vasto número de pessoas que se deslocaram ao AIA: 86.000!
Ficaram reservadas para domingo todas as corridas. Na primeira manga das Superbike e contrariamente ao que se esperava após o início da prova, o grande vencedor foi Carlos Checa (Ducati). O já Campeão do Mundo de 2011 arrancou de forma discreta para no final da prova dar o tudo por tudo e mostrar o porquê de ser o número 1. No segundo lugar ficou o francês Svlvain Guintoli (Ducati) seguido do inglês, Jonathan Rea (Honda). Na segunda manga, Marco Melandri (Yamaha) foi quem subiu ao lugar mais alto do pódio, seguido de Eugene Laverty (Yamaha) fortemente aplaudido pelo público português que mantém um enorme carinho pelo irlandês que nas duas épocas transactas correu pela Parkalgar Honda nas Supersport. Jonathan Rea (Honda) foi novamente terceiro classificado, sendo o único que garantiu um lugar do pódio nas duas corridas.
Nas Supersport as atenções estavam centradas nos pilotos da Parkalgar Honda. Sam Lowes fez um brilhante arranque e tudo indicava que iria lutar pela primeira posição. Porém uma queda obrigou o piloto da equipa algarvia a abandonar. O foco passou então para Miguel Praia que contra todas as adversidades terminou num brilhante oitavo lugar, o seu melhor resultado no AIA. Mas, a vitória ficou nas mãos do já Campeão do Mundo, Chaz Davies (Yamaha). David Salom (Kawasaki) ficou com o segundo lugar e James Ellison (Honda) com o terceiro lugar. Nas Superstock 1000, Danilo Petrucci (Ducati) foi o vencedor e nas Superstock 600 M. VD Mark (Honda). Para Paulo Pinheiro, Administrador da Parkalgar, entidade que gere o Autódromo do Algarve este foi mais um evento de sucesso: “Apesar da conjuntura económica não ser a mais favorável, conseguimos superar as nossas melhores expectativas. Tivemos muito público nas bancadas e no ‘paddock’ e foi uma enorme festa. É um privilégio receber este Campeonato no nosso circuito”, rematou. Fanáticos do Rally